Veja nesta página: Principais rotinas do processo de Venda com Encomenda

Objetivo

Venda com Encomenda

Objetivo


O objetivo da configuração no e-Millennium e no PDV Omni é garantir uma integração completa entre os canais de venda online e físico, permitindo que o processo de venda funcione de maneira eficiente. No e-Millennium, isso envolve configurar o cadastro de produtos, estoque, preços, formas de pagamento e entrega, além de definir as regras de negócio para que as vendas sejam processadas corretamente. No PDV Omni, a configuração assegura que as vendas físicas estejam integradas com o sistema online, permitindo que os atendentes registrem vendas, consultem estoques, apliquem promoções e aceitem diversas formas de pagamento.

Venda com Encomenda


Neste manual será abordado como configurar o PDV Omni e a retaguarda do Millenium para vendas com e sem triangulação.

Configurações de Processos do Evento


Observe abaixo o guia de configurações dos campos para configurar sua venda com encomenda:

Instalação Omni

Após instalação da versão deve se instalar o modulo do Omni, acesse dentro da pasta WTS > Modules e execute o arquivo millenium_omni.minst , aguarde a msg de modulo instalado com sucesso.

Vitrine Omni

Deverá ser criado uma vitrine para o Omni ou usar já existente , os produtos só serão apresentados para venda na tela do Omni , caso o produto seja incluído na vitrine, com preço e estoque.

Observação: O Omni pode usar uma vitrine já existente utilizada para outros recursos, porém em caso de triangulação deve ter apenas a filial de encomenda dentro da vitrine.


Ligação de eventos dentro da vitrine

Dentro da vitrine deve se configurar o evento usado para venda varejo e para devolução , será detalhado o cadastramento dos eventos e identificado em tópico posterior.


Filias Omni

Dentro da vitrine usada pelo Omni as filiais físicas não devem ser configuradas nem como filial Principal nem na tabela filias , nestas opções só deve ser inserida filial de encomenda.


Cadastros de eventos

Cadastro de eventos é necessário cadastra eventos para que ao acessar a integração via API o Omni registre as vendas no Millennium e execute triangulação.

Foi padronizado que todo evento usado para Omni deve no "cod" constar a letra O e na descrição o nome Omni.


Evento – OMNI – VENDA VAREJO

Evento utilizado no processo de venda PDV e solicitação de encomenda. Este evento deve estar vinculado no cadastro da Vitrine na aba Vitrine, campo "Evento para Faturamento".

O-001 OMNI – VENDA VAREJO (Ex. de evento configurado para Venda Varejo)


Deve se ligar ao evento a CFOP de venda do cliente ao consumidor final exemplo CFOP 5.102, 6.102, isso para clientes como revenda em caso de outras situações de vendas fiscais validar com o cliente sua necessidade fiscal.

Criar evento para emissão da venda varejo ao consumidor final com as configurações abaixo.


Aba Geral

Tipo de Evento: SAIDA

Tipo de Saída: VENDA

Romaneio: T

Numeração automática: T


Aba geradores

Nesta aba deve se selecionar o cliente que será usado para vendas consumidor final , caso não seja selecionado vendas sem identificação de clientes não serão possíveis.

Cliente : T

Consumidor Padrão : Colocar consumidor


Aba Vendas

Usa vendedor: T


Aba Faturamentos

Fat pedido: T

Fat. De Pré Faturamento : T


Aba Fiscal

Nota Fiscal paulista : T

Usa imposto da Nota Ref : T

Impressora Fiscal: T

Tabela de CFOP : Inserir dados de Cfop do cliente para venda ao consumidor:


Aba Financeiro

Influencia no caixa: Soma

Tipo de financeiro: Normal

Tipo de desconto: Desconto simples

Mostra Condições de pagamento : T

Plano de contas: Selecionar o Plano de contas , caso deseja que o titulo fique ligado a este plano de contas


Aba preços e descontos.

Usa valores: T

Tabela de preço: Tabela da venda


Logística

Influencia no estoque: Subtrai Estoque

Permite estoque negativo: T



O002 - DEVOLUCAO VAREJO - OMNI

Evento utilizado no processo devolução de venda. Este evento deve estar vinculado no cadastro da Vitrine na aba Vitrine, campo Evento para troca e devolução.


Aba geral

Tipo de evento: Entrada

Tipo de entrada: Devolução

Numeração automática: T

Romaneio: T


Aba acessos

Filial: T

Código de Barras: T

Habilitar Barra de Acesso: T

Conta: T

Data: T


Aba Geradores

Cliente: T


Aba Vendas

Usa Vendedor: T


Aba Faturamento

Sem necessidade de ativar configurações neste evento.


Aba fiscal

NF:T

Serie Padrão da nota: Indicar serie do cliente para devolução

Modelo de nota Padrão:55

Usar Impostos da Nota Ref: T

XML Inclui Barra Emitente :T

Subtrai Frete/seguro/despesas de impostos :T

Tabela de CFOP , configurar de acordo com as CFOP de devolução do cliente


Aba financeiro

Mostrar condições de pagamento: T

Influencia no caixa: Subtrai


Aba Preços e descontos

Usa Valores: T

Tabela Padrão: colocar tabela padrão do cliente


Aba Logística

Influencia no estoque: Subtrai


O0003 FATURAMENTO PEDIDO/LOJA - OMNI

Evento utilizado no processo de encomenda , para faturamento da nota por conta e ordem de envio ao cliente ,caso o cliente não use encomenda este evento não se faz necessário.


