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Linx Microvix POS > Funcionalidades > Tela de Vendas
A tela de vendas do Microvix POS permite uma série de ações com inúmeras funcionalidades. A seguir serão detalhados todos os botões e campos disponíveis.
Tela Principal de Venda
Mensagem Sobre as Integrações
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Para realizar a seleção de um cliente basta clicar no botão "Consumidor Final" e buscar o cadastro desejado, por código, CPF/CNPJ, nome (digitando no mínimo três caracteres) ou cartão fidelidade. Para empresas que utilizam PIN PAD e DTEF será possível permitir que o cliente digite seu documento para localização do cadastro, basta acionar o botão e digitar o número do documento no equipamento.
Seleção
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Ao selecionar um cliente que tenha sido cadastrado fora dos critérios estabelecidos não será possível selecioná-lo e o sistema exibirá um alerta indicando as irregularidade. Para selecioná-lo basta corrigir os campos no cadastro do cliente.
Alerta de erro
Esta validação ocorrerá apenas nos tipos de emissão de NFC-e e SAT. |
Além disso, será possível consultar o limite de crédito do convênio disponível para o cliente em questão, esta consulta somente poderá ser realizada quando o Linx Microvix POS estiver online.
Saldo do Convênio
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix Para habilitar o parâmetro "Utiliza Convênio" acesse Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > grupo Faturamento. |
Se a opção "Pesquisar em toda a rede (online)" estiver marcada, o sistema realizará a pesquisa em todas as lojas da rede, este recurso é utilizado por empresas que trabalham com conceito de franqueadora e franquia, para habilitá-lo é necessário entrar em contato o Suporte Técnico Linx Microvix.
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix Para habilitar o recurso de "Pesquisar em toda a rede (online)" é necessário abrir uma OS de configuração para que a funcionalidade seja ativada via banco de dados. |
Além disso, é possível realizar novos cadastros através das opções "CRM - Cadastro" na qual o sistema permitirá o registro através da rotina de cadastro de clientes do ERP, ou "+Cadastro" que permitirá efetuar a inclusão de forma rápida e menos detalhada, bastando inserir apenas informações básicas como CPF/CNPJ, Nome e CEP. Assim como na pesquisa, se a empresa estiver configurada para utilizar PIN PAD e DTEF, ao acionar o botão será possível permitir que o cliente digite seu CPF para iniciar o cadastro.
Cadastro de Cliente via ERP
Cadastro Rápido
Para saber mais sobre o cadastro de clientes, acesse o manual clicando aqui. |
Validação
Consulta de CEP |
É possível marcar permissões dentro do sistema do Venda Fácil, nos quais bloqueiam alguns campos no momento de realizar o cadastro do cliente, indo no caminho: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM.
Com estas permissões ATIVADAS os campos estarão BLOQUEADOS para alteração no cadastro de cliente.
Após a pesquisa, o sistema retornará uma listagem com todos os resultados encontrados, apresentando o Código, CPF/CNPJ, Nome, Cartão Fidelidade, Classe, UF e Limite de crédito disponível. Além disso, se em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo "Gerais", o parâmetro "Permitir atualização de dados do cliente direto no POS" estiver marcado, será possível editar o cadastro do cliente, salvar e selecioná-lo.
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Se em seu cadastro o cliente possuir um limite de crédito configurado, ao pesquisá-lo, na listagem será possível observar o valor disponível. Os tipos de pagamento que afetarão este limite são: crediário, cheque a prazo e cartão.
Limite de crédito
Alerta
Botão de identificação
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A alteração de cliente na venda está protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível ao usuário que possuir permissão de acesso em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS, item "Alterar Cliente". |
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix Para ativar ou desativar o recurso que define o Consumidor Final como cliente padrão nas vendas é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS > Grupo Venda, parâmetro "Define por padrão o cliente Consumidor Final nas vendas". |
No caso de emissão de uma NF-e ou NF Consumidor, caso o cliente for de um estado diferente da empresa, o sistema perguntará se ele deseja fazer uma venda presencial ou para fora do estado.
