Neste tópico estarão descritos os processos de substituição de item por outro similar e venda de kit de produtos. Para que ocorram dependem de determinadas parametrizações, tais como:
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Para habilitar o parâmetro "Forma de Associação" é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento. |
Esta ação permite que o usuário substitua um item por outro em casos de saldo nulo em estoque ou por necessidade do cliente. Porém, o produto utilizado para substituição deve estar previamente associado ao item a ser substituído.
Parametrizações
Configuração
Antes da venda é necessária que a associação seja realizada, através dela será possível definir o produto que o usuário poderá usar como substituto. Este vínculo será criado através da funcionalidade "Associação de Produtos" localizada em Suprimentos > Estoque > Produtos > Link "Associação de Produtos".
Mais informações sobre como deve ser feita a associação pode ser consultada clicando aqui.
Execução
Ao acessar a rotina de emissão de nota (Faturamento > Emissão de Nota), informar os dados iniciais, prosseguir e inserir um item que possui associação, no final da linha será apresentado o ícone que ao acessá-lo serão apresentados os item associados.
Inclusão de itens
Itens associados
Serão apresentados todos os produtos associados independente do saldo, porém somente poderão ser selecionados os produtos que possuírem saldo positivo. Ao selecionar o item e confirmar o sistema apresentará uma nova página de inclusão de itens, a quantidade será a mesma informada para o produto anterior com a possibilidade de alteração. Após informar a quantidade e prosseguir o item será substituído.
Inserção
O kit de produto é utilizado quando determinados produtos são vendidos juntos, porém precisam ser especificados e tributados separadamente.
Parametrizações
Configuração
Para formar um kit o usuário deve cadastrar um novo produto para ser interpretado como "produto principal", este cadastro será genérico, porém deve conter todas as informações obrigatórias, inclusive a configuração tributária cadastrada e associada corretamente.
Após o "produto principal" ser cadastrado corretamente, o usuário deve associar a ele os produtos que comporão o kit. Esta associação deverá ser realizada através da funcionalidade "Associação de Produtos" localizada em Suprimentos > Estoque > Produtos > Link "Associação de Produtos".
Mais informações sobre como deve ser feita a associação pode ser consultada clicando aqui.
Execução
Ao acessar a rotina de emissão de nota (Faturamento > Emissão de Nota), informar os dados iniciais, prosseguir e inserir o "produto principal" o sistema inserirá os demais itens associados e removerá o "produto principal".
Inclusão de itens
Ao acessar ícone o usuário será alertado que a alteração dos itens descaracterizará o kit. Caso opte pela opção OK será apresentada a página de seleção de produtos com todos os produtos associados.
Alerta
Itens associados
Serão apresentados todos os produtos associados independente do saldo, porém somente poderão ser selecionados os produtos que possuírem saldo positivo. Ao selecionar o item e confirmar, o sistema apresentará uma nova página de inclusão de itens, a quantidade será a mesma informada para o produto anterior, com a possibilidade de alteração. Após informar a quantidade e prosseguir o item será substituído.
Inserção
Caso o produto não possua nenhum associado, ao selecionar a opção OK do alerta o sistema informará que para realizar a substituição o usuário precisa efetuar a associação.
A formação de kit não influencia no preço, ou seja, os valores aplicados aos produtos serão os mesmos presentes em seus respectivos cadastros. Para definir algum desconto na venda com o kit o usuário precisa criar uma ação promocional, campanha ou promoção com os itens que compõem o kit. |
Caso os parâmetros "Ativar validação de GTIN", "Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de CEST"estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos ao inserir os itens e clicar em "Prosseguir" será realizada uma validação para verificar se os dados referentes a CEST, NCM e código de barras, anteriormente configurados no produto, foram inseridos corretamente. Se existir divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em "Não, obrigado!" ela será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos.
Mensagem de alerta
Ao passar o mouse sobre o ícone de alerta será exibida uma mensagem contendo informações referentes as inconsistências do produto, sugestões para correções e links de acordo com as inconsistências do produto que direcionarão o usuário para as rotinas nas quais devem ser realizadas as correções.
Mensagem de informação através do ícone de alerta ""