Para cadastrar o cliente ou fornecedor, clique em +Novo Cadastro na tela inicial da rotina. As informações para o cadastro serão apresentados em seções.
Caso a Franqueadora tenha o módulo comercial Franchising Manager ativado e o parâmetro "Utiliza Integração com Sales Force" marcado, o franqueado não poderá realizar um novo cadastro ou alteração de cliente para os tipos Cliente e Cliente/Fornecedor. Assim será exibida uma tela de bloqueio informando-o. |
Identificação Pessoa Física
- CPF/CNPJ: número de identificação do documento do cliente, ao digitá-lo o sistema reconhecerá se o cadastro é de pessoa física ou jurídica e validará o dígito verificador. Além disso, ao digitar um documento já cadastrado, o sistema buscará os dados automaticamente. Caso o parâmetro "CPF/CNPJ" (disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM - Campos obrigatórios) estiver desativado, é possível realizar o cadastro do cliente sem informar seu CPF/CNPJ, salvando o cliente como uma Pessoa Física. Caso contrário, com o parâmetro ativado, o preenchimento deste campo será necessário para o cadastro do cliente;
- Nome/Razão Social: corresponde ao nome de identificação do cadastro. Quando informado um documento de pessoa jurídica além do nome ou razão social, será exibido também o campo "Nome Fantasia";
- Nome Fantasia: corresponde ao nome de identificação do cadastro. Quando informado um documento de pessoa jurídica além do nome ou razão social, será exibido também o campo "Nome Fantasia";
- Tipo: indica se o cadastro será de "Cliente", "Fornecedor", "Transportador", "Cliente/Fornecedor", "Cliente/Fornecedor/Transportador" ou "Prospect". Para empresas que utilizam os programas de fidelidade da Linx (Hub Fidelidade e GiftCard) é importante que este campo esteja preenchido como "Cliente" ou "Ambos".
- Tipo Registro Profissional/Registro Profissional: permitem identificar tipos de registros profissionais para a busca (CREF, CRM, CROO). Para acessar Registro Profissional, o campo Tipo Registro Profissional deve estar definido.
- Classe: é possível determinar se o cliente pertence a uma ou mais classes;
- Classe Principal: poderá definir uma classe principal para o cliente;
- Subclasse: poderá definir uma subclasse que será associada à classe principal selecionada. Nem toda classe principal possuirá uma subclasse associada, então quando o usuário selecionar uma classe principal que não possua uma subclasse, o campo não será exibido para seleção;
- Cliente Internacional: indica que o cliente cadastrado não é residente no Brasil, permitindo que sejam efetuadas vendas à consumidores finais estrangeiros que estejam de passagem pelo país. Ao marcar esta opção, o campo "CPF/CNPJ" mudará para "Documento Estrangeiro". Este campo será opcional e poderá ser preenchido com o número do passaporte ou RNE;
- Ativo;
- Possui inscrição estadual: durante o cadastro de um cliente caracterizado como "Pessoa Física (CPF)", ao marcar este campo será possível inserir um número de IE. Esta configuração é utilizada para casos como o do Produto Rural, por exemplo, que mesmo sendo pessoa física é contribuinte do ICMS. Ao inserir um valor neste campo, o sistema realizará uma validação de acordo com o Estado informado. No entanto, se esta não for a situação do cliente em questão, basta deixar este campo desabilitado.
- Contribuinte de ICMS: deve ser marcado caso o cliente ou fornecedor for contribuinte de ICMS;
- Inscrição Estadual: este campo será exibido para clientes caracterizados como "Pessoa Jurídica (CNPJ)", é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual;
Ao cadastrar um novo Cliente/Fornecedor e informar o CNPJ, o sistema preencherá automaticamente o campo "Inscrição Estadual" e, quando aplicável, habilitará o campo "Contribuinte de ICMS", que pode ser desmarcado manualmente, se necessário.
