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CURVA ABC DE CLIENTES - CAR225


      A curva ABC de clientes, é gerada de acordo com as compras realizadas pelo cliente em determinado convênio, ou seja, a curva é gerada mediante ao vínculo do cliente com o convênio.

      A curva terá maior exatidão se emitida em um período mínimo de 90 dias.

      A partir deste relatório o Softpharma classificará cada vínculo do cliente em relação a curva ABCD de clientes e poderá atualizar o campo "Curva" na aba "Geral" do Cadastro de Clientes.

 

Acesso Rápido

Localização: Relatórios > Contas a Receber > Curva ABC de Clientes

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F2 - Consultas

 

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ALT + F - Para Sair


SUGESTÃO: sugerimos que a Curva ABC de Clientes seja classificada por "Tipo de Convênios", ou seja, classificar uma curva para todos os clientes de convênios, outra para os particulares e outra para os de tele entregas ou de compras a vista. Desta forma é possível saber os "melhores" clientes de acordo com cada tipo de convênio da farmácia, podendo em cima destas informações trabalhar um sistema de fidelidade ou de regras de descontos.

      Veja abaixo a descrição detalhada de cada campo:

  • Intervalo de Filiais: Nas farmácias que tem mais de uma loja, e no banco de dados do SoftPharma está todas as informações das filiais, o usuário pode selecionar a(s) filial(is) que deseja emitir o relatório. É indicado que seja processado usando TODAS as filiais (01 a 99), porque o cadastro de clientes é único e o mesmo cliente pode comprar em qualquer loja da rede.
  • Opção de Processamento: Informe a opção de processamento da curva ABCD de clientes:
    • Por clientes: Selecione esta opção caso desejar classificar a curva ABCD de clientes por cliente que mais comprou na farmácia. No final desta curva o sistema vai fazer um resumo por convênio que mais compraram na farmácia.

Observação: Somente selecionando está opção será permitido atualizar o cadastro de clientes com as novas curvas.

    • Por convênios: Selecione esta opção caso desejar classificar a curva ABCD de clientes por convênios, sendo que o sistema vai emitir os convênios que mais compraram na farmácia.
  • Ordenar por: selecione a forma que gostaria de ordenar as informações do relatório seja por Quantidade Vendas ou Faturamento.
  • Intervalo de Convênios: (F2 - Consulta convênios). Informe entre qual(is) convênio(s) deseja emitir o relatório. Caso o usuário desejar emitir de todos os convênios, selecione os outros filtros abaixo e deixe este campo em branco.
  • Intervalo de Emissão: Informe entre quais datas de emissão (ideal um período mínimo de 90 dias) que deseja emitir a curva, ou clique com o mouse no ícone dentro do campo da data "Jan", este botão abre um calendário para a procura da data.
  •  %A   %B   %C: Informe os percentuais para classificação. O sistema sugere os percentuais podendo o usuário modificá-los.

Observação: Os percentuais do A, B e C devem fechar o total: 100%.

  • Atualizar clientes pela curva: Marca este campo somente quando o usuário desejar atualizar os clientes cadastrados com a nova curva ABCD. Recomendamos marcar este campo quando o usuário selecionar um período mínimo de 90 dias.
  • IMPORTANTE:
    • Em caso de novos cadastros de clientes ou clientes sem movimento na farmácia no período selecionado, o sistema informará a curva "D" no cadastro de cliente.
    • Pode acontecer deste relatórios não terem valores idênticos a outros, isso devido a possíveis re-parcelamentos no contas a receber, cancelamento de alguns títulos sem que o cancelamento da nota seja feito, inclusão manual de títulos também no contas a receber. Vale lembrar que a base deste relatório são as vendas ocorridas.

Informações contidas no(s) relatório(s):

1. Curva ABC "Por Cliente" (Quantidade/Faturamento)

      Como a curva é por vínculo, se o cliente estiver vinculado a mais de um convênio, ele será listado uma vez para cada convênio apresentando as informações abaixo referente ao cliente no convênio mencionado ao lado de seu nome.

  • Código: informa o código do cliente.
  • Nome do Cliente: informa o nome do cliente.
  • Convênio: informa o código e o nome do convênio
  • Compras: informa a quantidade de produtos adquirido pelo cliente no convênio, durante o período selecionado. Obs.: As compras dos dependentes são somadas no total do cliente.
  • Valor  CPR: apresenta o valor total de compra, no convênio, durante o período selecionado.
  • Per capita: média do consumo por pessoa, no convênio e período mencionado(Valor compra/quantidade = Per capita)
  • Curva: informa a posição na curva ABC que o cliente se encontra, a partir do vínculo dele com o este convênio.
  • %Repres.: informa o percentual de representação do cliente na curva ABC, no relatório de quantidade esse percentual será calculado pela coluna "Compras"; e no relatório de faturamento será calculado pela coluna "Valor de Compras".
  • Limite: apresenta o valor do limite liberado ao cliente para compras neste convênio.
  • Totalizador por convênio: traz as informações dos convênios vinculados aos clientes com o total de vendas realizadas em ordem crescente.

2. Curva ABC "Por Convênio" (Quantidade/Faturamento)

  • Código: informa o código do convênio
  • Nome do Convênio:  informa o nome do convênio.
  • Compras: informa a quantidade de produtos adquirido, pelos clientes deste convênio, no período selecionado. Obs.: As compras dos dependentes são acrescentadas no total do cliente.
  • Valor  CPR: apresenta o valor total de compra,, neste convênio, durante o período selecionado.
  • Per capita: média do consumo por convênio no período (Valor compra/quantidade = Per capita)
  • Curva: informa a posição na curva ABC que o convênio se encontra. Obs. Conforme o volume de compras realizadas no mesmo
  • %Repres.: informa o percentual de representação do convênio na curva ABC, no relatório de quantidade esse percentual será calculado pela coluna "Compras"; e no relatório de faturamento será calculado pela coluna "Valor de Compras".

 




  • Sem rótulos