A aplicação Comanda Mobile permite o registro de pedidos na comanda através do aplicativo, gerando uma pré-venda diretamente no caixa do PDV Linx Postos POS para efetuar a baixa. Além do registro de comandas, é possível fazer o gerenciamento de pedidos, permitindo a consulta de comandas abertas e pendentes, o lançamento e cancelamento de itens e a consulta de itens cadastrados através de tablets, smartphones e a grande novidade desta aplicação, a integração no equipamento SmartPOS, possibilitando realizar os pagamentos com a facilidade do aplicativo Smart POS.
O aplicativo permite acessar a câmera do dispositivo para efetuar o registro de comandas, a abertura, o lançamento e o cancelamento de itens através da captura de código de barras dos produtos e também leitura de QRcode.
Para utilizar o aplicativo Comanda Mobile será necessário:
O aplicativo está disponível para download apenas na Google Play para Android |
Tela inicial do Comanda Mobile no Smartphone
Tela inicial do Comanda Mobile no Tablet
Para que o equipamento se comunique com a retaguarda Empório PRO / Seller será necessário realizar as seguintes configurações.
Acessar na plataforma Empório PRO o Menú> Cadastros> Estabelecimentos> Periféricos, selecionar a aba Periféricos e incluir um novo equipamento clicando no botão.
Deve ser realizado um cadastro para cada dispositivo que for utilizado. |
Todos os campos devem ser preenchidos conforme as instruções abaixo:
Temos ainda a opção:
Após preenchido os campos clicar em.
Ao informar o número de série de Celulares e Tablets, não utilizar o número que é encontrado dentro das configurações do equipamento, e sim, utilizar o número de serial que é apresentado na tela inicial de ativação do aplicativo ao instalá-lo, conforme imagem abaixo. |
Nesta etapa será vinculado o PDV já existente com os periféricos/equipamentos já cadastrados.
Acessar na plataforma da retaguarda o Menú> Cadastros> Estabelecimentos> Máquinas e escolher o terminal que deseja vincular. Caso necessário, pode ser cadastrado um novo terminal nesta mesma rotina clicando em.
Após selecionado o terminal, será apresentado na tela a aba Detalhes, com as informações do PDV, que neste caso deve ter a opção de Trabalha com comanda ativada e se Integra Smart POS, conforme a imagem abaixo.
Para realizar o vínculo com os dispositivos, acessar a aba Periféricos, clicar no botão e no quadro Dados para cadastro do periférico, informar o Tipo de Equipamento como SMART POS e na sequencia procurar pelo equipamento na lista.
Logo após clicar no botão para adicionar o equipamento ao quadro de Periféricos Cadastrados e clicar em
.
Após realizados esses procedimentos, deve ser efetuada a sincronia de dados.
Cada um dos periféricos cadastrados acima gerará um log de serviço identificado pelo nome do serviço + a porta de comunicação do equipamento. Serão apresentadas mais informações sobre o serviço |
O cadastro das regras de impressão serão necessárias para impressão de ordem de produção.
Para cadastrar acessar a plataforma da retaguarda em Menu> Cadastros> Estabelecimentos> Comandas> Regras de Impressão, clicar no botão e preencher os campos listados.
Quadro Dados Gerais:
Quadro Regras:
O serviço necessário para o funcionamento da aplicação Comanda Mobile ficará dentro da pasta LinxPostos com o nomehubserver.
Esse serviço gerará um log de nome hubserver que ficará dentro da pasta log no mesmo diretório mencionado acima.
Cada equipamento que estiver cadastrado para rodar com o aplicativo Comanda Mobile, irá também gerar um log, conforme o exemplo acima, hubserver_9010, onde o número representa a porta de conexão do equipamento.
No exemplo abaixo pode ser visto os backups diários desses logs.
Atenção! É imprescindível que o serviço |
A autenticação no aplicativo Comanda Mobile deverá ser efetuada conforme as instruções e imagens abaixo:
Conexão local
Conexão local
Conexão pela nuvem
Após configurado o tipo de conexão, ao acessar o aplicativo, caso na retaguarda tenha sido configurada a necessidade de informar o Usuário e Senha para acesso ao Comanda Mobile, insira os dados e pressione o botão Entrar para realizar o login, como mostra a imagem abaixo:
O usuário e senha utilizados para login no Comanda Mobile são os mesmos utilizados para acesso ao PDV. |
Para que seja possível realizar cancelamento de itens, cancelamento de pedidos, edição de pedidos e liberação emergencial no aplicativo Comanda Mobile, a permissão de acesso na retaguarda precisa ser configurada para o operador.
Para realizar esta configuração acesse Cadastros> Sistema> Perfis de Acesso> escolha o perfil de usuário e clique no botãoPermissões, selecionando a aba App do Atendente e marcando as opões de acesso para Cancelar Item, Cancelar Pedido, Editar Pedido e Liberação Emergencial, conforme a imagem abaixo. Após realizar as marcações na retaguarda clique no botão
.
Quando uma dessas rotinas não estiverem com a permissão de acesso marcada na retaguarda, a mensagem abaixo será apresentada na tela do Comanda Mobile.
Mensagem de restrição ao pressionar o botão Liberação
Utilizaremos o equipamento SmartPOS para realizar a demonstração de usabilidade do aplicativo Comanda Mobile.
