- Criado por Jaciara Pereira Da Silva em out 03, 2025
Millen-61884_61939 – Integração Plataforma Global H&M
Release - 108
Versão - 5
Autor - Jaciara Silva
Caminho:
Utilitários > Administrador > Configurações Gerais
Objetivo
Atender empresas que possuem filiais em diversos países e, em cada uma delas, é utilizado um sistema local para gerenciar as operações e vendas, além de um sistema global que centraliza as informações dos pedidos, incluindo dados sobre o pedido em si, alterações de status, faturamento, despacho e cancelamentos.
No Brasil, o sistema local adotado para gerenciar as vendas online é o e-Millennium. Para garantir a integração entre os dois sistemas, é necessário que o e-Millennium envie as informações dos pedidos para o sistema global por meio de uma API.
Para atender esta necessidade, foi desenvolvido um recurso a fim de integrar o sistema e-Millennium à API da H&M, permitindo o envio de dados de pedidos, sendo:
1.Módulo millenium!hm, a ser instalado para ativar os processos de integração;
2.Scheduler, a ser ativado para enviar os seguintes dados por meio de uma rotina agendada (Scheduler):
- Criação do pedido (CREATED)
- Cancelamento pelo Seller (CANCELED BY SELLER)
- Despacho da mercadoria (SHIPPED)
- Cancelamento pelo Cliente (CANCELED BY CUSTOMER)
- Pedido entregue (DELIVERED)
- Devoluções (somente quando a nota for emitida (RETURNED)
3.Interface “Consultar Integração – H&M”, onde será possível consultar o status da integração, permitindo acompanhar os dados enviados e eventuais falhas no processo.
IMPORTANTE!
1 - O envio do status "Entregue" (DELIVERED) dependerá da integração com a transportadora ou operador logístico. Caso essa informação não seja recebida, o status não será enviado.
2 - Não serão enviados os seguintes status:
- Reservado (RESERVED)
- Enviado para o armazém (SENT TO WAREHOUSE)
- Retorno registrado (RETURN REGISTERED)
- Devolução recebida no armazém (RETURN RECEIVED IN WAREHOUSE)
ATENÇÃO
Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Pré-requisitos
Instalar o módulo millenium!hm.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Parâmetros
Em Utilitários > Administrador > Configurações Gerais > H&M:
- Ligar o parâmetro Habilita Integração H&M;
- Preencher os campos:
- URL
- Client ID
- Client Secret
- Ocp-Apim-Subscription-Key
- Resource
- Tenant
- Preencher a tabela Item Discount Type, fazendo um “De / Para” entre o campo o gravado no e-Millennium e o respectivo campo na H&M;
- Selecionar o Código de Barras;
- Preencher a tabela ReturnReason, de acordo com a observação do item nos processos de Troca/Devolução;
- Preencher URL Reshop;
- Preencher Chave Reshop;
- Salvar.
Entradas
Alteração de Status de Embarque para “Concluído”
Quando for feita a alteração do status do volume para “Despachado”, não será mais registrado o status de "Shipped" para H&M:

Apenas quando incluir o embarque da nota fiscal e alterar o status para “EMBARQUE CONCLUIDO”.


Gravação no log do broker da HM, a URL completa da requisição:
Log antes da alteração:

Log após a alteração:


Será feita a busca dos nomes dos descontos (nas configurações gerais e tabela DESCONTOS_PRODUTOS_EVENTO) até encontrar o caractere " - ". Como exemplo, se o nome do desconto está como "discount@shipping-a494ce9e-a59f-4605-a78b-0c20d973d0b3#5bc2c98d-bd86-40aa-a0d7-92aa7dfc4168", o sistema vai considerar "discount@shipping", ou seja, até o primeiro caractere " - ".

Antes da alteração parametrizado nas configurações gerais apenas com o "discount@shipping":


Após a alteração parametrizado nas configurações gerais apenas com o "discount@shipping":


Alteração para gravar a data/hora atual no registro com status "Shipped", caso ele não exista na base de dados, antes de criar o registro de "Returned", no método millenium!hm.PEDIDO_VENDA.ValidarStatus.xml, pois antes estava gravando a DATA_EMISSAO do pedido, podendo gerar erro "MpStatusAudit block is not having correct sequence in orderStatusTimeStamp for the order XX". No status "Created", foi mantido criar o mesmo caso não exista na base de dados, com o DATA_EMISSAO da PEDIDO_VENDA
Antes da alteração:

Após a alteração:
Realizada a exportação do ‘Returned’ com ‘Created’ e sem ‘Shipped’


Criado o registro com status ‘Shipped’ e enviado.
Validações e Saídas
Realizado o envio dos campos para o sistema global da H&M, conforme solicitação inicial do cliente.
Índice
- Sem rótulos