- Criado por Jaciara Pereira Da Silva em out 03, 2025
Millen-61818 – Cálculo do Custo X Hora no Template de Produto
Release - 108
Versão - 5
Autor - Jaciara Silva
Caminho:
Produtos e Serviços > Cadastros > Assistente de Criação > Template
Objetivo
Algumas empresas vendem produtos que passam por processos diferentes de fabricação, como, por exemplo, empresas de confecção. Nesses casos, um produto com silk requer tempo de produção e mão de obra diferente de um que tenha bordado, ou um produto que tem manga curta e outro que tem manga longa, sendo que isso interfere diretamente no custo e preço final dos produtos.
Porém, atualmente, o e-Millennium não realiza o cálculo de tempo X custo/hora na composição do preço e ficha técnica de produtos incluídos pelo template.
Para atender esta necessidade, foi desenvolvido um recurso para calcular Custo x Hora nos produtos incluídos pelo template de produto.
No preenchimento do template, ao realizar o cálculo do preço, adicionar o cálculo do custo de produção (Tempo Produção x Custo/hora) e ao incluir a Ficha Técnica, preencher na Tabela de Custo/Hora as informações inseridas no template.
Template de Produto
Permite a criação de templates de produto acabado a partir de outros produtos acabados. Este recurso possibilita ao usuário que vende componentes, que por sua natureza são produtos acabados, também possa utilizá-los na composição de outros produtos acabados e, posteriormente, vendê-los.
Vamos tomar como exemplo uma empresa que vende equipamentos de informática e pode oferecer a seus clientes tanto o computador pronto quanto seus componentes. Neste caso, o computador pronto será o produto base para a criação do template de produto e as variações serão os componentes, que implicam na geração de um produto com características bem diferentes e que terá reflexo direto no preço, prazo de entrega, entre outros.
ATENÇÃO
Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Pré-requisitos
Em Produtos e Serviços:
1.Cadastros > Assistente de Criação, definir:
- Tipos de variação;
- Classificação de tipos de variação.
2.Produtos:
- Ter o produto acabado base cadastrado no sistema;
- No cadastro dos produtos que serão usados para compor os produtos por template, na guia Geral, o campo Descrição traduzida deverá estar preenchido com as informações que serão usadas para criar a descrição automática do novo produto.
- Criar uma sintaxe para o preenchimento automático da descrição dos produtos, utilizando a variável DESCRICAO_TRADUZIDA, que foi criada para auxiliar neste recurso.
3.Ter cadastro das matérias-primas a serem aplicadas na produção;
4.Ter cadastro dos serviços a serem utilizados na produção;
Em Produção > Cadastros > Ficha Técnica:
- Ter ficha técnica cadastrada para o produto base.
Em Vendas > Formação de Preços:
- Ter Tabela de Preços cadastrada para usar com o recurso de template de produto;
- Ter preços de matérias-primas, serviços e, se for o caso, produto acabado, lançados na tabela de preços a ser usada com o recurso de template de produtos.
Parâmetros
Sem necessidade de parametrização.
Entradas
Preenchendo cadastro de Operações Hora
Informar aqui os valores a serem usados na criação dos templates dos produtos, a fim de calcular o preço de cada variação do produto.
Em Produtos e Serviços > Cadastros > Assistente de Criação:
- Selecionar opção Operações Hora;
- Incluir Operação Hora;
- Preencher descrição da operação;
- Preencher custo/hora da operação;
- Salvar.
Preenchendo cadastro de classificação de tipos de variação
No cadastro de classificação de Tipos de Variação, serão determinados os campos e informações que serão acessados durante a criação do Template, exemplos de classificação de tipos de variação: Largura da Barra, Altura, largura comprimento, número de cores, posicionamento etc.
Em Produtos e Serviços > Cadastros > Assistente de Criação:
- Selecionar a opção Classificação de Tipos de Variação;
- Incluir Classificação de Tipos de Variação;
- Preencher Código e Descrição;
- Preencher Tipo de Campo, determina se o campo é alfa numérico, numérico com casas decimais e numérico sem casas decimais;
- Preencher Tabela de valores, existem casos em que os valores a serem preenchido são pré-determinados, nestes casos os valores pré-definidos devem ser preenchidos neste campo, por exemplo, medidas de lençol podem ser medidas pré-definidas;
- Salvar.
Preenchendo cadastro de tipos de variações
Todas as variações dos produtos devem ser cadastradas, informando todas os detalhes possíveis, para que o sistema possa calcular corretamente o preço final a ser praticado.
Em Produtos e Serviços > Cadastros > Assistente de Criação:
- Selecionar a opção Tipo de Variação;
- Incluir Tipo de Variação;
- Preencher Código e Descrição;
- Inativo, caso um tipo de variação não faça mais parte de um template, mas ele já foi utilizado, não será possível mais excluir, neste caso, basta marcar como inativo.
