Visão Geral
A exibição de estoque no e-commerce atrelada à quantidade de transportadoras e abrangência de endereços que uma filial atende, pode aumentar muito o número de pedidos para uma mesma filial. Esse acréscimo no volume de pedidos pode se tornar um problema e sobrecarregar os operadores - principalmente durante campanhas de marketing.
A Capacidade de Atendimento permite controlar quantas entregas uma filial poderá atender de acordo com sua capacidade física e prazo de atendimento.
A Capacidade de Atendimento oferece a possibilidade de controle automático da quantidade de entregas que uma filial pode atender de acordo com os status de cada entrega. Isso evita a sobrecarga de entregas em uma filial e otimiza a sua operação.
Assim que a capacidade máxima é definida e os status para compor a contagem são configurados pelo nosso time interno, o Linx Omni passa a contar a alocação de entregas de acordo com os status para cada uma das filiais parametrizadas.
A lista de status contabilizada é única, configurável e válida para todas as filiais, de acordo com seu modelo de negócio. Esta configuração deverá ser realizada no próprio Cockpit a partir da configuração da tela abaixo.
Já a Capacidade de Atendimento é por filial e parametrizável diretamente no Cockpit.
A contabilização de entregas inicia no momento em que são configurados a lista de status. A partir disto toda entrega ou atualização de status de entrega passa a ser considerada na contagem de capacidade das filiais.
Com isso, quando uma filial atinge o limite configurado, o Linx Omni poderá apresentar um de dois comportamentos possíveis, de acordo com as opções abaixo.
a) Deixa inelegível à cotação (padrão). Nesse caso, quando a capacidade ATUAL for igual a capacidade MÁXIMA, a filial ficará inelegível à cotação. Conforme as entregas forem sendo tratadas, a filial voltará automaticamente a participar da cotação de frete, eleita novamente para novas entregas.
b) Manter elegível, cadastrando dias para ser somado ao prazo de manuseio.
Conforme figura abaixo, onde encontra-se a capacidade de atendimento utilizada de todas as filiais, todo processo ocorre de maneira transparente para que se possa ter visibilidade para otimização da sua operação.
Novidades a partir de Julho/24
Ao utilizar a capacidade de atendimento, ficou evidente a necessidade de segmentá-la por tipo de fluxo, especialmente no caso de Retirada em Loja. Mesmo quando a filial não está disponível para cotação e retirada online, algumas marcas ainda recebiam a presença física do consumidor, o que demanda atenção dos operadores de forma similar.
A configuração genérica mantem-se conforme detalhado anteriormente, entretanto para segmenta-la por fluxo deve ser realizada pelas Regras Inteligentes de Frete, através da ação de " Ignorar Filial"
Deve-se configurar a condição Filial e Capacidade por tipo de entrega, onde ao clicar em "editar" possibilitará a segmentação da capacidade por fluxo:
Exemplos de cenários:
Exemplo 1:
Uma vez configurada a Capacidade da filial, na tela de filiais = 100, e configurada na tela regras inteligentes de frete que para Envio pela loja = 70 e Retira em Loja = 30, o sistema respeitará o configurado por fluxo. Entretanto se ultrapassar a capacidade da filial de 100 pedidos na soma dos fluxos a filial se torna inelegivel a cotação.
Exemplo 2:
Uma vez configurada a Capacidade da filial, na tela de filiais = 100, e utilizada a flag "Manter elegivel, somando o prazo de cotação", o configurado nas regras inteligentes de frete será o valor limite na ampliação máxima.
Ao alcançar o limitador de 100 pedidos, de 101 a 120 será o maximo de dilatação que a loja poderá oferecer acrescendo prazo de manuseio para Envio pela loja.