Como utilizo a forma de pagamento Crediário?


A venda a Crediário é uma forma do consumidor realizar o pagamento de suas compras a prazo (porém não possui o mesmo tratamento que a nota a prazo), sendo possível parcelar o valor das compras conforme combinado com o estabelecimento.

Como fazer?


Observações


É necessário que a forma de pagamento Crediário esteja devidamente configurada no PDV.


Para utilizar a forma de pagamento Crediário deve ser informado no início da venda, um cliente que possua um prazo, da mesma forma quando utilizado a Nota a Prazo como forma de pagamento. O limite de crédito para pagamento com Crediário é o mesmo limite utilizado para notas a prazo.



Na tela de venda do caixa, após selecionar o cliente e os itens de venda, ao clicar no botão Formas Pgto (F4) será exibido a tela das formas de pagamento disponíveis, onde basta clicar na opção Crediário (Alt+F9) para que seja utilizada como forma de pagamento na venda:





Após escolher a forma de pagamento Crediário, será apresentado uma nova tela para que seja indicado o número de parcelas do Crediário:



Depois de indicar o número de parcelas e clicar no botão Confirmar (Enter)será solicitado que seja informado o intervalo de dias entre as parcelas:



Ao definir o intervalo de dias e clicar no botão Confirmar (Enter) será exibido a tela de Desdobramento das Parcelas:



Na tela de desdobramento das parcelas, no campo Documento pode ser informado valores para que o estabelecimento tenha controle sobre as parcelas e se desejado, também é possível alterar os campos Vencimento (por padrão o pagamento da primeira parcela é à vista), Dias Valor. No caso do campo Valor, se o valor for alterado não será possível concluir o pagamento como crediário até que a soma dos valores das parcelas chegue no valor total do crediário.


Ao clicar no botão OK (F4) na tela de desdobramento, será solicitado a confirmação dos dados das parcelas, onde se confirmado serão emitidos o cupom e as vias das parcelas, caso contrário voltará para tela de desdobramento.


Impressão da Parcela nº 1 e 2:


  





A utilização da forma de pagamento Crediário possibilita utilizar outras formas de pagamento, podendo realizar assim um pagamento misto utilizando crediário. Para realizar um pagamento misto, ao clicar sobre o botão Formas Pgto (F4) será exibido a tela para que seja escolhido a forma de pagamento. Para venda mista deve ser informado no valor do pagamento, o valor que deseja pagar e sua respectiva forma de pagamento.



Exemplo de venda mista:


Nesta venda mista é informado primeiro o valor a ser pago em dinheiro:








Após informar o valor a ser pago em dinheiro é selecionado a forma de pagamento Dinheiro (F10), e assim faltará o pagamento de R$ 30,00 que pode ser realizado com as formas de pagamentos desejadas, mas neste exemplo o valor de R$ 30,00 é pago com a forma de pagamento Crediário (Alt+F9).







Ao finalizar o pagamento do valor restante com a opção Crediário (Alt+F9), o procedimento do crediário será o mesmo descrito anteriormente. Quando realizado venda mista, sairá descriminado no cupom os tipos de pagamentos e seus valores:








No relatório de fechamento de caixa do PDV, os pagamentos realizados como crediário serão descriminados no bloco de Saída/Fechamento:







Para visualizar as entradas de crediário no Postofácil Módulo Retaguarda, basta acessar a Entrada de Crediário através do menu Planilhas Diárias > Controle de Notas a prazo > Entrada de Crediário:







Na entrada de crediário, no campo Total crediário (imagem anterior) é sumarizado o valor total dos cupons que foram pagos como crediário (mesmo contendo venda mista). Ao selecionar um registro na aba Parcelas crediário são descritas as informações das parcelas:






Atenção


As vendas que utilizam como forma de pagamento o Crediário, não entraram no fechamento do cliente.