1 Configurações
1.1 Permissões de Acesso
1.2 Integração de Dados
1.3 Configuração dos Arquivos
1.4 Configurações do IdentFID
2 Funcionalidades
2.1 Funcionários
2.1.1 Dados Principais
2.1.2 Informações Adicionais
2.2 Grupos de pessoas
2.2.1 Venda
2.2.2 Vencimentos
2.2.3 Pessoas
2.2.4 Políticas de Preço
2.2.5 Restrição de Vendas
2.3 Produtos
2.3.1 Principal
2.3.2 Fiscal
2.3.2.1 Tributação
2.3.2.2 CFOP
2.3.2.3 Pis/Cofins
2.3.2.4 IPI
2.3.3 Empresa
2.3.4 Estoque
2.3.4.1 Depósito
2.3.4.2 Lote
2.3.4.3 Fatores de Conversão
2.3.5 Fornecedor
2.3.6 Informações
2.3.7 Composição
2.3.7.1 Matéria-Prima
2.3.7.2 Complementos
2.3.7.3 Obs. Preparo
2.3.8 Pontos
2.3.9 Opções
2.3.10 Consultas
2.3.10.1 Movimentação
2.3.10.2 Entradas
2.4 Kit de produtos
2.4.1 Principal
2.4.2 Empresa
2.4.3 Estoque
2.4.4 Produtos
2.4.5 Pontos
2.4.6 Distribuidora
2.5 Grupo de produtos
2.5.1 Subgrupos
2.5.2 Fiscal
2.5.3 Estoque
2.5.4 Produtos
2.5.5 Pontos
2.5.6 Comanda Eletrônica
2.5.7 Opções
2.6 Clientes
Introdução
O sistema de Automação Ipiranga permitirá gerenciar o Cadastro padrão importado pela Ipiranga. Serão importados para o sistema as informações dos cadastros de Funcionários, Grupos de pessoas, Produtos, Kit de produtos e Grupo de produtos.
Para informações referentes aos demais cadastros, acessar o manual de Cadastros – Geral.
Para utilizar o menu de Cadastros do sistema juntamente com as informações da Ipiranga será necessário efetuar a integração dos dados importados com o banco de dados da Automação Ipiranga e configurar as permissões necessárias.
1 Configurações
As permissões de acesso e configurações necessárias para utilizar o sistema de Automação Ipiranga serão descritas a seguir.
1.1 Permissões de Acesso
As permissões de acesso poderão ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Gerencial> Configurações> Usuários> Grupos de Usuários> aba Configurações, conforme imagem a seguir:
A seguir, lista das permissões disponíveis:
- Cadastros;
- Integração Ipiranga – Permite importar cadastro padrão;
- Integração Ipiranga – Permite exportar dados;
- Cadastros/Produtos – Permite cadastro de produtos em posição livre.
1.2 Integração de Dados
A Integração de Dados será necessária para o correto funcionamento das rotinas de cadastro do sistema de Automação Ipiranga.
1.3 Configuração dos Arquivos
Todas as movimentações realizadas no módulo Caixa da Automação Ipiranga deverão ser enviadas para a Ipiranga.
O sistema possibilitará o envio destas informações através do menu Configurações. Para que a exportação destas informações seja possível, algumas configurações serão necessárias.
O acesso à tela ao lado será restrito aos funcionários da Linx Sistemas no momento da implantação.
Para acessar esta tela, acessar Gerencial> Configurações> Módulos> Ipiranga> Configurações e a imagem acima será demonstrada.
Nesta tela será informado quais itens que serão exportados e habilitados para uso nas empresas, lembrando que será possível utilizar apenas alguns fatores de negócio da Ipiranga por empresa. Ex: a empresa UM não irá trabalhar com o negócio Pista, será utilizado apenas o Troca de Óleo e Conveniência em quanto na empresa DOIS utilizará Pista e Conveniência.
As informações de configuração de multi empresa estarão disponíveis apenas na empresa matriz, sendo ela a única a realizar a importação do cadastro padrão e sincronizando as informações para as demais empresas da rede.
1.4 Configurações do IdentFID
Para que a informação do VIP que realizou o abastecimento seja exibida no abastecimento correspondente será necessário configurar um equipamento específico que efetua a liberação dos abastecimentos. Este equipamento foi produzido pela Companytec e é chamado de IdentFID.
As configurações do IdentFID deverão ser feitas no módulo Configuração da Estação, no módulo Gerencial nas configurações da Automação de Bicos e no cadastro de Funcionários (VIPs).
Para configurar a Estação, acessar a aba Leitores RFID, conforme imagem a seguir:
Na guia RFID concentrador informar os campos:
- Modelo: selecionar neste campo a opção IdentFID 2 - Companytec;
- Porta: informar neste campo o mesmo número de porta informado na automação de bombas;
- Tipo Cartão: selecionar neste campo o Modelo 1, 2 ou 3 conforme informação fornecida pela própria Companytec.
Na guia Modo de Conexão selecionar a opção Integrado com a automação de bombas.
Na guia Leitor Local informar os campos:
- Modelo: selecionar neste campo a opção Leitor RFID da bomba;
- Leitor/Porta: informar neste campo como padrão o valor 04.
Ainda neste módulo, na aba Aparência marcar a opção Exibir lista de pendência dos bicos em uma janela separada. Esta informação deverá ser marcada em todos os caixas para que apresente o frentista que liberou a bomba, caso contrário, não irá apresentar.
Abaixo segue imagem da aba:
E por último, no módulo Gerencial acessar Configurações> Automação de Bicos> Configurar, e marcar a opção Controlar automação RFID conforme imagem a seguir:
2 Funcionalidades
Após as configurações terem sido feitas, as informações do cadastro Ipiranga estarão disponíveis na Automação Ipiranga. O menu Cadastros possui grande importância na utilização do sistema e seu correto uso será essencial para o funcionamento da Automação Ipiranga. A seguir alguns destes cadastros serão detalhados.
2.1 Funcionários
O cadastro de Funcionários da Automação Ipiranga permitirá cadastrar as informações pessoais e bancárias dos VIPs (Vendedores Ipiranga) contratados em cada estabelecimento. Este cadastro fornecerá uma maior organização, possibilitando cadastrar dados importantes referentes aos funcionários.
Para que o cadastro dos VIPs esteja sempre atualizado, o sistema irá exibir uma mensagem mensalmente lembrando-os de atualizar o cadastro. Apenas funcionários com perfil de acesso ao sistema poderão realizar inclusões/alterações no cadastro dos VIPs.
Para cadastrar um VIP, acessar Gerencial> Cadastros> Funcionários, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Salvar: permitirá registrar as informações inseridas no cadastro do VIP;
- Reverter: permitirá retornar as informações do último registro salvo;
- Excluir: permitirá excluir o cadastro do VIP selecionado;
- Novo: permitirá cadastrar um novo VIP;
- Procurar: permitirá localizar um VIP previamente cadastrado;
- Digital: permitirá registrar a biometria do VIP. Esta opção somente será habilitada para estabelecimentos com o módulo Biometria ativo;
- Log: permitirá visualizar um relatório do registro de eventos executados no cadastro do VIP;
- Fechar: permitirá fechar a tela atual.
Nesta tela, a guia Identificação possui os campos:
- Código: será preenchido automaticamente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo;
- CPF: informar o número do CPF do VIP;
- Nome: informar o nome completo do VIP;
- Grupo: selecionar o grupo de pessoa ao qual o VIP será vinculado. Grupos de pessoas poderão ser cadastrados conforme capítulo 2.2;
- Empresa: selecionar para qual empresa o VIP será contratado. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações> Parâmetros> Empresas.
Marcar a opção Inativo fará com que o VIP se torne inoperante, mas continue cadastrado no sistema.