- Identidade/RG: poderá inserir o número de identificação da pessoa. Caso a permissão de usuário "Bloquear campo Identidade/RG para alteração" disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais de CRM esteja marcada, o usuário em questão não poderá alterar o campo de um registro existente;
- Órgão Emissor: permite informar o órgão de emissão da identidade. Caso a permissão de usuário "Bloquear campo Identidade/RG para alteração" disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais de CRM esteja marcada, o usuário em questão não poderá alterar o campo de um registro existente;
- Emissão: permite definir a data em que foi emitido o documento de identidade. Caso a permissão de usuário "Bloquear campo Identidade/RG para alteração" disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais de CRM esteja marcada, o usuário em questão não poderá alterar o campo de um registro existente;
- Data de Nascimento: permite inserir a data de nascimento do cliente que será cadastrado (Maior de 18 anos);
- Caso a permissão de usuário "Bloquear campo Data de Nascimento para alteração" disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais de CRM esteja marcada, o usuário em questão não poderá alterar o campo de um registro existente;
- Caso o parâmetro "Data de Nascimento" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Grupo Campos Obrigatórios esteja marcado, o campo será obrigatório;
- Nome da mãe: permite inserir o nome completo da mãe que consta no documento de identidade. Caso a permissão de usuário "Bloquear campo Mãe para alteração" disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais de CRM esteja marcada, o usuário em questão não poderá alterar o campo de um registro existente. Caso o portal tenha o módulo de Crediário Fácil ativado, este campo será de preenchimento obrigatório;
- Nome do pai: permite inserir o nome completo do pai que consta no documento de identidade. Caso a permissão de usuário "Bloquear campo Pai para alteração" disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais de CRM esteja marcada, o usuário em questão não poderá alterar o campo de um registro existente. Caso o portal tenha o módulo de Crediário Fácil ativado, este campo será de preenchimento obrigatório;
- Local de trabalho: permite inserir o local de trabalho da pessoa que será cadastrada. Caso o portal tenha o módulo de Crediário Fácil ativado, este campo será de preenchimento obrigatório;
- Atividade exercida: permite inserir a função ou cargo que a pessoa desenvolve no local de trabalho;
- Tempo no atual emprego: permite informar quanto de tempo de trabalho a pessoa já exerce na empresa;
- Renda mensal: permite inserir o valor do salário mensal que a pessoa recebe. Caso a permissão de usuário "Não alterar limite de compra e renda" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais de CRM esteja marcada o campo será bloqueado. Caso o portal tenha o módulo de Crediário Fácil ativado, este campo será de preenchimento obrigatório;
- Naturalidade: permite informar de qual país a pessoa é natural;
- Cartão fidelidade: permite informar o cartão de fidelidade caso a pessoa tenha;
- Número de dependentes: permite inserir o número de pessoas dependentes do cliente. A informação será utilizada para análise de crédito;
- Escolaridade: poderá selecionar a escolaridade do cliente. A informação será utilizada para análise de crédito;
- Estado civil: poderá selecionar o estado civil do cliente. A informação será utilizada para análise de crédito;
- Nome do cônjuge: quando o estado civil selecionado do cliente/fornecedor for casado ou concubinato, será exibido o campo para incluir o nome do cônjuge;
- Referências pessoais: poderá inserir referências pessoais do cliente;
- Sexo: poderá definir qual o sexo do cliente;
- Anexar documentos.
Caso em uma alteração de cadastro de um Prospect o Tipo for mudado para Cliente, não será possível retornar para o Prospect.

Para determinar uma classe e subclasse para o cliente é necessário que a permissão "Informar Campo Classe e Subclasse no cadastro /alteração de cliente" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM >Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM esteja marcada. Com a permissão habilitada, ao clicar sobre o ícone de poderá remover o bloqueio do campo.

Se o usuário logado não tiver a permissão habilitada, será exibida em tela os usuários que poderão conceder a permissão. 
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- Por obrigação do Fisco, para que seja possível prosseguir com a emissão da NF-e, será necessário informar um CPF/CNPJ válido.
