Compete aos estados disporem sobre a obrigatoriedade de seus contribuintes efetuarem o envio dos arquivos do Bloco X.

Neste momento, a única UF que publicou norma estipulando os prazos para envio dessa obrigação acessória foi Santa Catarina.

O não envio destes arquivos ao fisco vai ocasionar o bloqueio automático do Linx Big conforme determinado pela legislação, impedindo por exemplo que as operações de venda sejam realizadas nos PDV's que estão com o limite de pendências excedido.

  • Para arquivos de Redução Z, em Santa Catarina, o PDV em particular será bloqueado a partir da 20ª pendência.
  • Para arquivos de Estoque, em Santa Catarina, todos os PDV's serão bloqueados a partir da 5ª pendência.

A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para 01/09/2019. Para obter mais informações acesse o link: http://legislacao.sef.sc.gov.br/html/atos_diat/2017/atodiat_17_017.htm.

Bloco X

Consiste em arquivos eletrônicos com resumos dos dados de vendas de mercadorias registradas em cupons fiscais e Reduções Z e de estoque exigidos pelo fisco de Santa Catarina.

Esses arquivos serão gerados de forma automática pelo Linx Big e serão transmitidos, conforme o caso, ou todos os dias ou mensalmente para o fisco pela Internet.

Diariamente serão enviadas as informações das vendas de mercadorias e da Redução Z. E, uma vez por mês, serão enviados os dados referentes ao estoque da farmácia e aos totais de aquisição de mercadorias sempre referentes ao período do mês anterior.


Para ter acesso ao painel de gestão de arquivos do Bloco X PAF-ECF, vá até o menu Fiscal > PAF-ECF > Painel de Gestão de Arquivo do Bloco X PAF-ECF.


Figura 01 - Menu Fiscal


Na tela principal do painel será apresentada uma visão geral da situação dos arquivos enviados pela farmácia perante ao fisco.

Através das opções disponíveis nessa tela o usuário poderá acompanhar como está a situação de cada arquivo gerado pelo sistema.


Figura 02 - Bloco X PAF-ECF

Para ter uma visão geral do Bloco X acesse o artigo Panorama Bloco X - Visão Geral

Abaixo estão relacionadas as funções do painel de gestão:



A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para  somente para os clientes de Santa Catarina.

Existem várias situações que podem ocorrer a um arquivo.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos com falha na geração.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que apresentaram falha na geração do arquivo pelo Linx Big. Além da relação dos arquivos com falha, também podem ser apresentadas instruções para auxiliar na identificação e correção dessas falhas.

Ao acessar uma das opções de Arquivos com falha na geração, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 - Exemplo de Falha na Geração


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que tiveram falha na geração;

 - Legenda com as teclas de atalho de seleção padrão do sistema;

 - Nessa seção são exibidos os detalhes da falha como: Data e Hora, Usuário, Detalhe da falha e, eventualmente, as possíveis ações que podem ser tomadas para lidar com a falha;

 - Opção para tentar gerar o arquivo novamente e enviá-lo para o fisco depois que a falha na geração for corrigida;

 - Copia para área de transferência o número de recibo associado ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).


Os detalhes da falha podem ser visualizados na seção Histórico de falhas.

No exemplo acima, o problema na geração ocorreu porque não havia certificado digital configurado para a filial.

É importante assegurar que os arquivos sejam gerados e transmitidos para o fisco o quanto antes. Não deixe acumular esse tipo de pendência.




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para somente para os clientes de Santa Catarina.


Existem várias situações que podem ocorrer a um arquivo. Uma delas é a Pendente de transmissão.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos pendentes de transmissão.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que ainda não foram transmitidos para o fisco. Além da relação dos arquivos pendentes de transmissão, também podem ser apresentadas instruções para auxiliar na identificação e tratamento das condições que impediram a transmissão dos arquivos.

Ao acessar uma das opções de Arquivos pendentes de transmissão, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01- Exemplos de Arquivos Pendentes de Transmissão


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que estão pendentes de transmissão;

 - Aqui são apresentadas as tentativas de solicitação de transmissão;

 - Através desse botão será possível transmitir o arquivo;

 - Copia para área de transferência o número de recibo associado ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).


Os detalhes do problema de transmissão podem ser visualizados na seção Histórico de tentativas.