Caso a opção seja "Sim", será definido o indicador de presença "1 - Venda Presencial", considerando o CFOP como a classe fiscal da empresa, sendo uma venda dentro do estado. Caso a opção seja "Não", será definido o indicador de presença "9 - Operação não presencial", neste caso considerando o CFOP como classe fiscal do cliente selecionado, sendo uma venda fora do estado.
A LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade. Desta forma, ao marcar a opção "Cliente Anônimo", na alteração de dados do cliente no POS, as informações serão anonimizadas através de asteriscos e não será possível rever os dados.
Confirmar Anonimização dos Dados
Cliente Anônimo
Todas as abas terão as informações anonimizadas, abaixo do cadastro será apresentada uma mensagem relativa a política de tratamento de dados definida em ERP > Empresa > Dados da Empresa, além disso, caso o usuário logado possua permissão, será exibido um link que permitirá alterá-la. É importante ressaltar que ao anonimizar um cadastro, ele não poderá ser vinculado à venda no POS.
Ao buscar um cliente dado como anônimo pelo código, as informações também serão ocultadas e não será possível selecioná-lo.
Informações da Busca Anonimizadas
Alerta ao Selecionar Cliente Anônimo
Na tela de inserção de itens, após selecionar um cliente, será exibida a identificação de cliente onde será possível alterar o dado de CPF ou o nome do cliente caso necessário.
Caso seja alterado os dados, o sistema irá questionar se deseja atualizar os dados no CRM do cliente.
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Após selecionar um cliente para a venda, no ícone serão apresentadas algumas informações sobre o cliente.
Será exibido se o cliente está bloqueado ou não e qual o seu status atual no crediário fácil. Só será exibida esta opção para os portais que tenham o módulo de crediário fácil ativado.
Será exibida qual a classe do cliente no crediário fácil: Bronze, Prata, Ouro, Esmeralda, Diamante. Só será exibida esta opção para os portais que tenham o módulo de crediário fácil ativado.
Poderá selecionar o cliente que indicou a loja ao cliente que foi selecionado para a venda atual.
Poderá visualizar quais são os aceites de Finalidades LGPD no cadastro do cliente.
Ao clicar nesta opção, o sistema irá exibir um pop up listando todas as formas de pagamento vinculadas para esse cliente no seu cadastro (em CRM > Clientes/Fornecedores(Novo) > Planos de Pagamento). Caso o cliente não tenha nenhum plano de pagamento configurado no seu cadastro o sistema exibirá uma notificação informando que todas as formas de pagamento estão disponíveis para o cliente selecionado.
Caso o cliente não tenha nenhum plano de pagamento vinculado em seu cadastro, não poderá realizar a venda de um produto com promoção ou ação promocional a ele, apenas com o preço padrão. Porém o sistema irá alertar sobre o produto conter promoção e ação promocional, e informar qual a forma de pagamento que dispõe a promoção e ação promocional. |
Irá exibir uma listagem com todo o histórico de compras realizadas pelo cliente.
Indica que o cliente cadastrado não é residente no Brasil, permitindo que sejam efetuadas vendas à consumidores finais estrangeiros que estejam de passagem pelo país. Para que esta opção esteja disponível é necessário que o portal esteja configurado para este tipo de cadastro marcando o parâmetro "Habilita o cadastro de cliente internacional no portal" disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo "Outros". Desta forma, na tela de Identificação do Cliente, ao marcar o campo "Cliente Internacional", será necessário informar o país de origem, o documento estrangeiro e o nome de identificação.