O1117 O004 - FATURAMENTO DA MATRIZ PARA - LOJA

Evento utilizado no processo de encomenda , para faturamento do pedido de venda gerado para a loja ,caso o cliente não use encomenda este evento não se faz necessário .


O2219 O005 OMNI - RECEBIMENTO PEDIDO COMPRA LOJA

Evento utilizado no processo de encomenda , para faturamento de entrada da nota fiscal emitida para loja, caso o cliente não use encomenda este evento não se faz necessário


Tipos de Pedido

É necessário ter tipo de pedido , pois toda venda no Omni gera um pedido de venda mesmo sem utilização da encomenda.


1- Tipo de pedido: OMNI STORE

Utilizado para integração dos pedidos gerados pelo PDV – OMNI

Deve ser vinculado ao Evento Vinculado ao evento O-003 FATURAMENTO PEDIDO/LOJA - OMNI

Tipo: Venda

Reservar : Não reservar

2- Tipo de pedido: Matriz

Utilizado para integração dos pedidos gerados pelo PDV – OMNI

Deve ser vinculado ao Evento Vinculado ao evento O-003 FATURAMENTO PEDIDO/LOJA - OMNI

Tipo: Venda

Reservar : Não reservar

3- COMPRAS – OMNI


4- Transformar filial em cliente e ligar dados abaixo

5- Transformar a Filial que recebe pedidos em fornecedor

6- Criar a Tabela de Preço de Custo

7- Parâmetros gerais

8- Parâmetro na base de dados

9- Dentro do produto colocar o fornecedor do produto no campo XXXXX

10- Tipos de frete


Tipos de pagamento

Para que as opções de pagamento fiquem disponíveis no Omni , é necessário cadastrar a condição de pagamento , ligada a tipo de pagamento e este tipo de pagamento ligado a Rede.

Outra filtragem que ocorre é que lista apenas as condições de pagamento amarradas dentro da filial , caso não tenha nenhuma lista todas.


Abaixo demonstrado detalhadamente como configurar o processo.


1- Cadastre a condição de pagamento no padrão do e-Millenium com a quantidade de parcelas que deseja.

Tipo: Venda

Descrição: Que identifique os dados

Tipo de pagamento: O tipo de pagamento que será usado nesta condição e será ligado a rede.

Prazo: o prazo desejado , importante caso coloque 30 dias no Omni será mostrado 1x , caso coloque 30 e depois 60 dias o Omni irá mostrar 2x , o mesmo não mostra o prazo e sim a quantidade de vezes de acordo com as parcelas configuradas.

Demais itens seguem o padrão do e-Millennium


2-Cadastre o tipo de pagamento

Descrição: Deve indicar o padrão de pagamento VISA CREDITO , VISA DEBITO , DINHEIRO, etc

Dentro da Bandeira deve ligar a bandeira que será usada para este tipo de pagamento , exceto na opção dinheiro.

A natureza deve ser: Cartão de credito , Cartão de debito ou Dinheiro , demais opções não são listadas no Omni.

Demais itens seguem o padrão do e-Millennium


3-Cadatramento de Bandeira

Código da Bandeira: Código que facilite consulta

Descrição: Colocar descrição da Bandeira usada , exemplo VISA,VISAELECTRON, ELO

Operados possíveis :Operadoras que aceitem essa bandeira

Demais itens seguem o padrão do e-Mmillennium


4-Cadastro de filias

Caso use o campo condições permitidas , o Omni listará apenas as condições permitidas.


5-Parâmetros Omni

Neste tópico iremos descrever os parâmetros passíveis de configuração dentro do PDV Omni.

As configurações são sempre por terminal Omni seja Tablet ou PC

Para acessar as configurações do Omni , acesse o mesmo e posteriormente vá na coluna de opções.


Clique em configurações


Serão abertas as opções de configuração


Filial

No campo Filial deve se colocar a filial da loja que executará a venda , o mesmo lista hoje pelo nome fantasia


Vitrine

Colocar a vitrine que deseja que seja usada nesta loja


Atualizar dados da vitrine

Botão que limpa o cache de dados do Omni , usado para forçar uma atualização de produtos , preços ect, o mesmo não limpa apenas as configurações demais itens serão carregados após uso desta função.


Clicar na opção

Aguardar Mensagem


Sat

Ao marcar está opção será aberto o Campo Endereço de CFE , neste campo deve se indicar IP da maquina que possui o equipamento Sat , já previamente instalado com o Sat server.



 Nfce

Ao marcar está opção será aberto o Campo Endereço de CFE , neste campo deve se indicar IP local da maquina , deve estar instalado o certificado A1 no terminal e SAT server configurado para NFCE Dentro do campo Serie Nota (NFce) deve ser colocada a serie de nota a mesma configurada no Sat server



Vendedores

Os vendedores devem ser cadastrados como Funcionários e o cargo do cadastro deve estar com o campo vendedor selecionado , seguindo o padrão já existente no e-Millennium.


1-Acesse o cadastro de funcionário e cadastre o mesmo

2-Insira o cargo desejado

3-Dentro deste cargo deve estar marcada a opção Vendedor.


Conta caixa

Deve se cadastrar conta caixa vinculada a filial que irá executar vendas pelo PDV Omni.

O Omni segue o padrão e-Millennium deve se usar a opção Utiliza fechamento e caso deseje fechamento Diário a opção fechamento Diário




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Vendas Consignação






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Vendas com Encomenda

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