O sistema validará os campos Nome e CPF. Caso o usuário altere o nome de um VIP, o sistema irá automaticamente apagar o CPF. Esta precaução visa evitar o reaproveitamento de códigos, assim, novos VIPs nunca serão registrados com o CPF de outra pessoa.
2.1.1 Dados Principais
A aba Dados Principais permitirá cadastrar as informações pessoais e para contato do funcionário. Esta aba possui os campos:
- Logradouro: informar o logradouro da residência do VIP;
- Número: informar o número da residência do VIP;
- Complemento: informar o complemento;
- Bairro: informar o bairro do endereço informado;
- Município: informar o município do endereço informado;
- UF: informar o estado do endereço informado;
- Sexo: informar o sexo do VIP;
- País: informar o país do endereço informado;
- CEP: informar o CEP do endereço informado;
- Telefone: informar o número de telefone do VIP;
- Celular: informar o número do celular do VIP;
- Data nasc.: informar a data de nascimento do VIP;
- RG: informar o número do RG do VIP;
- Órgão exp.: informar o órgão expedidor do RG informado;
- Data exp.: informar a data de expedição do RG informado;
- E-mail: informar o e-mail do VIP;
- Data cad.: informar a data do cadastro do VIP;
- Cargo: informar o cargo do VIP;
- Data adm.: informar a data de admissão do VIP.
- Constar em: marcar a opção Clientes para incluir o VIP na relação de Clientes e/ou Entregadores para incluir o VIP na relação de Entregadores.
- Observação: permitirá informar uma observação referente ao VIP;
- Negócio: permitirá selecionar uma das opções a seguir:
- Pista: marcar esta opção indicará que o VIP comercializará produtos da pista;
- Conveniência: marcar esta opção indicará que o VIP comercializará produtos da loja;
- Pista: marcar esta opção indicará que o VIP comercializará produtos referentes a pista;
- Troca de Óleo: marcar esta opção indicará que o VIP comercializará produtos da troca de óleo;
- Regra do Grupo: marcar esta opção indicará que o VIP será vinculado ao Negócio configurado no grupo de pessoas ao qual ele pertence. Grupos de pessoas poderão ser cadastrados conforme capítulo 2.2.
O sistema permitirá a venda de produtos locais, exceto para as franquias de lubrificação (Jet Oil e Jet Oil Motos). Os produtos serão distribuídos da seguinte forma:
- 20 produtos locais: para a loja;
- 30 produtos locais: para a padaria. (Somente lojas com padaria);
- 1000 produtos locais: para a pista.
Os Caixas AM/PM poderão ser abertos apenas por VIPs associados ao Negócio Conveniência. Para configurar os PDVs, acessar Gerencial> Parâmetros> Caixas Ponto de Venda e configurar o campo Negócio na aba Configurações, conforme imagem a seguir:
Isto fará com que, no fechamento da venda, o campo Vendedor seja preenchido automaticamente, no entanto este campo permitirá alteração. O preenchimento do campo Vendedor será obrigatório. Neste campo, informar o VIP que realizou a movimentação durante o fechamento da venda no Caixa da Conveniência, conforme imagem a seguir:
Somente os VIPs associados ao Negócio correspondente aos produtos vendidos poderão ser selecionados. Esta característica foi implementada já que, em alguns casos, o estabelecimento possui somente um PDV para pista e conveniência. Produtos de pista, por exemplo, somente poderão ser associados a um VIP de Pista. Neste caso o bloqueio não será por PDV.
A venda cruzada de produtos será permitida no sistema, respeitando a legislação vigente. A Conveniência poderá vender todos os produtos, Conveniência, Pista e Troca de Óleo. A Pista poderá vender os produtos da pista e da Jet troca de óleo. Já a Troca de Óleo poderá vender apenas os produtos da própria troca de óleo.
A venda cruzada somente será permitida caso os negócios (Conveniência, Pista e Troca de Óleo) possuam o mesmo CNPJ e a mesma Inscrição Estadual. Qualquer outra situação não citada anteriormente não será autorizada pelo sistema.
No módulo Caixa da Pista, o sistema exibirá, ao lado de cada linha de abastecimento, o funcionário que realizou o abastecimento, conforme imagem a seguir:
Lembrando que para que esta informação seja exibida, no cadastro de Funcionários (VIPs) deve ser inserido a identificação RFID do VIP e as configurações do equipamento IdentFID devem ser realizadas conforme capítulo 1.4.
2.1.2 Informações Adicionais
A aba Informações Adicionais permitirá cadastrar as informações adicionais do VIP. Por exemplo: conta bancária, escolaridade, dentre outros, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações bancárias possui os campos:
- Banco: selecionar o banco onde o VIP possui conta. Bancos poderão ser cadastrados em Cadastros> Tabelas;
- Agência: informar o número da agência onde o VIP possui conta;
- Conta corrente: informar o número da conta corrente do VIP.
A guia Outras informações possui os campos:
- Data exame sangue: informar a data do último exame de sangue feito no VIP;
- Data exame ASO: informar a data do último exame ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) emitido para o VIP;
- Data carteira saúde: informar a data da carteira de saúde do VIP;
- Número PIS: informar número do registro de PIS do VIP;
- Carteira de trabalho: informar o número da carteira de trabalho do VIP;
- Filhos: selecionar se o VIP possui filhos ou não;
- Grau de instrução: selecionar o grau de instrução do VIP;
- Estado civil: selecionar o estado civil do VIP.
A guia Naturalidade possui os campos:
- Município: selecionar o município onde o VIP nasceu;
- UF: será preenchido automaticamente, com a unidade federativa, ao selecionar um município;
- País: será preenchido automaticamente, com o país, ao selecionar um município.
A guia Filiação possui os campos:
- Nome da mãe: informar o nome da mãe do VIP;
- Nome do pai: informar o nome do pai do VIP.
Clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de funcionários para registrar as informações.
2.2 Grupos de pessoas
O cadastro de Grupo de pessoas permitirá criar um conjunto de regras a serem aplicadas aos clientes, funcionários, fornecedores e empresas de maneira rápida, não sendo necessária a configuração para cada pessoa separadamente. Quando o sistema Automação Ipiranga é instalado, o cadastro de Grupos de pessoas já vem com quatro grupos cadastrados como padrão, são eles: empresa, funcionários, fornecedores e clientes. Cada cliente cadastrado obrigatoriamente será vinculado a um grupo de pessoas.
Para cadastrar um Grupo de pessoas, acessar Gerencial> Cadastros> Grupos de pessoas, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Salvar: permitirá registrar as informações inseridas;
- Excluir: permitirá excluir o grupo de pessoas selecionado;
- Novo: permitirá cadastrar um novo grupo de pessoas;
- Procurar: permitirá localizar um dos grupos de pessoas previamente cadastrados;
- Fechar: permitirá fechar a tela atual.
Nesta aba, a guia Informações do Grupo de Pessoa possui os campos:
- Código: gerado automaticamente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo;
- Nome: informar um nome para o grupo de pessoas a ser cadastrado;
- Tipo: selecionar um dos tipos de grupo disponíveis. O sistema permitirá escolher entre: CLIENTE, EMPRESA, ENTREGADOR, FORNECEDOR, FUNCIONÁRIO ou CONSUMIDOR.
- Negócio: este campo será exibido apenas quando a opção Funcionário estiver selecionada no campo Tipo. Este campo possui as opções:
- Conveniência: marcar esta opção indicará que os VIPs vinculados ao grupo poderão vender apenas os produtos da loja;
- Pista: marcar esta opção indicará que os VIPs vinculados ao grupo poderão vender apenas os produtos da pista;
- Troca de Óleo: marcar esta opção indicará que os VIPs vinculados ao grupo poderão vender apenas os produtos da JetOil.
