Veja nesta página: Principais rotinas do processo de Vendas Consignação
Este artigo tem como objetivo descrever o processo de venda consignação com o e-Millennium GO fornecendo suporte e tecnologia diretamente aos consumidores finais. O principal objetivo das vendas no varejo no e-Millennium GO é proporcionar benefícios tanto ao fornecedor (consignador) quanto ao revendedor (consignatário), criando uma relação comercial que pode ser vantajosa para ambas as partes.
Realizar uma remessa no contexto de uma venda de consignação é consultado ao processo pelo qual o fornecedor envia seus produtos para o revendedor ou consignatário para serem exibidos eventualmente e vendidos. Este é um passo fundamental no modelo de venda em consignação.
Observe abaixo o guia de configurações dos campos do evento de Remessa de Consignação:
Tipo de Produto: desempenha o papel de organizar e categorizar os produtos listados, ao explorar este campo é possível encontrar variedades de tipos de produto como "Múltiplos" que permite definir dois ou mais tipos de produto no mesmo evento.
Tipo de Evento: permite indicar qual tipo de evento está sendo usado, como se trata de uma venda, o tipo a ser selecionado é "Saída".
Tipo de Saída: permite descriminar qual tipo de saída: Vendas, Consignação, Devolução, Simples (por exemplo "Ajuste de Estoque") e Transformação (por exemplo "Envio para Oficina").
Tipo de Interface: permite selecionar o local de venda da mercadoria, sendo ela na Frente de loja, através do PDV Omni ou de forma Clássica.
Código de Barras: habilita utilização do leitor de código de barras para a leitura dos produtos como mecanismo de busca para realização da venda. Permitirá a leitura de todos os tipos de código de barras definidos no sistema. Caso o produto não tenha um código de barras cadastrado, o usuário poderá digitar um ponto(.) + tecla "Enter" no campo Código para carregar a tela busca dos produtos com outros parâmetros.
Código de Barra na Coluna do Produto: permite a visualização do código (do produto ou de barras) na coluna de código do produto disponível na tabela da tela do evento.
Cliente/Fornecedor: deve ser definido como Cliente ou Fornecedor disponíveis para indicar quem irá gerar a movimentação.
Cliente Padrão: para configuração do cliente padrão, utilize o campo Cliente Padrão nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro Cliente é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.
Na tela da movimentação do evento o operador pode identificar o cliente para o qual a venda será realizada, no entanto se não houver a necessidade de identificação do cliente na operação pode-se utilizar o recurso de "Cliente Padrão", pré-existente no cadastro de cliente, a ser configurado no evento utilizado.
Para configuração do cliente padrão, utilize o campo Cliente Padrão nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro Cliente é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.
Usar Vendedor: habilita na tela de vendas um campo para que seja selecionado o vendedor que será vinculado no calculo de comissão.
Mostrar Comissão do Vend.: permite ou não exibir o percentual de comissão na tela do evento, caso necessite alterar a comissão no momento da venda, selecionar a opção "Acesse e Altera".
Usar Múltiplos Vendedores: habilitar para utilização do processo de venda com a participação de mais de um vendedor. Caso configurado, será realizado o cálculo e o rateio da comissão para todos os vendedores informados na movimentação de venda, podendo também ser separado a comissão por item e vendedor.
Usar Representante: habilita na tela de vendas um campo para que seja selecionado o representante que será vinculado no calculo de comissão.
Mostrar Comissão do Repr.: permite ou não exibir o percentual de comissão na tela do evento, caso necessite alterar a comissão no momento da venda, selecionar a opção "Acesse e Altera".
Mostrar Tipo Comissão Repr.: permite selecionar um dos tipos de comissões cadastradas na lista "Tipos de Comissão" encontrada no menu do e-Millennium GO.
Fat. com Pedido: tem a ação de exibir uma coluna de pedidos na tela da movimentação para o usuário selecionar o número do pedido de consignação a ser faturado.
