Após realizar a ativação da rotina, deve-se acessar CRM  > Crédito Avulso > Crédito ao Cliente ou Crédito com o Fornecedor e realizar o cadastro de crédito avulso. Esta rotina permite Pesquisar, Inserir, Adicionar, Zerar e Detalhar os créditos de clientes/Fornecedor.


Crédito ao Cliente


Para realizar a pesquisa de crédito basta informar a forma de pesquisa Código do Cliente/Fornecedor ou Nome do Cliente/Fornecedor. Ao clicar no botão "Inserir" será possível cadastrar um crédito avulso, para tanto, é necessário informar o cliente/fornecedor que receberá o crédito avulso, o valor do crédito gerado e o motivo da geração.


Inserir crédito avulso


Confirmação de cadastro


Se o cliente já possuir um valor de crédito/fornecedor, ao informa-lo será apresentado o saldo atual.


Crédito avulso


Outra forma de conceder um crédito a um cliente/fornecedor é através do ícone  , ao acessar o link o cadastro do crédito deve ser realizado normalmente. Ao concluir, o crédito adicionado será somado ao crédito anterior. 

Para zerar todos os créditos pertencentes ao cliente/fornecedor, basta clicar sobre o link  "Zerar", o sistema questionará se o usuário deseja zerar todos os créditos, caso ele selecione a opção "Sim" os créditos serão zerados, porém o cliente/fornecedor continuará na listagem.


Zerar crédito


Cliente com crédito zerado


Através do ícone  é possível visualizar todas as movimentações de crédito de um cliente/fornecedor. Após acessar o ícone será apresentada a página "Detalhes" com o ID do crédito, Data de geração, Empresa, Débito, Crédito, Motivo e as opções de Adicionar, Zerar e Excluir.


Detalhes


Nota

  • Na geração de créditos avulsos é possível informar cadastros do tipo "cliente" e "cliente/fornecedor". E na geração de créditos avulsos para fornecedor somente cadastros do tipo "Fornecedor".
  • Para realizar a geração de créditos, é necessário configurar as operações padrão “Crédito ao cliente (64)” e “Crédito com o fornecedor (65)”, para mais informações como configurar a operação padrão, vide manual Operações Padrões.
  • Não será possível gerar crédito avulso para o consumidor final.

Rotinas Impactadas

A geração de crédito também pode ser realizada através das seguintes rotinas:

UTILIZAÇÃO DE CRÉDITO AVULSO NO FATURAMENTO 

Se a empresa utilizar a rotina de crédito avulso (CRM  > Crédito Avulso > Crédito ao Cliente/Fornecedor), ao emitir uma nota de venda para um cliente que possua crédito, será apresentado o campo "Crédito" e ao seu lado será apresentado o saldo disponível, este crédito pode ser utilizado como forma de pagamento.


CréditoCrédito


Ao informar o valor do crédito a ser utilizado, serão apresentados todos os saldos disponíveis e o sistema rateará o valor informado entre os créditos pertencentes ao cliente utilizando sempre o mais antigo. 


Crédito disponível e rateioCrédito disponível e rateio


Mesmo tendo informado o valor total da Nota no campo "Crédito" ainda deve ser selecionada uma forma de pagamento, o indicado é selecionar "Dinheiro". Ao prosseguir, o sistema realizará a integração com o financeiro e contábil  utilizando as operações padrões "Venda a Vista (6)" e "Crédito ao Cliente (64)". Ao acessar o documento interno (Faturamento > Relatórios > Movimento Diário) o valor pago com crédito estará especificado como "Dinheiro".


Documento InternoDocumento Interno