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O modelo de pontuação Pontos múltiplos permite a configuração de pontuações para múltiplos prêmios simultaneamente, cada um pontuando em intervalos configuráveis e limitáveis. Cada prêmio será pontuado individualmente em vendas cujo valor total de produtos elegíveis atinja um dos intervalos previamente configurados no Linx Conecta. Após o final da transação os dados do cupom serão enviados para a Stefanini Inspiring, informando quantos pontos foram gerados para cada prêmio a ser sorteado.

1. Configurações de Pontos Fidelidade

Para configurar os pontos múltiplos, acesse a tela de Configurações de pontos fidelidade (Configurações → Configurações de pontos fidelidade). Para visualizar as opções referentes ao modelo Pontos múltiplos basta  selecionar a opção Pontos múltiplos contida na caixa de seleção Modelo de pontos. Vide figura abaixo.



Figura 1 - Tela Configuração de Pontos Fidelidade no layout Modelo de Pontos: Padrão


Após selecionar a opção Pontos múltiplos e  clicar em , o layout da tela será alterado para exibir as opções utilizadas nesse novo modelo, conforme a figura abaixo.


















Figura 2 - Tela Configuração de Pontos Fidelidade no layout Modelo de Pontos: Pontos múltiplos


Nessa modalidade, podem ser cadastrados diversos prêmios para que cada um pontue individualmente. Para adicionar um novo prêmio, basta  clicar em  , preencher a Descrição do prêmio e os campos do primeiro intervalo. Para excluí-lo basta clicar no presente no canto superior direito do prêmio, conforme a figura abaixo. Vale lembrar que a exclusão de produtos durante a vigência da campanha, definida nos campos Data inicial e Data final, não é permitida pelo sistema.



Figura 3 - Excluindo um prêmio


Também é possível configurar o máximo de pontos que podem ser gerados em uma única venda, que pode ser limitado pelo Tipo de limite → Pontos ou Tipo de limite → Reais. A configuração na figura abaixo permite que sejam gerados pontos até R$100,00, e qualquer excedente não gerará mais do que os pontos equivalentes a R$100,00, enquanto na segunda o máximo de pontos que uma transação pode gerar é R$20,00.


Figura 4 - Configurando o limite de pontos a ser gerado para cada prêmio


2. Como funcionam os intervalos dos prêmios?

Cada intervalo possui um valor De (R$) partida, onde começará a ser pontuado a Qtde de pontos configurada, e um valor Até (R$) onde esse intervalo abrange. Caso o valor de Até (R$) seja ultrapassado, o valor da venda cairá em um novo intervalo com amplitude* igual ao anterior, e será pontuado novamente a Qtde de pontos configurada. Ou seja, existem outros intervalos implícitos que serão aplicados de forma multiplicativa. Um intervalo de 0 a 20 que gera 1 ponto implica um outro que vai de 20,01 a 40 que gerará mais 1 ponto, de forma acumulativa. Esse comportamento será repetido até um limite configurado, seja ele o Segundo intervalo (que possui comportamento similar ao descrito anteriormente) ou até um limite de Reais ou Pontos que pode ser configurado.

Os dois exemplos a seguir irão exemplificar o que foi descrito acima de forma mais concreta.

*Entende-se amplitude por Até (R$) - De (R$). Esse valor será usado para gerar os novos intervalos multiplicativos. Vide os exemplos abaixos e suas tabelas para uma explicação mais detalhada, em especial no cabeçalho onde estão descritos os intervalos implicitos.

2.1 - Exemplo Carro

O prêmio Carro, cuja configuração está contida na Figura 2, contabiliza 2 pontos a cada intervalo de R$0,00-R$20,00. Isso quer dizer que uma venda de ao menos 1 centavo já irá contabilizar a quantidade definida de pontos. Ao ultrapassar os R$20,00, definidos no campo Até (R$), a quantidade de pontos será multiplicada, de forma que uma venda de valor entre 20,01 e 40,00 contabilizará 4 pontos, uma venda entre 40,01-60,00 contabilizará 6 pontos e assim por diante. A pontuação contabilizada para o prêmio Carro está exemplificada na tabela abaixo.

A tabela abaixo demonstra a quantidade de pontos que seriam geradas em diferentes cenários para o prêmio Carro, sem utilizar quaisquer limites.


Valor da Venda

Primeiro intervalo

(0,00-20,00)

Primeiro intervalo

(20,01-40,00)

Primeiro intervalo

(40,01-60,00)

Primeiro intervalo

(60,01-80,00)

Primeiro intervalo

(80,01-100,00)

Primeiro intervalo

(100,01-120,00)

Primeiro intervalo

(120,01-140,00)

Total de pontos
R$5,00

+2 ponto

Não atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu2
R$20,00+2 pontoNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu2
R$20,01+2 ponto+2 pontoNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu4
R$50,00+2 ponto+2 ponto+2 pontoNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu6
R$100,00+2 ponto+2 ponto+2 ponto+2 ponto
+2 ponto
Não atingiuNão atingiu10
R$101,01+2 ponto+2 ponto+2 ponto+2 ponto+2 ponto+2 pontoNão atingiu12
R$140,00+2 ponto+2 ponto+2 ponto+2 ponto+2 ponto+2 ponto+2 ponto14

Tabela 1 - Carro

Vale lembrar que somente os intervalos de 0 a 20 (Primeiro intervalo) foi cadastrado na configuração. Os outros foram gerados automaticamente pelo sistema, com base na diferênça (20 menos 0) do primeiro, conforme o especificado no início da seção 2. Nesse caso o Primeiro intervalo se repetiria infinitamente, então caso seja necessário criar um limite para isso deve-se limitar a quantidade de pontos/reais por transaçao.