Marcar a opção Utilizar nome reduzido na pesquisa de clientes deste grupo para que, ao Procurar os clientes deste grupo no sistema, o nome a ser exibido seja o Nome Reduzido do cliente ao invés do Nome Completo.
2.2.1 Venda
A aba Venda tem como objetivo cadastrar as informações referentes à venda e faturamento realizados para as pessoas pertencentes ao grupo. Cada grupo poderá ter uma tabela de preço ou uma tabela de faturamento configurada.
Esta aba possui os campos:
- Utilizar tabela de preço: selecionar a tabela de preço para vincular as regras e condições nela cadastradas a este grupo de pessoas. Tabelas de preço poderão ser cadastradas no menu Cadastros;
- Tabela de preço para faturamento: selecionar uma tabela de preço para vincular as regras e condições nela cadastradas a este grupo de pessoas. O sistema irá preencher automaticamente as informações de faturamento na geração das faturas. Tabelas de preço poderão ser cadastradas no menu Cadastros;
- Forma de pgto padrão: selecionar a forma de pagamento que os membros do grupo utilizarão como padrão. Formas de Pagamento poderão ser cadastradas em Cadastros> Motivos de movimentação;
- Validade de cadastro (dias): informar um número de dias, caso deseje que este grupo de pessoas expire após um determinado período de tempo.
Esta aba possui as opções:
- Bloquear vendas a prazo: marcar esta opção para que nenhum membro do grupo realize compras a prazo. Ao marcar esta opção, o campo abaixo será habilitado:
- Motivo: informar neste campo o motivo da pessoa ter sido bloqueada.
- Bloquear geração de pontos: marcar esta opção para bloquear a geração de pontos do cartão fidelidade para todos os membros deste grupo;
- Obrigar a forma de pagamento padrão: marcar esta opção para que todos os membros deste grupo sejam obrigados a utilizar a Forma de pgto padrão, mencionada anteriormente, como forma de pagamento em todas as vendas.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.2.2 Vencimentos
A aba Vencimentos tem como objetivo configurar quais serão as contas exclusivas que o grupo de pessoas utilizará, assim como a configuração do vencimento, faturamento e limite de pendências, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar um novo vencimento por conta;
- Editar: permitirá editar o vencimento por conta selecionado;
- Excluir: permitirá excluir o vencimento por conta selecionado.
Marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras para que um e-mail seja enviado para os membros do grupo que tiverem alguma pendência financeira.
Ao clicar no botão Adicionar, a tela de Vencimento por Conta será exibida. Esta tela permitirá cadastrar limites, vencimentos e faturamento para os membros do grupo. Para mais informações de como cadastrar um vencimento por conta, acessar o manual Cadastros - Geral, capítulo Contas.
Após incluir os vencimentos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de grupos de pessoas, para registrar as informações.
2.2.3 Pessoas
A aba Pessoas tem como objetivo relacionar os membros do grupo de pessoa em questão, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o botão:
- Editar: permitirá editar o cadastro da pessoa selecionada.
2.2.4 Políticas de Preço
A aba Políticas de Preço tem como objetivo registrar regras de preço para os membros do grupo de pessoas em questão, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar uma nova regra de preço ao grupo;
- Editar: permitirá editar a regra de preço selecionada;
- Excluir: permitirá excluir a regra de preço selecionada;
- Selecionar: permitirá selecionar todas as regras, nenhuma regra ou inverter totalmente a seleção;
- Pesquisar: permitirá buscar uma das regras de preço previamente cadastradas;
- Imprimir: permitirá exibir e imprimir uma relação das regras de preço selecionadas.
Ao clicar no botão Adicionar, a tela de cadastramento das Regras de Preço será exibida. Esta tela permitirá cadastrar regras, condições e os grupos de usuários que poderão utilizá-la. Para mais informações de como cadastrar uma regra de preço, acessar o manual Cadastros - Tabelas, capítulo Regras de Preço.
2.2.5 Restrição de Vendas
A aba Restrição de Vendas tem como objetivo restringir venda de determinados produtos através de uma forma de pagamento. Ex: No cadastro de João, é proibido realizar vendas de cigarros quando a forma de pagamento Cartão de Credito for utilizada. Será realizado a configuração de restrição no cadastro de João para que nenhuma venda de cigarros seja permitida dentro destas condições.
- Adicionar: permitirá adicionar uma nova restrição de venda;
- Editar: permitirá editar a restrição de venda selecionada;
- Excluir: permitirá excluir a restrição de venda selecionada;
- Selecionar: permitirá selecionar todas as restrições, nenhuma restrição ou inverter totalmente a seleção;
- Pesquisar: permitirá buscar uma das restrições de vendas previamente cadastradas;
- Imprimir: permitirá exibir e imprimir uma relação das restrições selecionadas.
Ao clicar no botão Adicionar, a tela de cadastramento da Restrição de Vendas será exibida. Esta tela permitirá cadastrar restrições, condições e os grupos de usuários que poderão utilizá-la. Para mais informações de como cadastrar uma restrição de venda, solicitar o manual desta rotina para as devidas configurações.
Após configurar a tela de Grupos de pessoas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3 Produtos
O cadastro de Produtos permitirá cadastrar as informações específicas de cada mercadoria para que seja possível controlar a grande entrada e saída destas. O cadastro dos produtos ocorre de forma rápida e simples, podendo vincular os mesmos a um grupo de produtos ou ainda cadastrar seu código de barras.
Para cadastrar um produto, acessar Gerencial> Cadastros> Produtos, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Salvar: permitirá registrar as informações cadastradas para um novo produto ou associar um dos produtos enviados pela Ipiranga;
- Excluir: permitirá excluir o produto selecionado;
- Novo: permitirá cadastrar um novo produto;
- Procurar: permitirá localizar os produtos cadastrados no estabelecimento;
- Log: permitirá visualizar um relatório do registro de eventos executados no cadastro do produto;
- Ajuda: exibirá uma tela com informações relevantes a respeito de algumas abas desta tela de cadastro;
- Fechar: permitirá fechar a tela atual.
Ao cadastrar um novo produto no sistema, este verificará se este produto já existe na tabela da Ipiranga através do Código de barras. Em caso positivo, o produto será exibido na tela e o sistema sobrescreverá os códigos. Os campos já preenchidos serão bloqueados e apenas os campos que inicialmente estavam em branco poderão ser modificados.
Para mesclar um produto Ipiranga a um produto cadastrado na Automação Ipiranga, basta abrir o cadastro do produto que se deseja associar e em seguida clicar na aba Distribuidora. Ao selecionar o produto Ipiranga, a seguinte mensagem será exibida:
Para concluir a associação, clicar no botão Sim, inserir as informações necessárias e clicar no botão Salvar para registrar o produto no sistema.
Quando um produto local for substituído por um dos produtos Ipiranga uma alteração de códigos ocorrerá e todas as movimentações deverão ser migradas para o produto Ipiranga (compras, vendas, outras movimentações, estoque, inventário, dentre outras).
Ao selecionar a aba de Distribuidora, será apresentado:
- Produto: selecionar o produto Ipiranga que terá o vínculo com o produto selecionado;
- Grupo: mostra o grupo de produtos que terá vínculo com o produto selecionado;
- SubGrupo: mostra o subgrupo de produtos que terá vínculo com produto selecionado;
- Negócio: informação de qual setor (negócio) o produto selecionado fará parte, Conveniência, Pista ou Troca de Óleo.
- Especificações: apresenta as especificações de produtos, ou seja, somente será apresentado este campo para produtos Jet Oil.