- Ao confirmar, o sistema prosseguirá com o processo de finalização da operação, vinculando o cliente da venda e o CPF/CNPJ informado na emissão da NF-e.
- O cliente que não possui CPF/CNPJ não poderá participar dos programas de fidelidade.
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Identificação Pessoa Jurídica

- CPF/CNPJ: número de identificação do documento do cliente, ao digitá-lo o sistema reconhecerá se o cadastro é de pessoa física ou jurídica e validará o dígito verificador. Além disso, ao digitar um documento já cadastrado, o sistema buscará os dados automaticamente;
- Nome/Razão Social: corresponde ao nome de identificação do cadastro. Quando informado um documento de pessoa jurídica além do nome ou razão social, será exibido também o campo "Nome Fantasia";
- Nome Fantasia: corresponde ao nome de identificação do cadastro. Quando informado um documento de pessoa jurídica além do nome ou razão social, será exibido também o campo "Nome Fantasia";
- Tipo: indica se o cadastro será de "Cliente", "Fornecedor", "Transportador" ou "Cliente e Fornecedor". Para empresas que utilizam os programas de fidelidade da Linx (Hub Fidelidade e GiftCard) é importante que este campo esteja preenchido como "Cliente" ou "Ambos".
- Tipo Registro Profissional/Registro Profissional: permitem identificar tipos de registros profissionais para a busca (CREF, CRM, CROO). Para acessar Registro Profissional, o campo Tipo Registro Profissional deve estar definido.
- Alias da Transportadora: deverá selecionar a transportadora para a integração com o e-commerce. Este campo só será exibido caso no campo "Tipo" seja selecionada a opção de Transportador ou Cliente/Fornecedor/Transportador. Somente portais que tenham integração com LinxIO poderão definir este campo;
- Classe;
- Cliente Internacional: indica que o cliente cadastrado não é residente no Brasil, permitindo que sejam efetuadas vendas à consumidores finais estrangeiros que estejam de passagem pelo país. Ao marcar esta opção, o campo "CPF/CNPJ" mudará para "Documento Estrangeiro". Este campo será obrigatório e poderá ser preenchido com o número do passaporte ou RNE;
- Ativo;
- Possui inscrição estadual: durante o cadastro de um cliente caracterizado como "Pessoa Física (CPF)", ao marcar este campo será possível inserir um número de IE. Esta configuração é utilizada para casos como o do Produto Rural, por exemplo, que mesmo sendo pessoa física é contribuinte do ICMS. Ao inserir um valor neste campo, o sistema realizará uma validação de acordo com o Estado informado. No entanto, se esta não for a situação do cliente em questão, basta deixar este campo desabilitado.
- Contribuinte de ICMS: deve ser marcado caso o cliente ou fornecedor for contribuinte de ICMS;
Quando aplicável, o sistema habilitará automaticamente o campo "Contribuinte de ICMS", que pode ser desmarcado manualmente, se necessário.
- Inscrição estadual: este campo será exibido para clientes caracterizados como "Pessoa Jurídica (CNPJ)", é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual;
- Identidade/RG: poderá inserir o número de identificação da pessoa. Caso a permissão de usuário "Bloquear campo Identidade/RG para alteração" disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais de CRM esteja marcada, o usuário em questão não poderá alterar o campo de um registro existente;
- Inscrição municipal (CMC): este campo identifica se a empresa (cliente pessoa jurídica) é contribuinte de ISS, permitindo que a mesma possa praticar legalmente sua função;
- Optante Simples Estadual: utilizado para identificar o regime de tributação da empresa (cliente pessoa jurídica) a nível estadual;
Identificação Fornecedor

- CPF/CNPJ: número de identificação do documento do cliente, ao digitá-lo o sistema reconhecerá se o cadastro é de pessoa física ou jurídica e validará o dígito verificador. Além disso, ao digitar um documento já cadastrado, o sistema buscará os dados automaticamente;
- Nome/Razão Social: corresponde ao nome de identificação do cadastro. Quando informado um documento de pessoa jurídica além do nome ou razão social, será exibido também o campo "Nome Fantasia";
- Nome Fantasia: corresponde ao nome de identificação do cadastro. Quando informado um documento de pessoa jurídica além do nome ou razão social, será exibido também o campo "Nome Fantasia";
- Tipo: indica se o cadastro será de "Cliente", "Fornecedor", "Transportador" ou "Cliente e Fornecedor". Para empresas que utilizam os programas de fidelidade da Linx (Hub Fidelidade e GiftCard) é importante que este campo esteja preenchido como "Cliente" ou "Ambos".
