Esta rotina permitirá ao usuário realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. No entanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr. de Loja e realizar as configurações do grupo "Trocas/Devoluções".
Parametrização para troca
Além disso, em Adm./Financeiro > Contabilidade > Operações Padrões, as operações "Devolução de Venda - Frente de Loja (53)" e "Vale-Trocas (30)" devem estar definidas para o correto lançamento contábil.
Operação padrão "Devolução de Venda - Frente de Loja (53)"
Operação padrão "Vale-Trocas (30)"
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Realizadas as configurações corretamente, para cada troca lançada, uma nota de devolução será gerada, registrada no banco de dados e visualizada nos relatórios. Os produtos devolvidos entrarão no depósito que está relacionado ao motivo de devolução escolhido (para mais informações sobre cadastro de motivo de devolução, vide tópico Motivo de Devolução no Manual de Faturamento).
A troca pode ser realizada de duas maneiras, por cupom ou por item, conforme a seguir.
Efetuar troca por Cupom ou Item
Para lançar esse tipo de troca é necessário inserir o número correspondente ao cupom fiscal, a série, ECF (impressora fiscal em que foir emitido o cupom) e o reinício.
Troca por Cupom
Além disso, é possível buscar o número do cupom através da pesquisa representada pelo ícone de lupa , na página que será exibida poderão ser aplicados os filtros de cliente, período correspondente a venda, produto, forma de pagamento utilizada, vendedor responsável, faixa de valor da venda, número do documento, série, natureza de operação, ECF ou reinício.
Pesquisa de documentos para devolução
O recurso "Pesquisa de Documentos para Devolução" está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar usuários habilitados, grupo "Faturamento", subgrupo "Permissões Gerais do Grupo Faturamento", permissão "Permitir pesquisa de notas de origem na Devolução de Venda (Loja/Faturamento)". |
Na listagem retornada, ao clicar sobre o número do cupom desejado, os dados serão transferidos para página inicial da troca.
Resultado da busca de documentos
Documento selecionado
Caso o cliente possua o ticket de troca com um número de "Token" válido, ao informá-lo, os campos de cupom fiscal, série, ECF e reinício serão preenchidos automaticamente.
Token
Ao prosseguir serão exibidos os dados da venda para conferência (quantidade, itens, valor, vendedor, cliente, etc.). Nesta página, será necessário marcar as o itens que serão devolvidos, escolher a forma de ressarcimento, o vendedor, o cliente, o motivo e uma observação para nota.
Dados da venda
Valores complementares
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Após a finalização do lançamento do vale será exibido o número da troca, com a possibilidade de impressão para que o cliente utilize futuramente.
Vale-trocas gerado
Caso a série selecionada seja do tipo CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico), na tela de troca, o campo "Cupom" será modificado para "CF-e" e o campo "Data" ficará disponível para preenchimento. Do mesmo modo, caso o cliente possua o ticket de troca com um número de "Token" válido, ao informá-lo o sistema preencherá dados automaticamente.
Troca série CF-e
Após incluir o número de CF-e e prosseguir, será apresentado o fluxo normal de troca. |
Da mesma forma, se a série selecionada corresponder ao modelo NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (65)), o campo "Cupom" será modificado para "NFC-e" e caso o cliente possua o ticket de troca com um número de "Token" válido, ao informá-lo o sistema preencherá dados automaticamente.
Troca série NFC-e
Após incluir o número de NFC-e e prosseguir, será apresentado o fluxo normal de troca. |
Ainda com relação à devoluções de NFC-e em virtude de troca, em atendimento a Resolução GSEFAZ 006/2015 publicada pela Sefaz do Amazonas, o estabelecimento emissor de NFC-e deverá emitir uma NF-e modelo 55 para documentar a entrada. Desta forma, quando tratar-se de devoluções de NFC-e para consumidor final e não contribuinte, na nota emitida, os dados do destinatário serão os mesmos do emissor. Isso ocorrerá se:
Alerta
Desta forma, ao realizar a devolução o sistema gravará automaticamente os dados referentes ao cliente nos seguintes documentos:
Que podem ser visualizados em:
Para lançar a troca por item é necessário informar os códigos dos produtos que serão devolvidos. Através do campo "Pesquisa de Produtos", é possível buscar pelos itens e inseri-los na troca.
Troca por item
Além disso, através da opção "Utilizar leitor de código de barras" é possível inserir os itens em lote utilizando o leitor, ou bipando os itens individualmente selecionando a opção "Cód. Barras".
Inserir itens em lote com leitor de código de barras
A tabela de preço também poderá ser alterada no momento da troca, no entanto, o usuário deverá ter as devidas permissões configuradas em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Frente de Loja, opção "Altera tabela de preço em troca de mercadorias por item". Do mesmo modo, apenas serão exibidas para seleção as tabelas disponíveis para usuário em questão, para verificá-las acesse: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Faturamento, opção "Tabelas de preço bloqueadas".
Caso o mesmo produto seja inserido duas vezes na troca, o sistema questionará a ação e se usuário confirmá-la, será alterada a quantidade do item.
Repetir a inserção do item
Alteração de quantidade
Além disso, se o produto inserido na troca esteve em promoção em algum momento, o sistema exibirá o seguinte alerta sobre o período de vigência e o valor da promoção.
Produto em promoção
Após inserir os itens, será necessário conferir os dados, marcar as o itens que serão devolvidos, escolher a forma de ressarcimento, o vendedor, o cliente, o motivo e uma observação para nota. Finalizada a troca, será exibido o número do vale, com a possibilidade de impressão para que o cliente utilize futuramente. Além disso, na página de finalização é possível iniciar o processo de geração de um novo vale.
Vale-trocas gerado
Tributação
A tributação das trocas realizadas por item são diferenciadas, pois o sistema entende que a operação está sendo realizada com o cliente no balcão, sendo assim a tributação é interna do estado da empresa. O comportamento do Microvix ERP será o seguinte:
Com essas informações o sistema encontrará o detalhamento da configuração tributária do produto, de acordo com a natureza de operação utilizada, que esteja configurada com a classe fiscal da empresa e irá tributar a operação como interna conforme as demais informações do detalhamento. Caso não haja detalhamento ou o CFOP esteja incorreto, será apresentado um ícone de alerta para cada produto.
Após a gravação da operação, os valores de CFOP, CST e impostos apresentados no Documento Interno, Livros Fiscais e SPED estarão de acordo com a operação interna.
Parametrização Alerta de vale expirado Além disso, o parâmetro não tem efeito retroativo, ou seja, os vales emitidos antes da parametrização não serão afetados.
Ou uma das seguintes CSONs:
E o parâmetro "Habilitar obrigatoriedade do código CEST" estiver marcado em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais, se o produto não possuir o CEST configurado em seu cadastro, o sistema bloqueará a inserção do item na troca e exibirá o seguinte alerta:
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INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX Para realizar o bloqueio da troca por item é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Frente de Loja e marcar o parâmetro "Exige documento origem na devolução". |
Para que o campo desconto esteja disponível para preenchimento na troca, é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Modificar valor item (Troca de Mercad. por Item)" configurada em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Frente de Loja. |