É possível ainda realizar a busca de produtos através do botão (...), localizado à direita da tela, e será apresentado a seguinte imagem:
É apresentado:
- Código: apresenta o código de barras Ipiranga;
- Nome resumido: apresenta o nome resumido Ipiranga;
- Descrição: apresenta a descrição do produto Ipiranga;
Também é apresentado 3 abas caso seja matriz, se for filial, a aba empresa não é demonstrada:
Na aba Principal é apresentado informações referentes ao Grupo, SubGrupo, Fabricante, Tipo do produto e do Negócio, Especificação (somente para produtos Jet Oil), Data bloqueio de venda, Data bloqueio de compra e Unidade Medida. Estes, são informações referentes ao cadastro da Ipiranga e não podem ser alterados.
Na aba Composição será apresentado informações da composição do produto, caso seja um produto composto. É demonstrado os códigos, os produtos que compõem e a quantidade disponível para composição. Ex: um sanduiche natural composto por pão, salame e queijo.
Na aba Empresa são apresentadas informações do produto por empresa. É demonstrado o código, nome da empresa, preço referência (sugerido) e a revista.
Uma vez que o produto cadastrado teve seu vínculo efetuado a algum código do cadastro padrão da Ipiranga, não será possível realizar a mudança desta informação. É necessário realizar a padronização com o máximo de atenção.
Na tela de Cadastro de Produtos, a guia Identificação possui os campos:
- Código: será gerado automaticamente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo;
- Cód. de barras: informar o código de barras do produto. Este campo será exibido automaticamente ao abrir o cadastro de um produto importado pela Ipiranga;
- Sigla: informar uma sigla para o produto;
- Descrição: informar uma descrição detalhada do produto a ser cadastrado. Este campo será exibido automaticamente ao abrir o cadastro de um produto importado pela Ipiranga e não permitirá alteração;
- Desc. resumida: informar uma descrição resumida do produto a ser cadastrado. Este campo será exibido automaticamente ao abrir o cadastro de um produto importado pela Ipiranga e não permitirá alteração.
Marcar a opção Inativo fará com que o produto se torne inoperante, no entanto, seus dados continuarão cadastrados no sistema.
O sistema fará uma validação, a cada atualização, conferindo se algum produto Ipiranga já associado ao estabelecimento veio com data de bloqueio cadastrada. Em caso positivo, o produto será inativado do sistema, conforme exemplo a seguir:
Os produtos cadastrados apenas no estabelecimento não serão alterados.
2.3.1 Principal
A aba Principal tem como objetivo cadastrar os dados principais da mercadoria, por exemplo: fornecedores, quantidades, preços, dentre outros.
Esta aba possui os campos:
- Grupo: informar o grupo ao qual o produto pertencerá. Este campo será exibido automaticamente ao abrir o cadastro de um produto importado pela Ipiranga e não permitirá alteração;
- Subgrupo: informar o subgrupo ao qual o produto pertencerá. Este campo será exibido automaticamente ao abrir o cadastro de um produto importado pela Ipiranga e não permitirá alteração;
- Marca: selecionar a marca do produto. Marcas poderão ser cadastradas em Cadastros> Tabelas;
- Fornecedor: selecionar o fornecedor do produto. Fornecedores poderão ser cadastrados no menu Cadastros;
- Unid. med. Venda: informar a unidade de medida utilizada pelo estabelecimento no fechamento da venda. Este campo será exibido automaticamente ao abrir o cadastro de um produto importado pela Ipiranga e não permitirá alteração;
- Unid. med. Entrada: informar a unidade de medida utilizada pelo fornecedor na entrada do produto. Unidades de Medida poderão ser cadastradas em Cadastros> Tabelas;
- Qtd. unid. Entrada: informar quantas unidades de entrada estarão contidas em cada unidade de venda;
- Perc. Imposto: informar o percentual de impostos que será deduzido no relatório de lucros do sistema. Este campo é utilizado somente para relatórios, não impactará na venda;
- Tipo: exibirá o tipo do produto cadastrado, importado pela Ipiranga, diferenciando entre Mercadoria, Serviço ou Combustível;
- Negócio: exibirá em qual Negócio o produto será comercializado, na Pista, AM/PM (loja) ou JetOil (informação enviada pela Ipiranga);
- IPPT: (Indicador de Produção Própria ou de Terceiros) selecionar o indicador de produção. Este campo possui as opções:
- Produção de Terceiros: marcar esta opção indicará que o produto foi comprado de terceiros;
- Produção Própria: marcar esta opção indicará que o produto foi produzido no próprio estabelecimento.
- Opções: permitirá marcar as opções a seguir:
- Perecível: marcar esta opção indicará que o produto perecerá em pouco tempo e que alguns cuidados específicos serão necessários no gerenciamento deste;
- Exclusivo para uso e consumo: marcar esta opção indicará que o produto será de uso e consumo exclusivo do próprio estabelecimento, ou seja, não será comercializado.
Quando houver mais de uma empresa cadastrada, os dados da guia a seguir são levados em consideração quando não houver diferenciação de preço na aba Empresa.
A guia Informações comuns a todos os postos da rede, mencionada acima, possui os campos:
- Último custo: informar o último custo unitário do produto no momento da compra com o fornecedor. Informar o custo da unidade de medida de venda;
- Preço Unit.: informar o preço unitário do produto no momento da venda para o cliente. Informar o preço da unidade de medida de venda;
- Preço a prazo: informar um valor a prazo caso queira que seja diferente do valor à vista. Informar o preço da unidade de medida de venda;
Preço referência: exibirá o valor do produto enviado pela Ipiranga que deverá ser utilizado como referência para indicar o preço de venda. Não permitirá alteração;
Margem lucro markup: exibirá o percentual de lucro após os campos Último custo e Preço Unit. terem sido preenchidos. A seguir o cálculo utilizado neste campo: [(Preço de venda * 100) / preço de custo] - 100;
- Custo subst.: informar o valor da substituição tributária (caso o produto seja dessa tributação);
- Comissão: informar neste campo a comissão, caso o vendedor tenha comissão sobre a venda do produto. Podendo ser estabelecido com base em valor percentual (%) ou real (R$);
- Margem lucro: exibirá o percentual de lucro após os campos Último custo e Preço Unit. terem sido preenchidos. A seguir o cálculo utilizado neste campo: (Preço de venda - Preço de custo) / Preço de venda * 100;
- Margem padrão: informar a margem mínima padrão (percentual), utilizando números decimais entre 0 e 1;
- Aplicar sobre: selecionar se a aplicação da margem padrão será em cima do Custo médio ou Último preço.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3.2 Fiscal
A aba Fiscal tem como objetivo cadastrar os principais dados fiscais do produto. É de suma importância que os dados informados estejam corretos, caso contrário, o sistema poderá apresentar divergências entre o Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) e os demais relatórios fiscais, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações possui os campos:
- Código CEST (Código Especificador da Substituição Tributária): selecionar o código CEST referente ao produto a ser cadastrado. A tabela de códigos poderá ser encontrada no site do CONFAZ;
- Código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): selecionar o código NCM do produto. A tabela de códigos poderá ser encontrada no site do SEFAZ;
- Classif. fiscal: caso o produto possua classificação fiscal, selecionar uma das classificações previamente cadastradas. Classificação Fiscal poderá ser cadastrada em Cadastros> Tabelas;
- Tipo Combust.: selecionar o tipo de combustível de acordo com a lista de combustíveis da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Este campo será utilizado quando a opção Combustível estiver marcada na aba Principal;
- Tipo serviço: selecionar o tipo de serviço. A tabela de códigos poderá ser encontrada no site da Fazenda. Este campo apenas será exibido quando a opção Serviço estiver marcada na aba Principal;
- Unid. med. Tributável: informar a unidade de medida tributável. Mais informações sobre este campo poderão ser encontradas no site do SEFAZ;
- Impostos: Este campo possui a opção:
- Destacar ICMS substituição em notas fiscais: marcar esta opção destacará o “ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) substituição” nas notas fiscais.