- Tipo Registro Profissional/Registro Profissional: permitem identificar tipos de registros profissionais para a busca (CREF, CRM, CROO). Para acessar Registro Profissional, o campo Tipo Registro Profissional deve estar definido.
- Classe;
- Cliente Internacional: indica que o cliente cadastrado não é residente no Brasil, permitindo que sejam efetuadas vendas à consumidores finais estrangeiros que estejam de passagem pelo país. Ao marcar esta opção, o campo "CPF/CNPJ" mudará para "Documento Estrangeiro". Este campo será obrigatório e poderá ser preenchido com o número do passaporte ou RNE;
- Ativo;
- Possui inscrição estadual: durante o cadastro de um cliente caracterizado como "Pessoa Física (CPF)", ao marcar este campo será possível inserir um número de IE. Esta configuração é utilizada para casos como o do Produto Rural, por exemplo, que mesmo sendo pessoa física é contribuinte do ICMS. Ao inserir um valor neste campo, o sistema realizará uma validação de acordo com o Estado informado. No entanto, se esta não for a situação do cliente em questão, basta deixar este campo desabilitado.
- Contribuinte de ICMS: deve ser marcado caso o cliente ou fornecedor for contribuinte de ICMS;
- Inscrição Estadual: este campo será exibido para clientes caracterizados como "Pessoa Jurídica (CNPJ)", é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual;
Ao informar o CNPJ, o sistema preencherá automaticamente o campo "Inscrição Estadual" e, quando aplicável, habilitará o campo "Contribuinte de ICMS", que pode ser desmarcado manualmente, se necessário.
- Categoria financeira: poderá selecionar a qual categoria financeira o fornecedor se encaixa;
- Soma despesas à base para ICMS em NF;
- Soma despesas à base para IPI em NF;
- Soma frete à base para IPI em NF;
- Soma seguro à base para IPI em NF;
- Considera descontos e acréscimos de fornecedores à base de IPI em pedidos de compra;
- Lançar ICMS/IPI na entrada e devolução de compras;
- Paga diferencial de ICMS;
- Diferencial de ICMS: só será exibido caso o campo "Paga diferencial de ICMS" estiver marcado. Permitirá informar o percentual do diferencial do ICMS;
- Para cadastros onde as modalidades forem Cliente ou Cliente/Fornecedor, será exibida a opção Revendedor para marcação de identificação de revendedor.

- Para o cadastro de Fornecedor, na seção de Dados Adicionais, será exibido o campo "Compra Mínima Total (Pedido Mínimo)", que deverá definir o valor mínimo para um pedido deste fornecedor;
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Endereço

- CEP: ao inserir um CEP válido, o sistema buscará automaticamente os dados correspondente a Endereço, Bairro, Cidade e Estado. Caso não saiba o CEP do endereço, clique em Não sei o CEP e pesquise a numeração através do logradouro e cidade, serão apresentados todos os CEPs conforme os dados preenchidos.
- Endereço: será informado o nome da rua referente ao CEP inserido. Este campo será obrigatório caso o parâmetro "Endereço" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Campos Obrigatórios esteja habilitado;
- Número: poderá informar o número do endereço do cliente ou fornecedor. Este campo será obrigatório caso o parâmetro "Número" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Campos Obrigatórios esteja habilitado;
- Complemento: através deste campo é possível informar pontos de referência ou características que facilitem a localização do endereço cadastrado.
