CONT0410 - Relação Tipos de Conta/Dependência 

Sumário




VERSÃO DO PROGRAMA: 10.10






Assunto

Programa que relaciona qual a Conta Contábil CADA0260 que deve ser movimentada para cada Tipo de Conta CONT0400 com os respectivos valores dos atributos de dependência. 


Consistências e Restrições do sistema 

  • É necessário cadastrar os parâmetros que são utilizados nas contabilizações de NFs, baixa de títulos, folha de pagamento, ou seja, todas as rotinas automáticas de contabilização do sistema.
    A base de dados já vem com vários registros cadastrados, desde que seja uma Bandeira onde a Dia System esteja homologada. Caso contrário há a necessidade de cadastrar os parâmetros pertinentes à concessionária.


Opções do programa 

Como critério de filtro estarão disponíveis a seguintes opções InclusãoAlteraçãoExclusãoConsulta e Lista que permitirá incluir, alterar, excluir, consultar e listar.


 
CAMPOS

  • Tipo de Contas: Para Tipo de Conta CONT0400 com Tipo de bem/Família = F (Dependência da Família Veículo) no label do campo será apresentado "Família Veículo" para Tipo de Ativo = "S" ou "N" será apresentado no label do campo "Tipo de Bem Ativo Fixo". O campo Tipo de bem/Família possui <CTRL+E> para ajuda.

Importante: Caso deseje utilizar essa nova dependência contábil deverá excluir e efetuar novo cadastro para todas às regras contábeis existentes para o tipo conta que passará a ser contabilizado por essa nova dependência.

  • Filial / Divisão /Departamento / Setor: Informe o departamento, divisão, departamento e setor.
  • Linha / Grupo: Informe a linha de grupo
  • Tipo de Ordem de Serviço: Informe o tipo de ordem de serviço.
  • Condição Pagamento: Informe a condição de pagamento.
  • CNPJ / CPF: Informe o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa física.
  • Banco / Agencia / Digito: Informe o código do banco, agencia e o dígito verificador da conta.
  • Código Evento: Informe o código do evento.
  • Tipo de Bem Ativo Fixo: Informe o tipo de bem ativo fixo.
  • Categoria da Função: Informe a categoria da função.
  • Uso Cliente: Informe se o uso do cliente.
  • Categoria Função:
  • Conta Contábil: Informe a conta contábil.
  • Tipo Conta Caixa / Bancos: Informe o tipo de conta caixa / banco.


Observações:

  • Na contabilização da folha de pagamento RHFP7000, os itens provisões de férias e 13º salário são opcionais, podendo, a critério do cliente, ser contabilizados ou não.

Para tanto as contas contábeis referentes às provisões, devem estar zeradas.
Os tipos de contas referentes à provisão de Férias são :
FGFESVCRE, FGFESVDEB, FGFESFCRE, FGFESFDEB, ISFESVCRE, ISFESVDEB, ISFESFCRE, ISFESFDEB, PTERSVCRE, PFERSFDEB, PFERSFCRE, PFERSVDEB, PFERSVCRE, PTERSFDEB, PTERSFCRE e PTERSVDEB
No caso da provisão de 13º salário devem ser zeradas as contas contábeis dos tipos de conta: FG13SVCRE, FG13SVDEB, FG13SFCRE, FG13SFDEB, IS13SVCRE, IS13SVDEB, IS13SFCRE, IS13SFDEB, P13SVCRE, P13SVDEB, P13SFCRE, P13SFDEB.

  • O botão "consulta" seleciona os registros por: Filial, Divisão, Departamento e Setor.
  • Para as opções: "Inclusão" e "Alteração", no campo "Tipo Conta Cx/Bancos", após informar o tipo da conta e a mesma não existir, é exibida a mensagem: "Tipo de conta não cadastrada FINA0100 - <ENTER>", abrindo automaticamente o FINA0100 para o cadastramento da conta.
  • Após a inclusão, alteração e exclusão o programa pergunta se deseja "Projetar para todas as filiais?". Selecionando a opção "SIM", caso a Identificação do setor não seja igual a 0 (zero), o registro é replicado ou excluído para todas as filiais que possuem o mesmo número de plano de contas que a filial logada.

A projeção está condicionada à configuração do cadastro de usuário – CADA0295, onde deverá ser selecionada a opção nº. 305 – 'Autorização para projetar contas' em conjunto à filial onde será possível tal projeção.
Obs.: Caso já exista o registro em outra filial, o programa pergunte se deseja atualizar o registro existente com as informações do novo registro. Selecionando a opção "SIM", é feita a atualização do registro existente em outra filial.
Vale ressaltar que tanto o usuário "Informix" quanto "Diasys" terá o mesmo tratamento de um usuário comum, necessitando a existência da tarefa nº 305 e o registro de suas filiais de replicação.

  • Foi transferido para este programa, o relacionamento entre os tipos de conta da Contabilidade ctcontab e os tipos de conta do Caixa/Bancos cttpcxba, que eram mantidos pelo programa FINA0200.
  • A projeção é feita apenas para filiais que possuem o mesmo setor.
  • As contas exibidas na listagem são apenas da filial logada.
  • Foi implementado um tratamento para apresentar todos os parâmetros

Necessários quando da não existência de relação cadastrada entre Tipo de Conta e Plano de contas. Estes tratamentos foram implementados no código 'f_contabil' respectivamente nas funções 'encontra_conta' e 'encontra_contacb'. Vale aqui salientar que tais funções estão 'pulverizadas' ao longo de todo o sistema, então, tal mensagem será apresentada em várias oportunidades a depender do momento de atuação do operador em relação ao sistema.
A mensagem passa a ser mais elucidativa, apresenta o código do erro e respectiva mensagem correspondente, além de também descrever todos os parâmetros existente na 'relação conflituosa' de não existência de correlação entre tipo de conta e Plano de contas.
Abaixo segue exemplo de código onde a mensagem será apresentada. 
 

Estarão disponíveis nesta tela os seguintes botões, permitindo a navegação:

  • Concluir: Confirma o processamento/ação.
  • Interromper: Interrompe o processo.
  • Documentação: Acesso à documentação do programa.
  • Sair: Finaliza as atividades.


v10.10-maio/2021

  • Inclusão para validar contas inativas. No CADA0260 quando o campo Ativo estiver igual a "N" será feita a validação não permitindo fazer o cadastro  do tipo de conta para uma conta contábil inativa.


Inclusão para validar o centro de custo. No CADA0260 existe a possibilidade de parametrizar os centros de custo para uma determinada conta. Assim que a conta contábil for informada, será feita a
validação do centro de custo com o centro de custo informado no CADA0260.


Solução de problemas 





Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.