2.3.2.1 Tributação
O sistema permitirá o registro de um produto somente se a sua Tributação for informada. Caso tenha alguma dúvida referente à tributação de determinado produto, verificar na nota fiscal de compra, ou procurar um contador para melhor instruí-lo.
Esta aba possui o campo:
- Tributação padrão: selecionar o código da tributação que será considerado padrão para o produto. O preenchimento deste campo é obrigatório, pois este valor é impresso nas notas fiscais.
Nesta aba, a guia Tributação por estado possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar uma tributação específica por estado;
- Editar: permitirá editar a tributação selecionada;
- Excluir: permitirá excluir a tributação selecionada.
Ao clicar no botão Adicionar, será possível configurar uma Tributação diferenciada de um estado para o outro, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:
- De: informar o estado de origem do produto;
- Para: informar o estado de destino do produto;
- Tributação: selecionar o código de tributação do produto.
Ao informar os campos da Tributação, clicar no botão Confirmar para incluir a tributação no cadastro do produto.
Após informar os campos da aba Tributação, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3.2.2 CFOP
A aba CFOP será responsável pelo cadastro do Código Fiscal de Operações e Prestações referentes a cada natureza de operação. O cadastro do CFOP será necessário para vendas dentro e fora do estado, conforme imagem a seguir:
A aba Venda permitirá vincular os CFOPs ao produto. Esta aba possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar um CFOP ao produto;
- Editar: permitirá editar o CFOP selecionado;
- Excluir: permitirá excluir o CFOP selecionado.
Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia CFOP possui os campos:
- Natureza Op.: selecionar a natureza de operação do produto. Naturezas de Operação poderão ser cadastradas em Cadastros> Tabelas;
- CFOP: selecionar o CFOP do produto. Para mais informações referentes aos CFOPs acessar o manual Cadastros - Tabelas, capítulo CFOP;
- De: informar o estado de origem do produto;
- Para: informar o estado de destino do produto.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
A aba Conta SPED permitirá vincular um CFOP à conta SPED deste produto, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar uma Conta SPED ao produto;
- Excluir: permitirá excluir a conta SPED selecionada.
Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida.
Nesta tela, a guia Parâmetros possui os campos:
- Empresa: informar a empresa;
- CFOP: informar o CFOP;
- Conta SPED: informar a conta SPED.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Após incluir as contas SPED, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produtos, para registrar as informações.
2.3.2.3 Pis/Cofins
Na aba CST Pis/Cofins serão informados os dados do CST (Código de Situação Tributária) PIS/Cofins de entrada e saída, que serão utilizados na geração do arquivo SPED PIS/Cofins, conforme imagem abaixo:
Nesta tela, na aba Pis/Confins, a guia Entrada possui os campos:
- CST PIS: informar o CST PIS de entrada;
- CST Cofins: informar o CST Cofins de entrada.
A guia Saída possui os campos:
- CST PIS: informar o CST PIS de saída;
- CST Cofins: informar o CST Cofins de saída;
- Nat.Receita: informar a natureza da receita.
Caso haja a necessidade de diferenciar os CST por empresa informar na aba PIS/Cofins por Empresa.
Na aba Pis/Cofins por Empresa será possível diferenciar as configurações por empresa, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar um Pis/Cofins diferenciado por empresa;
- Excluir: permitirá excluir o Pis/Cofins selecionado.
Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Parâmetro possui o campo:
- Empresa: selecionar a empresa para diferenciar o cadastro de CST Pis/Cofins. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações> Parâmetros.
As guias Entrada e Saída possuem as mesmas configurações que a aba Pis/Cofins. Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para incluir o CST.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produtos para registrar as informações.
2.3.2.4 IPI
Na aba IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será possível informar os CST (Código de Situação Tributária) de entrada e saída e a alíquota IPI do produto. Estes dados serão utilizados na emissão de nota fiscal de venda para calcular o IPI na nota, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
- CST Entrada: informar o CST de entrada;
- CST Saída: informar o CST de saída;
- Alíquota: informar a alíquota do produto conforme tabela do IPI.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar, na tela de cadastro de produto, para registrar as informações.
2.3.3 Empresa
A aba Empresa tem como objetivo diferenciar as informações por empresa e irá exibir todas as empresas cadastradas, possibilitando selecionar a empresa desejada e configurar cada uma delas de acordo com as informações exibidas da última movimentação. Esta aba apenas será exibida quando houver mais de uma empresa cadastrada no sistema, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Informações por empresa possui o botão:
- Selecionar: permitirá selecionar todas as empresas, nenhuma ou inverter totalmente a seleção. Este botão também permite habilitar, ou desabilitar, compras do produto para esta empresa ou vincular a regra de estoque à compra.
Esta guia possui os campos:
- Último custo: informar o último custo unitário do produto no momento da compra com o fornecedor. Utilizar a unidade de medida de venda;
- Dt. Últ. Compra: exibirá a data da última nota de entrada deste produto;
Custo médio: exibirá o custo médio do produto;
- Margem lucro markup: exibirá o percentual de lucro após os campos Último custo e Preço Unit. terem sido preenchidos. A seguir o cálculo utilizado neste campo: [(Preço de venda * 100) / preço de custo] - 100;
- Custo subst.: exibirá o valor da substituição tributária (caso o produto seja dessa tributação);
- Comissão: informar neste campo a comissão, caso o vendedor tenha comissão sobre a venda do produto. Podendo ser estabelecido com base em valor percentual (%) ou real (R$);
- Margem lucro: exibirá o percentual de lucro após os campos Último custo e Preço Unit. terem sido preenchidos. A seguir o cálculo utilizado neste campo: (Preço de venda - Preço de custo) / Preço de venda * 100;
- Preço Unit.: informar o preço unitário do produto no momento da venda para o cliente. Utilizar a unidade de medida de venda;
- Tabela de preço a prazo: informar um valor a prazo caso queira que seja diferente do valor à vista. Utilizar a unidade de medida de venda;
- Margem padrão: informar a margem mínima padrão (percentual), utilizando números decimais entre 0 e 1;
- Aplicar sobre: selecionar se a aplicação da margem padrão será em cima do Custo médio ou do Último preço.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3.4 Estoque
A aba Estoque exibirá os depósitos aos quais o produto possui vínculo e permitirá configurar informações como contas, lote e fatores de conversão, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:
- Conta estoque: informar a conta estoque que será movimentada;
- Perda / Sobra: informar a conta de perda e sobra que será movimentada;
- Uso / Consumo: informar a conta de uso e consumo que será movimentada;
- Estoque Negativo: informar se permitirá estoque negativo ou não, para este produto, ou se utilizará a regra do grupo.
Esta guia possui as opções:
- Controlar Estoque: marcar esta opção para manter um controle da movimentação do estoque do produto;
- Permite compra: marcar esta opção para permitir a compra deste produto;
- Permite venda: marcar esta opção para permitir a venda deste produto;
- Fabricado no momento da venda: marcar esta opção para indicar que o produto foi produzido apenas no momento da venda. Esta opção apenas será exibida se na aba Principal a opção Produção Própria for marcada.
A Automação Ipiranga verificará diariamente se as informações enviadas pela Ipiranga ainda permitem a entrada de notas fiscais para o produto assim como as vendas deste. No caso da Ipiranga bloquear a entrada, a opção Permite compra estará desativada. No entanto, a movimentação de estoque ainda será permitida, contanto que faça com que a quantidade do produto diminua até chegar a 0 (zero).
