Esta página contém as instruções para realizar as operações de cadastro e alteração de transações no módulo de tesouraria do StorEx.

Inclusão de transação


Para cadastrar uma transação, siga os passos abaixo:

  1. No menu principal, acesse a opção TESOURARIA → CADASTROS → TRANSAÇÕES


  2. O sistema exibirá a tela para cadastro da transação desejada.


  3. Preencha os campos da tela conforme instruções abaixo:
    1. TRANSAÇÃO: código e descrição da transação desejada.
    2. Aba GERAIS:
      • GRUPO DE TOTALIZAÇÃO: grupo ao qual a transação estará vinculada.

      • TIPO DE TRANSAÇÃO: tipo de transação ao qual a transação que você está cadastrando estará vinculada.

      • ENTRADA/SAÍDA/TRANS.: tipo da transação, que pode ser de entrada, de saída ou de transferência.

      • CONTABILIZAÇÃO: flag que indica se a transação contabiliza em alguma sequência contábil.

      • TRANSAÇÃO AUTOMÁTICA: flag que indica se a transação é gerada pelos caixas que estão operando nas lojas.

      • TRANSAÇÃO DE ESTORNO: flag que indica a transação que você está tentando cadastrar é de estorno de uma já existente.

      • TRANSAÇÃO DE ESTORNO ASSOCIADA: código da transação de estorno associada à transação que você está tentando cadastrar.

      • USADO NA FUNÇÃO DE PAG /REC: flag que indica a transação poderá ser usada durante o registro de pagamentos e recebimentos na retaguarda. 
        • Se você marcar SIM, pode ser criado um pagamento ou recebimento vinculado a esta transação.
        • Se você marcar NÃO, esta transação não será exibida como uma opção na tela de RECEBIMENTOS/PAGAMENTOS.

      • EXIGE ASSOCIAÇÃO DE NOTA D/C: flag que indica se a transação terá uma associação obrigatória a uma nota de débito ou crédito.

      • PERMITE ASSOC. DE DOCUM. A LIQ.: flag que indica se a transação ...

      • TRANSAÇÃO DE SOBRA/FALTA: flag que indica se a transação é de sobra/falta. 
        • Ao marcar como SIM, esta transação poderá ser exibida nos campos onde for necessário escolher uma transação de sobra/falta.

      • PERMITE TODOS OS NUMERÁRIOS: flag que indica se a transação pode ser usada com todos os numerários cadastrados na tesouraria.

        Atenção

        Se você selecionar a opção NÃO, você deverá escolher pelo menos 1 numerário na aba NUMERÁRIOS.

      • CÓDIGO TIPO SERVIÇO: código do tipo de serviço não fiscal vinculado à transação que você está cadastrando.

        Dica

        Para saber os códigos de tipos de serviço disponíveis, consulte o manual de integração, tabela P2K_ITEM_SERVICO

      • TIPO SERVIÇO: tipo do serviço não fiscal associado à transação que você está cadastrando. Pode ser venda ou cancelamento do serviço.

      • PERÍODO DE VALIDADE: validade da transação. Ela só poderá ser elegível ao processamento pela tesouraria durante o período definido no cadastro.

      • OBRIGATÓRIO NO SISTEMA: flag que indica se a transação é obrigatória no sistema da tesouraria (default NÃO).

      • ATIVO: flag que indica se a transação está ativa no sistema. Isso também determina se ela poderá ser processada ou não pela tesouraria.

        Atenção

        Se a transação estiver dentro do período de validade, mas não estiver ATIVA, ela não será processada pela tesouraria.

    3. Aba COMPLEMENTOS: nesta aba você poderá inserir ou remover informações complementares para esta transação. Estes campos serão exibidos na tela de Pagamentos e Recebimentos. 


      1. Para inserir uma informação complementar, basta preencher os campos abaixo e clicar em 
        • DESCRIÇÃO DA COLETA: .Nome do campo para o qual serão coletados os dados na tela de Pagamento e Recebimento.

