OFIC1400
Requisição de Peças para Serviços
Este programa permite requisitar peças para uma determinada O.S.

  • Como critério de filtro estarão disponíveis a seguintes opções Requisição, Estorno e Consulta que permitirá requisitar, estornar e consultar.



Estarão disponíveis os seguintes campos na tela:

  • Ordem de Serviço: Informe o número da ordem de serviço.
  • Placa: Informe a placa do veículo.
  • Chassi: Informe o chassi do veículo.
  • Modelo: Informe o modelo do veículo.
  • Ano Fabrica / Modelo: Informe o ano fabrica e modelo do veículo.
  • Combustível: Informe o combustível do veículo.
  • Descrição: Informe a descrição do veículo.
  • Número Item: Informe o número interno.
  • Tipo: Informe o tipo.
  • CNPJ/CPF: Código do CNPJ ou CPF do cliente
  • NOME: Descrição do nome do cliente


Observação:

  • É permitido incluir 200 códigos de peças.

O atributo "abrevsetor" é carregado automaticamente se a O.S. tiver serviço para apenas um setor produtivo.

  • Caso a O.S. tenha serviço para mais de um setor produtivo, é aberto um "help" exibindo todos os setores produtivos para os quais está O.S. tenha serviço, permitindo escolher o setor que vai requisitar a peça.


  • Alguns pacotes já estão previamente bloqueados, assim não podem sofrer alterações de serviços ou itens. Essa validação será feita no momento da confirmação da requisição. Só haverá a validação quanto ao bloqueio ou não de pacotes se a bandeira, OBRIGATORIAMENTE, ser Toyota ("TOY").


  • A impressora que emite o romaneio ou a requisição de compra é informada no programa (CADA0280 - Departamentos), nos atributos "Impressora Romaneio e Impressora Requisição". Esta informação deve ser registrada para os departamentos que requisitarem peças.


  • Caso deseje imprimir mais uma via em outra impressora, deve ser cadastrado o parâmetro "ROM" formulário no programa CADA0940.

O programa trata o desconto promoção. Para isso foram criados dois atributos na tabela cmpromoc, PROP1200. Se o tipo de setor do agente for o mesmo da promoção, permite o desconto no item. Caso o tipo de setor não for o mesmo da promoção, não permite o desconto e o item não entra com preço promoção.

  • No cálculo do preço garantia deixou de somar o IPI.

Trata a data de desativação do produto, informada no programa PROP1005. Ao tentar requisitar uma peça desativada e sem saldo disponível, avisa que a peça foi desativada, exibindo uma mensagem com sua data de desativação não permitindo requisitá-la.
Tem o recurso de consultar o produto pela descrição.

  • Ao teclar <CTRL>+B para estornar uma peça que contenha a quantidade requisitada acima de uma peça, automaticamente é aberta uma tela onde se informa a quantidade a ser estornar.


  • Há a necessidade de cadastrar as opções "Requisição" e "Estorno" no programa COPE0300 e para que se tenha o controle de permissão dos usuários, no programa COPE0800.


  • A opção "Consulta" deve ser cadastrada no programa COPE0300 e para que se tenha o controle de permissão dos usuários, no programa COPE0800.

Esta opção vai exibir os dados dos "Produtos Requisitados" pela O.S.

  • O cadastro da senha que é solicitada neste programa é feito através do programa CADA0295 e as tarefas a serem liberadas são as dos códigos internos:

21 - PERMISSAO DE ITENS NA OS,
31 - PERMISSAO DE PECAS NA OS,
41 - PERMISSAO DE SERVICOS NA OS.

  • A verificação do limite de crédito do responsável pelo pagamento do tipo da O.S. em que está sendo feita a requisição de peças, é feita da seguinte forma:

Valor total de todas as OS's em aberto para este responsável, menos o saldo disponível do CLIA1000. Caso este cálculo ultrapasse o limite de crédito do cliente, é solicitada uma senha para autorização de cada peça digitada após ultrapassar o valor.
O limite de crédito do cliente pode ser atualizado através do CLIA1000 para que não seja solicitada a senha de cada peça digitada após ter ultrapassado o limite de crédito.
A senha solicitada é aceita somente se o usuário tiver permissão para a tarefa (PERMISSAO P/ LIMITE DE CREDITO EXCEDIDO) cadastrada no CADA0295.
Separado o saldo do estoque da quantidade a ser requisitada na tela referente à substituição de peças.

  • Ao informar um produto indisponível no estoque e que tenha um sucessor, é exibida a mensagem "Item indisponível, deseja consultar peça sucessora". Nesta consulta, considera não apenas o substituto imediatamente ligado ao produto informado, mas sim, todos os produtos com substituição.


  • No momento da "Requisição de um Produto", caso a peça digitada já tenha sido solicitada na mesma OS, o programa apresenta uma mensagem alertando o usuário que a peça já foi requisitada.


  • O programa estorna uma peça normalmente, porém, caso esta peça seja de um chassi específico (campo "Peça Única por Chassi" = "S", no programa PROP1000) ele não permite requisitar para outra O.S.


  • O programa pede senha para efetuar requisição de peça substituta quando existir Saldo Contábil na peça substituída.


