Millen-61818 – Cálculo do Custo X Hora no Template de Produto

Release - 108
Versão  - 5
Autor    - Jaciara Silva

Caminho:

Produtos e Serviços > Cadastros > Assistente de Criação > Template

Objetivo


Algumas empresas vendem produtos que passam por processos diferentes de fabricação, como, por exemplo, empresas de confecção.  Nesses casos, um produto com silk requer tempo de produção e mão de obra diferente de um que tenha bordado, ou um produto que tem manga curta e outro que tem manga longa, sendo que isso interfere diretamente no custo e preço final dos produtos.

Porém, atualmente, o e-Millennium não realiza o cálculo de tempo X custo/hora na composição do preço e ficha técnica de produtos incluídos pelo template.

Para atender esta necessidade, foi desenvolvido um recurso para calcular Custo x Hora nos produtos incluídos pelo template de produto.

No preenchimento do template, ao realizar o cálculo do preço, adicionar o cálculo do custo de produção (Tempo Produção x Custo/hora) e ao incluir a Ficha Técnica, preencher na Tabela de Custo/Hora as informações inseridas no template.


Template de Produto

Permite a criação de templates de produto acabado a partir de outros produtos acabados. Este recurso possibilita ao usuário que vende componentes, que por sua natureza são produtos acabados, também possa utilizá-los na composição de outros produtos acabados e, posteriormente, vendê-los.

Vamos tomar como exemplo uma empresa que vende equipamentos de informática e pode oferecer a seus clientes tanto o computador pronto quanto seus componentes. Neste caso, o computador pronto será o produto base para a criação do template de produto e as variações serão os componentes, que implicam na geração de um produto com características bem diferentes e que terá reflexo direto no preço, prazo de entrega, entre outros.


ATENÇÃO

Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.


Pré-requisitos


Em Produtos e Serviços:

1.Cadastros > Assistente de Criação, definir:

  • Tipos de variação;
  • Classificação de tipos de variação.


2.Produtos:

  • Ter o produto acabado base cadastrado no sistema;
  • No cadastro dos produtos que serão usados para compor os produtos por template, na guia Geral, o campo Descrição traduzida deverá estar preenchido com as informações que serão usadas para criar a descrição automática do novo produto.
  • Criar uma sintaxe para o preenchimento automático da descrição dos produtos, utilizando a variável DESCRICAO_TRADUZIDA, que foi criada para auxiliar neste recurso.


3.Ter cadastro das matérias-primas a serem aplicadas na produção;

4.Ter cadastro dos serviços a serem utilizados na produção;


Em Produção > Cadastros > Ficha Técnica:

  • Ter ficha técnica cadastrada para o produto base.


Em Vendas > Formação de Preços:

  • Ter Tabela de Preços cadastrada para usar com o recurso de template de produto;
  • Ter preços de matérias-primas, serviços e, se for o caso, produto acabado, lançados na tabela de preços a ser usada com o recurso de template de produtos.

Parâmetros


Sem necessidade de parametrização.

Entradas


Preenchendo cadastro de Operações Hora

Informar aqui os valores a serem usados na criação dos templates dos produtos, a fim de calcular o preço de cada variação do produto.

Em Produtos e Serviços > Cadastros > Assistente de Criação:

  • Selecionar opção Operações Hora;
  • Incluir Operação Hora;
  • Preencher descrição da operação;
  • Preencher custo/hora da operação;
  • Salvar.


Preenchendo cadastro de classificação de tipos de variação

No cadastro de classificação de Tipos de Variação, serão determinados os campos e informações que serão acessados durante a criação do Template, exemplos de classificação de  tipos de variação: Largura da Barra, Altura, largura comprimento, número de cores, posicionamento etc.

Em Produtos e Serviços > Cadastros > Assistente de Criação:

  • Selecionar a opção Classificação de Tipos de Variação;
  • Incluir Classificação de Tipos de Variação;
  • Preencher Código e Descrição;
  • Preencher Tipo de Campo, determina se o campo é alfa numérico, numérico com casas decimais e numérico sem casas decimais;
  • Preencher Tabela de valores, existem casos em que os valores a serem preenchido são pré-determinados, nestes casos os valores pré-definidos devem ser preenchidos neste campo, por exemplo, medidas de lençol podem ser medidas pré-definidas;
  • Salvar.


Preenchendo cadastro de tipos de variações

Todas as variações dos produtos devem ser cadastradas, informando todas os detalhes possíveis, para que o sistema possa calcular corretamente o preço final a ser praticado.

Em Produtos e Serviços > Cadastros > Assistente de Criação:

  • Selecionar a opção Tipo de Variação;
  • Incluir Tipo de Variação;
  • Preencher Código e Descrição;
  • Inativo, caso um tipo de variação não faça mais parte de um template, mas ele já foi utilizado, não será possível mais excluir, neste caso, basta marcar como inativo.