        • TIPO DO CAMPO: tipo do campo. Hoje existem as seguintes opções pré definidas (elas indicarão o formato a ser validado no momento do preenchimento das informações):
          • ALFANUMERICO
          • NUMERICO I NTEIRO
          • NUMERICO COM DUAS CASAS DECIMAIS
          • DATA (FORMATO DD/MM/AAAA)
          • DATA (FORMATO MM/AAAA)
          • CPF/CNPJ

        • TAMANHO: tamanho do campo

        • OBRIGATÓRIO: flag que indica a obrigatoriedade de preenchimento do campo (Default SIM).

        • VALOR MÍNIMO: valor mínimo do campo (usado para campos do tipo NUMERICO INTEIRO ou NUMERICO COM DUAS CASAS DECIMAIS)

        • VALOR MÁXIMO: valor máximo do campo (usado para campos do tipo NUMERICO INTEIRO ou NUMERICO COM DUAS CASAS DECIMAIS)

        • ROTINA DE VALIDAÇÃO: rotina que será usada para validação do campo . Usada somente quando o tipo é CPF/CNPJ). Valores possíveis:
          • CPF
          • CNPJ
      2. Para remover uma informação complementar, basta selecionar um item da lista e clicar em 

    4. Aba CONTABILIZAÇÃO: nesta você deverá informar o grupo de sequência contábil/centro de custo/estabelecimento contábil ao qual a transação estará vinculada.


      1. Para inserir um grupo de sequência contábil/centro de custo/estabelecimento, basta preencher os campos abaixo e clicar em 
        • SEQUÊNCIA CONTÁBIL: indicador da sequência contábil onde serão apropriados os valores da transação que está sendo cadastrada.

        • CENTRO DE CUSTO: Centro de custo onde serão apropriados os valores da transação que está sendo cadastrada.

        • ESTABELECIMENTO:estabelecimento contábil onde serão apropriados os valores da transação que está sendo cadastrada.
      2. Para remover um grupo de sequência contábil/centro de custo/estabelecimento, basta selecionar um item da lista e clicar em 
    5. Aba NUMERÁRIOS:



    6. ;TIPOS DE NUMERÁRIOS CADASTRADOS: lista com os numerários disponíveis para associação à transação que você está cadastrando.

    7. TIPOS DE NUMERÁRIOS AUTORIZADOS: lista com os numerários permitidos para a transação que você está cadastrando.

    8. Para mover os numerários de uma lista para outra, basta usar os botões de controle entre as listas:
      1.  : Move um ou mais numerários para a lista de TIPOS DE NUMERÁRIOS AUTORIZADOS.
      2.  : Move todos os numerários para a lista de TIPOS DE NUMERÁRIOS AUTORIZADOS.
      3. : Move um ou mais numerários para a lista de TIPOS DE NUMERÁRIOS CADASTRADOS.
      4. : Move todos os numerários para a lista de TIPOS DE NUMERÁRIOS CADASTRADOS

  4. Após preencher os dados, clique no botão INCLUIR.
    1. O sistema exibirá uma tela solicitando a confirmação da operação.


  5. Confirme a operação clicando no botão OK.
    1. O sistema exibirá a tela informando que a operação foi realizada com sucesso!

Alteração de transação


Para alterar um grupo de totalização, siga os passos abaixo:

  1. No menu principal, acesse a opção TESOURARIA → CADASTROS → TRANSAÇÕES


  2. O sistema exibirá a tela para cadastro da transação desejada.


  3. Clique no botão BUSCAR.
    1. O sistema exibirá a tela de Pesquisa de transação.
  4. Preencha um dos campos (CÓDIGO/DESCRIÇÃO) com o código/nome da transação que você deseja alterar e clique no botão PESQUISAR
    1. O sistema exibirá o resultado de sua pesquisa



  5. Selecione a transação desejada, e clique no botão SELECIONAR.
    1. O sistema exibirá a tela de cadastro de transação com os dados da transação que você selecionou.

  6. Realize as alterações desejadas. Caso tenha dúvidas sobre os campos, verifique as instruções de inclusão de transação.

  7. Após realizar as alterações desejadas, clique no botão ATUALIZAR.
    1. O sistema exibirá uma tela solicitando a confirmação da operação.

  8. Clique no botão OK.
    1. O sistema exibirá uma mensagem informando o sucesso da operação.