O que é a LGPD?
Aplicabilidade da LGPD
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A seguir, são listadas as principais ferramentas para o exercício dos diretos dos titulares (entende-se por titular dos dados a pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento), bem como instruções para atendimento a cada um deles no sistema. Ainda, é possível encontrar instruções para temas específicos nos anexos ao final desse tutorial.
1. Confirmação e acesso aos dados (Art. 18, I e II da LGPD)
O titular dos dados (consumidor) tem o direito de solicitar ao controlador (varejista) a relação dos dados que estão em seu poder.
Para obter a relação de dados, utilizando o Perfil Recepcionista acesse Menu Clientes > Consultar Clientes > Realizar a pesquisa por meio dos filtros disponíveis em tela > passar o mouse sobre o nome do cliente e selecionar a opção Cliente no menu. Cadastro de Cliente Na rotina de evolução do tratamento também podem é possível consultar os dados, para isso acesse Menu Agenda > Agenda 2.0 > Menu Estética > Evolução do Tratamento.
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2. Correção de dados (Art. 18, III da LGPD)
O titular dos dados (consumidor) tem o direito de solicitar a correção de dados, incompletos, inexatos ou desatualizados ao controlador (varejista). Como por exemplo, a alteração do nome civil, endereço e outros
Correção dos dados: Para clientes integrados ao Microvix, consultar Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD Para clientes não integrados, a edição deve ser feita em Perfil Recepcionista > Clientes > Realize a pesquisa realizar pesquisa por meio dos filtros disponíveis em tela > Passar o mouse sobre o nome do cliente e selecionar a opção Cliente no menu. > Passar o mouse sobre o nome do cliente e clicar em cliente para editar as informações no cadastro. Cadastro de Clientes |
3. Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade (Art. 18, IV da LGPD)
O titular dos dados (consumidor) tem o direito de requerer a desvinculação de suas informações de qualquer banco de dados mantido pelo controlador (varejista) ou à sua ordem (banco de dados mantidos pela Linx)
Para realizar a anonimização dos dados, utilizando o Perfil Recepcionista acesse Menu Clientes > Consultar Clientes > Realizar a pesquisa por meio dos filtros disponíveis em tela > Passar o mouse sobre o nome do cliente e selecionar a opção Cliente no menu. Pesquisa de cliente Ao selecionar esta opção o usuário será direcionado para o cadastro do cliente, no final da página será exibido o grupo LGPD. Para anonimizar os dados é necessário desfazer o aceite do termo e habilitar a opção "Anonimizar Dados". Grupo LGPD
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4. Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto (Art. 18, V da LGPD)
O titular dos dados (consumidor) tem o direito de solicitar a transferência de seus dados para outro controlador (outro estabelecimento comercial). O sistema deverá ser capaz de exportar os dados em formato estruturado para importação em outro sistema.
Para realizar este procedimento é necessário abrir um chamado no suporte para extração de dados. |
5. Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular (Art. 18, VI da LGPD)
O titular dos dados (consumidor) tem o direito de solicitar a exclusão de suas informações da base de dados mantida pelo controlador (varejista), desde que não haja a necessidade de manutenção destes dados em virtude de obrigação legal ou regulatória (emissão de documentos fiscal, por exemplo). Neste caso, o sistema emitirá um protocolo informando: os dados que não foram eliminados e o motivo (Art. 7º, II da LGPD)
Para realizar a anonimização dos dados, utilizando o Perfil Recepcionista acesse Menu Clientes > Consultar Clientes > Realizar a pesquisa por meio dos filtros disponíveis em tela > Passar o mouse sobre o nome do cliente e selecionar a opção Cliente no menu. Pesquisa de cliente Ao selecionar esta opção o usuário será direcionado para o cadastro do cliente, no final da página será exibido o grupo LGPD. Para anonimizar os dados é necessário desfazer o aceite do termo e habilitar a opção "Anonimizar Dados". Grupo LGPD
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Anexo A: Inclusão de informação sobre consentimento* junto ao cadastro de pessoa física
Para facilitar o controle dos consentimentos obtidos pela controlador (varejista) em ferramenta não oferecida pela Linx, o cadastro da pessoa física possibilita a vinculação do caminho (URL) onde o consentimento está armazenado (cópia digital, etc). (*) Entende-se por consentimento a autorização do titular (consumidor) para uso de seus dados pessoais nos casos onde não há obrigação legal (ou outro embasamento legal).
Para tanto é necessário solicitar um consentimento por escrito com a assinatura do cliente que deve ser salvo em um armazenamento na nuvem e o link compartilhado em: utilizando o Perfil Recepcionista acesse Menu Clientes > Consultar Clientes > Realizar a pesquisa por meio dos filtros disponíveis em tela > Passar o mouse sobre o nome do cliente e selecionar a opção Cliente > Grupo Observações. Grupo Observações |
Anexo B: Informação sobre uso de dados para consulta dos usuários do sistema
Para simples consulta pelos usuários do sistema, é possível o cadastramento de instruções de apoio que aparecem nos momentos que os dados pessoais são exibidos no sistema. Tais instruções podem conter detalhes sobre os dados armazenados e os usos que o controlador (varejista) faz deles. É uma forma rápida da administração da rede disponibilizar instruções para os usuários do sistema (nas lojas, áreas de atendimento, etc).
O termo de conscentimento para o uso dos dados do consumidor final deve ser cadastrado no ambiente Sede, utilizando o perfil Administrador Sede acesse Menu Parâmetros > Agenda > Grupo Lei Geral de Proteção de Dados. Ao hbailitar o parâmetro "Exibir mensagem sobre o tratamento de dados no cadastro de clientes" será aberto o campo de texto para configurar o termo que será exibido para o cliente. Configuração do termo de LGPD |