Um arquivo pode ficar pendente de transmissão se, por exemplo, não for possível se conectar a internet ou se os serviços do fisco estiverem indisponíveis.




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para  somente para os clientes de Santa Catarina.


Existem algumas situações que podem ocorrer ao se processar um arquivo. Uma delas é a de Erro de processamento.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos com erro de processamento.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que apresentaram erros ao serem processados pelo fisco. Além da relação dos arquivos com erros, também podem ser apresentadas instruções para auxiliar na identificação e correção desses problemas.

Ao acessar uma das opções de Arquivos com erro de processamento, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 - Exemplo de Erro de Processamento


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que tiveram erro de processamento;

 - Legenda com as teclas de atalho de seleção padrão do sistema;

 - Nessa seção são exibidos os detalhes do erro como: Data e Hora, Usuário, Detalhe do erro e, eventualmente, as possíveis ações que podem ser tomadas para lidar o erro;

 - Aqui são apresentadas as tentativas de solicitação de reprocessamento;

 - Opção para gerar um novo arquivo para envio ao fisco depois que o erro for corrigido;

 - Através dessa opção é possível solicitar o reprocessamento do arquivo;

 - Copia para área de transferência os números de recibos associados ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).


Os detalhes dos erros encontrados pelo fisco podem ser visualizados na seção Histórico de erros. No exemplo acima,a SEFAZ rejeitou o arquivo porque identificou um produto com GTIN (código de barras) inválido.

Uma ação de correção deve ser realizada para cada arquivo nessa condição.

Concluída a correção, um novo arquivo deve ser gerado e enviado para o fisco.




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para   somente para os clientes de Santa Catarina.


Existem várias situações que podem ocorrer a um arquivo. Uma delas é a Aguardando processamento.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos aguardando processamento.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que estiverem Aguardando processamento.

Ao acessar uma das opções de Arquivos aguardando processamento, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 - Exemplo de Arquivos Aguardando Processamento


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que estão aguardando processamento;

 - Legenda com as teclas de atalho de seleção padrão do sistema;

 - Nessa seção será possível visualizar todas as consultas por respostas do processamento;

 - Através desse botão poderá consultar respostas do Fisco;

 - Copia para área de transferência os números de recibos associados ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para   somente para os clientes de Santa Catarina.


Existem várias situações que podem ocorrer a um arquivo. Uma delas é a Aguardando reprocessamento.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos aguardando reprocessamento.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que estiverem aguardando reprocessamento.

Ao acessar uma das opções de Arquivos aguardando reprocessamento, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01- Detalhes do Reprocessamento 


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que estão aguardando reprocessamento;

 - Legenda com as teclas de atalho de seleção padrão do sistema;

 - Nessa seção será possível verificar os erros de processamento;

 - Nessa seção será possível visualizar todas as consultas por respostas do processamento;

 - Através desse botão poderá consultar respostas do fisco;

 - Copia para área de transferência os números de recibos associados ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para   somente para os clientes de Santa Catarina.


Existem várias situações que podem ocorrer a um arquivo. Uma delas é a Aguardando reativação.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos aguardando reativação.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que estão aguardando reativação pelo fisco.

Ao acessar uma das opções de Arquivos aguardando reativação, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 - Aguardando Reativação


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que estão aguardando reativação;

 - Legenda com as teclas de atalho de seleção padrão do sistema;

 - Nessa seção serão exibidas as reativações anteriores;

 - Aqui serão exibidas as consultas por respostas das reativações;

 - Através desse botão poderá consultar as respostas do fisco;

 - Copia para área de transferência os números de recibos associados ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para   somente para os clientes de Santa Catarina.


Existem várias situações que podem ocorrer a um arquivo. Uma delas é a de Aguardando substituído.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos substituídos.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que foram substituídos em função da geração e transmissão para o fisco de um novo arquivo.

Ao acessar uma das opções de Arquivos substituídos, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 - Arquivos Substituídos


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que foram substituídos;

 -  Clique no botão  para visualizar as opções de filtro disponíveis para pesquisa;


Figura 02- Filtros


 - Copia para área de transferência os números de recibos associados ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para   somente para os clientes de Santa Catarina.


