Passo a Passo 1- No programa CADP0110, o usuário cadastra os tipos de venda de perdida automáticos. 
2- O usuário cadastra os Agentes/Vendedores que podem registrar venda perdida de forma automática: 
3- No programa BALC2000, neste exemplo, o vendedor requisitou 10 peças e havia somente 9 em estoque. Neste caso, o sistema permite que ele solicite a compra do item faltante. Porém, emite a NF-e somente dos 9 itens em estoque.

4- Como o cliente não aguardou a peça faltante chegar e levou apenas as 9 peças, o sistema registrou a venda perdida conforma abaixo. Obs.: O mesmo aconteceria se o orçamento fosse Encerrado/Cancelado sem faturamento/NF-e. 

REGISTRO DE VENDAS PERDIDAS NA OFICINA (VENDAS CLIENTES)Como o sistema registra vendas perdidas automaticamente só no BALC2000, o usuário precisa elaborar o orçamento e depois importar na OS. Veremos abaixo que o sistema não registra vendas perdidas requisitando itens diretamente na OS, uma vez que, se o consultor está fazendo isto, quer dizer que ele já consultou a disponibilidade do item no PROD1000 ou o cliente vai esperar a peça chegar de um pedido de compra que será feito em seguida.
TESTE 1 – Faturando sem esperar a compra do item faltante. 1- No programa OFIC1000, o consultor registra a OS normalmente. 

| Data Abertura: 27/01/2014 19:54 hs. Ordem de Serviço: 168 | Agendado | C. Serviço | Prisma | Placa | Prazo Prometido | Prazo Revisado | . | INFORMIX | | AAA1111 | | | | | PRETO-1 | | 28/01/201418:00 | | CLIENTE 20741 | |
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TRATOR DE ESTEIRAS 750J | Cor: PRETINHO BASICO | Forma de Pagamento: A VISTA DINHEIRO | | Revisão Orçamento: R$ ___________ | Autorizado por __________________ | Data: ____/___/______ Hora: ______:_____ | | | | Cliente Agendado | | Reter Peças Substituídas | |
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Cliente Aguarda | | Retorno | | Lavar o Veículo | | Vaga Estacionamento: | | 1º Contato com cliente veículo pronto. ____/___/____ ____:____ | | | | 2º Contato com cliente veículo pronto. ____/___/____ ____:____ | | | | | | Cliente: CLIENTE 11521 | | E-mail: [email protected] | |
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Endereço: ROD BR 020 KM 110 SN Bairro: CENTRO - CEP: 47820-000 SAO DESIDERIO BA | | | | Telefones: Residencial: 77-3684.2095 Celular: 77-3684.2095 Comercial: | | | | C.P.F.: 054.470.178.07 | R.G.: 30.398.46-7 BA SSP-PR | I.E.: | Motorista: | Responsável pelo Pagamento: CLIENTE 11521 | | | | | | | Veículo: TRATOR DE ESTEIRAS 750J JOHN DEERE | Km: 2 | Ano/Modelo: 2013/ 2013 | |
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Chassi: AAA11111111111111 | Linha: FAMILIA CONSTRUCAO TRATOR DE ESTEIRAS | Placa: AAA1111 | | Cor: PRETINHO BASICO Código Modelo: 750J | Motor: 11111111111 | Combustível: | | | | | Distribuidor Vendedor: | Data Venda: 01/01/2014 |
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Endereço: Bairro: - CEP: | | |
| Solicitações do Cliente | | | 1 | CBA | CLIENTE BAIXA TEC.A | | Serviços | | | Valor da Mão-de-Obra por Hora: R$ 75,00 | | |
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Item | Tipo | Código do Serviço | Descrição do Serviço | Tempo Padrão | Valor Final | 1 | CBA | 12345678910 | MANUTENCAO CORRETIVA | 2,00 | R$ 75,00 | Total Estimado de Serviços | | | | | R$ 75,00 | | |
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| | | Total Geral Estimado | R$ 75,00 |
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| Técnico: ________________________________ | Início: ___:___ hs. Previsão para Término: ___:___ hs. |
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Relatório Técnico: _________________________________________________________________________ | | _________________________________________________________________________________________ | | Itens adicionais encontrados durante o serviço: ___________________________________________________________ | | _________________________________________________________________________________________ | | _________________________________________________________________________________________ | | | | | Diagnóstico | Técnico | Controle de Qualidade | Entrega | Acompanhamento Pós-Serviço | | | |
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| | | | Preferência | Comentários | Pessoa Contatada | Data/Realizado por | | |
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Informações Importantes / Observações | | | _______________________________________________________________ Assinatura do Cliente ou pessoa por ele autorizada | | | | CLIENTE 20741 | PÁGINA 1/1 | AV LINX 3280 - - - CEP: 59558-000 - BELO HORIZONTE - RN - Fone: 31-3228.6565 / FAX: | |
- Neste exemplo do OFIC1400, o consultor requisitou 1 peça e não havia quantidade nenhuma em estoque daquele item. Neste caso, ele vai continuar a venda sem o item estar no estoque (situação não comum) e o sistema deixará o item pendente na OS e abaterá ele do faturamento da mesma.

Requisição de compra gerada (ccpcssol): id_pcssol 23 produto AL157635 id_oscapa 256 nroitem 1 id_orccap 0 id_agentesol 1 quantidade 1,00 dtsolicit 27/01/2014 hrsolicit 20:46 id_pdcomp 0 cancelada N id_agente 0 dtcancel descrmotivo
 Neste caso, não gera venda perdida (CADP0115), nem demanda/Sales e frequência/Hit (CADA6000), uma vez que o item não fez parte da NF-e emitida.
TESTE 2 – Faturando após recebimento da mercadoria faltante.
- No programa OFIC1000, o consultor registra a OS normalmente.


Requisição de compra gerada (ccpcssol): id_pcssol 24 produto AL157635 id_oscapa 257 nroitem 1 id_orccap 0 id_agentesol 1 quantidade 1,00 dtsolicit 27/01/2014 hrsolicit 21:07 id_pdcomp 0 cancelada N id_agente 0 dtcancel descrmotivo
- No programa PEDC0500, o comprador registra o pedido (forma mais básica do sistema).

O Sistema exibe as requisições de compras pendentes para o produto.

- No programa ENTR1000, o digitador registra a NF de compra normalmente.

 O usuário precisa informar o pedido de compra a ser baixado.

- Agora ele já pode faturar a OS normalmente com o item recebido.
 Obs.: Situação Fictícia! Neste teste o item estava com um valor exorbitante, causando o problema de estouro do campo Valor Bruto, mas isto não acontece em uma situação real. Aplicando um desconto de 80%, consegui visualizar o valor das peças.

 Veja que foi gerada demanda/Sales e frequência/hit, mas não Vendas Perdidas. Obs.: O saldo contábil de 1 peças veio de outra NF de entrada. Pois fiz um teste de compra sem informar Pedido de Compra e assim, não baixou o Pedido 3 que eu havia feito. Porém, acrescenta estoque normalmente. Conforme dito anteriormente, o usuário deve gerar um orçamento pelo BALC2000 e incluir posteriormente na OS.

REGISTRO DE VENDAS PERDIDAS INTERNAS (CONSUMO) O que atribui a uma OS / Orçamento ser Externa (Cliente), Garantia, Revisão ou Interna, é o Tipo de Item usado na OS, que está atrelado a uma transação, que por sua vez, é quem comanda estes tipos de comercializações.

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