- Bairro: será informado o bairro referente ao CEP inserido. Este campo será obrigatório caso o parâmetro "Bairro" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Campos Obrigatórios esteja habilitado;
- Cidade: será informada a cidade onde consta o endereço de acordo com o CEP inserido. Este campo será obrigatório caso o parâmetro "Cidade" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Campos Obrigatórios esteja habilitado;
- UF: será informado o Estado onde consta o endereço de acordo com o CEP inserido;
- País: será informado o país onde consta o endereço de acordo com o CEP inserido;
- Classe Fiscal: deverá determinar se o cliente pertence a uma classe e definir um percentual de desconto nas vendas. Ao marcar a classe preferencial, o usuário indicará a classe que concederá desconto na venda ao cliente, apenas uma delas poderá ser marcada.
- Tipo de Moradia: poderá selecionar se a moradia é própria ou alugada;
- Endereços Adicionais: poderá selecionar um endereço para entrega. Caso não tenha nenhum cadastrado, basta selecionar o botão
. - Incluir endereço de cobrança: marcando esta opção, será apresentada uma nova seção onde poderá definir o endereço de cobrança de faturas por exemplo;
Ao cadastrar ou editar um fornecedor/cliente/transportador, o sistema sugere automaticamente a Classe Fiscal adequada (Contribuinte ou Não Contribuinte). Essa sugestão é baseada na UF (estado) e no status do campo “Contribuinte ICMS”, seguindo as regras definidas em: CRM > Cadastros Auxiliares > Classe Fiscal - Regras. Exemplos de Sugestão: - Exemplo 1:
- UF = "SC" e Contribuinte ICMS = "Sim" → Classe Fiscal: SC - Contribuinte.
- Exemplo 2:
- UF = "SP" e Contribuinte ICMS = "Não" (ou sem Inscrição Estadual) → Classe Fiscal: SP - Não Contribuinte.
Além disso, se houver alterações manuais nos campos “UF” ou “Contribuinte ICMS”, o sistema atualizará automaticamente a sugestão da Classe Fiscal.
Representação do exemplo 2
Se não houver uma regra de Classe Fiscal configurada para a UF informada, o campo Classe Fiscal permanecerá com a descrição "Selecione", e a seguinte mensagem será exibida: 
Para clientes/fornecedores internacionais (UF = EX), a Classe Fiscal deve ser obrigatoriamente definida de forma manual.
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Endereço de EntregaAo selecionar o botão no campo de "Endereços Adicionais", poderá preencher um novo endereço que poderá ser definido como endereço de entrega principal. - CEP;
- Endereço;
- Número;
- Complemento;
- Bairro;
- Cidade;
- UF;
- CPF/CNPJ;
- Razão Social/Nome do recebedor;
- Inscrição Estadual;
- Telefone Principal;
- Telefone Secundário;
- E-mail;
- Endereço de entrega principal.

Contato Neste grupo poderá definir as informações de contato do cliente/fornecedor. 
- Telefone principal: este será o telefone principal para contato do cliente ou fornecedor. Deve ser preenchido com o DDD de dois dígitos mais o número com oito dígitos se for fixo ou nove dígitos se for celular. Este campo será obrigatório caso o parâmetro "Telefone principal" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Campos Obrigatórios esteja habilitado;
- Telefone secundário: este será o telefone secundário, ou seja, reserva do cliente ou fornecedor. Também deve ser preenchido com o DDD de dois dígitos mais o número com oito dígitos se for fixo ou nove dígitos se for celular;
- Celular: deve ser inserido o celular do cliente ou fornecedor com o DDD de dois dígitos mais o número de nove dígitos;
- E-mail: endereço de e-mail do cliente. Para empresas que utilizam os programas de fidelidade da Linx (Hub Fidelidade e GiftCard) é importante que este campo esteja preenchido corretamente. Este campo será obrigatório caso o parâmetro "E-mail" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Campos Obrigatórios esteja habilitado;
- Site/Rede Social: poderá inserir site ou rede social do cliente/fornecedor para contato;
- Contatos Adicionais/Dependentes: neste campos poderá selecionar outros contatos que ficarão salvos como adicionais. Esses contatos adicionais poderão ser cadastrados clicando no
. Para o contato adicional deve ser inserida as seguintes informações:- Nome;
- Tipo;
- Data de nascimento;
- Telefone;
- Celular;
- E-mail;
- Sexo;
- Grau de parentesco;
- Observações.
