Através desta tela é possível realizar a conferência, lançamentos e também manutenções das movimentações dos produtos controlados, lembrando que os processos efetuados nessa tela não interferirão no Cadastro e Estoque dos produtos.
Acesso Rápido
Lançamento
Para efetuar a operação desejada, o usuário deve através do campo sinal, selecionar o tipo de lançamento, se: Entrada, Saída, Perda ou Transferência, observa-se que dependendo do sinal selecionado alguns campos ficarão indisponíveis para edição, após isso, é possível verificar a situação do lançamento, podendo ser: Liberado, Pendente, Suprimido ou Enviado, ao marcar um lançamento como inconsistente, é indicado que este está passível de alteração, e o mesmo não será enviado para o SNGPC, até que seja desmarcada essa opção, porém os lançamentos inconsistentes são impressos nos livros e balanços.
Em seguida, o usuário deve informar o código do fornecedor ou cliente, número da nota fiscal referente ao lançamento, data emissão, o campo data recebimento apenas estará disponível quando for lançamento de entrada, deverá informar a data do recebimento do produto na loja, essa informação é de suma importância para controle e gerenciamento dos produtos controlados
Na sequência deverá informar o código do produto, insira informações adicionais do produto referente a "registro ms", "quantidade", "lote", e o "vencimento do lote".
O campo motivo perda estará habilitado quando no campo sinal estiver selecionado a opção "Perdas" e através dele é possível sinalizar qual foi o motivo da perda do medicamento, como por exemplo:
- Furto/Roubo
- Avaria
- Vencimento
- Apreensão / Recolhimento
- Perda no Processo
- Coleta para Controle de Qualidade
- Perda de Exclusão da Portaria 344
- Por desvio de Qualidade
- Recolhimento do Fabricante
Para os lançamentos de Saída estarão habilitados os campos abaixo, permitindo a identificação das informações da receita, paciente e comprador.
O usuário deverá selecionar o conselho que prescreveu o medicamento: CRM, CRV, CRO, RMS, conforme a seleção deverá informar o número do registro no conselho no campo CR/UF, onde através desta informação o sistema buscará automaticamente o nome do profissional Prescritor. Na sequência, os campos receita e data prescrição estarão disponíveis para edição, o campo prolongado somente estará disponível quando o produto selecionado estiver substância principal que gere informações ao SNGPC ou for antimicrobiana, se sim, a validade máxima será de 90(noventa) dias contados a partir da data atual. Informe se o medicamente foi de uso Humano ou Veterinário, no campo CID deverá informar o Código Internacional de Doenças, porém não é obrigatório.
O sistema traz automaticamente os dados do cliente como paciente, porém é possível inserir as informações do paciente conforme a receita apresentada, além do nome também é solicitado data de nascimento, sexo, endereço e número.
Além do paciente, o sistema traz os dados do cliente como comprador, é possível inserir as informações conforme a necessidade, além do nome também é solicitado tipo de documento, número, órgão expedidor e UF.
Importante
Durante o preenchimento das informações do Paciente e Comprador alguns campos poderão estar indisponíveis, pois conforme o medicamento (psicotrópicos, antimicrobianos ou uso veterinário) são habilitados os campos obrigatórios ao SNGPC.
Observação
Neste campo é possível inserir observações manuais, onde o usuário poderá informar maiores detalhes sobre o lançamento ou até mesmo alguma justificativa pelo lançamento manual ou alteração do mesmo. Além disso há também o histórico das observações automáticas do sistema, como por exemplo, quando um lançamento foi marcado como inconsistente: "Movimento sinalizado como inconsistente. Não foi/será exportado ao SNGPC".
Conferência (<enter> Visualização de lançamentos)
Ao acessar a tela de visualização de lançamentos o sistema apresenta a tela de "Lançamentos" porém com todos os campos indisponíveis para edição, tornando o trabalho de conferência das informações mais ágil, pois será possível visualizar os demais lançamentos através das setas de navegação, sem a necessidade de voltar a tela principal do Controle de SNGPC para selecionar o próximo movimento.
Caso ocorra a necessidade de efetuar manutenções nos lançamentos estão disponíveis atalhos de acesso rápido que serão discriminados abaixo.
