O FbDataGuard destina-se a monitorar e proteger o banco de dados contra corrupções e suas consequências, reduzindo os problemas de performance e disponibilidade, monitorando a saúde do banco de dados, desempenho e automatizando a manutenção. O e-mail atualmente utilizado para o monitoramento das bases de dados é o [email protected].
Observação
Anteriormente, era utilizado um e-mail com o domínio [email protected].
Os clientes que atualmente possuem configurado o e-mail [email protected] (com domínio Intercamp) terão que ser atualizados para o novo e-mail [email protected] (com domínio Linx).
Ao acessar o FB DataGuard, a configuração do e-mail é realizada através do botão Alerts localizado no lado esquerdo da página:
Ao clicar em Alerts, será exibido a tela Alertas onde deve ser clicado no botão configurar conforme a imagem abaixo:
Depois de clicar no botão configurar será exibido a tela para configuração do e-mail:
A seguir são apresentados os campos que precisam ser configurados:
Nome da Instalação: Deve ser informado o código e a razão social do cliente conforme cadastrado no CRM. Entre o código e a razão social deve haver um espaço. Caso seja rede de postos, deve ser indicado o código da matriz seguido do nome.
GUID da Instalação: Esta informação é preenchida de forma automática e possui um valor exclusivo a cada instalação, portanto não deve ser alterada.
configure-alerts.background_color: Esta informação é preenchida de forma automática, não precisa realizar nenhuma mudança.
Avise sobre os caminhos de backup suspeitos: Este campo deve ser marcado.
Enviar alertas por e-mail: Este campo vem por padrão desmarcado, mas deve ser marcado.
Delay para Anti-spam, min: Neste campo deve ser indicado o valor 720.
Enviar alertas para: Define o e-mail que receberá os alertas. Deve ser indicado o e-mail [email protected].
‘Remetente’: Deve ser informado o e-mail [email protected].
Endereço do SMTP: Deve ser informado o endereço smtp.office365.com.
Porta do SMTP: Deve ser informado a porta 587.
Usar conexão segura (SSL): Este campo vem por padrão desmarcado, mas deve ser marcado.
Login no SMTP: Deve ser informado o e-mail [email protected].
Senha do SMTP: Deve deixar o campo em branco.
Observações
Em alguns clientes, devido as configurações do ambiente de rede ou computador, eles informam problemas para o envio dos e-mails, como no caso abaixo (o erro é informado na tela de alertas):
Esse erro é causado devido a algum bloqueio no ambiente de rede do estabelecimento, portanto, o cliente deve ser orientado a verificar com seu técnico de informática, para que ele verifique a configuração de seu ambiente.
Enviar email de na inicialização ou reconfiguração do DataGuard: Este campo vem por padrão marcado, mas caso não venha deve ser marcado.
configure-alerts.history-depth: Este campo vem por padrão configurado, não é necessário modificá-lo.
Após definir os dados de configuração basta clicar no botão Gravar para que o e-mail esteja configurado.