A página de pagamento é dividida em dois grupos Itens e Pagamento.
Pagamento
Serão especificados os valores que compõem o total da nota e outros valores como impostos destacados que não fazem parte do total da nota.
Itens
Neste grupo, ao acessar o ícone é possível informar um valor para Descontos, Seguro, Outras Despesas e Frete.
Após a confirmação do desconto, o sistema passará a considerar esse valor na base de cálculo dos impostos contidos na nota. Caso o usuário esteja editando os valores, mas por algum motivo deseja voltar a configuração anterior, basta clicar sobre o "X" disponibilizado no canto superior direito.
Se o" Tipo de Frete" selecionado for "Sem Frete", o usuário não poderá preencher valor no campo "Frete".
|
Quando incidir sobre a nota algum imposto que faça parte de seu valor total, por exemplo IPI, ICMS-ST e FCP-ST, estes valores serão apresentados neste grupo, eles não poderão ser editados e caso a nota não possua nenhum destes impostos o o grupo não será exibido.
Base de Cálculo do IPI = Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas – Desconto
Valor do IPI = Base de Cálculo do IPI * Alíquota do IPI
Observações: O desconto sempre irá compor a base de cálculo do IPI, mas será possível definir se os itens de frete, seguro e despesas comporão ou não a base de cálculo do IPI, para isso é necessário entrar em contado com o Suporte Técnico Linx.
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX Para definir se o frete, seguro e despesas irão compor ou não a base de cálculo do IPI é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento e configurar os parâmetros "Soma frete à base para IPI em NF", "Soma seguro à base para IPI em NF" e "Soma despesas à base para IPI em NF". |
Base de cálculo do ICMS-ST= ( (Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas + IPI – Desconto ) * (1 + (Margem/100))) * (1- (Percentual de redução do ICMS-ST/100))
Valor do ICMS-ST = (Base de cálculo do ICMS-ST * Aliquota ICMS- ST) - Valor do ICMS próprio
Se no detalhamento da configuração tributária do item houver alíquota de ICMS-ST e a CST/CSOSN não for compatível com a substituição tributária, então o item não será tributado pelo ICMS-ST;
|
Quando incidir sobre a nota algum imposto que não faça parte do seu valor total, por exemplo ICMS, PIS e COFINS, estes valores serão apresentados neste grupo. Esses valores não poderão ser editados e caso a nota não possua nenhum destes impostos o o grupo não será exibido.
Base de Cálculo do ICMS = (Valor Unitário + Frete + Seguro + Despesas + IPI – Desconto ) * (1- (Percentual de redução/100))
Valor do ICMS = Base de Cálculo do ICMS * Alíquota do ICMS
Observação: os valores de frete, seguro, despesas e desconto sempre deverão compor a base de cálculo do ICMS. O IPI só compõe a base de cálculo quando a venda for realizada para um consumidor final (pessoa física ou pessoa jurídica não contribuinte). Se o parâmetro " Natureza de Operação estiver marcado, então o IPI irá compor a base de cálculo. Quando a operação for entre contribuintes, e o item for destinado à industrialização ou à comercialização, então o IPI não irá compor a base de cálculo do ICMS.
Empresa com o sistema de tributação "Lucro Real" ou "Presumido" e no detalhamento da configuração tributária do item possuir alíquota de ICMS, então o sistema realizará o cálculo do ICMS, indiferente do Regime tributário da empresa.
Empresa com o sistema de tributação "Simples" e o Regime tributário "(2) - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", e no detalhamento da configuração tributária do item possuir alíquota de ICMS, então o sistema realizará o cálculo do ICMS.
Empresa com o sistema de tributação Igual a "Simples Nacional' e o Regime tributário não for o "(2) - Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta", então o sistema não realizará o cálculo do ICMS, mesmo que na configuração tributária exista alíquota de ICMS configurada.
Base de Cálculo PIS = (Valor Unitário * Quantidade) + Frete + Seguro +Despesas Acessórias + IPI (depende de regra) - Desconto
Valor do PIS = Base de Cálculo PIS * Alíquota de PIS
Base de Cálculo COFINS = (Valor Unitário * Quantidade) + Frete + Seguro +Despesas Acessórias + IPI (depende de regra) - Desconto
Valor do COFINS = Base de Cálculo COFINS * Alíquota de COFINS
O PIS e COFINS somente será calculado se as alíquotas estiverem definidas na configuração tributária. Se a empresa for do Simples Nacional, então não será calculado PIS e COFINS.
Este grupo representa a soma do valor total dos produtos, mais frete, seguro, outras despesas e acréscimos provenientes de planos de pagamento e impostos que somam no total da nota menos todos os descontos, esse campo não pode ser editado.
Pagamento
Na listagem dos planos de pagamentos selecionados poderão ser visualizadas as informações referente ao plano, como:
Além disso, após adicionar o plano de pagamento, a exclusão pode ser realizada através do ícone .
|
Após informar a forma e plano de pagamento é possível inserir uma observação. Será possível selecionar uma observação padrão cadastrada em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Observações Padrões e abaixo o usuário poderá complementar a informação.
Observação
Ao concluir e prosseguir a nota será gravada e o usuário será redirecionado para a página de conferência.
Descontos e acréscimos no plano de pagamento são especificados no índice do seu cadastro. Ao inserir um plano que possua desconto ou acréscimo estes serão especificados no campo "Desconto" e "Despesas Acessórias". Se for informado um desconto manual e após for selecionado um plano com desconto, os valores serão somados.