Faturamento sem Reserva de Estoque: caso o operador não queira realizar o seu pedido com reserva de estoque, basta não utilizar a opção de geração de Pré-faturamento Automático (DAP), onde o estoque é distribuído e reservado com base nos pedidos que estão na fila ou prioridade dada pelo operador através da parametrização dos filtros. Exemplo: o pedido de venda é incluso e o operador realiza o faturamento do pedido através do evento "evento configurado para remessa de consignação", onde o produto não será reservado no estoque porém ficara separado, no caso do cliente ir até a loja, escolher os produtos e voltar mais tarde para retira-lo e efetuar o pagamento. |
NF: O operador poderá visualizar e alterar os dados que irão compor a NF-e, como, série, número da nota (Permite Numeração Automática sequencial ou manual), data e hora da operação, modelo de nota e vários outros campos que compõe os dados gerados em uma nota.
Modelo NF Padrão: deve-se selecionar o Modelo 55 obrigatoriamente para a emissão de NF-e.
Impressora Fiscal: habilitar campo para utilização do equipamento de impressora, para isso, será necessário instalar módulos e configurar o sistema.
Influência do Caixa: este campo determina se irá gerar um título a Receber (Soma), a Pagar (Subtrai) ou se não será gerado nenhum título ,no caso de venda consignação no evento de "Remessa" (Não Influi).
Tipo de Desconto: o processo de aplicação de descontos pode ser configurado com as opções:
Usar Valores: disponibiliza na tela do evento uma coluna para que o operador possa visualizar e editar os preços praticados na movimentação.
Tabela Padrão: definir tabela de preço padrão que será os preços de forma automática na tela do evento.
Observação:
Edição de Preços: permite que o processo de edição de preços na tela da movimentação seja realizado: com a opção "Busca e Edita" selecionada, o operador poderá alterar o preço que foi buscado pelo sistema na tabela utilizada na movimentação de venda.
Desconto por Produtos: habilita a opção de aplicação de desconto individual do produto. Deverá funcionar em conjunto com o parâmetro Tipo de Desconto, descrito na aba financeira neste documento.
Adicione produtos no Grid de Produtos;
|
Realizar um acerto no evento de venda consignada é o processo pelo qual o vendedor (consignatário) e o fornecedor (consignador) conciliam e ajustam os valores relacionados à venda dos produtos que estavam em consignação. O acerto é uma etapa crucial no modelo de venda em consignação, pois determina quanto o vendedor deve pagar ao fornecedor pelos produtos vendidos.
Observe abaixo o guia de configurações dos campos do evento de Acerto de Consignação:
Tipo de Produto: desempenha o papel de organizar e categorizar os produtos listados, ao explorar este campo é possível encontrar variedades de tipos de produto como "Múltiplos" que permite definir dois ou mais tipos de produto no mesmo evento.
Tipo de Evento: permite indicar qual tipo de evento está sendo usado, como se trata de uma venda, o tipo a ser selecionado é "Saída".
Tipo de Saída: permite descriminar qual tipo de saída: Vendas, Devolução, Simples (por exemplo "Ajuste de Estoque") e Transformação (por exemplo "Envio para Oficina").
Tipo de Venda: está vinculado ao tipo do evento "Tipo Saída", e permite que o sistema possa filtrar as vendas para realizar a emissão de relatórios.
Código de Barras: habilita utilização do leitor de código de barras para a leitura dos produtos como mecanismo de busca destes produtos para realização da venda. Permitirá a leitura de todos os tipos de código de barras definidos no sistema. Caso o produto não tenha um código de barras cadastrado, o usuário poderá digitar um ponto (.) no campo para abrir a tela de geração de código de barras. Para configurar o Código de Barras.
Código de Barra na Coluna do Produto: permite a visualização do código (do produto ou de barras) na coluna de código do produto disponível na tabela da tela do evento.
Cliente/Fornecedor: tela com parâmetros Cliente/Fornecedor disponíveis para indicar quem irá gerar a movimentação. Para conhecer os tipos de geradores Clique Aqui.