Atalhos de acesso rápido
- F5 - Editar: esse atalho permitirá alterar um lançamento selecionado, ou seja, quando o usuário pesquisar por uma movimentação, será possível editar as informações da tela, porém somente quando o mesmo estiver pendente ou liberado, e não será permitido quando a situação for igual a suprimido ou enviado.
- F6 - Liberar/Voltar para pendente: esta ação altera o status do campo "Situação" tornando o movimento liberado ou pendente, lembrando que os movimentos pendentes não são exportados para o SNGPC.
- F7 - Suprimir: esse atalho permite ao usuário suprimir um lançamento, observamos que a supressão só poderá ser realizada após que as devidas alterações nos lançamentos estejam concluídas (gravar). E também permitirá suprimir mesmo que cadastros estejam inativos, tais como produtos, fornecedor e/ou cliente.
- Se o lançamento não for oriundo de um lançamento automático de nota fiscal, ao suprimir um lançamento deve ser lançada uma errata, informando o motivo pelo qual este lançamento foi suprimido. Ao cancelar uma nota fiscal, o sistema lança de forma automática a errata "Cancelamento de nota fiscal". Esta errata deve ter no mínimo 15 e no máximo 100 caracteres e é exportada junto com a movimentação nos relatórios de medicamentos controlados. Os lançamentos suprimidos do movimento de psicotrópicos ficam com uma marcação que indica essa situação (bolinha preta). Esses lançamentos aparecerão nos relatórios de psicotrópicos, porém sem influenciar nos saldos dos produtos.
- Se o lançamento não for oriundo de um lançamento automático de nota fiscal, ao suprimir um lançamento deve ser lançada uma errata, informando o motivo pelo qual este lançamento foi suprimido. Ao cancelar uma nota fiscal, o sistema lança de forma automática a errata "Cancelamento de nota fiscal". Esta errata deve ter no mínimo 15 e no máximo 100 caracteres e é exportada junto com a movimentação nos relatórios de medicamentos controlados. Os lançamentos suprimidos do movimento de psicotrópicos ficam com uma marcação que indica essa situação (bolinha preta). Esses lançamentos aparecerão nos relatórios de psicotrópicos, porém sem influenciar nos saldos dos produtos.
Importante
O processo de suprimir um lançamento somente pode ser feito através do cancelamento da nota de origem do lançamento ou pelo botão "Suprimir".
- F8 - Transferir: através deste atalho permitirá ao usuário transferir as movimentações, porém observamos que quando o lançamento estiver com o status enviado, permitirá abrir a tela de transferência, mas somente será possível ajustar a sequencia e subsequencia.
- Ao selecionar o item que deseja transferir a movimentação, o sistema informa na tela seus dados e solicita a nova data de movimento. O usuário deve informar a nova data para a qual deseja lançar este movimento e em qual sequência de lançamento, esta última deve estar de acordo com o livro de psicotrópicos. Importante: não é possível transferir o movimento de lançamentos suprimidos. Esta ação não é recomendada, pois no SNGPC já constam todas as notas de entradas e saídas dos produtos controlados, que são validadas pela ANVISA junto aos fornecedores.
- F9 - Desdobrar Lote: esse atalho abrirá uma nova tela que solicitará o lote, vencimento e quantidade, e ao salvar as alterações o sistema duplicará o lançamento atual, porém alterando com os dados informados nesta tela pelo usuário, lembrando que esse atalho deverá ser utilizado quando no ato da dispensação do medicamento foi selecionado um determinado lote, mas entregue ao cliente de outro lote.
- F10 – Inserir Observação: essa funcionalidade somente poderá ser utilizada em lançamentos suprimidos, permitindo adicionar uma observação do motivo da supressão do lançamento se necessário.
Observação
Ao editar os lançamentos de entrada oriundos do balanço com confronto não será possível desmarcar o campo que indica que o lançamento está inconsistente, e ao exportar as informações para ANVISA e houver lançamentos de entrada originados pelo balanço dentro do período que estão sendo geradas as movimentações, antes de gerar o arquivo o sistema apresentará a seguinte mensagem: "Para o período informado, existem lançamentos de entrada gerados pelo "Balanço com Confronto" os quais não serão exportados para o SNGPC. Nesse caso é previsto em Lei que um novo inventário deve ser feito para adequação de estoque no SNGPC. Deseja continuar com a exportação/envio?" [SIM/NÃO].