Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Conceito

O horário de verão foi instituído com o objetivo de maximizar o aproveitamento da luz solar e consequentemente, economizar o uso da eletricidade. Como medida, é adiantado o relógio em uma hora em alguns estados do país. O regimento do horário de verão no Brasil está previsto no Decreto nº 6.558 de 2008. Este guia tem como objetivo orientar o usuário quanto as configurações necessárias no Linx Postos POS no início e fim do horário de verão.

Pensando em proporcionar maior comodidade ao cliente, foi implementada a troca de horário de verão automática. A partir da versão 1.0.0.60, a entrada e a saída do horário de verão serão feitas de forma automática, uma vez que as datas em que serão realizados tais procedimentos já encontram-se gravadas internamente no sistema. 

A validação do horário de verão será efetuada na inicialização do sistema.

Em caso de não possuir a versão atualizada citada acima, acesse o Guia Configurações Horário de Verão para orientação quanto aos procedimentos de mudança de horário.


Configuração do Windows 

Para a correta entrada e saída do horário de verão, o Windows deve estar configurado para efetuar a alteração automática do horário, conforme imagem abaixo: 




Início do Horário de Verão

Para efetuar os procedimentos de entrada de horário de verão, o Linx Postos POS identificará o estado (UF) do cliente e fará a troca automaticamente. Nenhum comando adicional será necessário por parte do usuário.


Fim do Horário de Verão

Assim que o sistema constatar o fim do horário de verão, fará o questionamento ao usuário para verificar se o mesmo deseja realizar a saída para o ECF e efetuará automaticamente para os demais documentos fiscais.


Horário de Verão - Documentos Eletrônicos

A mudança de horário ocorrerá de maneira diferente de acordo com o documento fiscal emitido pelo cliente. Para as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônicas (NFC-e) ou Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), a troca será realizada automaticamente. O sistema irá alterar a data no banco de dados, alterando o fuso horário. 


Horário de Verão - Impressora Fiscal

Para documentos emitidos por Impressora Fiscal - ECF, as trocas de horário de verão (entrada e saída) serão realizadas na emissão da Redução Z, através de pergunta, conforme imagens abaixo.

Para a entrada o comando é executado automaticamente, já na saída do horário de verão, o sistema emitirá uma mensagem indicando que a saída deverá aguardar 1h e 5min conforme imagens abaixo. O PDV ficará inoperante no período indicado.



Após o término do tempo indicado, sistema exibe uma mensagem confirmando a saída do horário de verão.


Vale lembrar que para os estados (UF) que aderiram ao PAF, caso haja divergência de horários entre o ECF e o sistema superior a 1 hora e 15 minutos, a utilização do PDV não será permitida até o devido ajuste.

Para consultar se a ECF já encontra-se no horário de verão, basta visualizar o horário que será emitido no cupom fiscal: caso a letra V seja apresentada ao lado do horário, o mesmo já estará configurado. 







  • Sem rótulos