- Receber E-mail de Marketing: este campo ficará visível na edição de um cadastro, caso o cliente deseja receber e-mails de marketing da loja.
Em seguida clique em "Salvar" e o contato adicional ficará gravado para selecionar no campo posteriormente.
- Caso a empresa em que está realizando o cadastro tenha um telefone principal cadastrado, os campos Telefone principal, Telefone secundário e Celular serão preenchidos automaticamente com o mesmo DDD da empresa. Porém será possível alterar o DDD caso desejado.
- Poderá adicionar vários "Contatos Adicionais/Dependentes" conforme o cliente desejar;
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Comercial/Financeiro

- Limite de crédito: permite que seja estipulado um valor de limite para compras a prazo. Caso a permissão de usuário "Não alterar limite de compra e renda" disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM estiver desmarcado, o usuário não poderá definir o valor, pois o campo ficará bloqueado;
- Limite de crédito (dinheiro/cartão): este campo indica qual será o limite disponível para que o cliente possa usufruir nas compras em dinheiro ou cartão. Para o POS e Venda Fácil respeitar esta parametrização o cadastro do cliente precisa ter a mesma Classe/Subclasse configurada em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Define a Classe e Subclasse que utilizará o limite de crédito para compras com dinheiro e cartão;
- Valor Tolerância: incluir o valor de tolerância para o crédito do cliente;
- Renovar Saldo Automaticamente quando: definir quando o saldo do crédito será renovado;
- Prazo de validade do Limite (Em Dias): definir em dias quanto será o prazo de validade do limite do crédito para ser utilizado;
- Faturamento mínimo: para clientes do tipo "Fornecedor" ou "Cliente e Fornecedor", através deste campo é possível definir uma valor mínimo para um pedido de compra.
- Percentual máximo devolução (consignado): poderá indicar o percentual máximo para devolução de produtos que será realizada na rotina de remessas e retornos;
- Tabela de preço: neste campo poderá definir qual será a tabela de preço padrão para um cliente em específico. Assim, esta tabela de preço será sempre automaticamente selecionada quando o cliente para o qual foi configurada for vinculado a uma venda nas rotinas de vendas;
- Vendedores: caso seja selecionado um vendedor em específico, nas rotinas de compra e venda, ao informar o cliente, automaticamente este campo será preenchido com o valor definido;
- Planos de pagamento: permite definir quais as formas de pagamento disponíveis para o cliente em questão. Caso a permissão de usuário "Alterar planos de pagamento no cadastro do cliente" disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM esteja desmarcado, o usuário não poderá definir o plano, pois o campo ficará bloqueado;
- Série para faturamento: poderá selecionar uma série padrão de faturamento para o cliente/fornecedor;
- Grupo empresarial: será possível definir o grupo empresarial ao qual o cliente fará parte.
