Millen-60132 – Integração PDV OMNI x Cashback Dito

Release - 108
Versão  - 5
Autor    - Jaciara Silva

Caminho:

PDV OMNI > Venda Varejo

Objetivo


Disponibilizar integração entre o PDV OMNI e o sistema de Cashback Dito, realizando chamadas na API do CRM durante a efetivação da venda no PDV Omni.

Para atender esta necessidade foi desenvolvido o módulo de ativação do recurso que, quando instalado habilitará:

  • Parâmetro “Utilizar Cashback Dito”, quando o parâmetro estiver ativo, deverá ser habilitada a aba “Cashback Dito”, no cadastro da filial;
  • Aba “Cashback Dito” no cadastro de filiais, em “Utilitários\Empresa\Filiais”;
  • Parâmetros para autenticação com a API.

Após a autenticação, para a utilização do Cashback Dito no PDV Omni, será realizado um fluxo de operações descrito abaixo:

  1. Identificação do cliente;
  2. Consulta de saldo disponível;
  3. Verificação se o cliente deseja utilizar o saldo disponível;
  4. Não havendo nenhuma alteração de produtos, o consumo do saldo em cashback será realizado;
  5. Havendo alterações de produtos, o saldo disponível deverá ser consultado novamente e após essa consulta, este deverá ser consumido.

Essa integração não é totalmente ativa. Ou seja, o sistema não envia dados como cadastro de clientes ou vendas. O e-Millennium está limitado a:

  • Consultar Últimas transações;
  • Consultar Saldo Disponível;
  • Consumir Cashback (quando liberado).


ATENÇÃO

Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.


Pré-requisitos


Instalar os módulos:

  • millenium!gcf_dito.minst
  • millenium!wms_coletor.minst
  • millenium_omni.minst

 Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.

Em Produtos e Serviços > Produtos, na guia Geral, as classificações a serem enviadas para a Dito, devem estar preenchidas no cadastros dos produtos.

Em Produtos e Serviços > Cadastros > Códigos de Barras, devem estar preenchidos e vinculados aos produtos, pois serão enviados na integração com o sistema Dito.

Parâmetros


Configurando acesso por filiais

Em Utilitários > Empresa > Filiais:

  1. Na guia Cartão Fidelidade:
  • Selecionar a opção Dito.
  1. Na guia Dito Cashback:
  • Ligar o parâmetro Utilizar Cashback Dito;
  • Preencher Senha;
  • Preencher URL de Autenticação;
  • Preencher Brand;
  • Preencher URL de Comunicação.

 

Configurando acesso geral

Em Utilitários > Administrador > Configurações Gerais > Gateway Fidelidade:

  • Ligar o parâmetro Utilizar Cashback Dito;
  • Preencher URL de Autenticação;
  • Preencher Senha;
  • Preencher Usuário;
  • Preencher URL de Comunicação;
  • Preencher Brand;

Salvar.


NOTA

Mesmo que a Configuração Geral esteja em uso, é obrigatório definir, por filial, qual será o Cartão de Fidelidade a ser utilizado.

Entradas


Gerando Cashback para o cliente

No PDV OMNI, na tela de vendas:

  • Informar o nome ou CPF do cliente;
  • Selecionar o cliente;
  • Descer com a barra de rolagem até a opção Transações;
  • Observe todos os créditos liberados para o cliente em compras anteriores;


  • Selecione os produtos da venda;
  • Ao lançar o primeiro item o sistema informará o valor do cashback gerado;
  • A cada item lançado na venda, o sistema atualizará o valor do cashback;

  • Finalizar a venda;
  • Observe que o sistema lançou o valor do cashback como desconto no valor total da venda;
  • Finalizar o pagamento (qualquer tipo de pagamento);
  • Aguarde, o sistema emitir as mensagens de finalização da venda.


Cancelando Cashback do cliente

O cancelamento pode ocorrer em duas situações:

  1. Cancelamento da venda;
  2. Devolução total dos itens.
  • Selecionar o cliente;
  • Acessar o menu do caixa;
  • Selecionar a opção Trocas e Devoluções;

  • Selecionar o vendedor;
  • Selecionar os produtos;
  • Selecionar a opção Devolver;
  • Confirmar;


Venda sem utilização do cashback

O cliente poderá deixar o saldo de cashback para acumular e utilizar futuramente. Nesse caso, o operador do sistema deverá acessar a janela de desconto e limpar o valor do saldo que estiver preenchido no campo. Dessa forma, o sistema removerá o valor do desconto e usará o preço normal do produto na venda.


No PDV OMNI, na tela de vendas:

  • Informar o nome ou CPF do cliente;
  • Selecionar o cliente;
  • Selecionar o produto;
  • Observe que o sistema carrega automaticamente o saldo do cashback e aplica o desconto no valor do produto;



  • Acessar a janela de desconto;
  • Zerar o valor do cashback a ser usado;
  • Confirmar;
  • Perceba que o sistema limpa o desconto, carrega o preço normal do produto e exibe o saldo do cashback ao qual o cliente tem direito;
  • Finalizar o pagamento (qualquer tipo de pagamento);
  • Aguarde, o sistema emitirá as mensagens de finalização da venda.



Validações e Saídas


  1. O sistema irá consultar o valor de cashback do cliente a cada produto lançado na tela de venda;
  2. O sistema irá atualizar o saldo de cashback do cliente, se algum produto for retirado da tela de venda;
  3. Caso o cliente não queira utilizar seu saldo de cashback na venda, o sistema removerá o desconto lançado, utilizará o preço cheio do produto na totalização da venda e o cashback do cliente ficará reservado para ser usado quando ele desejar.


Índice

  • Sem rótulos