- Classificação Principal
- Mestre – São as classificações de níveis superiores, mesmo sendo uma classificação Mestre é possível vincular uma classificação para que o usuário responda durante a criação de produto.
- Resposta – Esta classificação aparecerá para o usuário responder se utiliza ou não, também é possível vincular classificação
- Matéria Prima – Quando um tipo de variação é matéria prima significa que o usuário deverá selecionar uma ou mais matérias primas, as matérias primas a serem selecionadas são pré-determinadas no cadastro de templates.
- Serviço – Também será apresentado ao usuário um ou mais serviços a serem selecionados pelo usuário, estes serviços devem ser previamente determinados no cadastro de template.
- Seleção Múltipla – Esta opção pode ser utilizada apenas para as classificações principais (Mestre, Matéria Prima e Serviço).
- Dias a somar na entrega – Caso este tipo de variação seja acionado durante a criação do produto, a quantidade de dias informada neste campo irá somar no momento do cálculo da ficha técnica, para facilitar consultas futuras, o programa grava a data de entrega calculada no campo “DISPONÍVEL EM” no cadastro de produto.
- Obrigatório – É muito importante utilizar esta configuração corretamente, pois um tipo de variação obrigatório significa que o usuário não poderá criar o produto não conseguirá efetivar antes de preencher este tipo de variação.
- Tipo de Variação Mestre – De acordo com a regra de cadastro é possível determinar qual é o tipo de variação mestre, criando assim uma hierarquia.
- Classificação – Depois de cadastradas as classificações, nesta tabela que são vinculadas com o tipo de variação.
- Remove MP desmarcada da Ficha técnica – (Visível somente quando a Classificação Principal for Matéria-Prima) Existem casos onde o consumo é definido pelas medidas definidas pelo usuário durante a criação do produto, mas no caso de vestuário, este consumo já é conhecido, neste caso e somente neste caso, a ficha técnica é cadastrada com todas as matérias primas possível e com o consumo definidos, de acordo com este tipo de variação, será apresentada uma lista de material para o usuário, os materiais não selecionados serão eliminados da ficha técnica do produto a ser criado.
- Salvar.
Criação do template do produto
Em Produtos e Serviços > Cadastros > Assistente de Criação > Templates:
- Incluir Template;
- Preencha os campos Código e Descrição do novo produto;
- Selecionar o produto base;
- Preencher o campo Descrição Automática do Produto, utilizando a mesma sintaxe criada para gerar as descrições, durante a inclusão pedido de venda. Por exemplo:
01.01({DESCRICAO_TRADUZIDA});01.02(/ {DESCRICAO_TRADUZIDA})
- Ligar o parâmetro Valida Descrição do Produto (exibe de uma mensagem no final da inclusão do produto na tela de venda, onde o usuário poderá visualizar a descrição criada e poderá alterá-la se necessário).
- Para inserir os tipos de variação, basta clicar na opção “+”, o programa apresenta somente os tipos de variação mestre, desta forma o programa automaticamente insere todos os tipos de variação abaixo do tipo mestre.
- Os tipos de variação com ícones em verde precisam de complementos, são tipos de variação classificados como Matéria Prima ou serviço. É preciso preencher com os materiais e serviços que são opcionais e devem ser respondidos pelo usuário.
- Para os tipos de variação marcados com a opção “Remove MP desmarcada”, devem ter os mesmos materiais definidos na ficha técnica, pois o programa irá utilizar como base os materiais não marcados e irá eliminar da ficha técnica a ser criada.
- Efetivar.
Inclusão de Pedido de Venda com Template de Produto
Em Vendas > Pedido de Venda:
- Incluir Pedido de Venda;
- No grid de produtos acessar o menu de recursos;
- Selecionar a opção Incluir Produto por Template;

Na tela do Assistente de Criação de Produto:
- Selecionar o template;
- Selecionar o tipo de variação;
- Ligar o parâmetro Utiliza, serão listadas todas as opções de variação disponíveis. No exemplo, foram listadas todas as opções de tecidos que possam ser aplicadas na composição do produto;
- Marque os materiais para selecionar;

- Repetir a operação de seleção para todas as variações que serão aplicadas na criação do novo produto;
- Efetivar;
- O código do nove produto foi preenchido no grid;
- Tecle Enter para preencher a quantidade de itens a serem lançados no pedido;
- Observe que o sistema lançou o produto criado diretamente no grid do pedido com o valor calculado;
- Finalizar o pedido;
- Efetivar.


Validações e Saídas
Novo produto cadastrado no sistema
Em Produtos e Serviços > Produtos:
Faça uma consulta utilizando o código do produto lançado no grid do pedido de vendas.

Ficha Técnica cadastrada para o novo produto criado
Em Produção > Cadastros > Ficha Técnica:
Faça uma consulta utilizando o código do produto lançado no grid do pedido de vendas.

Índice
- Sem rótulos