Cliente Padrão: para configuração do cliente padrão, utilize o campo Cliente Padrão nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro Cliente é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.
Na tela da movimentação do evento o operador pode identificar o cliente para o qual a venda será realizada, no entanto se não houver a necessidade de identificação do cliente na operação pode-se utilizar o recurso de "Cliente Padrão", pré-existente no cadastro de cliente, a ser configurado no evento utilizado.
Para configuração do cliente padrão, utilize o campo Cliente Padrão nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro Cliente é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.
Usar Vendedor: habilita na tela de vendas um campo para que seja selecionado o vendedor que será vinculado no calculo de comissão.
Mostrar Comissão do Vend.: permite ou não exibir o percentual de comissão na tela do evento, caso necessite alterar a comissão no momento da venda, selecionar a opção "Acesse e Altera".
Usar Múltiplos Vendedores: habilitar para utilização do processo de venda com a participação de mais de um vendedor. Caso configurado, será realizado o cálculo e o rateio da comissão para todos os vendedores informados na movimentação de venda, podendo também ser separado a comissão por item e vendedor.
Fat. com Pedido: tem a ação de exibir uma coluna de pedidos na tela da movimentação para o usuário selecionar o número do pedido de consignação a ser faturado.
Faturamento sem Reserva de Estoque: caso o operador não queira realizar o seu pedido com reserva de estoque, basta não utilizar a opção de geração de Pré-faturamento Automático (DAP), onde o estoque é distribuído e reservado com base nos pedidos que estão na fila ou prioridade dada pelo operador através da parametrização dos filtros. Exemplo: o pedido de venda é incluso e o operador realiza o faturamento do pedido através do evento "evento configurado para Acerto de Consignação", onde o produto não será reservado no estoque porém ficara separado, no caso do cliente ir até a loja, escolher os produtos e voltar mais tarde para retira-lo e efetuar o pagamento. |
NF: Opções de NF, essa opção, essa opção e essa O faturamento de uma venda varejo, sem pedido vai resultar em uma emissão de uma NF-e ou Cupom Fiscal Eletrônico. O operador poderá visualizar e alterar os dados que irão compor a NF-e, como, série, número da nota (Permite Numeração Automática sequencial ou manual), data e hora da operação, modelo de nota e vários outros campos que compõe os dados gerados em uma nota.
Modelo NF Padrão: deve-se selecionar o Modelo 55 obrigatoriamente para a emissão de NF-e.
Impressora Fiscal: habilitar campo para utilização do equipamento de impressora, para isso, será necessário instalar módulos e configurar o sistema, para saber mais Clique Aqui.
Influência do Caixa: este campo determina se irá gerar um título a Receber (Soma), a Pagar (Subtrai) ou se não será gerado nenhum título (Não Influi).
Tipo de Desconto: o processo de aplicação de descontos pode ser configurado com as opções:
Usar Valores: disponibiliza na tela do evento uma coluna para que o operador possa visualizar e editar os preços praticados na movimentação.
Tabela Padrão: definir tabela de preço padrão que será os preços de forma automática na tela do evento.
Observação:
Edição de Preços: permite que o processo de edição de preços na tela da movimentação seja realizado: com a opção "Busca e Edita" selecionada, o operador poderá alterar o preço que foi buscado pelo sistema na tabela utilizada na movimentação de venda.
Desconto por Produtos: habilita a opção de aplicação de desconto individual do produto. Deverá funcionar em conjunto com o parâmetro Tipo de Desconto, descrito na aba financeira neste documento.
Em Vendas > Consignação > Pedido de Consignação, é possível consultar todo o histórico do acerto de consignação do pedido. Em Menu > Histórico de Produtos, é possível consultar toda a movimentação no estoque realizada pelo acerto de consignação. |
|
Veja no item anterior |
Veja nos próximos tópicos |
Saiba mais
|