A integração com a API dos Correios no Linx B2C  visa automatizar a obtenção do código de rastreamento diretamente no sistema, eliminando a necessidade de cadastro manual e melhorando a rastreabilidade dos pedidos.

A geração de tracking pela API dos Correios refere-se ao processo de obtenção e gerenciamento de informações de rastreamento de pacotes enviados através do sistema de logística dos Correios do Brasil. 

Confira a demonstração em vídeo do funcionamento do processo:

Funcionamento :

Linx ERP

Para integração com a API dos Correios no Linx ERP deve ser configurado os dados da API na tela 014053 - Configuração de Integrações Externas. ( manual da tela https://share.linx.com.br/x/V7PPHQ);

Foi Implementado também o Parâmetro TIPO_CAIXA_B2C para definir qual tipo de Caixa Padrão  será utilizando no B2C  ao selecionar os pedidos a serem faturados.

A informação  desse parâmetro deve ser alimentada de acordo com o tipo caixa que está cadastrado na tela 150013 - Tipos de Caixa de Expedição do Linx ERP. No Faturamento do B2C, Só serão apresentadas as caixas cuja as dimensões estejam dentro das normas dos correios, até  200cm


Linx B2C

Para geração automática do código de Tracking, no Linx B2C  foi implementado o campo Tracking por API na tela FORMAS DE ENVIO.

Este campo tipo Flag define a forma de envio de tracking (se será será  tratada como API ou normal).

Quando o Campo estiver marcado, será feita a geração do código de rastreamento automaticamente durante o faturamento de pedidos com a forma de envio Correios.

Caso o campo não esteja marcado, o processo de rastreamento continuará sendo manual.

A API dos Correios deve retornar apenas o código de rastreamento.

Na Tela  Geração de Trancking foi adicionado o botão  Gerar Tracking,  para que possa ser gerado manualmente , caso não seja gerado automaticamente pelo Faturamento; foi adicionado também o campo Tipo de Caixa  para que seja possível selecionar caixa  na geração manual do tracking.

Configuração no Linx ERP

Cadastro de Parâmetro

Parâmetro TIPO_CAIXA_B2C para definir qual Tipo de Caixa Padrão será preenchida no B2C, ao selecionar os pedidos a serem faturados.


014053 - Configuração de Integrações Externa

  • Na tela 014053 - Configuração de Integrações Externas, deverá ser cadastrada essa nova integração seguindo as regras existentes hoje com as integrações com o ERP.
  • Informar os dados do correio (urls necessárias para comunicação);

150013 - Tipos de Caixa de Expedição

Criação de um Tipo de Caixa de Expedição na tela 150013.

Configurar o parâmetro TIPO_CAIXA_B2C

Só serão apresentadas as caixas no Faturamento cuja as dimensões estejam dentro das normas dos correios, até  200cm


Configurações B2C

Tela Formas de Envio

Para geração do código de Tracking automático no Linx B2C,  foi implementado o campo Tracking por API e um novo Campo Cartão Postagem, código fornecido aos clientes que possuem contrato com os Correios.


Implementação do campo Tracking por API na tela FORMAS DE ENVIO 

Faturamento

Menu Gerenciais> Consulta/Faturamento de Pedidos por Lote

Usar o filtro Processo: Pronto para separação;

Selecionar  o ícone Pesquisar ou F3

 

No Faturamento do B2C, Só serão apresentadas as caixas cuja as dimensões estejam dentro das normas dos correios, até  200cm.

Selecionar o pedido e selecionar a o ícone Faturamento.

 

Consultar o Pedido faturado:

Verifique que foi gerado o Tracking.


Tela de Geração Tracking

Caso no faturamento não tenha sido gerado o código de rastreio, será possível gerar na consulta através do botão Gerar Tracking.



  • A API dos Correios será chamada durante o processo de faturamento, após a validação da forma de envio.
  • A chamada à API será realizada via requisição HTTP, e o código de rastreamento será retornado em formato JSON.
  • Caso o código de rastreamento seja obtido com sucesso, ele será armazenado no banco de dados e associado ao pedido.
  • Sem rótulos