A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica - NFC-e, é um projeto do governo que visa substituir o Cupom Fiscal e a Nota de Venda ao Consumidor (D1) emitidos pelo comércio varejista, e este programa permite ao usuário efetuar as vendas neste novo layout.

Acesso rápido


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Localização: Lançamentos > Faturamento > Venda NFC-e

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta de produtos e clientes
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F6:Consultar produtos por substância, farmacológico e terapêutico
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Vendas NFC-e

Para gerar uma venda em NFC-e acesse o programa através do menu Lançamentos > Faturamento > Venda NFC-e

Figura 01: Vendas NFC-e


Na sequência informe o código de barras do item e a quantidade a ser dispensada. Este campo fica desabilitado quando estiver desmarcada a opção Pedir quantidade na venda no programa Parâmetros do Sistema (Parâmetros > Parâmetros > Vendas).


Através do campo % Desc deve ser informado o percentual de desconto que será aplicado no produto. Quando já houver um desconto configurado, o mesmo será carregado neste campo. Colocando o cursor do mouse sobre o ícone presente ao lado do campo, aparecerá a origem do desconto do item.





Figura 02: Identificando descontos.


O campo unitário é preenchido automaticamente pelo sistema com o valor unitário do produto.



Na sequencia deverá informar o matrícula do cliente no convênio onde a pré-venda será realizada, o usuário poderá pesquisar pelo cliente utilizando o atalho F2. Para fidelização de clientes Linx Conecta,  clique em , para maiores informações acesse: Linx Softpharma: Vendas Linx Conecta.


Informe o código do vendedor e a forma de pagamento que será feito o registro da pré-venda. Marque o campo como Tele Entrega quando orçamento for nessa modalidade. Desta forma o sistema solicitará as informações referentes ao endereço do cliente e troco e fará a impressão do endereço de entrega dos produtos. 


Será considerado o parâmetro "Isentar Taxa de Tele-Entrega" do convênio localizado no menu Cadastros > Convênio, na guia Parâmetros e sub-guia Vendas, ao qual o cliente esta vinculado. Dessa forma, na janela de "Informações Sobre Tele-Entrega", ao realizar a "pré-venda"  para o convênio com isenção da taxa de tele-entrega logado na filial 1 e alterar para a filial 2,  será recalculado a taxa de tele-entrega com o valor que estiver configurado nela. Ou seja, ao alterar alguma informação, por exemplo bairro ou a filial de entrega, onde a taxa de tele-entrega é recalculada, o sistema verificará se o convênio está configurado para isentar a taxa de tele-entrega. Se voltar para a filial 1, será recalculada a taxa de tele entrega conforme configuração da filial.

Conforme o usuário for informando os produtos, os mesmos serão apresentados na fita detalhe (quadro do lado direito) com todos os produtos digitados com a sua quantidade e valor, inclusive o total da nota. Caso o produto tenha uma mensagem cadastrada, essa aparece na venda para o vendedor.

Nos campos de totalizadores são apresentados a somatória dos itens da venda:


Observações gerais:


Como realizar vendas (condição de pagamento)?

Vendas Tele-entrega

Como realizar vendas tele-entrega?

Posologia

Como imprimir a posologia?

Vendas de Psicotrópicos

Mais informações sobre pré-vendas Psicotrópicos

Vendas com Lotes e Vencimentos

Mais informações sobre pré-vendas com lotes e vencimentos

Vendas com Múltiplos vendedores

Mais informações sobre vendas com múltiplos vendedores

Vendas com produtos PBM

Mais informações sobre vendas com PBMs

Vendas com Instituto de pesquisas

Mais informações sobre instituto de pesquisa

Vendas utilizando TEF e POS

Mais informações sobre vendas com TEF

VENDAS COM LINX CONECTA

Mais informações sobre pré-vendas com Linx Conecta

Vendas em Contingência

A Danfe NFC-e poderá ser emitida em modo offline em situações em que a loja estiver sem internet, com internet lenta ou instável, ou qualquer outro problema que impossibilite a autorização da NFC-e. Há duas formas de entrar em contingência: automática ou manual:

  • Automática: o Linx Farma Softpharma entra em modo de contingência automaticamente ao verificar falha de comunicação com a SEFAZ, para sair da contingência o sistema verifica a cada 5 (cinco) minutos verifica se a conexão foi restabelecida, ou acontecerá na mudança do dia (às 00:00 hs).
  • Manual: para entrar em modo de contingência manual o usuário deverá pressionar o atalho F9. Quando o sistema entra em modo de contingência manual, a saída não é automática, ou seja, o usuário deverá pressionar novamente o atalho F9, ou também acontecerá na mudança do dia (às 00:00 hs).

Nas notas emitidas em contingência automática serão impressas a mensagem: "Timeout na comunicação com a SEFAZ", e serão listadas como pendentes de envio no programa Gerenciador de NFC-e (Lançamentos > Faturamento).

Transmissões

Depois de superado o problema técnico o arquivo XML da NFC-e deverá ser transmitido para autorização em até 24 horas (contadas a partir da hora de emissão). Dependendo do estado a transmissão deverá ser realizada num prazo menor que 24 horas. É importante consultar a SEFAZ de seu estado para garantir que o prazo seja respeitado.