  • O programa verifica se o cliente possui permissão para venda somente a vista, e se o tipo de faturamento da condição de pagamento parametrizado no programa CADA0140 é diferente de não. Caso as mesmas sejam verdadeiras, então, é exibida uma mensagem informando ao usuário que o cliente não pode realizar pagamento com cheque, mas sim somente em dinheiro.


  • Somente é permitida a requisição de uma peça sem preço se o campo "Exige Preço Peças na Requisição" do programa MOBR0001 for igual a "N". Do contrário, não é permitida a requisição de uma peça sem preço.


  • No momento de requisição, se o produto requisitado for o mesmo produto requisitado na última O.S do chassis e o produto aplicado anteriormente ainda tiver Garantia então o programa adverte o usuário com uma menssagem, não impedindo a continuidade do processo.


  • O programa grava um registro de log quando for autorizada a requisição de peças a clientes sem limite de crédito. A mensagem padrão é "Fil 99, OS: 888888, Limite Disp. 7777, Vlr.Necess. 66666" onde 99 é a filial logada, 888888 é o número da OS, 7777 é o limite disponível e 66666 é o Saldo da OS.

No estorno de peças, na exibição das peças, a tecla F6 permite buscar a peça desejada entre as peças listadas. O nome digitado na busca deve exatamente igual ao código da peça.

  • Tratamento da bandeira "CIT" para utilização do Citroen Service.


  • Foi alterado o programa para que em qualquer manipulação dos itens da OS verifique se o tipo da OS está com data expirada. Essa validação verifica os dias para bloqueio em relação à data da abertura da OS OFIC0130.


  • Válido apenas para bandeira "REN", quando atendimento à veículos Renault!

Foi alterado o programa para que quando da inclusão de uma peça em uma ordem de serviços, seja informado pelo usuário se a peça aplicada foi a responsável pelo problema ocasionado com o veículo.
Em caso afirmativo, é exibida tela onde serão solicitados o tipo de peça substituida (M – Motor, C – Caixa de Câmbio ou O – Outras), o código do fornecedor da peça na Renault csgarfcf e, em caso de Motor ou Câmbio, a série da peça aplicada.
Nesta tela há função de ajuda <CTRL+E> para o campo de código do fornecedor.
O campo "Revalorizar" do tipo de O.S ficará como "N", ou seja, o item estará bloqueado para requisição de peças, quando o tipo de O.S for de Recall (GSR), ou quando no tipo de O.S for requisitado um pacote, pois nesse caso o pacote já tem o preço e quantidade padrão, ou quando uma O.S. é aberta a partir de uma Pré O.S.. O usuário poderá realizar o desbloqueio do item da O.S. através do programa OFIC1001, ou alterar o campo revalorizar para "S", pelo programa OFIC3000, caso realmente seja necessário.

  • Tratamento para forma de pagamento com cartão de débito.


  • Integração com o sistema HGPeC (Honda Automóveis) – na tela de digitação de peças, foi incluído o botão ("Importar HGPeC"). Ao acionar este botão, são listados todos os arquivos existentes no diretório parametrizado no programa COPE0100. Após selecionar o arquivo XML gerado pelo HGPeC, as peças serão importadas para a tela de digitação.


  • Na requisição de peças para o novo processo de remessa garantia Renault, o programa grava a requisição sem modalidade definida, sendo que essa deve ser parametrizada no programa OFIC2200, é somado também para peças disponíveis o valor disponível de garantia PROD1000 quando o tipo de transação (Remessa Garantia = "S") CONT0100.


  • Para bandeira John Deere: não será permitido manutenção no item da ordem de serviço, quando o mesmo já tiver sido enviado à John Deere ou liberado para faturamento, pelo processo de garantia. Mediante essas situações, serão apresentadas as seguintes mensagens: "Item da OS não pode ser alterado, SG Enviada!" ou "Item da OS não pode ser alterado, SG Liberada para Faturamento!".

Específico John Deere: Permite a requisição de itens para o processo de NF Remessa que acompanhará os itens cujo atendimento foi efetuado em campo.
Quando uma Ordem de Serviço for aberta com um item deste tipo, cada peça requisitada será controlada no processo de Geração NF Remessa.

  • Se o cliente tiver contrato de manutenção com a montadora (botão "Contrato" em CLIA1000), e o tipo de Ordem de Serviço estiver incluído nos parâmetros de contrato CADP0140, o programa irá deduzir o percentual informado nos parâmetros do contrato no valor de todos os produtos incluídos na OS.


  • Controlar a devolução de itens obsoletos através de tarefa 380 a ser autorizada via CADA0295. Caso o usuário não tenha esta tarefa cadastrada não conseguirá estornar itens da requisição configurados no programa PROP1005 com o campo Classificação = C, ou seja itens com pouca movimentação.


  • Requisitar itens para emissão de uma nova nota de remessa para a bandeira John Deere mesmo que já tenha sido emitida nota de remessa.






  • Estarão disponíveis nesta tela os seguintes botões, permitindo a navegação:
  • Concluir: Confirma o processamento/ação.
  • Interromper: Interrompe o processo.
  • Aceitar: Confirma o campo.
  • Documentação: Acesso à documentação do programa.
  • F20: Exibe uma mensagem de alerta.
  • Sair: Finaliza as atividades.


v07.10 – Dezembro/2016
Foi inserido um novo botão para tratamento do processo, quando o estorno for realizado após a utilização da funcionalidade Atendimento de OS, no Linx DMS Mobile.