Cliente Internacional
O número de ficha é utilizado para identificar os documentos de Pré-Venda e DAV, a numeração será sugerida automaticamente desde que em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr. de Loja > Grupo "Pré-Venda" no item "Número ficha automático", a opção "SIM" esteja selecionada. Além disso, quando o referido parâmetro estiver marcado como "Sim", também será possível avançar a numeração de ficha clicando no botão disponível ao lado do campo (). Caso contrário, se a parametrização estiver definida como não, o campo será exibido em branco e ao clicar no botão de ficha o número será gerado automaticamente, porém o usuário ainda poderá editá-lo manualmente com o valor que desejar.
Número de Ficha Parametrização como "Sim"
Número de Ficha Parametrização como "Não"
Permite selecionar um vendedor para vinculá-lo a venda, ao clicar neste botão será exibida uma listagem de todos os vendedores disponíveis no sistema.
Seleção de Vendedor
Através do campo "Procurar Vendedores" é possível pesquisar pelo nome desejado, lembrando que é necessário no mínimo três caracteres para que o sistema localize o cadastro. Além disso, caso o usuário selecionado possua um vendedor atribuído ao seu cadastro, ao logar no sistema, automaticamente, o vendedor será apresentado.
Vendedor Atribuído ao Usuário
Será possível definir um vendedor exclusivo para um determinado cliente. Indo na tela inicial de venda e selecionando o cliente, o campo vendedor deve puxar o vendedor exclusivo que está atrelado ao cliente.
Para que um vendedor exclusivo seja preenchido, será necessário ativar o parâmetro "Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Clientes com vendedores exclusivos:", onde ao menos deve existir um vendedor parametrizado como exclusivo dentro do cadastro do cliente, presente no menu "CRM > Clientes/Fornecedores > Editar o cadastro desejado > Aba Comercial/Financeiro > Vendedores".
Caso exista apenas 1 vendedor selecionado como exclusivo, o POS deve selecionar automaticamente o vendedor como checado, não sendo possível alterar. Se o cliente for alterado, deverá haver uma nova validação se o novo cliente tem vendedor exclusivo, e será selecionado automaticamente o vendedor padrão que apareceu ao selecionar a página, antes da seleção de clientes. Caso existam mais de 1 um vendedor selecionados como exclusivos, somente os vendedores classificados como exclusivos serão mostrados. A seleção do vendedor pode ser livremente usada pelo cliente, dentre os vendedores listados como exclusivos.
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Para que seja possível selecionar mais de um vendedor para a mesma venda, é necessário que o parâmetro "Habilitar rateio igual do valor total da venda para os vendedores" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Gerais esteja habilitado. Em seguida no ícone na parte superior da tela de vendas, poderá selecionar a opção "Múltiplos Vendedores".
Opção de múltiplos vendedores
Na seleção de vendedores, selecione os vendedores para a venda atual. Os selecionados ficarão destacados em amarelo.
Vendedores selecionados
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Através da opção "Desconto/Acréscimo" é possível conceder um abatimento ou um acréscimo sobre o valor de cada item da venda. O valor poderá ser determinado em percentual ou em reais e através dos botões "+/-" () fará o indicativo para o sistema de acréscimo ou desconto.
Conceder Desconto
Caso o percentual do desconto inserido esteja acima do limite permitido para o usuário, será exibido um alerta.
Ao tentar prosseguir a venda com o limite excedido, será necessário inserir as credenciais de um usuário possua o limite de desconto igual ou maior ao que foi inserido na venda para aprovação. Para aprovar localmente basta um supervisor inserir o usuário e senha, e clicar em "Aprovar" em seguida. Porém, caso o vendedor esteja em outro local que não o mesmo do supervisor, poderá enviar um link para aprovação remota por meio de cópia ou WhatsApp.
Aprovação do Desconto
Com a solicitação de aprovação remota, após obter a aprovação do desconto, o usuário será redirecionado para uma tela de login. Em seguida será exibida a tela com detalhes do pedido e dos valores, incluindo o desconto.
Aprovar desconto remotamente
Assim que aprovado em "Aprovar", a pessoa que está realizando a venda será redirecionada para a tela de inclusão de itens e poderá prosseguir com a venda normalmente.
Caso os descontos/acréscimos ultrapassem os valores estabelecidos, será necessária a autenticação de senha de um usuário que possua autorização para conceder um percentual maior de desconto/acréscimo.
Acréscimo Ultrapassado
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix Para ativar o parâmetro "Utiliza percentual máximo de desconto em coleções" é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque. |
O preço de venda dos produtos respeitará a tabela de preço selecionada neste campo. O sistema apresentará como padrão a tabela que estiver configurada no parâmetro "Tabela de Preço Preferencial" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque, somente estarão listadas as tabelas ativas para a empresa logada e que não estiverem bloqueadas para o usuário em questão.
Tabela de Preço
Caso existiam planos de pagamento bloqueados para tabela de preço em questão, ao passar o cursor sobre o campo, será possível visualizar as informações sobre o bloqueio.
Planos Bloqueados para a Tabela
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Para mais informações sobre o cadastro e configuração de tabelas de preço no Microvix ERP, consulte o tópico Tabela de Preço. |
Caso o parâmetro "Exibir total de peças nas telas de Venda e Pagamento" estiver habilitado em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais, será possível observar na tela de vendas a quantidade itens inseridos.
Quantidade de Itens Inseridos na Venda
Ao habilitar o parâmetro "Exibir total de peças nas telas de Venda e Pagamento", na tela de pagamento também será possível observar a quantidade de itens. |
No ERP, em Suprimentos > Estoque > Produtos é possível definir um múltiplo de venda para um produto e este será validado ao vender o item no POS, no qual há duas formas de inserir um item na venda, através do catálogo ou da pesquisa de produtos.
Configurando o Múltiplo de Venda
Em Suprimentos > Estoque > Produtos, ao acessar o cadastro do produto será exibido o campo "Múltiplo de Venda".
Exemplo: A loja em questão vende materiais de construção, o cliente entra na loja para comprar 2,50 m² de piso, o vendedor informa que cada caixa de piso contém 2,30 m² e somente pode realizar a venda de caixas fechadas. Desta maneira, o múltiplo do produto Piso será 2,30.
Configurando o Múltiplo de Venda
Catálogo/Pesquisa de Produtos
Ao buscar o item através do catálogo ou pesquisa, ao posicionar o cursor sobre o item será apresentado o múltiplo cadastrado para ele.
Inserindo Item pelo Catálogo
Inserir item
Ao inserir o item diretamente na venda, caso o vendedor informe uma quantidade diferente do múltiplo, o sistema irá incluir a quantidade considerando o cálculo do múltiplo.
Exemplo: considerando que o múltiplo do produto Piso é 2,30 m², caso o cliente queira a quantidade de 2,50 m², ao informá-la o sistema irá incluir 4,60 m², pois uma caixa do produto contém 2,30 m² e isto não satisfaz a demanda do cliente.
Informando Quantidade e Produto
Quantidade Inserida
Em outra situação, o cliente deseja comprar 2 m² do mesmo produto, então ao informar esta quantidade o sistema incluirá na venda 2,30 m², pois somente é permitida a venda da caixa fechada respeitando o múltiplo.
Para produtos com lote, após selecionar cliente e vendedor, será exibida uma tela para informar o lote do produto.
Informar lote
Ao inserir o número do lote e clicar em "Inserir Lote", o produto será inserido na listagem de produtos da venda.
Produto com lote inserido
Antes finalizar a venda, será necessário confirmar os dados do lote.
Revisar lote
No caso de falha de comunicação com a SEFAZ, após a ocorrência de entrada com contingência, uma aba aparecerá com uma mensagem informando que a comunicação resultou em um erro, devido a instabilidade do servidor no momento, fornecendo um link para consultar o status deste servidor.
Mensagem de erro relacionada a instabilidade do servidor
No rodapé da tela inicial, a esquerda do botão de seleção de impressora e a direita do botão de checar o diagnóstico de sistema, é possível clicar em uma botão que permite abrir os servidores da SEFAZ, dentro do diagnóstico do sistema. Apertando nessa opção, é possível acessar os status de servidores do governo, em ambas emissões NFC-e e NF-e ao clicar no link distribuído pelo aviso.
Seleção do botão de status
Escolha de emissão para verificar status
A cada 30 minutos, serão feitas reconsultas ao servidores da SEFAZ, onde o POS estará emitindo em contingência offline.
Aba avisando sobre POS Contingência
No rodapé da tela inicial, é possível acessar o diagnóstico do sistema, estando ao lado esquerdo do botão checagem do servidor. Ao ser clicado, será possível acessar o diagnóstico diretamente, abrindo uma aba relacionada a essa rotina.
Seleção de aba do Diagnóstico do Sistema
Aba de Diagnóstico do Sistema
Para vendas que possuem muitos itens inseridos, através das setas de navegação será possível transitar entre eles. Além disso, essa navegação permitirá cancelar um item quando necessário, excluindo ele da venda utilizando o botão "Cancelar item selecionado" ().
Setas de Navegação e Cancelar Item
No entanto, o cancelamento de item é condicionado a uma permissão de usuário, desta forma, quando não estiver configurada, o sistema exigirá as credenciais de um usuário autorizado para o cancelamento e o ícone será substituído por um cadeado.
Inserir Credenciais para Cancelamento de Item
O recurso de cancelamento de item está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo "Faturamento" > Subgrupo "POS", item "Cancelar Item". |
Esta opção permite abortar e cancelar a venda em questão, ao utilizá-la o sistema exibirá uma mensagem para que usuário confirme a ação.
Confirmação de Cancelamento
No entanto, o cancelamento é condicionado a uma permissão de usuário, desta forma, quando não estiver configurada, o sistema exigirá as credenciais de um usuário autorizado e o ícone será substituído por um cadeado.
Cancelar Venda
Para que o usuário possa realizar o cancelamento, é necessário que as permissões "Cancelar cupom" e "Cancelar item" estejam marcados em Menu Gerencial > Permissões de Usuário. |
O botão "Gravar" será exibido sempre que o usuário optar por criar uma Pré-Venda ou DAV para finalização posterior. Caso, seja uma venda direta, o botão exibido será o "Pagamento".
Gravar Pré-Venda e DAV
Antes de gravar o DAV, será necessário selecionar o plano de pagamento, portanto na tela de venda será exibido o botão "Pagamento" para que seja possível prosseguir e na tela de planos será apresentado o botão "Gravar" para finalizar a criação do documento. Gravar DAV |
Catálogo
Ao selecionar esta opção será exibida uma listagem com os produtos catalogados no Microvix ERP e ordenados por linha, para inseri-los na venda, basta clicar sobre a imagem que o representa.
Catálogo
Listagem de Produtos
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Exibir Imagem do Produto na Inserção
É possível definir que no painel de vendas seja exibida a imagem atrelada ao produto, para tanto é necessário acessar Menu Lateral > Preferências e marcar a opção "Exibir imagem do produto na inserção".
Preferências
Ao salvar, conforme os itens forem inseridos a venda serão exibidos juntamente com a imagem atribuída, caso não possuam será exibido um ícone padrão.
Itens inserido com imagens atribuídas
Acima de três produtos é possível expandir o painel para visualizar os itens, basta clicar na seta () e serão exibidos até 7 itens sem a necessidade de navegação.
Expandir Lista
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Pesquisa de Produtos
Através da pesquisa é possível localizar o item a ser inserido na venda considerando alguns filtros, tais como:
A opção "Somente com saldo" retornará na pesquisa apenas itens que possuem com saldo positivo no estoque.
