- Criado por Jaciara Pereira Da Silva em out 03, 2025
Millen-60132 – Integração PDV OMNI x Cashback Dito
Release - 108
Versão - 5
Autor - Jaciara Silva
Caminho:
PDV OMNI > Venda Varejo
Objetivo
Disponibilizar integração entre o PDV OMNI e o sistema de Cashback Dito, realizando chamadas na API do CRM durante a efetivação da venda no PDV Omni.
Para atender esta necessidade foi desenvolvido o módulo de ativação do recurso que, quando instalado habilitará:
- Parâmetro “Utilizar Cashback Dito”, quando o parâmetro estiver ativo, deverá ser habilitada a aba “Cashback Dito”, no cadastro da filial;
- Aba “Cashback Dito” no cadastro de filiais, em “Utilitários\Empresa\Filiais”;
- Parâmetros para autenticação com a API.
Após a autenticação, para a utilização do Cashback Dito no PDV Omni, será realizado um fluxo de operações descrito abaixo:
- Identificação do cliente;
- Consulta de saldo disponível;
- Verificação se o cliente deseja utilizar o saldo disponível;
- Não havendo nenhuma alteração de produtos, o consumo do saldo em cashback será realizado;
- Havendo alterações de produtos, o saldo disponível deverá ser consultado novamente e após essa consulta, este deverá ser consumido.
Essa integração não é totalmente ativa. Ou seja, o sistema não envia dados como cadastro de clientes ou vendas. O e-Millennium está limitado a:
- Consultar Últimas transações;
- Consultar Saldo Disponível;
- Consumir Cashback (quando liberado).
ATENÇÃO
Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Pré-requisitos
Instalar os módulos:
- millenium!gcf_dito.minst
- millenium!wms_coletor.minst
- millenium_omni.minst
Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Em Produtos e Serviços > Produtos, na guia Geral, as classificações a serem enviadas para a Dito, devem estar preenchidas no cadastros dos produtos.
Em Produtos e Serviços > Cadastros > Códigos de Barras, devem estar preenchidos e vinculados aos produtos, pois serão enviados na integração com o sistema Dito.
Parâmetros
Configurando acesso por filiais
Em Utilitários > Empresa > Filiais:
- Na guia Cartão Fidelidade:
- Selecionar a opção Dito.
- Na guia Dito Cashback:
- Ligar o parâmetro Utilizar Cashback Dito;
- Preencher Senha;
- Preencher URL de Autenticação;
- Preencher Brand;
- Preencher URL de Comunicação.
Configurando acesso geral
Em Utilitários > Administrador > Configurações Gerais > Gateway Fidelidade:
- Ligar o parâmetro Utilizar Cashback Dito;
- Preencher URL de Autenticação;
- Preencher Senha;
- Preencher Usuário;
- Preencher URL de Comunicação;
- Preencher Brand;
Salvar.
NOTA
Mesmo que a Configuração Geral esteja em uso, é obrigatório definir, por filial, qual será o Cartão de Fidelidade a ser utilizado.
Entradas
Gerando Cashback para o cliente
No PDV OMNI, na tela de vendas:
- Informar o nome ou CPF do cliente;
- Selecionar o cliente;
- Descer com a barra de rolagem até a opção Transações;
- Observe todos os créditos liberados para o cliente em compras anteriores;

- Selecione os produtos da venda;
- Ao lançar o primeiro item o sistema informará o valor do cashback gerado;
- A cada item lançado na venda, o sistema atualizará o valor do cashback;

- Finalizar a venda;
- Observe que o sistema lançou o valor do cashback como desconto no valor total da venda;
- Finalizar o pagamento (qualquer tipo de pagamento);
- Aguarde, o sistema emitir as mensagens de finalização da venda.

Cancelando Cashback do cliente
O cancelamento pode ocorrer em duas situações:
- Cancelamento da venda;
- Devolução total dos itens.
- Selecionar o cliente;
- Acessar o menu do caixa;
- Selecionar a opção Trocas e Devoluções;

- Selecionar o vendedor;
- Selecionar os produtos;
- Selecionar a opção Devolver;
- Confirmar;

Venda sem utilização do cashback
O cliente poderá deixar o saldo de cashback para acumular e utilizar futuramente. Nesse caso, o operador do sistema deverá acessar a janela de desconto e limpar o valor do saldo que estiver preenchido no campo. Dessa forma, o sistema removerá o valor do desconto e usará o preço normal do produto na venda.
No PDV OMNI, na tela de vendas:
- Informar o nome ou CPF do cliente;
- Selecionar o cliente;
- Selecionar o produto;
- Observe que o sistema carrega automaticamente o saldo do cashback e aplica o desconto no valor do produto;

- Acessar a janela de desconto;
- Zerar o valor do cashback a ser usado;
- Confirmar;
- Perceba que o sistema limpa o desconto, carrega o preço normal do produto e exibe o saldo do cashback ao qual o cliente tem direito;
- Finalizar o pagamento (qualquer tipo de pagamento);
- Aguarde, o sistema emitirá as mensagens de finalização da venda.

Validações e Saídas
- O sistema irá consultar o valor de cashback do cliente a cada produto lançado na tela de venda;
- O sistema irá atualizar o saldo de cashback do cliente, se algum produto for retirado da tela de venda;
- Caso o cliente não queira utilizar seu saldo de cashback na venda, o sistema removerá o desconto lançado, utilizará o preço cheio do produto na totalização da venda e o cashback do cliente ficará reservado para ser usado quando ele desejar.
Índice
- Sem rótulos