Esta guia possui o botão:
- Calcular estoque: ao clicar neste botão, o sistema calculará a quantidade total do produto em estoque, em todos os depósitos, e exibirá no campo Estoque total.
2.3.4.1 Depósito
A aba Depósito possui a guia Informações por depósito, onde serão exibidos os depósitos vinculados ao produto e informações relevantes do produto. Nesta aba selecionar o depósito que deseja configurar e definir as quantidades Padrão, Mínimo e Máximo do produto no estoque. Também será possível definir se o produto poderá ou não ser movimentado em um determinado depósito, conforme imagem a seguir:
2.3.4.2 Lote
A aba Lote exibirá os lotes cadastrados na entrada da nota fiscal. Exibirá informações como: o nome do lote, a data de entrada, a data de validade e a quantidade disponível, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui a legenda:
- Vencido: indicará que o lote está vencido;
- A Vencer: indicará que o lote vencerá em sete dias ou menos;
- Não Vencido: indicará que não está vencido.
2.3.4.3 Fatores de Conversão
A aba Fatores de Conversão realizará conversões de medida. O índice é utilizado para converter as unidades da empresa e do fornecedor, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar um novo fator de conversão;
- Excluir: permitirá excluir o fator de conversão selecionado.
Para adicionar um fator de conversão, basta clicar no botão Adicionar, escolher uma unidade de medida e clicar no botão Confirmar. Ao retornar à aba Fatores de Conversão, clicar no campo fator e informar o índice desejado.
Caso o sistema não possua a unidade de medida necessária para a conversão, acessar o cadastro de Unidades de Medida em Cadastros> Tabelas.
Após incluir os fatores de conversão, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3.5 Fornecedor
A aba Fornecedor permitirá cadastrar as empresas que já forneceram o produto para o posto, assim como informações fiscais referentes ao produto e o código utilizado pelo fornecedor, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar um novo fornecedor;
- Editar: permitirá editar o fornecedor selecionado;
- Excluir: permitirá excluir o fornecedor selecionado.
Ao clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:
- Produto: exibirá o produto em questão;
- Fornecedor: selecionar o fornecedor desejado. Fornecedores poderão ser cadastrados no menu Cadastros;
- Código: informar o código que o fornecedor utiliza para o produto em questão;
- Unidade: selecionar a unidade de medida do produto ao compra-lo do fornecedor;
- Quant./unid.: informar a quantidade de que a unidade possui;
- Alíq. ICMS: informar o percentual de imposto (ICMS) do produto comprado
- CST: selecionar o CST (Código de Situação Tributária) referente à situação do produto comprado.
Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para incluir o fornecedor.
Após incluir os fornecedores, clicar no botão Salvar na tela de cadastro de produtos para registrar as informações.
2.3.6 Informações
A aba Informações tem como objetivo cadastrar as informações de uso do produto. Essas informações são utilizadas principalmente quando o produto é utilizado na troca de óleo, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
- Produto cadastrado em: exibirá a data em que o produto foi cadastrado. Poderá ser alterada;
- Troca após: informar a quilometragem nos casos em que o produto em questão precise ser trocado após uma certa quilometragem;
- Informações sobre aplicação: informar neste campo quaisquer informações referentes à aplicação do produto, conforme exemplo acima;
- Informações sobre o produto: informar neste campo quaisquer informações referentes ao produto, conforme exemplo acima.
Marcar a opção Produto destacado como especial no relatório de venda de produtos caso seja necessário que o produto seja destacado em um campo especial do relatório de venda de produtos.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3.7 Composição
A aba Composição permitirá cadastrar Produtos compostos por matérias-primas. Estes são produtos que possuem mais de um produto vinculado à sua formação, como um sanduíche ou uma bebida. Ao abrir um dos Produtos Compostos enviados pela Ipiranga, o sistema poderá exibir a mensagem a seguir:
Esta mensagem sempre será exibida quando algum dos produtos Ipiranga, que serão vinculados ao produto final, ainda não foram associados à Automação Ipiranga. Neste caso, o usuário deverá procurar os produtos informados na tela acima, salvá-los no sistema e só assim, abrir o produto final novamente.
2.3.7.1 Matéria-Prima
O sistema oferece uma característica específica para produtos que são feitos dentro do próprio estabelecimento. A aba Matéria-Prima permitirá vincular os produtos que farão parte do produto final, conforme imagem abaixo:
Esta aba possui o campo:
- Empresa: selecionar a empresa que oferecerá este produto.
- Dias Validade: informar a quantidade de dias de validade que o produto terá antes de expirar;
- Custo total: exibirá o custo total de todas as matérias-primas vinculadas ao produto.
A guia Produtos para composição possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar uma matéria-prima ao produto. Matérias-Primas poderão ser cadastradas em Cadastros > Tabelas;
- Excluir: permitirá excluir a matéria-prima selecionada;
- Agrupar: permitirá agrupar as matérias-primas selecionadas, colocando uma delas como padrão para a composição;
- Desagrupar: permitirá desagrupar as matérias-primas.
Após clicar no botão Adicionar e selecionar a matéria-prima desejada, será possível configurar o campo:
- Quantidade: informar a quantidade de matéria-prima que será incluída no produto final.
Ao abrir um dos produtos importados pela Ipiranga, algumas opções de configuração não estarão disponíveis, conforme imagem a seguir:
A guia Produtos para composição apenas exibirá os produtos vinculados ao produto final, no entanto, o usuário ainda poderá indicar se algum dos produtos vinculados serão opcionais.
Após configurar as informações necessárias, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3.7.2 Complementos
A aba Complementos permitirá cadastrar produtos que serão complementos do produto principal, conforme imagem abaixo:
Nesta aba, a guia Produtos complementares possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar um produto como complemento do produto final;
- Excluir: permitirá excluir o complemento selecionado.
Para incluir algum produto como complemento do produto final, basta clicar no botão Adicionar.
Após incluir os complementos desejados, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3.7.3 Obs. Preparo
A aba Obs. Preparo permitirá cadastrar as observações, descrições e/ou instruções de preparo do produto, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Observações para preparo do produto possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar uma das observações previamente cadastradas. Observações de Preparo poderão ser cadastradas em Cadastros> Tabelas;
- Excluir: permitirá excluir a observação selecionada.
Após incluir as descrições desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3.8 Pontos
A aba Pontos tem como objetivo realizar as configurações referentes à pontuação deste produto, conforme imagem a seguir:
Para habilitar a opção desejada e permitir informar os campos para cada produto, será necessário acessar as configurações do módulo Fidelidade em Gerencial> Configurações> Módulos> Fidelidade> Configurações.
A aba Pontos possui as opções:
- Gerar pontos por valor vendido deste produto: marcar esta opção para que o produto em questão gere pontos dependendo do valor vendido. Esta opção possui o campo:
- Valor necessário para gerar 1 pto: exibirá o valor necessário para a geração de 1 ponto. Este campo poderá ser editado caso a permissão necessária seja habilitada no módulo Fidelidade.
- Gerar pontos por quantidade vendida deste produto: marcar esta opção para que o produto em questão gere pontos dependendo da quantidade vendida. Esta opção possui o campo:
- Quantidade necessária para gerar 1 pto: exibirá a quantidade necessária para a geração de 1 ponto. Este campo poderá ser editado caso a permissão necessária seja habilitada no módulo Fidelidade.
- Gerar pontos por coeficiente: marcar esta opção para que o produto em questão gere pontos de acordo com o coeficiente informado. Esta opção possui o campo:
- Coeficiente para geração de pto: exibirá o coeficiente. Este coeficiente será multiplicado pelo valor unitário do produto e o resultado desta multiplicação será a quantidade de pontos gerada. Poderá ser editado caso a permissão necessária seja habilitada no módulo Fidelidade.
