Através desta rotina será possível realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. Desta forma, para cada troca lançada, uma nota de devolução será gerada, registrada no banco de dados e visualizada nos relatórios, além disso, os produtos devolvidos entrarão no depósito que está relacionado ao motivo de devolução escolhido (para mais informações sobre o Motivo de Devolução, vide Manual de Faturamento). Através do botão "Trocas", na tela de vendas, será possível dar início ao processo.
Tela de Vendas - Botão Trocas
Caso o POS esteja offline o botão "Trocas" ficará inativo. |
Inicialmente as melhorias do novo processo de troca serão aplicadas somente para as trocas padrões, não serão contemplados nesta fase os itens: serial, lote, autorização automática, troca nacional e devolução em crédito ao cliente. |
Na tela de Trocas e Devoluções serão exibidos os seguintes campos:
Trocas e Devoluções
Pesquisa de Produtos
Pesquisa de Documentos
Definidas as informações para troca, os itens serão listados na parte inferior da tela. Através da coluna "Trocar" será possível selecionar apenas os itens desejados, além disso, a coluna "Quantidade" poderá ser alterada, porém se troca estiver vinculada a um documento de origem, não será possível definir uma quantidade maior que a estipulada pelo documento. O campo "Valor" também poderá ser editado, porém apenas em trocas que não possuem vínculo com documento de origem.
Conforme os produtos forem sendo selecionados para a troca, o campo "Total" será atualizado, além disso, caso o item possua acréscimos ou descontos, eles também serão exibidos na tela. Através do botão "Limpar" é possível reiniciar o processo de troca e substituir as informações. Para concluir o processo, basta clicar em "Finalizar".
Na finalização, será emitida a nota de devolução, e caso um documento de origem esteja vinculado com identificação do cliente a nota será emitida para ele com a respectiva contabilização.
Além disso, com o sistema configurado para realizar autorização automática, ao realizar a troca o sistema tentará autorizar a nota antes de utilizar o vale em uma nova venda. Se durante o processo de autorização o sistema verificar que o usuário não esteja com as permissões necessárias configuradas ou se a série utilizada não seja do modelo 55 (NF-e), serão exibidos alertas e após a correção será necessária a autorização manual da nota.
Configurar permissões
Configurar série
Número de NF
Tela de Troca sem a opção "Selecionar Produtos"
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Microvix Para que a opção "Selecionar Produtos" esteja disponível na rotina de troca do POS é necessário que o parâmetro "Exige documento origem na devolução" esteja desmarcado em: Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento. |