Sumário

1 Introdução

A Integração EC5 Jet Oil permitirá que seja realizada a comunicação entre a Automação Ipiranga e o PDV EC5 Jet Oil. Esta integração permitirá o envio de informações de cadastros ao PDV EC5 e em seguida baixar as informações de vendas e movimentações efetuadas no PDV, assim como enviar à Ipiranga as informações de vendas e atendimentos efetuados. 

Para utilizar a Integração EC5 Jet Oil será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial da LINX para que seja liberada a implantação do módulo. Além disso, será necessário realizar as configurações de permissões de acesso, criar uma conta PDV exclusiva para a integração, criar uma conexão ODBC e realizar as configurações da integração.

2 Configurações

Para o correto funcionamento da Integração EC5 Jet Oil será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial. Essas configurações serão vistas nos próximos capítulos.

2.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Configurações> Usuários> Grupos de Usuários> aba Configurações. A seguir lista das permissões disponíveis: 

  • Configurações> Integrações> Vendas> Integração EC5 JetOil

Conforme exemplo na imagem a seguir:


2.2 Conta PDV

Para utilizar a Integração EC5 JetOil será necessário criar uma conta PDV de utilização exclusiva da integração. Para isso, no módulo Gerencial, acessar o menu Cadastros> Plano de contas, selecionar a conta PONTOS DE VENDA e clicar no botão Novo, conforme exemplo na imagem a seguir:



Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Na opção Tipo contábil selecionar Débito. No campo Nome pode ser informado um nome relacionado à integração, conforme a preferência. Na aba Opções deve ser habilitada a opção Aceitar lançamentos. Após isso, bastará clicar no botão Confirmar, localizado no canto inferior esquerdo da janela.

2.3 Conexão ODBC

Para que a Integração EC5 Jet Oil possa se comunicar com o banco de dados do PDV EC5, será necessário criar uma conexão ODBC. Para isso, acessar Painel de Controle\Sistema e Segurança\Ferramentas Administrativas e executar "Fontes de Dados ODBC (32 bits)". Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Clicar no botão Adicionar e será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Selecionar a opção SQL Server e clicar no botão Concluir. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



No campo Nome informar "EC5JetOil", sem as aspas. O preenchimento do campo Descrição é opcional. No campo Servidor selecionar a estação em que está instalado o servidor SQL a partir da lista que é exibida. Nesta lista constarão todas as estações da rede em que está instalado um servidor SQL.  Após selecionar a estação adequada, clicar no botão Avançar. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Selecionar a opção destacada na imagem acima. No campo ID de logon informar "sa", sem as aspas. No campo Senha informar a senha para a conexão, que pode ser obtida entrando em contato com os canais Linx.
Após informar a senha, clicar no botão Avançar. Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



O campo Alterar o banco de dados padrão para deverá ser habilitado e no campo logo abaixo deverá ser selecionada a opção JetV. Após isso, clicar no botão Avançar.
Na tela seguinte não será necessário informar nada, bastará clicar no botão Concluir. Na nova janela exibida será necessário clicar no botão OK e a conexão terá sido criada com sucesso.

2.4 Configurações da Integração EC5 Jet Oil

Para utilizar a Integração EC5 Jet Oil será necessário realizar suas configurações. Para isso, no módulo Gerencial, acessar o menu Configurações> Integrações de Software> Sistemas de Terceiros. Na janela que será exibida, selecionar a opção EC5 SISTEMAS & SOLUÇÕES e clicar no botão Configurar, conforme a imagem a seguir:


Será exibida uma janela conforme a imagem a seguir:



Será necessário habilitar a opção Ativar integração EC5 Jet Oil para poder preencher os campos necessários na janela acima.

Na guia Geral preencher o campo:

  • Conta PDV: informar a conta PDV criada.

Na guia Banco de dados de origem (EC5 Jet Oil) preencher o campo:

  • Endereço IP ou nome do servidor: informar o endereço IP ou o nome do servidor onde está sendo executado o PDV EC5.

Os campos Nome do banco de dados, Usuário do banco de dadosSenha do usuário serão preenchidos automaticamente pelo sistema.

Na aba Parâmetros> Geral preencher os campos:

  • Percentual máximo de desconto: informar o percentual máximo permitido de desconto no caixa;
  • Tempo integração: informar o tempo desejado para que seja realizada a atualização dos dados da integração. Caso este campo seja deixado em branco, o sistema assumirá o valor padrão de 15 minutos.

