Como verifico todos os débitos a receber?


No Postofácil existem diversas maneiras de verificar o valor que o estabelecimento tem para receber de seus clientes. Uma das formas mais completas de verificar todos os débitos dos clientes é através do relatório Relação de Documentos a Receber. O relatório apresenta as principais informações sobre o saldo em aberto do cliente.


Como fazer?

O relatório é acessado através do menu Relatórios > Notas a Prazo > Relação de Documentos a Receber:



Detalhes dos filtros do relatório
  • Período: Intervalo de datas que serão consideradas para a pesquisa dos documentos a receber.
  • Filtrar por: Define se o relatório deve acatar a data de fechamento dos documentos ou pela data de vencimento dos documentos.
  • Cliente/ Funcionário/ Fornecedor/ Conveniado: Grupo de filtros relacionados ao tipo de pessoa.
    • Tipo: Permite filtrar os débitos por CLIENTE, FORNECEDOR, FUNCIONÁRIO, CONVENIADO E TRANSPORTADOR, ou todos.
    • Status: Define se o deve ser considerado apenas o cadastro de pessoas Ativos ou Inativos, ou ambas as situações.
    • Código/ Nome: Permite indicar uma pessoa específica. Basta indicar o código ou pressionar/clicar F2 para que seja apresentado o cadastro de pessoas.
    • Situação de crédito: Permite filtrar os documentos de acordo com a situação de crédito da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).
  • Tipo de prazo: Permite filtrar os débitos por um grupo de clientes que podem ser filtrados pelos tipos de prazos.
    • Aplicar taxa de juros: Campo com chamado em aberto para ser corrigido.
  • Requisições: Define se deve ser considerado apenas requisições/ notas a prazo que já foram faturadas (que já foram realizadas fechamento) ou não, ou ambas as opções.
  • Opções
    • Agrupar por mês: Permite que os dados sejam agrupados por mês, considerando a data de movimento, data de fechamento ou data de vencimento dos documentos.
    • Destacar notas em atraso em mais de X dias: Campo descontinuado.
  • Ordem de saída: Permite ordenar os dados por código ou nome da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).


Ao definir os filtros, basta clicar em Visualizar para que o relatório seja gerado:




Detalhes dos campos do relatório
  • CÓD: Código de identificação da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).
  • NOME: Nome da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).
  • CLS: Tipo da pessoa - cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado.
  • EM HAVER: Valor em haver/crédito que a pessoa possui com o estabelecimento.
  • NOTAS/ VALES: Valor de notas a prazo/ vales que a pessoa possui em aberto.
  • CRED.: Valor de crediário que a pessoa possui em aberto.
  • DESC/ AC: Valor de desconto ou acréscimo aplicado sobre os documentos em aberto.
  • JUROS: Valor de juros sobre os documentos em aberto. Essa informação depende do valor indicado no campo Aplicar taxa de juros da tela de geração do relatório.
  • SALDO: Valor total em aberto que o estabelecimento tem para receber da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).
  • 1ª COMPRA DO PERÍODO: Data da primeira compra efetuada no período definido para o relatório.
  • ÚLTIMO RECEB.: Data do último pagamento efetuado, anterior à data final do relatório.
  • Nº DIAS ATRASO: Número de dias em atraso da primeira nota em aberto até a data atual do computador, independente do período do relatório.
  • TELEFONES: Números de telefones da pessoa (cliente, funcionário, fornecedor ou conveniado).


Lembrando que esse relatório, é apenas um entre outros que podem ser utilizados para verificar o valor que o estabelecimento possui para receber de seus clientes.