Visão Geral

Atualmente, promoções de frete tem sido um grande diferencial para o aumento da chance de conversão de carrinho. Que tal poder gerar esse tipo de promoção dentro do próprio Linx Omni? Além de alterar Preço de Frete, que tal também poder alterar Prazo de Frete e Transportadora de acordo com inúmeras condições disponíveis no processo de cotação de frete?

O presente documento tem como objetivo a apresentação de como o Linx Omni pode ajudar a alavancar suas vendas com Regras Inteligentes de Frete.

Benefícios

A funcionalidade apresenta alguns benefícios:

  • Gestão e aplicação de regras de cotação que se adaptem às necessidades do seu negócio, modificando os resultados da cotação de acordo com as suas necessidades, incluindo preço, prazo, sku, categoria, modalidade de entrega, filiais de origem, regiões de destino, características do produto e muito mais.
  • Aumento de vendas oferecendo as melhores opções (promoções de frete e outras) de entrega para os consumidores.
  • Possibilidade de escolha da melhor transportadora para atendimento de uma entrega.
  • Permitir manipulação da cotação de frete no detalhe do produto.
  • Agilidade em modificar os valores da cotação temporariamente sem precisar subir uma nova tabela de frete para isso.

Funcionamento

Em Regras Inteligentes de Frete, é possível criar "ações" que modificam a cotação e criar "condições" que parametrizam essas modificações.

AÇÕES: Correspondem as modificações realizadas no preço, prazo e/ou transportadora da cotação.

  • Acréscimo no valor do frete: Aumentar o valor do preço de frete.
  • Decréscimo no valor do frete: Diminuir o valor do preço de frete
  • Fixar o valor do frete: Deixar fixo o valor do preço de frete. Essa é a única ação que possui a opção para aplicação para todo o pedido, independentemente da quantidade de entregas existentes.
  • Acréscimo no tempo de entrega: Aumentar o valor do tempo de frete.
  • Decréscimo no tempo de entrega: Diminuir o valor do tempo de frete.
  • Fixar o tempo de entrega: Deixar fixo o valor do tempo de frete
  • Despriorizar transportadora: Despriorizar uma transportadora diante de uma segunda colocada.
  • Ignorar transportadora: Tornar uma transportadora inelegível ao processo de cotação.
  • Ignorar Filiais: Tornar uma filial inelegível ao processo de cotação.

Para as ações Fixar o valor do frete e Fixar o tempo de entrega, foi criada a flag:

Essa flag permite priorizar o valor original do frete (tempo e custo) quando for inferior ao definido na regra.


Disponivel em: 20/05

Atualização: Expansão de Condições para a Ação "Fixar o valor do frete"

A ação "Fixar o valor do frete" agora suporta novas condições que permitem maior flexibilidade na criação de regras. Além das condições já existentes (Preço do carrinho, Canal de vendas, Modalidade de frete e Range de CEP), também passam a ser aceitas:

  • Custo de Frete
  • Dias da Semana
  • Tipo de Cotação de Frete
  • Itens no Carrinho

✅ Essas condições podem ser combinadas entre si, permitindo configurações mais robustas e aderentes às estratégias logísticas do cliente


CONDIÇÕES: Correspondem aos critérios utilizados para que uma ação seja executada.

  • Grupo de produtos: Agrupamento de SKU formados na tela do cockpit do Linx Omni.
  • Categoria de Produtos: Agrupamento de SKU existente no cadastro do produto.
  • Filial: Filial cadastrada na tela do cockpit do Linx Omni.
  • Tempo de entrega: Tempo de frete cadastrado na Tabela de Frete.
  • Custo de Frete: Custo de frete cadastrado na Tabela de Frete.
  • Cubagem do carrinho: Peso cubado (m³) dos itens do carrinho enviado na cotação.
  • Preço do carrinho: Soma dos valores dos SKU da entrega. Esta condição é aplicável para o valor de todo o pedido.
  • Modalidade de frete: Modalidade cadastrada na tela do cockpit do Linx Omni.
  • Range de cep: Cep do consumidor.
  • Transportadora: Transportadora do contrato de frete. Esta condição é obrigatória quando utilizada a ação "Ignorar transportadora" ou "Despriorizar transportadora"
  • Canal de venda: Canal cadastrado na tela do cockpit do Linx Omni.
  • Tipo de cotação de frete: Envio pela loja, Retire em loja, Envio para loja e/ou Realocação de pedido.
  • Comparar valor: Condição existente apenas quando utilizada a ação "Despriorizar transportadora". Ela serve para comparar o valor do custo de frete cadastrado na Tabela de Frete entre a transportadora primeira com a segunda colocada.
  • Comparar tempo: Condição existente apenas quando utilizada a ação "Despriorizar transportadora". Ela serve para comparar o valor do tempo de frete cadastrado na Tabela de Frete entre a transportadora primeira com a segunda colocada.
  • Dias da Semana: Possibilidade para escolher o dia da semana que a ação cadastrada será aplicada.
  • Quantidade de pedidos: Definição da capacidade atendimento do contrato de frete. Com esta condição é possível definir uma capacidade de atendimento por transportadora e abrangência de atendimento (Filiais x Tabela de Frete). Quando usada esta condição, o contrato de frete começará a contabilizar a capacidade atual na própria tabela de frete. Além disso, será necessário o cadastro dos status que devem ser levado em consideração para tal capacidade. Este cadastro pode ser feito no próprio cockpit do produto na seção Configurações/Estoque e frete/Capacidade de atendimento.
  • Itens no Carrinho: Permite condicionar a ação à quantidade total de itens presentes no carrinho no momento da cotação. É possível utilizar operadores de comparação: menor que, igual ou maior que.


