Visão Geral do Módulo

Neste módulo estão disponíveis as funcionalidades para acesso aos grandes cadastros do sistema.As telas do módulo Cadastro e Cargas, como o próprio nome diz, são relacionadas à carga de dados e informações cadastrais de Redes e Lojas.

Neste módulo estão as funcionalidades para acesso aos grandes cadastros do sistema que são:

  • Cadastro de Clientes: dados de identificação de clientes, perfil e endereçamento;
  • Cadastro de Contas: dados de desempenho individual de clientes (total de compras, ranking, ticket médio, etc.);
  • Cadastro de Vendas: resumo das compras efetuadas (cupons);
  • Cadastro de Produtos/Itens: dados dos produtos comprados por cada cliente.

Menus de Apoio

Todos as informações das consultas deste módulo, foram imputados por meio de carga no banco de dados, portanto o módulo conta somente com consultas.

O acesso a estes cadastros estão, respectivamente:

  • Cadastro Contas e Clientes;

Dados de identificação de clientes, perfil e endereçamento.

Dados de desempenho individual de clientes (total de compras, ranking, ticket médio, etc.).

  • Cargas Vendas;

Vendas realizadas em um determinado período.

Resumo das compras efetuadas (cupons) com produtos.

  • Cadastros Básicos;

Os dados de Rede, Filiais , SKU Produtos e Vendedores,podem ser consultados por meio do sub menu Cadastros Básicos.

  • Tabelas de Apoio;

Nas Tabelas de Apoio são apresentadas apenas para consulta, as informações sobre os parâmetros default ou os escolhidos para as tabelas.

Os parâmetros podem ser alterados, apenas na implantação.Todas as consultas realizadas neste módulo, retornam sempre uma tela visualizada em um grid, que exibirá os registros individualmente.

Registros individuais referem-se a: Mostra os Clientes, Conta de Clientes e Vendas, de forma analítica.

  • Segmentações Especiais;

A Segmentação identifica o comportamento de um determinado grupo de clientes , de acordo com seu perfil de consumo.

Para acompanhamento de um grupo de clientes específico. (análise do resumo).

Menu Cadastro Contas e Clientes

Telas Relacionadas

  • Cadastro de Cliente
  • Conta Cliente

Tela Cadastro de Cliente

As informações apresentadas no Cadastro de Clientes, serão baseadas no cadastro do Linx ERP, e o numero de registro dependerá do período da carga efetuada.

Todo tipo de dados cadastrais do cliente como, nome, cidade,sexo e etc, serão trazidos nesta tela após o processamento da consulta, vale lembrar que qualquer campo da tela pode ser utilizado como filtro.

Tela Conta Cliente

É qualquer CPF associado a uma ou mais vendas, independente do cliente ser cadastrado ou não

As informações sobre clientes, em que tipo de carteira está alocado, quantidade de clientes de uma determinada categoria, esses dados podem ser analisados por meio da tela de Conta Cliente, nesta tela as consultas estarão sempre relacionadas a compras e movimentações de clientes nas lojas e carteira.

Essa tela é dividida em agrupamentos de Informações:

  • Info Contato

Dados de contato como, e-mail, telefone, e-mail etc.

  • Loja de Primeira Compra:

Indica qual a loja em que o cliente efetuou a primeira compra.

  • Loja de Alocação

Qual Loja o cliente está alocado.

  • Carteira de Alocação

Após processamento da pesquisa é possível visualizar as carteiras cadastradas e a quantidade de clientes alocados nela.

No caso se a carteira processada for uma carteira de transição o campo

  • Classificação

Classificações relacionada ao ciclo de vida de clientes, de acordo com seu perfil de compra.

Ex:Ativo, Inativo.

  • Programa de Fidelidade

Se é participante de um programa de fidelidade.

  • Data de:

Data de informações relacionadas as contas, como data de criação, e períodos de compras de clientes.

  • Ranking

Ranking por rede , Loja, Carteira e RFV.

  • Perfil Cadastro

Informações relacionadas ao perfil do cadastro.

Nota

Todas as telas tem como funcionalidade a configuração de filtros.

Menu Cargas de Vendas

Nas telas descritas abaixo serão apresentadas informações de histórico de vendas com foco em produto.

Telas Relacionadas:

  • Vendas
  • Análise de Vendas (Pivot)
  • Vendas por Produto
  • Análise de vendas por Produto (Pivot)

Tela Vendas

As informações apresentadas na tela de Cargas de Vendas serão baseadas no período inicial de vendas no Linx Retail CRM. Essas informações serão definidas na parametrização do sistema, que determinará as informações relevantes para primeira carga de dados,até a data do ultimo movimento processado.