- Laboratórios: neste campo será possível vincular um laboratório parceiro ao cadastro do fornecedor;
- Receber newsletter: determina se o cliente receberá ou não o boletim informativo da empresa. Este campo só será exibido caso o parâmetro "Cliente recebe newsletter" esteja ativado, para isso é necessário entrar com o Suporte Técnico da Linx;
- Faturamento liberado: determina se o faturamento será liberado para o cliente em questão;
- Aceita programa fidelidade: marcando esta opção definirá que o cliente em questão aceita participar dos programas de fidelidade;
- Motivo do Bloqueio: caso o campo "Faturamento liberado" esteja desmarcado, será exibido este campo para inserir o motivo do bloqueio do faturamento para o cliente;
- Descreva o motivo do bloqueio: caso o campo "Faturamento liberado" esteja desmarcado, será exibido este campo para descrever detalhadamente o motivo do bloqueio de faturamento para o cliente;
- Tipo Frete preferencial: poderá definir o tipo de frete preferencial do cliente em questão. Sempre que uma venda for feita para o cliente, irá trazer selecionado o tipo de frete selecionado;
- Obriga o preenchimento do campo Quantidade e Espécie nos dados do transportador: marcando esta opção, ao realizar uma venda no módulo NF-e com o cliente em questão, será obrigatório informar os campos de Quantidade e Espécie;
- Aceita boleto bancário: marcando este parâmetro para o cliente/fornecedor, irá definir que o mesmo aceita boleto bancário para pagamentos;
- Informações comerciais adicionais;
- CNPJ matriz ou filial vinculada a este CRM: Em cadastros de um Fornecedor ou Cliente/Fornecedor/Transportador, este campo deverá ser preenchido caso o parâmetro "Permitir utilizar adiantamento/crédito de outros fornecedores" esteja habilitado em "Gestão Financeira > Configurações". Assim, o(s) CNPJ(s) informados será(ão) considerados na rotina de DDA do Stone Banking para vincular a fatura ao boleto e na baixa de fatura com Adiantamento e Crédito de Fornecedores.
- Dados Bancários: poderá selecionar os dados bancários do cliente. Caso não tenha nenhum cadastrado, clique sobre o
e será exibido o grupo "Dados Bancários" para realizar o cadastro, sendo possível cadastrar uma conta bancária ou uma chave PIX.
- A associação de laboratórios parceiros só poderá ser feita para tipo Fornecedor e somente se houver uma tabela padrão cadastrada via banco de dados no momento da implantação do ramo óptico;
- Para a configuração da tabela de preço, é necessário que a permissão "Permite Alterar Tabela de Preços do Cliente" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM esteja marcada;
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Dados BancáriosNeste grupo poderá cadastrar os dados bancários do cliente para seu cadastro. - PIX: ao acionar este botão, será disponibilizado o campo "Tipo Chave PIX" para selecionar uma das opções: CFP/CNPJ, celular, e-mail, conta bancária ou chave aleatória;
- Chave PIX: deverá incluir a chave PIX em questão (este campo estará disponível caso o campo acima seja acionado).
- Banco: poderá definir o banco do cliente;
- Tipo de Conta: deverá informar o tipo da conta selecionada, entre as opções: conta corrente, depósito, poupança, conta garantida ou conta de pagamento;
- Agência: deverá informar o número da agência;
- Conta: deverá informar o número da conta;
- Nome do titular: deverá informar o nome do titular da conta;
- CPF/CNPJ: deverá informar o número de CPF ou CNPJ em questão;
- Nome do contato: poderá definir o nome do contato;
- Telefone: poderá informar o número do telefone para contato;
- Limite de crédito: poderá informar o valor do limite de crédito do cliente;
- Conta/PIX para agendamento de Pagamentos: com este botão ativo, será possível realizar o agendamento de pagamentos de forma automática utilizando a Linx Conta Digital Integrada (Stone Banking).
- Conta bancária principal: deverá marcar caso a conta sendo cadastrada seja principal do cliente/fornecedor;
- Ativa: irá definir se a conta bancária cadastrada ficará ativa no sistema;
Ao acionar o botão "Inserir dados cadastrados", serão utilizados os mesmos dados do cadastro para os campos "Nome do Titular " e "CPF/CNPJ". 
Após salvar o cadastro, os dados bancários poderão ser selecionados no campo "Dados Bancários" da seção "Comercial/Financeiro".