Existem várias situações que podem ocorrer a um arquivo. Uma delas é a de Cancelado.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos cancelados.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que foram cancelados junto ao fisco. Além da relação dos arquivos cancelados, também podem ser apresentadas informações de erro referentes às tentativas de reativação.

Ao acessar uma das opções de Arquivos cancelados, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 - Arquivos Cancelados


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que foram cancelados;

 -  Clique no botão  para visualizar as opções de filtro disponíveis para pesquisa;


Figura 02 - Filtros


 - Nessa seção são exibidos os detalhes do erro como: Data e Hora, Usuário, Detalhe do erro e, eventualmente, as possíveis ações que podem ser tomadas para lidar o erro;

 - Aqui são apresentadas as tentativas de reativação;

 - Opção para gerar um novo arquivo para envio ao fisco em substituição ao arquivo cancelado;

 - Através dessa opção é possível solicitar a reativação do arquivo;

 - Copia para área de transferência os números de recibos associados ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para   somente para os clientes de Santa Catarina.


Existem várias situações que podem ocorrer a um arquivo. Uma delas é a Processado com sucesso.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos processados com sucesso.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que foram processados com sucesso pelo fisco. 

Ao acessar uma das opções de Arquivos processados com sucesso, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 -Detalhes Arquivos Processados com Sucesso


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que foram processados com sucesso;

 -  clique no botão  para visualizar as opções de filtro disponíveis para pesquisa;


Figura 02 - Filtros


 - Aqui são apresentadas as tentativas de cancelamento;

 - Através dessa opção é possível solicitar o cancelamento do arquivo;

 - Copia para área de transferência os números de recibos associados ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para   somente para os clientes de Santa Catarina.


Existem várias situações que podem ocorrer a um arquivo. Uma delas é a Descartado.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos descartados.

Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que foram descartados pelo Linx Big. 

Ao acessar uma das opções de Arquivos descartados, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 - Arquivos Descartados


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui são apresentados todos os arquivos que foram descartados;

 -  Clique no botão  para visualizar as opções de filtro disponíveis para pesquisa;


Figura 02 - Filtros


 - Cópia para área de transferência o número de recibo associado ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para   somente para os clientes de Santa Catarina.


Existe a possibilidade de um acompanhamento dos arquivos gerados e enviados ao fisco através da opção Histórico de arquivos.

Nessa tela poderão ser visualizados todos os arquivos e a situação de cada um deles, com opções adicionais com a de download de arquivos por exemplo.

Ao acessar a opção Histórico de arquivos, a seguinte tela será apresentada:


Figura 01 - Histórico de Arquivos


Essa tela possui várias seções e opções como:

 - Aqui é apresentado o histórico de todos os arquivos;

 -  clique no botão  para visualizar as opções de filtro disponíveis para pesquisa;


Figura 03 - Filtro para Pesquisa


 - Através desse botão é possível recuperar o arquivo;

 - Através desse botão é possível recuperar o arquivo de recibo;

 - Ao  clicar nesse botão é possível realizar o download do arquivo diretamente do fisco;

 - Copia para área de transferência o número do recibo associado ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).

 - Aqui será possível visualizar os detalhes referentes ao arquivo;

 - Aqui será possível visualizar a linha do tempo do arquivo, ou seja, todas as etapas que resultaram na alteração de sua situação;

 - Através desse botão será possível visualizar a linha do tempo das associações do arquivo.




A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para   somente para os clientes de Santa Catarina.


Existe a opção de visualizar o relatório de acompanhamento dos dados de Estoque que serão enviados mensalmente ao fisco.

No painel do Bloco X, essa situação é representada pela opção Relatório de estoque.

Ao acessá-la e selecionar a opção Gerar Relatório será exibido o estoque existente no último dia do mês anterior para cada produto do cadastro. Além do estoque, também serão exibidas informações referentes às aquisições de mercadorias realizadas no mês em questão.

É aconselhável um acompanhamento periódico desse relatório para se ter uma prévia de como estão os dados de estoque e aquisições que serão enviados ao fisco no próximo arquivo. Isso pode ser feito informando-se a data desejada para geração no campo Data do estoque


Figura 01 - Relatório de Estoque - Geração

Exemplo de Relatório

Figura 02 - Relatório de Estoque - Bloco X