- Criado por Usuário desconhecido (anderson.lima), última alteração por Lidiane Malacarne em nov 06, 2018
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Este programa é utilizado para encomendar medicamentos faltantes na farmácia, e também para gerenciar e lançar os produtos em falta. Todos os itens lançados como encomenda serão enviados para o Pedido de Compras (Compras > Pedido de compras) automaticamente para que seja feito o seu pedido com o fornecedor.
Acesso rápido
Acesso Rápido Localização: Compras > Encomendas | |
---|---|
F2: | Consultas |
ALT+F: | Sair do programa |
CTRL+A: | Avança tabulação |
Encomendas
Acesso Rápido Localização: Compras > Encomendas > guia Encomendas | |
---|---|
F2: | Consultas |
F3: | Novo |
F4 ou ALT+G: | Salvar |
F5: | Solicitações de transferência |
F6: | Acesso ao pedido de compra. |
ALT+O: | Baixar encomendas |
ALT+F: | Sair do programa |
Toda encomenda lançada para o cliente será enviada para o pedido de compras para que o item seja pedido para o fornecedor no dia seguinte. Cada encomenda só aceita 1 (um) item por cliente para que seja melhor gerenciada no pedido de compras do fornecedor, podendo o usuário lançar várias encomendas para cada cliente. No dia da entrega da mercadoria deverá baixar todas as encomendas pendentes para o mesmo.
Para solicitar a encomenda de um determinado produto deverá informar o código de barras, na sequência o sistema apresentará a descrição, apresentação e laboratório do mesmo, informe também a quantidade a ser adquirida, Informe a matrícula do cliente que realizou a encomenda, a previsão de chegada.
Ao final da encomenda é solicitado o colaborador e senha. Esta senha é cadastrada através do Cadastro de Colaboradores, a mesma é solicitada para evitar que sejam feitas encomendas em nome de outro vendedor afim de prejudicá-lo.
Importante
Ao inserir o produto como encomenda o valor inserido no campo Quantidade será lançado exatamente como quantidade e não como unidade no pedido de compra. Por exemplo, o produto XYZ é comprado por caixa, em cada caixa há 100 unidades, que são vendidas separadamente (fracionados), No caso de 5 clientes solicitarem 1 unidade, se informar 5 no campo quantidade, no pedido de compra será lançado 5 caixas com 100, totalizando 500 unidades.
Falteiros
Acesso Rápido Localização: Compras > Encomendas > guia Falteiros | |
---|---|
F2: | Consultas |
F3: | Novo |
F4 ou ALT+G: | Salvar |
F5: | Solicitações de transferência |
F6: | Estoque nas filiais |
F7: | Aguardando entrega |
ALT+O: | Baixar de faltas |
ALT+F: | Sair do programa |
Para indicar que um determinado produto está em falta deverá informar o código de barras, na sequência o sistema apresentará a descrição, apresentação e laboratório do mesmo, informe também a quantidade perdida àquela que deixou de ser vendida por estar em falta.
São apresentados quatro motivos de solicitação de faltas, porém as mesmas por padrão estão inativas. Para liberar seus status para ativos e também incluir novos motivos conforme a necessidade deverá acessar a tela "Opções" (botão opções) e pressionar a tecla de atalho "F7 Motivos):
Falta crônica: identifica que o item do lançamento do falteiro estiver sinalizado como "Falta crônica" no cadastro de produtos, refere-se aquele produto ou substância que por algum motivo está em falta no mercado (laboratórios/distribuidores).
Ruptura de estoque: utilizado para os produtos que a demanda é maior que zero e não há estoque do item, ou seja, pertence ao mix de produtos da loja, mas não possuí itens disponíveis para venda.
Estoque negativo: como o próprio nome diz, é quando o produto está em falta e com o estoque negativo na farmácia.
Demanda zerada: e este motivo é utilizado para os produtos que possuem a demanda zerada, ou seja, os itens sem giro de vendas.
Quando os motivos acima estiverem ativos, automaticamente o sistema verificará se o produto do lançamento enquadra-se em algum desses motivos, se SIM, o motivo respectivo será selecionado, segue abaixo algumas observações:
Uma vez indicado um motivo automático esse não poderá ser alterado pelo usuário;
Quando o lançamento não se enquadrar em nenhum dos motivos padrões, deve-se selecionar manualmente o motivo que atenderá sua necessidade.
Para as farmácias que não queiram trabalhar com um ou vários motivos padrões poderá inativá-los, essa funcionalidade explanaremos no próximo item.
Ao final da transação é solicitado o colaborador e senha. Esta senha é cadastrada através do Cadastro de Colaboradores.
Observação
É permitido lançar falteiro para produtos inativos, pois, no caso de falteiros, trata-se exatamente de produtos que a loja não possui. Já no caso de encomendas, trata-se de produtos que a loja não tem mas trabalha com esses itens
Importante
Os pedidos de faltas serão encaminhados para pré-pedido de compra padrão, realizado através do atalho F4 - Pedidos de compra da tela de Lançamentos de Falteiros.
Configurações por usuário
O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Encomendas - IMP155" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:
Guias:
Desmarque a guia 1 para que o usuário não tenha acesso a lançar encomendas, somente baixá-las.
Desmarque a guia 2 para que o sistema exija que seja informado o vendedor e sua senha para baixar a encomenda para o cliente.
Desmarque a guia 2 para que o usuário possa visualizar a quantidade de estoque da filial através da tela "Opções" do Falteiro.
Desmarque a guia 6 para que o usuário acesse o atalho "F7 – Aguardando entrega" da tela "Falteiro".
Marque a guia 07 para que o usuário acesse ao atalho "F7 – Motivos" através da tela "Opções" do Falteiro.
Tabulação:
Tabulação 1: na atualização do sistema somente para aqueles usuários que tiverem liberado o programa 'IMP155' esta tabulação será marcada automaticamente. Para o usuário que não tiver acesso ao programa, nada deverá ser alterado na tabulação.
Tabulação 2: quando marcada, o usuário terá acesso ao botão 'Opções' na aba 'Encomendas'.
Tabulação 3: somente quando marcada o usuário terá acesso à aba 'Falteiro'.
Tabulação 4: quando marcada o usuário terá acesso ao botão 'Opções' na aba 'Falteiro'.
Então, quando o usuário tiver as tabulações 1 e 3 desmarcadas, o programa não será aberto e será exibida uma mensagem informando que o usuário não tem acesso para realizar o lançamento de Encomendas e Falteiro.
Quando a Tabulação 05 estiver marcada o usuário terá acesso ao botão "Imprimir" das opções do Falteiro.
Quando a Tabulação 10 estiver marcada o usuário terá acesso ao atalho "F11 - Analise do Falteiro" através da tela "Opções" do falteiro.
- Sem rótulos