- Permitir a troca deste produto por pontos: marcar esta opção para que seja possível trocar os pontos gerados pelo produto. Esta opção possui o campo:
- Pontos necessários para resgate: informar a quantidade de pontos necessários para realizar o resgate do produto.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3.9 Opções
A aba Opções tem como objetivo realizar as configurações de reajustes de preços, entrada e venda do produto informado, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Reajuste de preço na Entrada de Mercadorias possui o campo:
- Reajustar preço de venda automaticamente: marcar esta opção permitirá reajustar o preço de venda automaticamente no lançamento de entrada de produtos quando este sofrer alteração. Isto fará com que a margem de lucro também seja recalculada automaticamente. Assim como no estoque, o reajuste pode ser feito de acordo com a regra do grupo.
Marcar a opção Permitir reajustar automaticamente para o menor preço reajustará o preço automaticamente, buscando sempre o menor preço, de acordo com a margem de lucro informada.
A guia Entrada de Notas Fiscais possui a opção:
- Obrigar valores de impostos do ICMS de Substituição Tributária: marcar esta opção fará com que não seja permitido utilizar outro valor de imposto.
A guia Geral possui a opção:
- Vendedor obrigatório: marcar esta opção tornará obrigatório informar o vendedor no momento da venda.
Após marcar as opções desejadas, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.3.10 Consultas
A aba Consultas permitirá realizar consultas relacionadas às movimentações dos produtos e às movimentações por estoque, conforme imagem a seguir:
2.3.10.1 Movimentação
A aba Movimentação permitirá verificar todas as movimentações do produto, como aferição, consumo, entrada, inventário, dentre outras. As operações Aferição e Medição são de uso exclusivo dos combustíveis.
Nesta aba, a guia Filtro possui os campos:
- Operação: selecionar uma das opções disponíveis para filtrar as Movimentações;
- Período: informar um intervalo de tempo para filtrar as informações em um determinado período.
Ao clicar no botão Preencher, uma relação das movimentações filtradas será exibida na guia Movimentações.
2.3.10.2 Entradas
A aba Entradas permitirá controlar a entrada de produtos cadastrados no estoque, conforme imagem a seguir:
Nesta aba, a guia Última Compra exibirá as informações da última entrada efetuada.
A guia Filtro possui os campos:
- Período: informar um intervalo de tempo para filtrar as informações em um determinado período.
- Limitar a: informar a quantidade máxima de movimentações que será exibida.
Ao clicar no botão Preencher, uma relação das movimentações filtradas será exibida na guia Notas Fiscais de Entrada.
O campo Total exibirá a soma do valor total de cada movimentação exibida.
2.4 Kit de produtos
O cadastro de Kit de produtos permitirá vincular diversos produtos a um kit de forma rápida e eficaz. A Automação Ipiranga também permitirá acessar os kits importados pela Ipiranga através da integração e atualização do Cadastro Padrão.
Para cadastrar ou consultar um Kit de produtos, acessar Gerencial> Cadastros> Kit de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Salvar: permitirá registrar as informações cadastradas para um novo kit de produtos ou associar um dos kits enviados pela Ipiranga;
- Excluir: permitirá excluir o kit selecionado;
- Novo: permitirá cadastrar um novo kit;
- Procurar: permitirá localizar os kits cadastrados no estabelecimento;
- Fechar: permitirá fechar a tela atual.
Ao cadastrar um novo kit na Automação Ipiranga, o sistema verificará se este kit já existe na tabela da Ipiranga através do Código de barras. Em caso positivo, o produto será exibido na tela e o sistema sobrescreverá os códigos. Os campos já preenchidos serão bloqueados e apenas os campos que inicialmente estavam em branco poderão ser modificados.
Para mesclar um kit Ipiranga a um kit cadastrado no sistema, basta seguir as mesmas instruções do cadastro de Produtos, no capítulo 2.3.
A guia Identificação possui os campos:
- Código: será gerado automaticamente ao abrir a tela ou ao clicar no botão Novo;
- Código de barra: informar o código de barras do kit. Este campo será exibido automaticamente ao abrir o cadastro de um kit importado pela Ipiranga;
- Descrição: informar a descrição do kit. Este campo será exibido automaticamente ao abrir o cadastro de um kit importado pela Ipiranga e não permitirá alteração.
Marcar a opção Inativo fará com que o kit de produtos se torne inoperante, mas continue cadastrado no sistema.
O sistema fará uma validação, a cada atualização, conferindo se algum dos kits Ipiranga associados ao estabelecimento não foi mais encontrado nos arquivos Ipiranga durante a atualização. Caso não seja encontrado, o kit será desativado do sistema. Os kits cadastrados apenas no estabelecimento não serão alterados.
2.4.1 Principal
A aba Principal possui os campos:
- Grupo: informar o grupo de produtos ao qual o kit pertencerá. Este campo será exibido automaticamente ao abrir o cadastro de um kit importado pela Ipiranga e não permitirá alteração;
- Subgrupo: informar o subgrupo de produtos ao qual o kit pertencerá. Este campo será exibido automaticamente ao abrir o cadastro de um kit importado pela Ipiranga e não permitirá alteração.
A guia Informações comuns a todos os postos da rede possui os campos:
- Preço venda: informar qual o valor que será cobrado pelo kit de produtos;
- Preço referência: exibirá o valor do produto enviado pela Ipiranga que deverá ser utilizado como referência para indicar o preço de venda.
A opção Vendedor Obrigatório não possuirá finalidade nos postos Ipiranga, já que por padrão, o preenchimento do campo Vendedor na tela de Caixa será obrigatório.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.4.2 Empresa
A aba Empresa será exibida apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Esta aba tem como objetivo diferenciar os preços de cada estabelecimento, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui o campo:
- Preço venda: permitirá informar o valor do kit de produtos para determinado posto. Após informar o valor, clicar no botão Salvar para vincular o preço a empresa.
- Preço referência: demonstra o preço sugerido de venda;
- Permite venda: marcar esta opção para permitir a venda deste kit de produtos para determinada empresa.
Para diferenciar o preço de venda de alguma empresa, habilitar a opção da coluna Diferencia. O usuário também poderá informar o preço de cada empresa, clicando na coluna Pr.Venda e informando o valor desejado.
Após configurar esta aba, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.4.3 Estoque
A aba Estoque tem como objetivo exibir todos os depósitos vinculados ao kit de produtos, conforme imagem a seguir:
Os Depósitos poderão ser vinculados ao kit de produto conforme descrito no manual Cadastros - Geral, capítulos Grupos de produtos> Estoque e Depósitos e Tanques.
Para definir a quantidade Padrão, Máxima e Mínima do produto no estoque, basta clicar duas vezes em cima de cada campo e digitar o valor desejado. Marcar a coluna Movimenta indicará que o depósito selecionado permitirá movimentação do kit em questão.
A opção Permitir estoque negativo permitirá escolher entre Sim, Não ou utilizar a Regra do grupo. O kit de produtos só poderá ser vendido se a opção Permite venda estiver selecionada, até mesmo para as empresas que já estão marcadas como Permite venda na aba Empresa, como visto no capitulo anterior.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.4.4 Produtos
A aba Produtos permitirá incluir os produtos que farão parte do kit de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar um novo produto ao kit;
- Excluir: permitirá excluir o produto selecionado;
- Limpar: permitirá excluir todos os produtos do kit.
Na guia Produtos do Kit será possível alterar o valor da coluna Quantidade para configurar quantos produtos de cada o kit terá.
Ao abrir um dos kits enviados pela Ipiranga, todas as configurações da aba Produtos serão bloqueadas. Esta aba será apenas para consulta, conforme imagem a seguir:
2.4.5 Pontos
A aba Pontos tem como objetivo realizar as configurações referentes à pontuação deste kit de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui as mesmas configurações da tela de cadastro de Produtos, para mais informações de como configurar esta aba, acessar o capítulo 2.3.8.
