Visão Geral

A exibição de estoque no e-commerce atrelada à quantidade de transportadoras e abrangência de endereços que uma filial atende, pode aumentar muito o número de pedidos para uma mesma filial. Esse acréscimo no volume de pedidos pode se tornar um problema e sobrecarregar os operadores - principalmente durante campanhas de marketing.
A Capacidade de Atendimento permite controlar quantas entregas uma filial poderá atender de acordo com sua capacidade física e prazo de atendimento.

Benefícios

A Capacidade de Atendimento oferece a possibilidade de controle automático da quantidade de entregas que uma filial pode atender de acordo com os status de cada entrega. Isso evita a sobrecarga de entregas em uma filial e otimiza a sua operação.
Assim que a capacidade máxima é definida e os status para compor a contagem são configurados pelo nosso time interno, o Linx Omni passa a contar a alocação de entregas de acordo com os status para cada uma das filiais parametrizadas.

Configuração de Produto

A lista de status contabilizada é única, configurável e válida para todas as filiais, de acordo com seu modelo de negócio. Esta configuração deverá ser realizada no próprio Cockpit a partir da configuração da tela abaixo.

Já a Capacidade de Atendimento é por filial e parametrizável diretamente no Cockpit.
A contabilização de entregas inicia no momento em que são configurados a lista de status. A partir disto toda entrega ou atualização de status de entrega passa a ser considerada na contagem de capacidade das filiais.

Com isso, quando uma filial atinge o limite configurado, o Linx Omni poderá apresentar um de dois comportamentos possíveis, de acordo com as opções abaixo.

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a) Deixa inelegível à cotação (padrão). Nesse caso, quando a capacidade ATUAL for igual a capacidade MÁXIMA, a filial ficará inelegível à cotação. Conforme as entregas forem sendo tratadas, a filial voltará automaticamente a participar da cotação de frete, eleita novamente para novas entregas.

b) Manter elegível, cadastrando dias para ser somado ao prazo de manuseio.

Novidades a partir de Outubro/24

Ao utilizar a capacidade de atendimento, ficou evidente a necessidade de segmentá-la por tipo de fluxo, especialmente no caso de Retirada em Loja. Mesmo quando a filial não está disponível para cotação e retirada online, algumas marcas ainda recebiam a presença física do consumidor, o que demanda atenção dos operadores de forma similar.

Para segmentar por fluxo, temos dois caminhos, via filial ou via regras de frete.

Configuração por tipo de fluxo via Filial

Na tela de filiais no Cockpit, foi criada a flag " Capacidade por Fluxo", uma vez habilitada possibilitará a configuração da capacidade de atendimento de "Envio pela loja" e "Retira pela Loja"  separadamente.

Importante: O uso da Capacidade por Fluxo pode ser utilizado sem a Capacidade de Atendimento genérica, sendo possivel a utilizar um ou outro, ou também ambos.

Quando utilizados ambas as Capacidades existem algumas particularidades, sendo elas:

  1. Quando NÃO PREENCHIDO a flag "Manter elegivel, somando prazo de manuseio", e na soma dos fluxos  "Envio pela loja" e "Retira pela Loja"  chegarem a "Máxima" configurada na Capacidade de Atendimento Genérica a filial ficará inelegível à cotação (padrão). Independente se o configurado na Capacidade por Fluxo for maior. 
  2. Quando PREENCHIDO a flag "Manter elegivel, somando prazo de manuseio", é possivel definir um limite para essa "Dilatação de pedidos" somando prazo, sendo esse limite o configurado por fluxo.

Exemplo:

Quando o Atual da Capacidade de Atendimento Genérica chegar a 100, e entrar pedidos de um dos fluxos ( Envio pela loja" ou Retira pela Loja ), se não houver chegado no valor configurado na Máxima do Fluxo: Envio pela Loja: 90 e Retira em Loja: 50 , o sistemá acrescentará o prazo, conforme definido pela flag. 

Quando o Atual da Capacidade por Fluxo chegar a Máxima por fluxo,  a filial ficará inelegível para o fluxo topado. 

Acompanhamento geral da capacidade via Cockpit

Conforme figura abaixo, onde encontra-se a capacidade de atendimento utilizada de todas as filiais, incluindo a Capacidade de Atendimento genérica e por Fluxo, todo processo ocorre de maneira transparente para que se possa ter visibilidade para otimização da sua operação.


OBSERVAÇÃO: Essa visão via lista de filiais só é atualizada quando utilizada a configuração de Capacidade de Atendimento por fluxo via tela de filiais.

Configuração por tipo de fluxo via Regras de Frete

Para segmenta-la por flux via Regras Inteligentes de Frete, deve utiliza-la através da ação de " Ignorar Filial".

Deve-se configurar a condição Filial e Capacidade por tipo de entrega, onde ao clicar em "editar" possibilitará a segmentação da capacidade por fluxo:

Exemplos de cenários:

Exemplo 1: 

Uma vez configurada a Capacidade de Atendimento Genérica da filial, na tela de filiais = 100, e configurada na tela regras inteligentes de frete que para Envio pela loja = 70 e Retira em Loja = 30, o sistema respeitará o configurado por fluxo. Entretanto se ultrapassar a capacidade da filial de 100 pedidos na soma dos fluxos a filial se torna inelegivel a cotação.

Exemplo 2:

Uma vez configurada a Capacidade da filial, na tela de filiais = 100, e utilizada a flag "Manter elegivel, somando o prazo de cotação", o configurado nas regras inteligentes de frete será o valor limite na ampliação máxima.

Ao alcançar o limitador de 100 pedidos, de 101 a 120 será o maximo de dilatação que a loja poderá oferecer acrescendo prazo de manuseio para Envio pela loja.

IMPORTANTE:


Novidades apartir de Agosto/25 em Produção.

🎯 Alteração:

Incluído o fluxo Recebimento de Loja na gestão de Capacidade de Atendimento do OMS, permitindo que filiais possam controlar e limitar o volume de pedidos recebidos de centros de distribuição ou outras lojas — modelo comum em operações do tipo ship to store.


❓ Por que essa evolução é necessária

Até então, o OMS não considerava a sobrecarga de pedidos recebidos diretamente em loja para retirada posterior por parte do consumidor. Com a adoção crescente do modelo SHIPTO (Recebimento de loja), tornou-se  necessário criar um controle dedicado para esse fluxo, garantindo:


Funcionamento:

A configuração do novo fluxo Recebimento de Loja (SHIPTO) é realizada diretamente na tela de Filiais, na aba Capacidade de Atendimento.

Foi adicionado um novo campo específico para esse fluxo, permitindo o controle dedicado da capacidade de recebimento. As regras de configuração seguem os mesmos princípios descritos anteriormente, com algumas particularidades específicas destacadas nesta seção.

O fluxo de Recebimento de Loja (SHIPTO) possui regras específicas que devem ser consideradas:

⚠️ Importante: Nesses casos, a inelegibilidade se aplica apenas ao fluxo de Recebimento de Loja. A filial ainda pode ser elegível para o fluxo de Retira em Loja, desde que: