Skip to end of metadata
Go to start of metadata
 QUESTÕES SOLUCIONADAS NESTE GUIA
  • O que muda na nova versão na NF-e 4.0?
  • Como atualizar meu sistema?
  • Onde faço as alterações para as adequações?

Nota Fiscal Eletrônica 4.0 - Configurando o EMSys3.

A versão anterior 3.10 será desativada em 02/07/2018 para NF-e e 01/10/2018 para NFC-e. 
Novo layout começa a valer a partir de 2 de Agosto/2018. 

Dentre as principais mudanças desta versão podemos destacar:

  • Alterações no layout;
  • Novas validações;
  • E Inclusão de novos campos.

Porém as principais mudanças dizem respeito às características técnicas, tais como:

  • Comunicação: o protocolo de segurança para comunicação na internet, passou a reconhecer apenas a versão 1.2 ou superior do protocolo TLS, não sendo mais aceita via protocolo SSL.
  • Layout: O layout da NF-e sofreu alteração em diversos grupos e campos do arquivo XML (tags).
  • Regras de Validação: As regras de validação alteradas, foram principalmente aquelas vinculadas aos novos campos ou novos controles, que tem como objetivo melhorar a qualidade das informações prestadas pelas empresas à SEFAZ.
  • DANFE: O layout do DANFE permanece inalterado, porém, as informações relativas ao Fundo de Combate à Pobreza, devem ser informadas no campo de informações adicionais do produto, e os totais, nas Informações Adicionais de Interesse do Fisco (infAdFisco).

    Atualizações no EMSys

    Para adequar nosso sistema com essa nova estrutura que a NF-e v.4.00 trás, o Linx EMSys implementou novas rotinas para atender ao novo layout da NF-e, as quais podem ser encontradas a partir da versão 3.5.21.627 no Service Pack 22.

    Importação NF-e via Arquivo XML

    O EMSys já está preparado para utilizar a tela de Nota Fiscal de Entrada com a importação do arquivo XML na versão NF-e 4.0.

Importante

Para que a NF-e 4.0 siga seu fluxo corretamente, o sistema operacional da máquina precisa conter no mínimo o Windows na versão 7 ou superior com mínimo de atualização do Service Pack 1 acima, isso para não haver conflitos com protocolos de integração entre o EMSys e a SEFAZ.

Configurações da NF-e 4.0

Para que as notas fiscais sejam emitidas na versão 4.00, é preciso habilitar o layout desta nova versão, isto pode ser feito acessando o menu Sistema > Parâmetros Empresa > NF-e > Versão Layout NF-e. 



FCP no Cadastro do NCM

No cadastro do NCM localizado no menu Fiscal > NCM (Nomenclatura Comum Mercosul) deverá ser informado na aba FCP (Fundo de Combate a Pobreza) o estado, a data de início e sua respectiva alíquota. Para cada NCM tem-se como boa prática incluir o FCP para o estado tanto do emitente como do destinatário.


Otimizador de Alíquota FCP

Otimizador de alíquota FCP localizado no menu Fiscal > Otimizador de Alíquota FCP tem como objetivo facilitar o preenchimento das alíquotas do FCP para cada tipo de NCM e estado. 


Informações

Este otimizador tem o intuito de lançar a mesma alíquota para o mesmo estado de todos os NCM.

Exemplo: Temos o NCM cujo código é 22021000: Ao utilizar o otimizador vamos colocar no campo código NCM iniciados em “22”. Sendo assim, todas os NCMs iniciados com este código serão automaticamente atualizados.

Inclua o início do código do NCM, o estado, a data de inicio e a alíquota correspondente e clique em executar.


Importante

Para saber o valor de alíquota do FCP - Fundo de combate a pobreza, entre em contato com seu contador.



Validação do GTIN (Código de Barras)

Serão validados os códigos de barras enviado no documento eletrônico de acordo com o Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) mantido pela GS1 que controla o Cadastro Nacional de Produtos (CNP). Caso não seja informado um código de barras, ou este seja inválido, os campos referentes ao código de barras do arquivo xml serão apresentados como SEM GTIN, porém é de extrema importância que esta informação seja preenchida corretamente.





Entrada de NF-e Manual

Do mesmo modo que a Nota Fiscal de Entrada é importada por arquivo XML, o EMSys está preparado para o lançamento da Nota Fiscal de Entrada manualmente na NF-e 4.0.

A partir da versão 3.5.21.627, a função de lançamento manual/importação NF-e da Nota Fiscal de Entrada agora recebe duas novas opções no campo Mod.Frete:

  • Transporte Próprio Emitente
  • Transporte Próprio Destinatário.

Importante

Os lançamentos de Notas Fiscais de Entrada ocorrerão normalmente, porém, para conter os novos campos mencionados acima que a NF-e 4.0 trás, é preciso estar na versão 3.5.21.627 ou posterior e no Service Pack 22.

A não atualização para a versão mínima recomendada acima, receberá normalmente a entrada na NF-e, porém não contemplará os novos campos que a NF-e 4.0 trás consigo.

  • Transporte Próprio Emitente
  • Transporte Próprio Destinatário

Possibilitando que seja informado manualmente o tipo de transporte ou que mantenham as informações constantes no arquivo XML..


Pontos de Atenção

Houve alteração de tags no arquivo XML da NF-e v4.00 em comparação a nota v3.10, conforme abaixo:

  • ICMS e Fundo de Combate à Pobreza

Versão 3.10 : Percentual ICMS – neste campo a informação estava agrupada no campo pICMS. Por exemplo: 20%

Versão 4.00 : Os campos foram desmembrados em dois campos: pICMS e pFCP. Por exemplo: 18% % pICMS + 2% pFCP totaliza 20%.

#Dica Linx

Veja o #Dica Linx sobre a alteração do layout e principais mudanças: Alterações de Leiaute e Principais Mudanças na NF-e 4.00




Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.

Write a comment…