2.4.6 Distribuidora
A aba Distribuidora dentro do cadastro de kit de produtos irá realizar o vínculo do cadastro padrão da Ipiranga com a Automação Ipiranga.
- Produto: selecionar o produto Ipiranga que terá o vínculo com o kit de produtos;
- Grupo: mostra o grupo de produtos que terá vínculo com o kit de produtos;
- SubGrupo: mostra o subgrupo de produtos que terá vínculo com o kit de produtos;
- Negócio: informação de qual setor (negócio) o kit de produtos fará parte, Conveniência, Pista ou Troca de Óleo.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.5 Grupo de produtos
O cadastro de Grupo de Produtos facilitará o gerenciamento das opções de estoque, movimentações de depósitos e reajustes de preços. Após a importação dos dados da Ipiranga, o sistema irá sobrescrever os códigos e descrições existentes no sistema pelos dos grupos de produtos importados. Para os casos em que os códigos importados ainda não estejam no sistema, estes serão incluídos.
A Automação Ipiranga permitirá acessar os Grupos de produtos importados pela Ipiranga através da integração e atualização do Cadastro Padrão.
Para consultar ou editar um Grupo de produtos, acessar Gerencial> Cadastros> Grupos de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Salvar: permitirá registrar as alterações feitas no grupo de produto;
- Procurar: permitirá localizar os grupos de produtos importados da Ipiranga;
- Fechar: permitirá fechar a tela atual.
Nesta tela, a guia Principal possui os campos:
- Código: exibirá o código cadastrado pela Ipiranga;
- Nome: exibirá o nome do grupo cadastrado pela Ipiranga;
- Margem: informar uma margem de lucro sugerida para o grupo;
- Comissão: informar a comissão do VIP, caso este tenha comissão sobre a venda dos produtos vinculados ao grupo. A comissão poderá ser informada em valor percentual ou em moeda corrente;
- Perc. Imposto: informar o percentual de impostos que será deduzido no relatório de lucros do sistema.
2.5.1 Subgrupos
A aba Subgrupos exibirá todos os subgrupos, criados pela Ipiranga, que foram vinculados a um Grupo. Esta aba não permitirá alterações, sendo somente para consulta.
2.5.2 Fiscal
A aba Fiscal permitirá configurar o CFOP do grupo de produtos. Esta aba influenciará nos produtos vinculados apenas quando estes produtos não tiverem CFOPs já configurados em seus cadastros, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar um CFOP ao grupo;
- Editar: permitirá editar o CFOP selecionado;
- Excluir: permitirá excluir o CFOP selecionado.
Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia CFOP possui os campos:
- Natureza Op.: selecionar a natureza de operação do grupo de produtos. Naturezas de Operação poderão ser cadastradas em Cadastros> Tabelas;
- CFOP: selecionar o CFOP do produto. Para mais informações referentes aos CFOPs acessar o manual Cadastros - Tabelas, capítulo CFOP;
- De: informar o estado de origem do produto;
- Para: informar o estado de destino do produto.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.5.3 Estoque
A aba Estoque exibirá todos os depósitos que possuem vínculo com o grupo de produtos, conforme imagem a seguir:
Nesta tela, a guia Informações possui os campos:
- Conta estoque: informar a conta estoque que será movimentada;
- Perda / Sobra: informar a conta de perda e sobra que será movimentada;
- Uso / Consumo: informar a conta de uso e consumo que será movimentada;
- Estoque Negativo: informar se o sistema permitirá estoque negativo ou não deste produto ou se a regra do grupo será utilizada.
Na guia Depósitos que podem movimentar produtos deste grupo, serão exibidos os depósitos vinculados ao grupo de produtos. Nesta aba será possível definir se o produto poderá ou não ser movimentado em cada depósito.
Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.5.4 Produtos
A aba Produtos exibirá todos os produtos que pertencem ao grupo de produtos. A associação dos produtos ao grupo é realizada, no cadastro de produtos, pela Ipiranga, não sendo permitido ser alterada pelo usuário. A seguir imagem da aba Produtos:
Esta aba possui o botão:
- Editar: permitirá acessar o cadastro do produto selecionado e alterar os campos disponíveis.
2.5.5 Pontos
A aba Pontos é exibida apenas quando o posto possui o módulo Fidelidade instalado e se o módulo estiver configurado para a geração de pontos. Nesta aba será possível configurar as informações referentes à geração de pontos e resgate de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui os campos:
- Gerar pontos por valor vendido: marcar esta opção para que os produtos do grupo em questão gerem pontos dependendo do valor vendido;
- Gerar pontos por quantidade vendida: marcar esta opção para que os produtos do grupo em questão gerem pontos dependendo da quantidade vendida;
- Gerar pontos por coeficiente: marcar esta opção para que os produtos do grupo em questão gerem pontos de acordo com o coeficiente informado;
- Trocar produtos por pontos: marcar esta opção para que seja possível trocar os pontos gerados pelos produtos do grupo.
Para configurar quais das opções estará habilitada nesta aba, acessar Gerencial> Configurações> Módulos> Fidelidade> Configurações, e prosseguir conforme manual Módulo Fidelidade, capítulo Geração.
Após configurar a aba Pontos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.
2.5.6 Comanda Eletrônica
A aba Comanda Eletrônica permitirá vincular uma comanda eletrônica a um dos postos previamente cadastrados e selecionar qual impressora será utilizada, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar uma nova comanda eletrônica a um dos postos cadastrados;
- Editar: permitirá editar a comanda selecionada;
- Excluir: permitirá excluir a comanda selecionada.
Ao clicar no botão Adicionar a tela a seguir será exibida:
Nesta tela, a guia Informações possui as opções:
- Utilizar impressora padrão: marcar esta opção vinculará automaticamente a impressora configurada como padrão para a impressão dos pedidos;
- Utilizar impressora específica: marcar esta opção permitirá que o usuário selecione uma das impressoras cadastradas.
Esta guia possui os campos:
- Empresa: selecionar para qual empresa a comanda será configurada. Este campo será exibido apenas quando houver mais de uma empresa cadastrada. Empresas poderão ser cadastradas em Configurações> Parâmetros> Empresas;
- Impressora: selecionar uma das impressoras previamente cadastradas para a impressão dos pedidos.
Para mais informações de como cadastrar uma Comanda Eletrônica, acessar o manual Comanda Eletrônica - Geral.
2.5.7 Opções
A aba Opções permitirá realizar algumas configurações referentes a grupos de produtos, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui as opções:
- Emitir aviso durante a venda quando atingir estoque mínimo: marcar esta opção fará com que um aviso seja exibido durante a venda de um produto do grupo quando este atingir o valor mínimo de estoque;
- Reajustar preço de venda automaticamente na entrada de produtos: permitirá reajustar o preço de venda dos produtos automaticamente na entrada destes;
- Vendedor obrigatório: marcar esta opção fará com que seja obrigatório informar o VIP na venda de produtos deste grupo.
Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
2.6 Clientes
Agora na Automação Ipiranga, também é necessário realizar a configuração de qual o tipo de identificação para os clientes que compram faturado no Troca de Oleo. Isso serve para indicação de período e grupo de faturamento este cliente estará associado.
Após ativar a configuração de integração com o Jet Oil (configurações > sistemas de terceiros > Integração Jet Oil), será habilitado dentro do cadastro de clientes em Cadastros > Clientes > Politica Comercial, três tipos diferentes de identificação no momento da venda:
Ao indicar uma das três opções, o sistema utilizará a identificação selecionada para as vendas faturadas deste cliente no Jet Oil.