Convênio
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix Esta seção será exibida somente se o parâmetro "Utiliza convênio" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento estiver habilitado. |
- A seção de Convênio será exibida caso na seção Identificação o campo "Tipo" esteja definido como "Fornecedor", "Transportador", "Cliente/Fornecedor" ou "Cliente/Fornecedor/Transportador";
- Como um Cliente sempre será conveniado e um Fornecedor ou Transportador sempre serão conveniadores, se o tipo de cliente selecionado for "Fornecedor" ou "Transportador", automaticamente a opção "Conveniador" ficará marcada;
- Caso o Tipo selecionado seja "Cliente/Fornecedor/Transportador" ou "Cliente/Fornecedor", a opção "Conveniador" por padrão será exibida desmarcada, pois um Cliente/Fornecedor/Transportador poderá ser um conveniado ou conveniador, porém, o usuário poderá marcá-la, se desejar;
- Um "Cliente/Fornecedor/Transportador" poderá ser tanto um conveniador quanto um transportador;
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Para Cliente

- Conveniador: permite definir qual o conveniador do cliente. Um fornecedor poderá ser conveniado quando o seu tipo for "Fornecedor";
- Matrícula: permite inserir o número de identificação do cliente como conveniado.
- Limite: permite definir o limite de compras com a forma de pagamento convênio;
- Bloquear conveniado: ao marcar esta opção, a forma de pagamento "convênio" não estará disponível para o cliente em questão.
A seção de Convênio será exibido com a identificação do Tipo Cliente ou Cliente/Fornecedor/Transportador. |
Para Fornecedor

- Dia de fechamento: permite definir o dia de fechamento das vendas conveniadas;
- Dia de cobrança: permite definir o dia de cobrança das vendas conveniadas;
- Limite padrão: determina um limite de compras padrão para o conveniados que não possuírem um valor configurado em seu cadastro.
- Bloquear conveniador: ao bloquear o conveniador, não será possível utilizar no pagamento o convênio vinculado a ele.
Dados Adicionais

- Anexos: será permitido listar os anexos vinculados ao cliente em uma lista com nome do arquivo e opções para baixar, incluir ou excluir um anexo;
- Observações: será permitido inserir observações sobre o cliente ou fornecedor que está sendo cadastrado. Caso a permissão de usuário "Editar observações de clientes" disponível em Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM esteja desmarcado, o usuário não poderá inserir nenhuma observação, pois o campo ficará bloqueado;
- Observações Pedido de Compra: poderá definir as observações sobre o pedido de compra do cliente;
- URL de Rastreio: poderá definir uma URL de rastreio vinculada a um transportador. A informação será enviada através do Linx IO para o comprador do E-Commerce para que possa visualizar as atualizações do status do pedido feito;
Campos AdicionaisNesta seção poderá definir algumas preferências do cliente/prospect. Para definir quais serão os campos adicionais disponíveis basta cadastrá-los em "Cadastrar Campos Adicionais".

Para cada campo adicional que for cadastrar, as seguintes informações são importantes: - Nome: qual será o nome do campo;
- Tipo: qual será o tipo do campo para preenchimento da informação;
- Ordem: em qual ordem na seção ele ficará;
- Ativo;

Cadastrar campos adicionais
Política de Tratamento de DadosNesta seção será apresentado o texto de política de tratamento de dados, conforme cadastrado em Empresa > Dados da Empresa > Política de Tratamento dos Dados. 
Ao final do preenchimento de todos os campos, basta selecionar a opção "Cadastrar" no menu lateral e o cliente/fornecedor será cadastrado no sistema.
Menu LateralNo menu lateral do cadastro o usuário poderá navegar de uma seção a outra clicando sobre a que deseja visualizar para preencher ou verificar os campos. 
Além disso, será possível inserir uma foto de perfil do cliente ou fornecedor para ficar salvo no cadastro, basta clicar sobre o link "Clique ou arraste para adicionar foto" para selecionar a foto nos arquivos da máquina ou arrastar a foto até o espaço indicado. Também será possível adicionar a foto através da captura da WebCam do computador, clicando em "Abrir câmera". É importante se atentar ao tamanho máximo da foto permitido de 2MB. |