📘Observações

No cadastro das condições para cada ação, temos os comportamentos abaixo.

Dependência entre condições

  • "Grupo de Produtos" e "Categoria de Produtos" possuem um comportamento de independência entre eles, ou seja, se pelo menos 1 das condições estiver contemplada no fulfillment, a ação já se torna válida.
    Ex.: Considerando que as condições cadastradas são: "Grupo de Produtos" (SKU 1 e SKU 2) e "Categoria de Produtos" (SKU 3 e SKU 4). Para um fulfillment que tiver contemplando apenas o SKU 1, a ação já se torna válida.

  • As demais condições possuem dependência entre elas, ou seja, todas as condições precisam ser atendidas para que a ação seja válida.
    Ex.: Considerando que as condições cadastradas são: "Canal de Venda" (A e B) e "Transportadora" (C). Para um fulfillment que tiver contemplando a transportadora C e um canal de venda diferente do A e B, a ação ficará invalidada.

Dependência entre variáveis cadastradas nas condições

  • As condições que envolverem Tempo, Preço, Peso cubado e Valor de carrinho, terão dependência entre variáveis para uma mesma condição.
    Ex.: Considerando que a condição cadastrada seja: "Tempo de Entrega" (>2 e <10). Para uma fulfillment que tiver contemplando o "Tempo de Entrega" = 12, a ação ficará invalidada, pois este objeto deverá ser maior do que 2 e menor do que 10.

  • As demais condições, quando cadastrado mais de uma variável, ambas possuirão um comportamento de independência entre elas, ou seja, basta uma variável estar contemplada no fulfillment que a condição já se torna válida para a ação.
    Ex.: Considerando que a condição cadastrada seja: "Tipo de cotação de frete" (Envio pela loja e Retire na loja). Para uma fulfillment que tiver contemplando Envio pela loja, a ação já se torna válida.

Configurações de Produto

❗️Importante

Essas configurações irão alterar as cotações de frete. Por este motivo recomendamos que seja feita uma homologação fora do ambiente de produção.

Primeiramente, se faz necessário criar uma nova regra no produto, conforme Vídeo 1. Neste, temos exemplos de regras criadas com suas respectivas ações e condições.

Conforme explicado anteriormente, existem duas condições de agrupamentos de SKU:

  • Categoria de Produtos - Para utilização, se faz necessário entrar em contato com o time de Operação Linx OMS, para a conclusão e ativação deste uso.
  • Grupo de Produtos - Para utilização, se faz necessário realizar cadastro deste agrupamento de SKU no próprio Cockpit do produto, conforme Vídeo 2.

📘Observações

No comportamento das ações e condições, temos os comportamentos abaixo.

  • Em uma uma regra poderá existir mais de uma ação e esta terá o seu conjunto de condições respectivas.

  • A validade fim de uma regra é opcional. Porém, a validade início é obrigatória.

  • A prioridade entre ações e regras de frete, servem para priorizar uma em detrimento de outra, caso exista conflito de ações para um mesmo fulfillment. O conflito de ação é entendido quando forem ações que atuam em um mesmo objeto (preço, prazo e/ou transportadora).
    Ex.: Se uma ação com prioridade 1 for "Decréscimo no valor do frete" e uma ação com prioridade 2 ou mais for "Fixar o valor do frete", a mais prioritária será aplicada ao fulfillment. Isso porque ambas possuem o mesmo objeto de ação - preço. Lembrando que isso acontecerá apenas se a mais prioritária atender as condições respectiva da primeira ação.

  • A ação é aplicada por fulfillment, ou seja, para o trecho que atenderá a ação.
    Ex.: Se tiver cadastrada a ação "Ignorar transportadora" com a condição "Filial" (B), caso o pedido possua quebra de entrega (https://docs.linxdigital.com.br/docs/split-de-pedidos), originando um outro fulfillment oriundo da Filial C, a ação será aplicada para o fulfillment que for oriundo da Filial B, apenas.

