• Como gerar o relatório curva abc?
  • Curva ABC de venda

Relatório Curva ABC de venda


Curva ABC é uma ferramenta gerencial que auxilia a identificação dos itens que necessitam de uma “atenção” especial do gestor, seja por algum tipo de deficiência, seja por lucro, venda ou produtividade com parâmetros que fogem dos fatores costumeiros permitindo o tratamento adequado quanto à sua importância relativa.


No caso da gestão de estoque a divisão é feita da seguinte forma:


GRUPO A: materiais com maior valor, peso ou volume devem receber mais atenção. São mais importantes e quivalem a 20% dos itens – 70% do valor monetário


GRUPO B: Intermediários – 30% dos Itens, 20% do valor


GRUPO C: menor importância. Dão maior tempo para análise e tomada de decisão. 50% do estoque, 10% do valor.


Nesta classificação ABC de itens de estoque tida como típica apresenta uma configuração na qual 20% dos itens são considerados A e que estes respondem por 70% do valor de demanda ou consumo.
Os itens B representam 30% do total de número de itens e 20% do valor de demanda ou consumo.
Tem-se ainda que os restantes 50% dos itens e 10% do valor de consumo serão considerados de classe C.
É importante observar que o princípio ABC no qual uma pequena percentagem de itens é responsável por uma grande percentagem do valor de demanda ou consumo o que normalmente ocorre.
Uma análise ABC deve obrigatoriamente refletir a dificuldade de controle de um item e o impacto deste item sobre os custos e a rentabilidade, o que de certa maneira pode variar de empresa para empresa. 
Classificando os Estoques e Determinando Prioridades
O método de preparo de uma curva ABC depende exclusivamente das necessidades da empresa em especial, sendo dificilmente aplicada de uma empresa sobre a outra.

Independente da aplicação da curva (ambiente em que será introduzida) seu resultado será sempre o de classificar de maneira fácil os melhores, intermediários e não tão bem usados meios de produção/execução. Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-uso-da-curva-abc-nas-empresas/26441/


O sistema EMSys3, traz estas informações para você, facilitando a gestão. 

Para verificar a curva ABC de vendas acesse: Gerencial > Curva ABC de venda

Com a tela aberta determine as informações:

  • Informe o período desejado de análise. 
  • Estabeleça o critério, sendo por  valor ou quantidade.
  • Determine o % (percentual) para análise, sendo 70% para A e 20% para B.

    Nota

    No exemplo acima, determinei que quero saber, os itens que representam 70% da minha venda dentro da classificação A e 20% dentro da classificação B. O restante dos itens, automaticamente entrarão na classificação C.

    Dependendo da data selecionada os itens da classificação podem alterar.

Visualização do relatório, conforme informações fornecidas.



A curva ABC é uma importante ferramenta para a administração, possibilita também informações estratégicas para a realização de compra de mercadorias, exclusão de itens (redução de estoques, controle sobre o(s) produto(s) entre outras formas de controles.

O ponto-chave da Curva ABC é ver – constatar – que as maiores parcelas do VALOR (acumulado) correspondem às menores parcelas da QUANTIDADE. Quanto mais desuniforme a distribuição, mais se acentua a Curva ABC. Mais interessante e vantajosa se torna a sua aplicação.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-uso-da-curva-abc-nas-empresas/26441/

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