Notas de Versão


10.18.0


Observações 

  • Leia atentamente as notas de versão antes de atualizar.


Correções e melhorias

1. Relatório de vendas apresenta informações incorretas de unidade comercial.

Chamado 91449

Ao consultar o relatório de Vendas de Produtos-Resumido (acesso através do menu Relatórios> Compras e Vendas > Vendas de Produtos-Resumido), o campo unidade de medida apresentava divergência ao visualizar o relatório. Esse problema foi corrigido.


2. Corrigir mensagem de tentativa de quitação de notas a prazo com caixa fechado.

Chamado 92813

Ao tentar realizar a Quitação de Notas a Prazo (Planilhas Diárias > Controle de Notas a Prazo > Cancelamento de Quitação de Notas a Prazo), com o dia fechado, o sistema exibia a seguinte mensagem de erro: "PDV aberto. Alteração não permitida". Esse erro foi corrigido, apresentando a mensagem correta de acordo com situação real no sistema.

Além disso, outras correções ocorreram como: a exclusão da função "CTRL + DEL" da tela de Cancelamento de Notas a Prazo-Documentos (Planilhas Diárias > Controle de Notas a Prazo > Cancelamento de Notas a Prazo-Documentos); a inserção da funcionalidade de visualizar mais de um extrato de quitação simultaneamente na tela de Cancelamentos de Notas a Prazo-Documentos (Planilhas Diárias > Controle de Notas a Prazo > Cancelamento de Notas a Prazo-Documentos > selecionar extratos requeridos > Visualizar).


3. Consumo de conveniados não é apresentado com o filtro "TODOS" no Relatório de Notas a Prazo Em Aberto.

Chamado 95750

O sistema apresentava problema ao selecionar o filtro "TODOS" em Extrato de Notas a Prazo- Em Aberto ou Quitados (Relatório > Notas a Prazo), quando necessário realizar a busca de conveniado para visualização de relatório. Sendo preciso modificar o filtro "TODOS" para "CONVENIADO". Após a correção, a busca de conveniado pode ser realizada pelos dois filtros ("TODOS"/"CONVENIADO").


4.  Relatório Fiscal de Vendas: seleção automática do filtro Outras NF-e de Saída, ignorando cupons de notas autorizadas.

Chamado 98116

O sistema apresentava erro no Relatório Fiscal de Vendas () ao tentar emitir uma NF-e com a data posterior a emissão do cupom fiscal, habilitando de forma automática o parâmetro "Outras NF-e de saída", dessa forma, tanto o cupom fiscal quanto a NF-e eram ocultados pelo relatório. Com a correção, mesmo que o cupom fiscal esteja vinculado a uma NF-e com a data de emissão futura em relação ao período selecionado, o sistema retornará os dados do cupom. Entretanto, caso o período selecionado seja o mesmo que a data de movimento do cupom fiscal e da NF-e, com o filtro habilitado "Outras NF-e de saída", o sistema retornará apenas os dados da NF-e.


5. Criação de parâmetro em que o preço de combustível na NF-e de saída seja idêntica a última nota de entrada sem média.

Chamado 95583

O sistema realiza o cálculo do ICMS para a impressão do Termo de Substituição Tributária, o qual, é baseado no parâmetro "Tipo de operação para cálculo da base de ICMS ST" (Cadastros > Cadastro do Cliente > Parâmetro > Tipo de operação para cálculo da base de ICMS ST), ou pelo parâmetro encontrado em: Opções > Perfil da Empresa > Notas Fiscais > Tipo de operação para cálculo da base de ICMS ST, podendo realizar a impressão do termo pelo campo compra ou venda. Esse cálculo também é utilizado para a geração de informações de ST Retido dos itens. Anteriormente a inclusão do novo parâmetro, quando selecionado o campo compra, era realizado pela média do preço de retenção das compras do item, nos últimos 40 dias.