Pesquisa de Produto
Pesquisa de produto
Se em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais, o parâmetro "Habilitar pesquisa rápida" estiver marcado, ao digitar os três primeiros caracteres o sistema iniciará a busca.
Recurso de Pesquisa Rápida
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Na listagem retornada será possível verificar o saldo, o saldo em grade e a imagem do produto, respectivamente representados pelas siglas S, G e I.
Listagem Retornada
Durante a consulta o botão "Detalhar Saldo" permite verificar a quantidade de física e virtual dos saldos nos depósitos, estoques reservados, compras e pedidos de venda aprovados em aberto.
Saldo por Empresa
Detalhamento de Saldo
Para que a opção de saldo em grade esteja disponível para consulta, é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para as devidas parametrizações. Desta forma, ao clicar no ícone que indica grade, será exibida uma tela com todos os itens que possuem a mesma referência do produto em questão. Se não houver saldo em nenhuma grade de tamanho ou cor, ela não será exibida.
Saldo por Grade
Através do botão "Consultar Preço" será exibida uma listagem com o valor dos produtos da grade, novamente, se não houver saldo em nenhuma grade de tamanho ou cor, ela não será exibida.
Preço por Grade
Além disso, é possível destacar alguns produtos, para sinalizar a necessidade de maior vazão, desta forma, ao realizar a consulta o usuário poderá visualizar a indicação através da cor "laranja". O destaque é realizado através de parametrização por meio do contato com Suporte Técnico Linx Microvix.
Produto Destacado
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix
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Através deste campo é possível inserir manualmente ou bipar o item na venda, o código informado pode ser de barras ou de identificação do próprio produto.
Código
Caso seja inserido um código errado ou inexistente, o sistema exibirá um alerta com um link que direcionará o usuário ao Linx Share com indicações para resolução do problema.
Produto Não Encontrado
Caso o produto inserido tenha uma promoção que seja exclusiva do e-commerce/integração, conforme o filtro "Promoção exclusiva para e-commerce/integração" disponível em Suprimentos > Estoque > Promoções > Cadastro de Promoções, ela não será aplicada para os produtos correspondentes. |
Quando o mesmo produto, de mesmo código e preço unitário, for inserido mais de uma vez, eles serão agrupados em um único item. A quantidade total de produtos inserido será informado na coluna de "Qtd.".
Agrupar produtos
Caso queira aumentar ou diminuir a quantidade dos produtos, basta editar o valor na coluna "Qtd.". Para editar o desconto ou acréscimo dos produtos, clique sobre o ícone .
Desconto/acréscimo do produto
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Quando for inserido um produto que está configurado na rotina de Associação de Produtos e o parâmetro "Utiliza associação de produtos na venda" estiver habilitado, o sistema irá identificar a associação e irá trazer todos os outros produtos vinculados a ele. Porém o produto associado também será trazido na venda.
Somente os itens marcados como obrigatório na associação serão já incluídos na venda. Os que não forem obrigatórios poderão ser adicionados clicando no .
Os serviços poderão ser vendidos de forma avulsa ou unificado com um produto.
Incluir serviços na venda
Ao final da venda, será gerado um Recibo Provisório de Serviço (RPS).
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Quando existirem pedidos em aberto oriundos do E-Commerce (OMS), o usuário poderá visualizar a listagem com todos eles na tela do POS. Para exibi-los, basta clicar sobre o atalho .
Listagem de Pedidos E-Commerce
No momento em que selecionar um pedido para faturar, o usuário será questionado se deseja adicionar mais itens.
Inserir mais itens na venda
Clicando em "Sim" poderá adicionar os itens desejados. Caso não, seguirá o fluxo do faturamento normalmente.
