Veja nesta página: Principais rotinas do processo de Pedido de Vendas

Objetivo

Tipos de Pedido de Venda

Objetivo


Este artigo tem como objetivo descrever o processo de pedido de venda, que é manifestar a intenção de aquisição de um ou mais produtos da empresa por alguma pessoa ou outra empresa.

Tipos de Pedido de Venda


Será definido a partir do pedido de venda o indicador de presença deste pedido - o indicador de presença define se é um pedido realizado em loja física, e-Commerce, tele atendimento, entre outros.

No e-Millennium GO, o tipo de pedido deve ser utilizado para, com sua classificação, apoiar ao usuário nas operações de separação dos produtos, pois, como cada tipo de pedido pode ter uma dinâmica diferente na separação, permite que cada equipe localize e realize suas devidas ações.

O tipo de pedido também permite a classificação do pedido para que o usuário consulte relatórios que exibam as informações separadas pelos tipos de pedido selecionados.

Pedidos em Balcão: atende a operações onde o consumidor é atendido por um vendedor na loja, o pedido é registrado no sistema e, enquanto o consumidor se dirige ao caixa para pagamento, o produto é disponibilizado em um ponto da loja (geralmente conhecido por "Pacote" ou "Retirada" e pode ser retirado por ele).

Pedidos de Entrega: atende às operações de venda presencial e também vendas realizadas via tele atendimento, onde o consumidor solicita os produtos e, na inviabilidade de retirada no momento é agendada uma entrega com veículo apropriado, que pode ser próprio ou de algum parceiro logístico da loja; esta modalidade pode gerar custos de frete ao consumidor, que será informado pelo operador na inclusão do pedido e cobrado já no pagamento do pedido.

Pedidos de encomenda: atende a operações onde, em uma venda presencial, ou mesmo por tele atendimento, não há a disponibilidade imediata do produto em estoque, que deverá ser fabricado ou adquirido de um terceiro. Esta modalidade deverá considerar os prazos de disponibilidade definidas pela loja e devidamente comunicadas ao consumidor.

Pedidos de e-Commerce: atende operações a vendas on-line realizadas pela loja em seus pontos virtuais de comércio. Esta modalidade obriga à loja a contratação de uma plataforma e-Commerce para integração com o e-Millennium GO, onde os pedidos são integrados, separados, embalados e entregues ao consumidor através de um operador logístico ou veículo próprio, também passível de ocorrência de cobrança de valores de frete.

Pedidos de Representante: atende a operações da empresa que conta com colaboradores que representam a empresa em vendas fora da loja, em eventos de empresas, ouras localidades, sempre mediante a pagamentos de valores proporcionais de comissão. Nesta modalidade, o operador deve sempre informar o representante na inclusão do pedido.

Como Realizar um Pedido de Venda


  1. Para realizar um pedido de venda, acesse a tela configurada do caminho: Vendas > Pedido de Venda;
  2. Selecione no cabeçalho da tela: Tipo de Pedido, Filial, Conta, Cliente, Data de emissão, Data de entrega e a tabela de preços.
  3. Adicione produtos no Grid de Produtos;

  4. Se necessário informar os dados para o envio do produtos através da transportadora ou Correios (Não obrigatório);
  5. Use a função de "Condição de Pagamento" para selecionar a forma de pagamento a ser utilizada para receber os valores calculados devidos, em seguida, aplicar o pagamento; 
  6. Clique em Efetivar, para gravar o pedido.


Observação

  • É possível fazer um pedido de venda contendo itens de estoques diferentes, por exemplo, produto acabado e matéria-prima, ou produto acabado e serviço, ou os três tipos. No campo Tipo de Produto selecione a opção "Múltiplos". Para utilizar este recurso, dentro do grid, na coluna Tipo, será necessário informar se a linha está tratando de produto acabado, matéria-prima, serviço ou material de consumo digitando AC, MP, SE ou MC. Daí em diante o processo é igual ao lançamento normal.

  • Para quem utiliza o leitor de código de barras, o sistema pode ser configurado para fazer os pedidos utilizando o equipamento. Escolha o item Utilitários no menu principal e, em seguida, a opção "Parâmetros Gerais". Clique na guia "Faturamento e Pedidos" e, na seção "Pedidos de Venda" marque o campo Utiliza Código de Barras. Clique em Efetivar para salvar a alteração.

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