Tela Vendas por Produto ( Pivot)

Algumas telas do Linx Retail CRM possuem a funcionalidade de Pivot.

Para verificar configurações de uma consulta no Pivot, consulte manual de Recursos Tecnológicos.

Tela - Análise de Vendas por Produto (Pivot)

Para verificar configurações de uma consulta no Pivot, consullte manual de Recursos Tecnológicos.

Nota

Todas as telas tem como funcionalidade a configuração de filtros.

Menu Cadastros Básicos

Nas telas descritas abaixo serão apresentadas informações relacionadas as telas de cadastros, todas informações apresentada nestas telas serão pré definidas nos cadastros básicos do Linx ERP.

Telas Relacionadas:

  • Rede
  • Filial
  • Sku Produto
  • Vendedores

Tela Rede

Por meio desta tela é possível consultar dados da rede que está vinculada a todas as lojas cadastradas.

O cadastro de rede é realizado no Linx ERP.

Tela Filial

Nesta tela será possível efetuar consultas de filiais associadas a redes.

Tela SKU Produto

  • Representada pelos atributos de produtos.
  • Informações baseadas no cadastro de Produtos do Linx ERP.

Tela Vendedores

Consulta relacionada ao cadastro de vendedores.

Nota

Todas as telas tem como funcionalidade a configuração de filtros.

Menu Tabela de Apoio

Para que algumas informações relacionadas às consultas estejam corretas, é necessário realizar algumas parametrizações prévias.

Essas informações são referentes às Tabelas de Apoio e são padrão do Linx Retail CRM

Nas tabelas de apoio são definidas informações que permitem o início efetivo de outras operações e originam uma série de atualizações em termos de consultas de clientes,vendas e estatísticas.

Telas Relacionadas:

  • Categoria RFV

Classificação do Cliente no Cadastro

Ex: A, B, C.

  • Categoria de Valor

Classifica a carteira de clientes em grupos, baseado no RFV.

  • Categoria Customizada

Tipo de Categoria definida pelo cliente.

  • Conta Ciclo de Vida

Cliente Ativo ou Inativo.

  • Faixa Etária

Informações relacionadas a faixa etária (idade) dos clientes processados na consulta.

  • Correção de Valores

Principal funcionalidade, fazer o ranking de clientes.Clientes que não compram há algum tempo precisam ter seu peso diminuído em relação aos clientes que compraram recentemente.

Nessa tela está esse fator de desvalorização do valor pago pelo cliente.

  • Quadrante FV

Melhores FV = Muito importante, pois é o cliente responsável pela maior parte do faturamento da empresa.

Gastadores = proporcionam um menor faturamento por não serem tão frequentes apesar do valor da comissão elevado.

Freqüentes = corresponde ao cliente que possui compromisso com a empresa, devido ao seu tempo como cliente apesar do baixo valor de comissão.

Eventuais = qualifica o cliente que compromete a empresa, pois tem pouca freqüências além de um baixo valor de comissão.

  • Segmentação:

A segmentação é utilizada para separação e análise de um grupo especifico de clientes, e acordo com seu perfil de compras .

  • Tipo Bloqueio:

Nesta tela é possível visualizar os tipos de bloqueios para clientes existentes no Lins Retail CRM

  • Conceito:

Nesta tela é possível visualizar os tipos de conceitos para clientes.

Ex: Bom, ótimo.

  • Tipo Varejo:

Nessa tela é possível classificar o tipo de cliente da Loja.

  • Pontualidade:

Indica se o cliente é cliente é pontual ou não.

Nota

Todas as telas tem como funcionalidade a configuração de filtros.

Segmentações Especiais 

As ferramentas de segmentação seleção de dados e recursos de planejamento, gestão e análise de campanhas incrementam a eficácia das atividades de marketing e possibilitam um maior acompanhamento dos indicadores de desempenho.

Telas Relacionadas:

  • Segmentação
  • Segmentação Especial

Segmentação

Permite análise e identificação de grupos de clientes com necessidade e preferências homogêneas ou com algum grau de homogeneidade, grupos de clientes com necessidades e preferências semelhantes.

Segmentação Especial Clientes

Permite análise detalhada de uma segmentação especifica cadastrada de acordo com perfis determinado pelo cliente.

Nota

Todas as telas tem como funcionalidade a configuração de filtros.