Exemplos

1 - Decréscimo de 15% do valor do frete para todas as faixas de CEP das transportadoras X e Y.
2 - Acréscimo de 15% para todas as faixas de CEP das transportadoras X e Y.
3 - Fixar o valor de R$ 50,00 para a categoria de geladeira para o estado de SC nas transportadoras X e Y.
4 - Adicionar 2 dias úteis do tempo de entrega da transportadora X em todas as faixas de CEP com duração de uma semana.
5 - Fixar em 10 dias úteis a entrega para a cidade de SP na transportadora X durante o mês de maio.
6 - Se a transportadora X for menor em até 10% que a 2ª Transportadora mais barata, ignorar X e seguir com a 2° opção.
7 - Excluir peso cubado superior a 100m³ das faixas de CEP do Sudeste na transportadora X
8 - Excluir a categoria notebook para as faixas de CEP de SP da transportadora X.
9 - Para a Modalidade Ship To Store, excluir todas as transportadora X e Y quando o valor do carrinho for menor do que R$ 50,00.
10 - Aplicar frete grátis para as faixas de CEP do Sudeste quando as entregas forem oriundas da Filial SP e Filial RJ.
11 - Decréscimo de 10 reais do valor do frete para todas as faixas do Nordeste quando o valor do frete for maior do que R$ 30.
12 - Informe no checkout da cotação que falta 10 reais para ter frete grátis no carrinho (em desenvolvimento).

Oportunidades - Checkout do carrinho

As ações aplicadas poderão ser mostradas por qualquer plataforma de Ecommerce a partir de informações que disponibilizamos no response da cotação do nosso produto, conforme detalhamento abaixo.


{
  "groups": {
    "groupName": {
      "shipment": {
        "37fdd8f5-58b5-4db2-8552-767214a676f9": {
          "id": "e723b115-f8f1-4cf3-89a0-2bed51ea34dd",
          "method": "Envio próprio",
          "methodId": "222",
          "price": 0,
          "time": 7,
          "utilDays": 5,
          "beforeRules": {
            "totalDays": 8,
            "utilDays": 5,
            "price": 5,
          },
          "deliveryEstimatedDate": "2023-03-01",
          "fulfillments": {
            "F1": {
              "appliedRules": {
                "originalTotalPrice": 16.08,
                "originalTotalTime": 15,
                "originalRecessDays": 2,
                "originalUtilDays": 5,
                "rules": [
                  {
                    "id": "Black Friday Rule",
                    "action": [
                      {
                        "name": "decreaseFreightCost",
                        "value": 5,
                        "isPercentage": false
                      }
                    ]
                  }
                ]
              }
            }
          }
        }
      },
      "shipmentExceptions": [
        {
          "message": "No delivery packages available to this freight method, because a freight rule",
          "freightRuleId": 20,
          "methodId": "fm1",
          "methodName": "ECONOMIC",
          "items": [
            {
              "skuId": "s1",
              "freightRuleRestriction": true,
              "totalRequested": 1
            },
            {
              "skuId": "s2",
              "freightRuleRestriction": false,
              "totalRequested": 1
            }
          ]
        }
      ]
    }
  }
}
CampoDescrição
[bloc.shipment.rs]
{
.price
Preço com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.time
Tempo com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.utilDays
Dias úteis com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.beforeRules.totalDays
Tempo antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.beforeRules.utilDays
Dias úteis sem a aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.beforeRules.price
Preço antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.shipment.rs]
{
.deliveryEstimatedDate
Estimativa da data de entrega com a aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.F1.appliedRules.originalTotalPricePreço do fulfillment antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.F1.appliedRules.originalTotalTimeTempo do fulfillment antes da aplicação das Regras Inteligentes de Frete
[bloc.F1.appliedRules.rules[].idId/nome da regra que foi aplicada no fulfillment
[bloc.F1.appliedRules.rules.action[].nameAção que foi aplicada no fulfillment
[bloc.F1.appliedRules.rules.action.valueValor da ação que foi aplicada no fulfillment
[bloc.F1.appliedRules.rules.action.isPercentageIndica se o campo "value" representa uma porcentagem ou valor completo
[bloc.shipmentExceptions[].freightRuleIdRegra que causou a Exception
[bloc.shipmentExceptions[].itemsItens que não puderam ser atendidos
[bloc.shipmentExceptions[].items[].freightRuleRestrictionIndica se o item foi o responsável por ativar a regra que causou a Exception

Quando não houverem regras, o beforeRules, assim como o appliedRules, virão como um objeto vazio: beforeRules: {}.

O beforeRules se refere a somatória dos valores do appliedRules e o maior prazo entre eles, pois o appliedRules é a nível de fullfillment e o beforeRules a nível de shipment.
O appliedRules passa a retornar também as propriedades originalRecessDays e originalUtilDays referente aos dias úteis e de recesso antes da aplicação da regra no fullfillment.

  • Sem rótulos