No entanto, se no programa Configuração de NFC-e (Parâmetros > Configuração) estiver configurado para transmitir notas emitidas em contingência e inutilizações assim que a conexão for restabelecida as notas que estiverem como pendentes de envio serão enviadas à SEFAZ. Essa transmissão é realizada somente na filial física.

O envio automático será feito somente quando estiver configurado o certificado tipo A1. Para as farmácias que utilizam o A3, o usuário deverá efetuar o envio manual pelo Gerenciador de NFC-e.


Vendas com Serviços

Mais informações sobre a emissão de RPS e NFS-e. 

Cancelamentos

Diferentemente da venda ECF, o cancelamento do documento da venda NFC-e poderá ser realizado mesmo que este não seja o último. Para tanto, a NFC-e deverá ter sido transmitida à Sefaz. Conforme informa o Manual da NFC-e, o prazo de cancelamento é de até 30 minutos após a emissão da venda. Porém, no estado de MT o prazo é de 24 horas após a emissão da venda.

A Receita recomenda que o cancelamento da venda seja feita somente se a mercadoria ainda não saiu da loja. Mas caberá à loja definir se efetuará o cancelamento da venda ou emitirá uma devolução de venda (retorno de cliente), emitida em NF-e (assim como é hoje para a venda ECF), que se não for a última venda não pode ser cancelada e o sistema solicita a emissão da nota fiscal de devolução.

Vendas com produtos Plugpharma

Mais informações sobre vendas com produtos Plugpharma

Configurações Por Usuário

O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o programa Cadastro de Usuários (Parâmetros > Usuários) informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa Cupom Fiscal - FAT105 e clique e. Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Ao desmarcar a tabulação 2 o campo "forma de pagamento" estará habilitado, permitindo assim a alteração da condição de pagamento.

  • Desmarque a tabulação 3 para bloquear os campos '% desc' e '% desconto' em todos os programas de vendas. É necessário atenção ao desmarcar esta tabulação, pois gera grandes impactos nas vendas, uma vez que bloqueia os campos de descontos.

  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário possa editar a pré-venda (F8) sem precisar informar senha de liberação.

  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário do caixa não tenha acesso a alterar o desconto que foi negociado e informado na pré-venda pelo vendedor.

  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a alterar o campo Tele entrega (marcando/desmarcando) informado na pré-venda ao finalizá-la pelo caixa on-line.

  • Desmarque a tabulação 7 para que o vendedor não tenha acesso a atualizar os dados do cliente na venda com tele entrega. Neste tipo de venda, ao lançar informações de tele entrega diferentes das cadastradas no sistema, o mesmo solicita se deseja atualizar o cadastro do cliente de acordo com as novas informações.

  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário do caixa não consiga alterar nenhuma informação da pré-venda ao finalizá-la. Com essa tabulação desmarcada a pré-venda fica totalmente engessada, não sendo possível alterar quantidades, valores, remover ou adicionar itens, etc.

  • Na venda de produtos para o "cliente balcão" e que a farmácia utiliza o parâmetro de desconto por item, quando a tabulação 10 estiver desmarcada, o sistema trás o percentual de desconto zerado para que o vendedor possa informar. Essa opção é para que o vendedor não "veja" o percentual máximo de desconto que pode ser liberado, desta forma o vendedor vai tentando um percentual até que o sistema avise que está acima do limite. Com isso, pretende-se que a média de desconto baixe nas farmácias.

  • Caso o percentual de descontos liberados na venda não aparecer na fita detalhe da venda para impressão e aparecer um sinal "", isso é devido ao bloqueio feito pelo *est198 guia 5 para não mostrar os descontos liberados ao cliente na consulta de produtos e na tela de vendas.

Guias

  • Quando proveniente do Caixa On-line, ou seja, finalização de uma pré-venda (F5), e a guia 01 estiver desmarcada solicitará a senha de liberação para poder excluir algum item digitado, observando que quando for venda direta o sistema não solicitará senha para exclusão do item.

  • Desmarque a guia 2 para que o usuário que está finalizando a pré-venda não tenha acesso a inserir novos itens na fita detalhe.

  • Desmarque a guia 3 para que o usuário, ao finalizar a venda, não tenha acesso a alterar o percentual de desconto de venda originado de uma pré-venda, ou seja, o desconto dado no balcão pelo vendedor será mantido. SOMENTE PARA VENDA EM CONCOMITÂNCIA.

  • Desmarque a guia 4 para que, ao deletar um item da fita detalhe seja solicitada a senha de liberação.

  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a reprocessar a venda no caixa, alterando as informações iniciais (F8).

  • Desmarque a guia 6 para que, quando o usuário consultar um produto no sistema, o mesmo fique na fita detalhe. Quando essa guia está desmarcada, ao consultar um item o mesmo vai para a fita detalhe e não é mais possível fechar a tela de vendas em faturar a nota fiscal. Dessa forma o proprietário garante que o caixa precise de um supervisor para cancelar a venda, não sendo mais possível ao caixa ver o valor do produto e cobrar do cliente sem finalizar a venda.

  • Desmarque a guia 7 para que, na venda cheque pré-datado, os dados do cheque sejam solicitados no momento da realização da pré-venda e não no caixa, ao finalizá-la. Dessa forma agiliza a finalização da venda evitando filas no caixa.