  • Classificação Principal
    • Mestre – São as classificações de níveis superiores, mesmo sendo uma classificação Mestre é possível vincular uma classificação para que o usuário responda durante a criação de produto.
    • Resposta – Esta classificação aparecerá para o usuário responder se utiliza ou não, também é possível vincular classificação
    • Matéria Prima – Quando um tipo de variação é matéria prima significa que o usuário deverá selecionar uma ou mais matérias primas, as matérias primas a serem selecionadas são pré-determinadas no cadastro de templates.
    • Serviço – Também será apresentado ao usuário um ou mais serviços a serem selecionados pelo usuário, estes serviços devem ser previamente determinados no cadastro de template.
  • Seleção Múltipla – Esta opção pode ser utilizada apenas para as classificações principais (Mestre, Matéria Prima e Serviço).
  • Dias a somar na entrega – Caso este tipo de variação seja acionado durante a criação do produto, a quantidade de dias informada neste campo irá somar no momento do cálculo da ficha técnica, para facilitar consultas futuras, o programa grava a data de entrega calculada no campo “DISPONÍVEL EM” no cadastro de produto.
  • Obrigatório – É muito importante utilizar esta configuração corretamente, pois um tipo de variação obrigatório significa que o usuário não poderá criar o produto não conseguirá efetivar antes de preencher este tipo de variação.
  • Tipo de Variação Mestre – De acordo com a regra de cadastro é possível determinar qual é o tipo de variação mestre, criando assim uma hierarquia.
  • Classificação – Depois de cadastradas as classificações, nesta tabela que são vinculadas com o tipo de variação.
  • Remove MP desmarcada da Ficha técnica – (Visível somente quando a Classificação Principal for Matéria-Prima) Existem casos onde o consumo é definido pelas medidas definidas pelo usuário durante a criação do produto, mas no caso de vestuário, este consumo já é conhecido, neste caso e somente neste caso, a ficha técnica é cadastrada com todas as matérias primas possível e com o consumo definidos, de acordo com este tipo de variação, será apresentada uma lista de material para o usuário, os materiais não selecionados serão eliminados da ficha técnica do produto a ser criado.
  • Salvar.


Criação do template do produto

Em Produtos e Serviços > Cadastros > Assistente de Criação > Templates:

  • Incluir Template;
  • Preencha os campos Código e Descrição do novo produto;
  • Selecionar o produto base;
  • Preencher o campo Descrição Automática do Produto, utilizando a mesma sintaxe criada para gerar as descrições, durante a inclusão pedido de venda. Por exemplo:


01.01({DESCRICAO_TRADUZIDA});01.02(/ {DESCRICAO_TRADUZIDA})


  • Ligar o parâmetro Valida Descrição do Produto (exibe de uma mensagem no final da inclusão do produto na tela de venda, onde o usuário poderá visualizar a descrição criada e poderá alterá-la se necessário).
  • Para inserir os tipos de variação, basta clicar na opção “+”, o programa apresenta somente os tipos de variação mestre, desta forma o programa automaticamente insere todos os tipos de variação abaixo do tipo mestre.
    • Os tipos de variação com ícones em verde precisam de complementos, são tipos de variação classificados como Matéria Prima ou serviço. É preciso preencher com os materiais e serviços que são opcionais e devem ser respondidos pelo usuário.
    • Para os tipos de variação marcados com a opção “Remove MP desmarcada”, devem ter os mesmos materiais definidos na ficha técnica, pois o programa irá utilizar como base os materiais não marcados e irá eliminar da ficha técnica a ser criada.
  • Efetivar.


Inclusão de Pedido de Venda com Template de Produto

Em Vendas > Pedido de Venda:

  • Incluir Pedido de Venda;
  • No grid de produtos acessar o menu de recursos;
  • Selecionar a opção Incluir Produto por Template;


Na tela do Assistente de Criação de Produto:

  • Selecionar o template;
  • Selecionar o tipo de variação;
  • Ligar o parâmetro Utiliza, serão listadas todas as opções de variação disponíveis. No exemplo, foram listadas todas as opções de tecidos que possam ser aplicadas na composição do produto;
  • Marque os materiais para selecionar;

  • Repetir a operação de seleção para todas as variações que serão aplicadas na criação do novo produto;
  • Efetivar;
  • O código do nove produto foi preenchido no grid;
  • Tecle Enter para preencher a quantidade de itens a serem lançados no pedido;
  • Observe que o sistema lançou o produto criado diretamente no grid do pedido com o valor calculado;
  • Finalizar o pedido;
  • Efetivar.


Validações e Saídas


Novo produto cadastrado no sistema

Em Produtos e Serviços > Produtos:

Faça uma consulta utilizando o código do produto lançado no grid do pedido de vendas.


Ficha Técnica cadastrada para o novo produto criado

Em Produção > Cadastros > Ficha Técnica:

Faça uma consulta utilizando o código do produto lançado no grid do pedido de vendas.

Índice

  • Sem rótulos