Abertura de Pedido
Como abrir um pedido
1. Para abrir um novo pedido, clique no botão Lançamento de Pedido, em destaque na tela inicial:
2. Na tela seguinte, clique na opção Abertura de Pedido:
3. Ao selecionar essa opção, será solicitada a autenticação do Representante/Cliente. Informe o CNPJ e Senha desejados e em seguida clique em Entrar.
Nota
Essa informação deverá ser previamente cadastrada pela Matriz.
4. A seguinte tela será exibida:
5. No primeiro box exibido, selecione a filial para Vendas.
6. No segundo box digite o cliente ou o filtro para busca do cliente desejado. Para realizar o filtro, informe o código do cliente ou nome do cliente entre o sinal de "%".
Exemplo: %nome do cliente%.
Pode ser informado também somente o sinal de "%", e ao clicar em "Enviar", será exibida uma lista de clientes na tela, conforme indicado a seguir:
7. Após a seleção do cliente, a tela de cadastro de pedidos será aberta, onde exibe: Número do pedido, Cliente, Representante, Qtde Total, etc.
Nota
Após o encerramento do pedido, o sistema envia automaticamente o email com os dados inseridos ao solicitante.
Verificação dos pedidos em aberto
Ao realizar login e senha conforme detalhado no item 4, a tela a seguir será exibida. Neste momento, é possível verificar os pedidos em aberto para a Matriz e/ou Cliente desejado.
1. Para verificar os pedidos, clique no ícone , conforme destaque:
2. Em seguida, os detalhes do pedido selecionado serão exibidos:
Os botões a seguir alteram e excluem dados dos pedidos, respectivamente: e .
Outras funcionalidades
No decorrer de todas as operações e consultas desta tela, é possível utilizar as seguintes opções (localizada no canto superior direito):
Salvar pedido. | |
Imprimir pedido. | |
Enviar email do pedido. | |
Fechamento do pedido: Essa função permite Finalizar ou Suspender o pedido. Finalizar um pedido significa que ele está liberado para aprovação da Matriz e não poderá mais ser alterado pelo Representante/Cliente. Suspender significa que o pedido ainda está sendo cadastrado pelo representante/cliente. | |
Excluir pedido. | |
Lançamento por barras: Permite o lançamento dos dados por forma de digitação ou ao realizar a leitura do código de barras. | |
Retorna à tela anterior. |
Pedidos Reprovados
No menu principal, é possível visualizar pedidos que foram reprovados pela Matriz. Os procedimentos possíveis para um pedido reprovado são:
- Exclusão do pedido: Neste caso, ele não permanece mais na carteira de pedidos do representante que o gerou.
- Alteração do pedido: Neste caso, é possível reabrir o pedido e o representante pode efetuar mudanças como: alteração na quantidade, exclusão de itens, entre outras alterações para que o pedido passe pelo novo processo de aprovação da Matriz.
Ao clicar na opção, a tela seguinte exibe a listagem dos pedidos reprovados (se houver):
Ao utilizar a opção Filtro de Pedidos:
1. Selecione o Cliente desejado
2. Insira a data de emissão inicial e final
3. Clique em Pesquisar.
É possível excluir ou reabrir todos os pedidos do filtro realizado, conforme botões em destaque:
Email de Pedidos em Lote
É possível enviar e-mail dos pedidos realizados, em lote, para que os clientes sejam informados dos detalhes e status do pedido. Verifique o procedimento:
1. No menu inicial, clique no tópico Lançamento de Pedidos e em seguida na opção em destaque Email de Pedidos em Lote:
2. No canto esquerdo da tela, serão exibidos os campos para preenchimento dos filtros:
3. Preencha as opções que deseja pesquisar e clique na opção Pesquisar. A seguinte tela será exibida informando o resultado do filtro:
4. Ao clicar no checkbox "Enviar cópia para Representante", os dados do pedido serão enviados ao cliente selecionado e também ao representante deste cliente.
Ao clicar no checkbox "Atualizar Email", é possível atualizar o email do cliente antes de enviar os dados.
Consulta Pedidos de Venda
Na opção Consulta Pedidos de Venda, é possível consultar pedidos já cadastrados no sistema com suas respectivas posições de aprovação, dados de faturamento, saldos pendentes, entre outras informações. Verifique:
1. No menu inicial, clique no tópico Lançamento de Pedidos e em seguida na opção Consulta Pedidos de Venda:
2. No canto esquerdo da tela, serão exibidos os campos para preenchimento dos filtros:
3. Preencha as opções que deseja buscar e clique na opção Pesquisar. A seguinte tela será exibida informando o resultado do filtro, onde é relatado:
- Valores e Quantidades Original, Entregue, a Entregar
- Devoluções
- Embalado na expedição a espera de faturamento
- Datas de entrega e limite
- Preços
- Aprovações
Nota
Use a barra de rolagem na horizontal para visualizar todos os dados.
Posição Financeira
É possível visualizar a posição financeira dos clientes cadastrados na base de dados na opção Posição Financeira. Para isso, realize:
1. Abra o menu inicial e selecione a opção Posição Financeira:
2. A seguinte tela será exibida. Selecione o cliente desejado e clique na opção Enviar:
3. O resultado da pesquisa será exibido, onde é relatado:
- Valor Total disponível
- Valor de títulos vencidos
- Valor de títulos à vencer
- Valor de títulos vencendo na data atual
- Limite de crédito
- Total de Vendas
- Limite Líquido
- Faturas em Aberto, Data de Vencimento e Dias em Atraso.


