2.2 - Exemplo Casa

O prêmio Casa possui um segundo intervalo, que interrompe a pontuação do primeiro. Da forma que está configurado, o primeiro intervalo irá fornecer no máximo 5 pontos, no caso de uma venda de 80,00 a 100,00. Uma venda de 100,01 geraria 5 pontos no segundo intervalo, que acumularia com os 5 pontos gerados no primeiro, totalizando 10 pontos para a Casa.

A tabela abaixo demonstra a quantidade de pontos que seriam geradas em diferentes cenários para o prêmio Casa, sem utilizar quaisquer limites.


Valor da Venda

Primeiro intervalo

(0,00-20,00)

Primeiro intervalo

(20,01-40,00)

Primeiro intervalo

(40,01-60,00)

Primeiro intervalo

(60,01-80,00)

Primeiro intervalo

(80,01-100,00)

Segundo intervalo

(100,01-125,00)

Segundo intervalo

(125,01-150,00)

Total de pontos
R$5,00

+1 ponto

Não atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu1
R$20,00+1 pontoNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu1
R$20,01+1 ponto+1 pontoNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu2
R$50,00+1 ponto+1 ponto+1 pontoNão atingiuNão atingiuNão atingiuNão atingiu3
R$100,00+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 pontoNão atingiuNão atingiu5
R$101,01+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 ponto+5 pontosNão atingiu10
R$140,00+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 ponto+1 ponto+5 pontos+5 pontos15

Tabela 2 - Casa

Vale lembrar que somente os intervalos de 0 a 20 (Primeiro intervalo) e 100,01 a 125 foram cadastrados na configuração. Os outros foram gerados automaticamente pelo sistema conforme o especificado no início da seção 2. Note que o Primeiro intervalo se repete até o início do Segundo intervalo. Nesse caso o Segundo intervalo se repetiria infinitamente, então caso seja necessário criar um limite para isso deve-se limitar a quantidade de pontos/reais por transaçao.

2.3 Simulador de pontos

Para facilitar na visualização desses dados, também foi criada uma tela onde é possível simular quantos pontos seriam obtidos em uma venda. Para acessá-la, basta  clicar em  , informar o valor desejado e  clicar em . A figura abaixo exemplifica uma transação com R$140,00 de produtos elegíveis a pontuação.


Figura 5 - Simulador de Pontos

3. Como os pontos são aplicados na transação?

Os pontos serão aplicados conforme o valor total dos produtos elegíveis contidos na transação, somados. Para isso, é utilizada a configuração Fonte de Pontos contida nessa mesma tela.

As Fontes de Pontos podem ser dos tipos:

  • Linx Conecta: Caso informado um produto que pertença a um grupo que pontua, serão aplicados pontos. Os grupos elegíveis são configuráveis por Empresa (Cadastros → Empresas → Grupos / Programas) através da coluna Acumula Pts
  • Cadastro único (Plugpharma): Caso o código de barras do produto esteja cadastrado como perfumaria ou não exista no Plugpharma, ele será considerado elegível.
  • Grupos Febrafar: Caso o produto pertença a um Grupo Febrafar que permita pontuação, os pontos serão gerados. A configuração de grupos está contida na aba Grupos Febrafar (Configurações de Pontos Fidelidade → Grupo Febrafar), é necessário escolher essa opção e  para que esta aba seja exibida.

4. Configurando o cupom da transação

O usuário deve configurar o cupom a ser impresso, algo que pode ser feito em Configurações → Configurações de cupom. Abaixo segue um exemplo de cupom de transação, atente-se as duas últimas tags.


Figura 6 - Configuração de cupom


A tag <NUMEROSDASORTE> define onde será impressa a mensagem de números da sorte, mensagem impressa quando pontos são gerados. A segunda tag <CHAVEPONTOSMULTIPLOS> define onde será impressa a chave, ou código, do cupom de pontos do cliente que foi gerado. O intuito disso é fazer com que o cliente acesse um site e informe essa chave para resgatar seus pontos.

Após configurar o cupom, é necessário definir as mensagens de números da sorte, configuração disponível em Configurações de Pontos Fidelidade → Mensagens número da sorte. Nessa mensagem, pode ser adicionada a tag {{qtde}} para exibir a quantidade de pontos gerada ou então simplesmente omitir essa informação, e instruir o usuário a acessar algum site com seu código.


Figura 7 - Mensagens número da sorte


Após uma transação será impresso um cupom para o cliente conforme as configurações feitas nas figuras 6 e 7. Abaixo segue um exemplo de transação com produtos elegíveis.


Figura 8 - Exemplo de cupom de pontos


  • Sem rótulos