A aba Parâmetros> Fiscal será exibida conforme a imagem a seguir:



Deverá ser selecionada uma das 3 opções, conforme o documento fiscal emitido pelo estabelecimento. A opção Cupom Fiscal não exigirá nenhuma informação adicional.
Caso seja selecionada a opção Cupom Fiscal Eletrônico, a janela passará a ser exibida conforme a imagem a seguir:



Preencher os campos:

  • Código de Ativação: informar o código de ativação do equipamento SAT;
  • Assinatura: informar a assinatura utilizada na ativação do SAT.

Caso seja selecionada a opção Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, a janela passará a ser exibida conforme a imagem a seguir:



Preencher os campos:

  • Série: informar a série da nota fiscal de consumidor eletrônica;
  • Número inicial: informar o número inicial da nota fiscal de consumidor eletrônica;
  • CSC (token): informar o token de emissão da nota fiscal de consumidor eletrônica;
  • CSC (ID): informar o ID do token de emissão da nota fiscal de consumidor eletrônica;
  • Senha CRT: informar a senha do certificado digital de emissão da nota fiscal de consumidor eletrônica.

A aba Parâmetros> TEF será exibida conforme a imagem a seguir:



Preencher os campos:

  • Endereço IP ou nome do servidor: informar o endereço IP ou o nome do servidor do TEF;
  • ID Loja (8 Dígitos): informar o ID da loja configurado no TEF.

A aba Grupos de Usuário será exibida conforme a imagem a seguir:


Será necessário associar a coluna Grupo Usuário (AutoSystem) com a coluna Grupo Acesso (EC5 Jet Oil). Para isso, clicar na linha desejada com o botão direito do mouse e selecionar a opção adequada para cada linha, conforme exemplo na imagem a seguir:



Ex: caso um operador de caixa desempenhe a função de lubrificador, será necessário associar o grupo de usuários "OPERADOR DE CAIXA" ao grupo de acesso "LUBRIFICADOR JETOIL". 

A aba Forma de Pagamento será exibida conforme a imagem a seguir:



Será necessário associar a coluna Modalidade (EC5 Jet Oil) com a coluna Forma de Pagamento (AutoSystem). Para isso, clicar com o botão direito do mouse na linha de exibição da modalidade e selecionar a opção adequada para cada linha, conforme exemplo na imagem a seguir:



A modalidade VENDA FATURADA deverá ser associada à forma de pagamento NOTAS A PRAZO. Clientes que utilizem esta forma de pagamento deverão ter a conta NOTAS A PRAZO, ou alguma outra conta configurada da mesma forma, adicionada no seu cadastro de cliente na aba Política Comercial > Contas.


Após realizar as associações, será necessário clicar no botão SalvarF5 para registrar as alterações efetuadas.
O sistema retornará para a janela de Integração com Sistemas de Terceiros. Será necessário clicar no botão Executar, conforme exemplo na imagem a seguir:


A integração só deverá ser executada após a primeira configuração ou, então, após as configurações terem sido alteradas. Caso contrário, não haverá necessidade de executá-la. 

2.5 Executável da Integração EC5 Jet Oil

O passo final para a utilização da Integração EC5 Jet Oil será a criação de um atalho que deverá ser executado para que a integração funcione adequadamente. Para isso, acessar o diretório padrão de instalação do AutoSystem® (C:\autosystem), localizar o arquivo main.exe (pode ser exibido como apenas main), clicar com o botão direito do mouse sobre este arquivo e selecionar as opções Enviar para > Área de trabalho (criar atalho). Estes passos estão exemplificados na imagem a seguir:



Será criado um atalho na área de trabalho. É recomendável renomear este atalho como Integração EC5. Na área de trabalho da estação, clicar com o botão direito do mouse sobre esse atalho, selecionar a opção Propriedades, visualizar a aba Atalho e no campo Destino inserir o texto "--integracao-ec5", sem as aspas. Este texto que será inserido deverá estar separado do texto original por um espaço, conforme exemplificado na imagem a seguir:


 

Após isso, clicar no botão OK. Este atalho deverá ser executado novamente sempre que a estação for reiniciada ou desligada.

  • Sem rótulos