Assim como no cadastro de usuários, antes de se cadastrar o produto propriamente dito, deve-se cadastrar o Grupo do mesmo e além deste, Grupo de Preços. Inicialmente no Linx Farma Big vá em Cadastros > Produtos > Grupos, clique no botão ou pressione a tecla de atalho F3 para verificar a existência do grupo desejado, se este ainda não estiver cadastrado, clique no botão ou na tecla de atalho F5.
Figura 01 - Cadastro de grupos
Preencha os campos solicitados, lembrando que se for um grupo de medicamentos controlados, o campo correspondente deve estar igual a S, salve o cadastro em seguida, clicando no botão . Além da aba Edição (F2) existem outras abas com as seguintes funções: - Árvore: Se desejar adicionar um subgrupo dentro de um grupo já existente deve-se selecionar o grupo que deseja e
clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Incluir;
- Cálculo Demanda: Configuração utilizada para cálculo de demanda diferenciada para o grupo no momento de efetuar sugestão de compras. Preencha se houver necessidade;
- Meta: Preencha se houver metas de vendas estipuladas para cada grupo em determinada filial,
clicando no botão ;
- Cota para Compras: Configure se houver necessidade de ter um controle de compras para cada grupo em determinada filial,
clicando no botão ;
- Substituição Tributária: Configurações referentes aos impostos que cada produto dentro desse grupo possui como: ICMS, IVA, ICMS ST, Lista, etc. Deve ser configurado com a ajuda de um contador para que este possa determinar os valores corretos de acordo com o Estado residente. Sendo configurado no cadastro de grupos não é necessário efetuar o mesmo cadastro no produto, à não ser quando o produto tiver configuração diferente do grupo à que ele pertence.
- Operações sem Estoque:Caso não queira realizar operações com produtos de determinado grupo sem estoque em certa filial, coloque N na coluna Permite Operações Sem Estoq., para a filial desejada e aperte a tecla
(seta para baixo) no teclado;
- Redutores de Comissão: Pode-se definir a faixa de descontos e a redução na comissão do usuário que efetuou a venda para esse determinado grupo,
clicando no botão .
|