O estado de Minas Gerais solicitou a utilização do preço de retenção da última compra para impressão do termo de substituição tributária, dessa forma traria flexibilidade as transações realizadas pelo cliente. Dessa forma as alterações realizadas foram:

  • A criação do parâmetro "Tipo de operação para cálculo da base de ICMS ST", chamado "Última compra". Que utilizará a última nota de compra do item selecionado para emissão da NF-e de saída, para calcular o preço de retenção do produto em questão (Preço de retenção da última nota * quantidade do item na NF-e de saída que está sendo emitida).
    Enfatizando que o preço de retenção funcionará tanto para produto, como para combustível, desde que o CST seja 060 para regime tributário "Lucro Real", "Lucro Presumido", ou CSOSN 0500 para regime tributário "Simples Nacional".
  • Alteração da descrição do tipo de operação “Compra” para “Compra - Média XX dias”. Abaixo dessa operação foi adicionado o parâmetro "Quantidade de dias para média utilizada no cálculo do termo de substituição". Nele é possível escolher a quantidade de dias que o sistema deve percorrer para trás, entre 1 a 999, para calcular a mádia do preço de retenção das notas de compra do item que está sendo emitido na NF-e de saída. Exemplo, caso o parâmetro habilitado com o valor "40": obtém-se a média do preço de retenção das compras do item nos últimos 40 dias, e utiliza essa média para efetuar o cálculo (Média do preço de retenção * Qtde do item na nota que estou emitindo, que é a BC ICMS ST Retido). Já o valor do ICMS ST Retido é obtido através do cálculo (BC ICMS ST Retido * alíquota ICMS do item).
  • O parâmetro "Tipo de operação para cálculo da base de ICMS ST" em Cadastro do Cliente ou o mesmo em Perfil da Empresa, usado quando é emitido NF-e sem cliente cadastrado, trabalham da mesma maneira.
  1. Quando selecionada a opção “Compra - Média XX dias”, deve ser considerado o valor do parâmetro “Quantidade de dias para média utilizada no cálculo do termo de substituição” para determinar o período que será verificado para a média das compras do item.
  2. Quando selecionada a opção “Última compra”, deve ser considerado apenas o valor da última compra lançada para o item, considerando a data de emissão da NF-e.
    • Caso não exista compra lançada para o item, deve ser utilizado o valor da operação que está sendo realizada.
  3. Quando selecionada a opção “Venda”, não deve haver alteração no cálculo, utilizando o valor da operação que está sendo realizada.
  4. A geração das tags abaixo também deve considerar o novo cálculo:

GrupoTagComo gerar?
1ICMS60vBCSTRet
  • Produtos Substituição Tributária (CST 60)
  • Combustível: Etanol.
  • Combustíveis que o código ANP não conste na regra de validação mencionada abaixo.
  • Para que o sistema informe os valores de FCPSTRet, é necessário inserir alíquota de FCP
    para a UF do destinatário no cadastro do item.
vICMSSTRet
vBCFCPSTRet
vFCPSTRet
2

ICMSST Grupo de

repasse do ICMS ST

vBCSTRetCombustíveis que se adequem na regra abaixo:
vICMSSTRet
3ICMSSN500vBCSTRet
  • Regime tributário: Simples Nacional.
  • Produtos Substituição Tributária (CSOSN 500).
  • Combustível: Etanol.
  • Combustíveis que o código ANP não conste na regra de validação mencionada no item 2.
  • Para que o sistema informe os valores de FCPSTRet, é necessário inserir alíquota de FCP para a UF do destinatário no cadastro do item.

vICMSSTRet
vBCFCPST
vFCPSTRet
4TotalvFCPSTRetSerá a soma do valor das tags vFCPSTRet informado nos itens.


7. NF-e de Acobertamento de Arla para outros estados: recusa por motivo de alíquota divergente.

Chamado 95362

Ao realizar a emissão de notas fiscais, a alíquota de ICMS gerada no XML estava incorreta para combustíveis em operações interestaduais, pois considerava a alíquota presente no campo " ICMS %" do Cadastro do Preço de Combustível (Cadastros > Cadastro de Preço de Combustível> coluna ICMS % ). Após a correção, o sistema levará em consideração a alíquota de ICMS apresentada na coluna "ICMS %". E quando realizar a operação de gerar nota fiscal, será considerado a alíquota de ICMS do estado destinatário.

Dados da Publicação

Versão desenvolvida por: LINX SISTEMAS E CONSULTORIA LTDA

Data de emissão: 18 de dezembro de 2018

Local: Campinas – SP - Brasil.