A venda ambulante é o modelo de comercialização dos produtos fora da loja, que não possui um cliente pré-definido. Esse tipo de venda é muito utilizado para feiras, congressos ou venda porta a porta. 

No Microvix, para vender esses produtos você precisa cadastrar previamente uma remessa. Sendo:

Veja abaixo como é realizada.

CRIAR REMESSA

Essa primeira etapa é utilizada para cadastrar a remessa do tipo venda ambulante. Caso tenha dúvida de como parametrizar ou alterar as configurações das remessas, clique aqui.

1. No menu clique em Faturamento e depois Remessas e Retornos (Novo);

2. Clique na seta localizada no campo nova remessa e escolha a opção venda ambulante;

3. O nome do cliente trará a informação da empresa selecionada como padrão;

4. Selecione o vendedor;

5. Escolha os itens;

6. Para gerar a remessa clique em finalizar.

Com a remessa gerada, você pode encaminhar os produtos para o seu cliente ou vendedor.

O processo de venda dos itens inseridos na remessa do tipo venda ambulante é feito através do venda fácil;

Efetivar a VENDA AMBULANTE

O acerto da remessa de venda ambulante é realizado através do Venda Fácil, deve ser feito após o cliente escolher o produto e efetivar a compra.

Com o Venda Ambulante habilitado, acesse o Faturamento > Venda Fácil.

1. Informe o cliente;

2. Escolha a natureza de operação;

3. Selecione os itens;

4. Clique em pagar;

5. Informe o tipo e plano de pagamento e clique em adicionar. Os valores de desconto e frete poderão ser inclusos durante o pagamento.

6. Depois de informar os dados de pagamento, clique em finalizar. Será gerada a nota de venda dos produtos.



Ao criar a venda ambulante o sistema validará se o produto inserido possui vínculo a uma remessa. Depois de inserir o pagamento e finalizar a venda, será feita a baixa dos produtos na remessa. Clique na opção de listagem e verifique as remessas geradas, ou a devolução dos produtos não vendidos.

Acertar OS Produtos Devolvidos

A devolução dos produtos não vendidos é realizada através da Remessas e Retornos, para isso acesse a rotina e realize o seguinte passo a passo.

1. Filtrar remessa: aplique os filtros na tela inicial;

2. Localizar remessa: analise a listagem das remessas, selecione e clique em acertar remessa;

3. Selecionar produto: selecione os produtos que serão devolvidos na remessa e clique em inserir devolvidos;

4. Finalizar devolução: após inserir os itens, clique em devolver, o sistema gerará automaticamente a nota fiscal de devolução.