Caso o cliente tenha habilitado o módulo Smart POS e o módulo Comanda Mobile no CNPJ, ao realizar a ativação e login do aplicativo SmartPOS, será apresentada a tela conforme a imagem abaixo:
Para iniciar o aplicativo Comanda Mobile basta pressionar o botão Comanda, conforme indicado na primeira imagem da sequência.
Tela aplicativo SmartPOS
Tela inicial aplicativo Comanda Mobile
Quando o cliente possuir apenas o módulo Comanda Mobile no CNPJ, ao realizar o login no aplicativo, será apresentada a tela inicial de atendimento, conforme a imagem abaixo.
Tela inicial aplicativo Comanda Mobile
A tela inicial do Comanda Mobile possui as seguintes funcionalidades:
Para iniciar um novo pedido/atendimento, siga os passos a seguir:
A tela de Novo Pedido possui os campos:
Ao pressionar o botão (leitura de código), será apresentada as telas abaixo, que podem ser alternadas através do botão
para mudar de leitura de código de Produto para leitura de código de Comanda e vice-versa.
Câmera para leitura de código da Comanda
Câmera para leitura de código de Produto
Como vimos acima, é possível lançar produtos através do botão Buscar Produto ou fazendo a leitura do código de barras através do botão . Na sequencia, veremos o processo de adicionar o produto e visualização da sacola de produtos.
A tela de Pedido possui as seguintes funcionalidades:
Rotinas de cancelamento e edição de item exigem permissão de usuário, conforme apresentado no tópico 4 Permissões de acesso. |
Após adicionar os itens, ao pressionar o botão Prosseguir, será apresentada a tela abaixo, indicando que a comanda foi registrada.
No momento em que a comanda é registrada, será impressa a ordem de serviço ou o pedido será enviado ao KDS, ou o estabelecimento poderá trabalhar com as duas modalidades de serviço e adotar ambos.
Emissão da ordem de produção para a cozinha
É possível trabalhar também com o aplicativo Monitor de Controle (KDS), onde o estabelecimento faz o acompanhamento dos pedidos efetuados pelos clientes, seu fluxo desde o preparo até chamada do consumidor para a retirada do pedido.
Em verde, a entrada de um novo pedido ao KDS
Após registrar a comanda, todos os pedidos registrados e comandas poderão ser encontrados no botão Atendimentos da tela inicial.
Ao pressionar o botão Atendimentos, o usuário será direcionado a aba Comandas, que listará todas as comandas pendentes no estabelecimento.
A tela de seleção da comanda apresenta as seguintes funcionalidades:
Serão listados abaixo os status possíveis da comanda:
Dentro da aba Comandas será possível cancelar a comanda, conforme a sequencia:
Logo após a comanda ser cancelada, será impresso o cancelamento da ordem de produção na cozinha.
Ainda no botão Atendimentos será possível acessar a aba Pedidos que listará todos os pedidos pendentes.
A tela de seleção do Pedido apresenta as seguintes funcionalidades:
Abaixo os status possíveis do pedido:
Dentro da aba Pedidos será possível também cancelar o pedido, conforme a sequencia:
Na tela inicial é apresentado também o botão Produtos, que possibilita além de da consulta de produtos, registrar novos pedidos dentro de uma comanda.
Por fim, ainda na tela inicial, é apresentado o botão Liberação, que permite realizar a liberação emergencial da comanda para situações onde os lavabos, por exemplo, ficam fora da praça de alimentação, sendo necessário liberar Saída e Entrada da comanda para passar pelas catracas.
Esta rotina exige permissão de usuário, conforme apresentado no tópico 4 Permissões de acesso. |
Para realizar a liberação emergencial, siga os passos a abaixo:
Ao pressionar o botão Sim, será apresentada a tela de confirmação da liberação da comanda para saída.
Lembrando que esta comanda ainda está pendente de pagamento e o cliente irá retornar ao interior do estabelecimento. |
Quando é realizada a liberação de saída da comanda, para que o cliente retorne ao ambiente, passando pela catraca novamente, será necessário fazer a liberação de entrada, que seguirá o mesmo passo a passo acima, mas pressionando o botão Liberar entrada.
Quando o módulo Smart POS estiver habilitado para o CNPJ do cliente, será possível realizar o pagamento das comandas via equipamento Smart.
Essa funcionalidade está disponível apenas para o equipamento SmartPOS com o módulo Smart POS ativo. Tablets e Smartphones não possuem a funcionalidade de pagamentos. |
Para saber mais sobre as formas de pagamento com o aplicativo Smart POS, acesse o manual SmartPOS a partir do tópico 6.3, clicando aqui. |
Quando o estabelecimento não utiliza SmartPOS para pagamentos ou deseja que o pagamento seja realizado no caixa, a comanda registrada virá para a tela do PDV na aba Comanda.
Para abrir a comanda, basta selecionar a mesma na tela do PDV.
Aba Comanda na tela do PDV
Ao selecionar a comanda será exibida a tela detalhada com o consumo da demanda e nesta mesma tela poderá ser adicionado mais produtos ou simplesmente realizar a baixa.
Ao pressionar o botão Baixar, os produtos virão para a tela de finalização venda, onde o operador poderá selecionar a forma de pagamento desejada pelo cliente e finalizar a venda.
Ao completar esses passos, a baixa será realizada e a comanda liberada.