Caso sejam inclusos mais itens à venda, na tela de pagamento será necessário inserir a forma de pagamento do valor restante, referente aos itens adicionados. |
Permite inserir informações nos campos: "Quantidade, Código e Desconto". O botão "OK" insere a informação desejada e o botão "LIMPAR" corrige os dados inseridos incorretamente, ilustrado abaixo:
Teclado Virtual
Ao habilitar o modo de contingência no rodapé do POS (), será exibida uma tela para informar o motivo para estar habilitando.
Justificativa do modo contingência
No rodapé do Microvix POS será possível consultar e acessar diversas funcionalidades, tais como:
Ícone | Nome | Função |
---|---|---|
Conexão com Internet | Indicará se o sistema está online ou operando em modo off-line; | |
Usuário Logado | Exibirá o usuário logado no sistema, ao clicar sobre o botão é possível efetuar a troca; | |
Ativar/Desativar Som | Permite desativar os sons emitidos pelo Microvix POS; | |
Conexão Remota | Permite acesso ao site de visita virtual para conexão remota; | |
Identificação da Tela | Código de identificação das telas; | |
Lançamento de nota talão | Permite efetuar o lançamento de nota de talão; | |
POS modo contingência | Permite que o POS continue tenho um bom desempenho mesmo quanto estiver Offline ou com uma conexão da internet instável; | |
Definir modo de impressão do Danfe | Permite definir se o Danfe gerado será impresso ou enviado por e-mail ao final da venda (apenas para o tipo de emissão NFC-e); | |
Seleção de Impressora | Permite definir o equipamento que será utilizado para emissão de NFC-e e CF-e (para os tipos de emissão NFC-e e SAT); | |
Listagem de Pedidos OMS | Permite visualizar a listagem de pedidos em aberto efetuados através da OMS; | |
Regerar Última Venda | Para os tipos de emissão NFC-e e SAT, permite regerar última venda caso tenha sido rejeitada ou inutilizada. Ao acioná-lo o sistema retornará para tela de vendas apresentando todos os dados da venda rejeitada. Caso o sistema não encontre nenhuma venda nessas condições, exibirá um alerta de notificação; | |
MID-e Online | Permite entrar ou sair do modo de contingência do MID-e Client. Ao passar o mouse sobre o botão será possível consultar o status (online ou off-line); | |
MID-e Offline | Indica o modo contingência com um temporizador de 10 minutos que retirará o sistema do modo automaticamente; | |
Notas em Contingência | Indica que há notas emitidas em contingência; | |
Data/Hora | Permite identificar/acompanhar a data e hora sem a necessidade de minimizar o sistema; | |
Notificações | As ações realizadas no sistema durante os processos envolvidos na venda, serão informadas através de uma notificação no canto inferior direito na tela do sistema; | |
Notificações | Caso existam pedidos em abertos oriundos do E-Commerce, será exibido de uma em uma hora (1h) a notificação alertando ao usuário. |
Quando o Certificado Digital de NF-e e NFC-e estiver expirado, próximo de expirar ou estiver vencido, na tela inicial será exibida uma notificação (conforme as imagens abaixo), para que seja feita a regularização.
A notificação será exibida quando faltarem exatos 30, 15, 5, 4, 3, 2 e 1 dias para o vencimento do Certificado.
Notificação de Certificado Digital a vencer
Notificação de Certificado Digital expirado
Não será possível emitir notas fiscais até que um novo Certificado Digital seja atualizado/importado.
Ao clicar em "Cadastrar agora" na notificação, será redirecionado para a tela inicial de cadastro do Certificado Digital, onde será possível cadastrá-lo caso possua, ou ainda caso deseje, será possível adquirir um novo documento diretamente pela Linx clicando em "Adquirir novo certificado" no banner localizado no fim da página, conforme indica a imagem abaixo.
Também poderá acessá-la clicando aqui.
Para saber mais sobre o Certificado Digital, acesse o manual clicando aqui.
Esta atualização de notificações está disponível no Microvix POS versão 19.10. |