Visão Geral do Módulo

Este módulo foi projetado para mostrar o desempenho de clientes de uma determinada marca, em diversos prismas e visões pré-definidas. Proporciona também, as condições de acesso ao banco de dados para que o usuário construa suas próprias visões, por meio de consultas e relatórios (pivot tables).

Neste módulo de análise foi eleito o grid como a tela símbolo para diferenciar os módulos, a tela onde aparecem somente dados agregados, por universos (Rede, Lojas ou Carteira de Vendedores) ou por Grandes Segmentos (melhores, categorias, entre outros), também pode ser traduzida em um grid.

É fundamental  observar que, todos os indicadores sempre serão apresentados:

  • De forma agregada, como já ressaltado para todo o módulo e
  • Pelos registros da conta dos clientes alocados nas lojas e carteiras.

Isto significa que em uma tela que mostra indicadores do universo lojas, por exemplo, os indicadores serão referentes aos clientes alocadosnaquela loja no momento da apuração.

Este conceito acarreta a necessidade de atenção para os seguintes fatos:

1. Os indicadores da rede como englobam todo e qualquer universo e segmento menores que rede. Representam completamente a realidade do negócio no momento apurado;

2. Indicadores de universos menores que rede (lojas, carteiras e qualquer segmento), sempre vão se referir a agregações de clientes alocados nas lojas e carteiras no momento.

3. Como a alocação de clientes é dinâmica (em função das compras efetuadas) e pode mudar à cada processamento, comparações com valores apurados de outra forma, devem ser cuidadosamente realizadas ou mesmo evitar tais comparações.

Como a representatividade dos clientes alocados nas lojas e carteiras é muito grande e, para  fim de análises estatísticas e tendências de comportamento e hábitos de consumo, os resultados/realidades, medidos pelos indicadores apurados desta forma são totalmente válidos e representativos.Este conceito foi assim implementado para que se pudesse disponibilizar aos usuários do sistema, opções viáveis em termos de velocidade (tempo)  e segurança do processamento, que de outra forma seria proibitivo.Por exemplo, em vez de acessar todas as vendas de todos os clientes de forma individualizadas, que podem chegar a milhões de registros. Trabalha-se com os dados agregados das vendas de cada cliente no registro contas. Eleve estes números se falarmos de produtos e itens comprados.

Menus de Apoio:

  • Análise de Perfil Cadastral de Clientes;

Contagem de Clientes,por agrupamentos de atributos

  • Análise de Estatística de Contas;

Análise cenário atual, dos indicadores e taxas por Rede e Loja.

  • Resumo e Evolução;

O resumo mensal tem o objetivo: viabilizar apurações de informações e uso de ferramentas pivots para trabalhar em tempos de processamento e quantidade viáveis.As páginas (abas) com grupos de indicadores por Rede, Lojas e frequência de Compras.

  • Cokpitis e Indicadores

As informações apresentadas neste sub módulo estarão, basicamente, em formato de gráficos.

A maioria das informações exibidas nas telas dos sub módulos de Análise e Resumo/Evolução Histórica estão agrupados graficamente em formato de dashboards (painéis de indicadores). Como os indicadores são definidos e caracterizados por 3 tipos,dados descritivos, métricas e evolução, os gráficos mostram a informação que o indicador assume no momento, a avaliação se esta medida está boa ou ruim (métricas) e pela evolução mensal do indicador.

Nota

As telas relacionadas aos menus de apoio, sempre farão referencia a análise, seja, por Cliente, Rede ou Loja, o que varia é somente o agrupamento e a forma de apresentação.