Abertura de Pedido

Como abrir um pedido

1. Para abrir um novo pedido, clique no botão Lançamento de Pedido, em destaque na tela inicial:


2. Na tela seguinte, clique na opção Abertura de Pedido:


3. Ao selecionar essa opção, será solicitada a autenticação do Representante/Cliente. Informe o CNPJ e Senha desejados e em seguida clique em Entrar.

Nota

Essa informação deverá ser previamente cadastrada pela Matriz.


4. A seguinte tela será exibida:


5. No primeiro box exibido, selecione a filial para Vendas.

6. No segundo box digite o cliente ou o filtro para busca do cliente desejado. Para realizar o filtro, informe o código do cliente ou nome do cliente entre o sinal de "%".

Exemplo: %nome do cliente%.

Pode ser informado também somente o sinal de "%", e ao clicar em "Enviar", será exibida uma lista de clientes na tela, conforme indicado a seguir:


7. Após a seleção do cliente, a tela de cadastro de pedidos será aberta, onde exibe: Número do pedido, Cliente, Representante, Qtde Total, etc.


Nota

Após o encerramento do pedido, o sistema envia automaticamente o email com os dados inseridos ao solicitante. 

Verificação dos pedidos em aberto

Ao realizar login e senha conforme detalhado no item 4, a tela a seguir será exibida. Neste momento, é possível verificar os pedidos em aberto para a Matriz e/ou Cliente desejado.

1. Para verificar os pedidos, clique no ícone , conforme destaque:


2. Em seguida, os detalhes do pedido selecionado serão exibidos:

Os botões a seguir alteram e excluem dados dos pedidos, respectivamente: e .

Outras funcionalidades

No decorrer de todas as operações e consultas desta tela, é possível utilizar as seguintes opções (localizada no canto superior direito):

 

Salvar pedido.

Imprimir pedido.

Enviar email do pedido.

Fechamento do pedido: Essa função permite Finalizar ou Suspender o pedido.

Finalizar um pedido significa que ele está liberado para aprovação da Matriz e não poderá mais ser alterado pelo Representante/Cliente.

Suspender significa que o pedido ainda está sendo cadastrado pelo representante/cliente.

Excluir pedido.

Lançamento por barras: Permite o lançamento dos dados por forma de digitação ou ao realizar a leitura do código de barras.

Retorna à tela anterior.

Pedidos Reprovados

No menu principal, é possível visualizar pedidos que foram reprovados pela Matriz. Os procedimentos possíveis para um pedido reprovado são:

  • Exclusão do pedido: Neste caso, ele não permanece mais na carteira de pedidos do representante que o gerou.
  • Alteração do pedido: Neste caso, é possível reabrir o pedido e o representante pode efetuar mudanças como: alteração na quantidade, exclusão de itens, entre outras alterações para que o pedido passe pelo novo processo de aprovação da Matriz.


Ao clicar na opção, a tela seguinte exibe a listagem dos pedidos reprovados (se houver):


Ao utilizar a opção Filtro de Pedidos:

1. Selecione o Cliente desejado

2. Insira a data de emissão inicial e final

3. Clique em Pesquisar.
É possível excluir ou reabrir todos os pedidos do filtro realizado, conforme botões em destaque:

Email de Pedidos em Lote

É possível enviar e-mail dos pedidos realizados, em lote, para que os clientes sejam informados dos detalhes e status do pedido. Verifique o procedimento:

1. No menu inicial, clique no tópico Lançamento de Pedidos e em seguida na opção em destaque Email de Pedidos em Lote:


2. No canto esquerdo da tela, serão exibidos os campos para preenchimento dos filtros:


3. Preencha as opções que deseja pesquisar e clique na opção Pesquisar. A seguinte tela será exibida informando o resultado do filtro:


4. Ao clicar no checkbox "Enviar cópia para Representante", os dados do pedido serão enviados ao cliente selecionado e também ao representante deste cliente.

Ao clicar no checkbox "Atualizar Email", é possível atualizar o email do cliente antes de enviar os dados.

Consulta Pedidos de Venda

Na opção Consulta Pedidos de Venda, é possível consultar pedidos já cadastrados no sistema com suas respectivas posições de aprovação, dados de faturamento, saldos pendentes, entre outras informações. Verifique:

1. No menu inicial, clique no tópico Lançamento de Pedidos e em seguida na opção Consulta Pedidos de Venda:


2. No canto esquerdo da tela, serão exibidos os campos para preenchimento dos filtros:


3. Preencha as opções que deseja buscar e clique na opção Pesquisar. A seguinte tela será exibida informando o resultado do filtro, onde é relatado:

  • Valores e Quantidades Original, Entregue, a Entregar
  • Devoluções
  • Embalado na expedição a espera de faturamento
  • Datas de entrega e limite
  • Preços
  • Aprovações


Nota

Use a barra de rolagem na horizontal para visualizar todos os dados. 

Posição Financeira

É possível visualizar a posição financeira dos clientes cadastrados na base de dados na opção Posição Financeira. Para isso, realize:

1. Abra o menu inicial e selecione a opção Posição Financeira:


2. A seguinte tela será exibida. Selecione o cliente desejado e clique na opção Enviar:


3. O resultado da pesquisa será exibido, onde é relatado:

  • Valor Total disponível
  • Valor de títulos vencidos
  • Valor de títulos à vencer
  • Valor de títulos vencendo na data atual
  • Limite de crédito
  • Total de Vendas
  • Limite Líquido
  • Faturas em Aberto, Data de Vencimento e Dias em Atraso.