Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Parametrização

  • O parâmetro "Utiliza associação de produtos na venda:" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento deve estar marcado. Para habilitar este parâmetro é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix. 
  • Definir o parâmetro "Forma de associação" com uma das opções abaixo: 
    • Exige produto associado: define que no momento da inclusão de itens na rotina de orçamento/pedido de venda, caso o item possuir itens associados a ele, a rotina exibirá uma tela exigindo que sejam marcados quais itens associados serão inclusos também na venda. Além dos itens associados, o próprio produto principal deverá ser incluído também na movimentação.
    • Kit de Produto: define que no momento da inclusão de itens das rotinas de orçamento/pedido de venda, Loja, POS e Emissão de Nota Fiscal, ao digitar o código do produto principal, o sistema incluirá de forma automática todos os produtos associados a ele, com as respectivas quantidades já configuradas na rotina de associação de produtos. Neste caso, o produto principal não será incluído na movimentação).

Permissão de Usuário

  • A permissão de usuário "Associação de Produtos" localizada em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo "Estoque" > Subgrupo "Permissões Gerais do Grupo Estoque" deve estar marcada.


Após conceder a permissão, o usuário deve acessar a funcionalidade através do caminho: Suprimentos > Estoque > Produtos > Link "Associação de Produtos". Com este recurso será possível relacionar os itens para que a empresa trabalhe com associação de produtos nas vendas.

ASSOCIAÇÃO 

Para iniciar a associação deve-se informar o código do produto e prosseguir,


Associação de produtos


Logo em seguida o sistema apresentará o código e nome do produto informado e solicitará que seja informado o código do produto a ser associado. Nesta etapa o usuário pode escolher pesquisar o produto por Nome, Código, Referência ou Código de Barras, 


Associação


Ao pesquisar o produto e prosseguir o sistema apresentará uma listagem com as seguintes informações sobre o item:


Pesquisa de item


  • Código: código do produto;
  • Nome do Produto; nome;
  • Preço Unitário: preço definido no cadastro de produto;
  • Desconto (R$): definir o valor do desconto em valor;
  • Desconto (%): definir o valor do desconto em porcentagem;
  • Quantidade: ao informar este campo, quando o produto for incluso por substituição na nota, o sistema ignorará a quantidade do produto anterior e utilizará esta informação;
  • Disponível no B2C: define se o produto estará ou não disponível no B2C do Microvix;
  • Item Obrigatório;


Os campos Preço Unit[ario, Desc. (R$) e Desc. (%) poderão ser alterados antes de inserir o produto na associação. Porém é importante se atentar a algumas regras para o funcionamento das alterações:

  • Se o usuário realizar a alteração do Preço Unitário de um item, os campo "Desc. (R$)" e "Desc. (%)" referente ao produto serão bloqueados para alteração e automaticamente o desconto em reais será calculado e exibido;
  • Se o usuário realizar a alteração de um dos campos de desconto ("Desc. (R$)" ou "Desc. (%)"), o outro campo de desconto será bloqueado juntamente com o "Preço Unitário" do item relacionado e automaticamente o preço unitário do produto será calculado e exibido;
  • Independente do usuário informar um dos descontos ou realizar alteração do preço unitário, será exibido ao lado do preço unitário o valor original do item riscado para que o usuário possa visualizar qual era o preço inicial do produto;


Alteração preço unitário



Para inserir o produto é necessário selecioná-lo ao lado do código. Depois de associado o produto passa a ser exibido no quadro "Itens Associados" com as mesmas informação descritas anteriormente e com a possibilidade de excluir o item através do ícone .


Associação


A utilização da associação poderá variar de acordo com a parametrização do sistema, mais informações podem ser acessadas clicando aqui. Após o usuário inserir um ou mais itens será exibida a tela com os produtos associados, juntamente com o preço de venda, o tipo de desconto aplicado, que poderá ser em porcentagem ou em reais, e o preço final de cada produto. Abaixo da listagem dos produtos haverá 2 totalizadores: 1 para a soma do preço de venda dos produtos que compõe o kit (campo "Preço Venda Total") e outro relacionado à soma total do desconto que compõe o kit  (campo "Desconto Total").  A exibição e alteração dessas informações possuirá algumas regras e funcionará da seguinte maneira:

  • O campo "Preço Venda Total" realizará a soma dos preços de venda dos produtos associados no kit;
  • O campo "Desconto Total" realizará a soma dos descontos informados pelo usuário na tela de inserção de produtos. Se o usuário informar o desconto em reais, a soma total do desconto será em reais. Se for informado o desconto em porcentual, a soma será em porcentual. Se o usuário não informar nenhum desconto, a soma do desconto será calculada em reais (no caso do usuário informar um valor no campo "Desconto Total" ou realizar alteração do "Preço de Venda Total");
  • Os campos "Preço Venda Total" e "Desconto Total" ficarão habilitados para edição mesmo que o usuário tenha informado um valor de desconto ou alteração do preço unitário do produto, na tela anterior, pois ele poderá realizar alteração do valor de desconto. Porém o desconto sempre será calculado em cima do valor cheio dos itens (sem desconto aplicado), evitando assim o problema de dar desconto em cima daquilo que já possui desconto;
  • Se o usuário realizar alteração do campo "Preço Venda Total", será realizado o cálculo do valor no campo "Desconto Total" (assim que o usuário tirar o cursor de dentro da caixa de texto ou apertar enter) e ele será automaticamente bloqueado para alteração. Em seguida, será realizada a distribuição dos valores nas colunas "Desconto" e "Preço Final" de cada produto, a fim de contemplar o valor de desconto informado no campo "Preço de Venda Total". Por exemplo, se o "Preço Venda Total" for igual a R$ 40,00 e o usuário alterar a informação para R$ 30,00 o Desconto Total será igual a R$10,00. As colunas Desconto e Preço Final de cada produto automaticamente deverão ser alteradas para R$ 5,00 (Desconto Total / Quantidade de Produtos) e R$ 15,00 (Preço de Venda inicial - Desconto);
  • Se o usuário realizar alteração do campo "Desconto Total", será realizado o cálculo do valor do campo "Preço Venda Total" (assim que o usuário tirar o cursor de dentro da caixa de texto ou apertar enter) e ele será automaticamente bloqueado para alteração. Em seguida, será realizada a distribuição dos valores nas colunas "Desconto" e "Preço Final" de cada produto, a fim de contemplar o valor de desconto informado no campo "Desconto Total". Por exemplo, se o "Preço Venda Total" for igual a R$ 40,00 e o usuário informar o "Desconto Total" igual a R$ 10,00 o Preço Venda Total será igual a R$ 30,00 (Preço Venda Total inicial - Desconto Total). As colunas Desconto e Preço Final de cada produto automaticamente deverão ser alteradas para R$ 5,00 (Desconto Total / Quantidade de Produtos) e R$ 15,00 (Preço de Venda inicial - Desconto);
  • O campo "Desconto Total" sempre exibirá o desconto em reais. Levando em consideração que o usuário poderá informar, na tela de inserção de produtos, um item com desconto em reais e outro item com desconto em porcentagem, a soma do desconto total sempre será exibida em reais, ou seja, se por exemplo um produto possui o preço unitário de R$100,00 e o desconto informado foi de R$10,00 e outro produto possui o preço unitário de R$100,00 e o desconto informado foi de 50%, o Desconto Total deverá transformar o desconto em percentual em reais para realizar a soma, ficando assim:
    • Item 1 - desconto em reais de R$10,00

    • Item 2 - desconto em % de 50% 

    • Desconto Total = R$10,00 + R$50,00 (50% de R$ 100), onde o desconto total exibido seria de R$ 60,00

    • Para facilitar a visualização para o usuário, se for informado um desconto em %, ao lado do desconto deverá ser exibido o valor do desconto também em reais.
  • O usuário não poderá informar um preço de venda total maior do que a soma dos produtos ou um um valor negativo. Caso contrário, deverá ser exibida uma mensagem informando que tal ação não poderá ser realizada;
  • O usuário não poderá informar um desconto maior do que 100%, ou seja, um desconto maior do que o preço de venda total ou um desconto negativo. Caso contrário, deverá ser exibida uma mensagem informando que tal ação não poderá ser realizada;


Nota

  • Tanto dentro do POS como no Venda Fácil, os descontos configurados previamente dentro do sistema em kits de produto/associação não serão considerados para validação de permissão de desconto do usuário. Neste caso, o desconto que foi configurado no item de um kit/associado será aplicado na venda, independentemente do nível de permissão do usuário.