🎯Objetivo

Dar clareza sobre o comportamento do processo de cadastro de cliente quando ocorre falha de comunicação entre os sistemas OmniPOS e Reshop, garantindo que o cliente compreenda como o fluxo se resolve.

📋Índice



📝Cadastro de Clientes

Durante o cadastro de um cliente no OmniPOS, os dados são enviados para:

Para que isso ocorra, é necessário que a comunicação com ambos os sistemas esteja ativa.

🧩 Passo a Passo do Processo

1- Início do Cadastro

2- Verificação de Comunicação

Caso 1: Comunicação OK com ambos

Caso 2: Falha com UX

Caso 3: Falha com Reshop

Caso 4: Falha com Reshop utilizando o ERP

Resumo

✔️ Mesmo com falha entre OmniPOS e Reshop, o processo é garantido porque UX atua como intermediário, enviando os dados ao Reshop assim que possível.


FLUXO DO PROCESSO


Outras situações onde pode ocorrer falha de comunicação entre OmniPOS e UX com o Reshop:


O OmniPOS (PDV) realiza comunicação direta com o Reshop, que pode ocorrer via Server ou Client, dependendo do cenário, conforme descrito abaixo:


👤 Consulta de Clientes

O OmniPOS consulta inicialmente o UX para localizar o cliente. Caso o cliente não seja encontrado e o parâmetro HABILITA_PESQUISA_CLIENTE_RESHOP esteja ativo, então consulta o Reshop para buscar os dados, caso esteja offline, então é exibida uma mensagem informativa ao operador.



🎫 Consulta de Campanha de Uso Único

Quando o Reshop estiver offline, essa consulta fica indisponível tanto para o Server quanto para o Client.
Nesse cenário, o fluxo segue normalmente porém sem a aplicação da campanha.


🎁 Consulta de Campanhas Opcionais

Assim como no caso anterior, se o Reshop estiver offline, a consulta também fica indisponível para Server e Client.
Nesse cenário o fluxo segue normalmente porém sem a aplicação da campanha.


💲Consulta de Preço Remarcado

Se o Reshop estiver offline, o preço remarcado não é retornado. Nessa situação, o sistema utiliza o preço original proveniente do UX e apresenta a seguinte mensagem ao operador:

"Consulta de remarcação de preço não obteve êxito. Preço padrão será utilizado."
🔗 Para mais detalhes, consultar a documentação específica do Reshop.



🧮 Totalização

Atualmente, o processo funciona da seguinte forma: sempre que há uma venda, é obrigatória a disponibilidade do Reshop. Caso o Reshop esteja offline, não é possível concluir a venda.

Em breve será disponibilizado um novo parâmetro que permitirá que o fluxo de venda ocorra mesmo em caso de falhas de comunicação com o Reshop. Com o parâmetro ativo, a venda será realizada normalmente e os registros serão integrados no OmniPOS, UX, Mobile e Self-Checkout. No entanto, essa venda não será registrada no Reshop no momento da transação; o envio ocorrerá posteriormente pelo UX  ou ERP, dependendo da configuração do apontamento.



🎉 Geração de Benefício

🔗 Existe uma tabela com as modalidades de campanhas funcionais e não funcionais. Para mais detalhes, consultar a documentação específica do Reshop.


⏱️ Timeout 

No OmniPOS, há um timeout fixo de alguns segundos. Caso ocorra qualquer falha após esse período, o sistema exibirá uma mensagem informando o problema.