1. Introdução
A retaguarda possui integração com o Smart POS também conhecido como PDV móvel. O dispositivo conecta diretamente na retaguarda sem a necessidade de um intermediário ou seja um computador/PDV convencional. Nele é possível fazer quase tudo o que um PDV convencional realiza, mas neste dispositivo a venda de produtos ocorre através de um aplicativo.
O processo de venda começa com a seleção dos produtos, passa pelos meios de pagamento: dinheiro, a prazo, cartões de crédito e débito, além de voucher, finalizando com a impressão do documento fiscal no modelo 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. É possível também outras operações como: consulta de crédito de clientes para as vendas a prazo e a realização de operações de sangria e suprimento.
Outras funcionalidades do Smart POS são:
- Abrir e Fechar turno automaticamente.
- Usuário e senha para acessar o dispositivo e realizar operações.
- Configurações de operações: Habilitar Lançamento de Produtos.
- Uso de Preços adicionais nos produtos.
Outro diferencial deste dispositivo são os Perfis de e Uso: Smart POS e Smart POS Selfchekout. Estes perfis mudam consideravavelmente o comportamento do dispositivo, pois eles tem finalidades diferentes:
- Smart POS: Principalmente para estabelecimentos que possuem funcionários no local e querem um PDV Móvel, pois necessita que o operador realize as operações ou ações no app.
- Smart POS Selfchekout: Como o a descrição já indica, este perfil é direcionado para lojas autônomas, onde o aplicativo irá mudar o seu leiaute para ser o mais simples possível e ir orientando o usuário a realizar a sua compra de forma autônoma.
DICA
- Manual do time do Smart POS: Para saber mais sobre as configurações e funções da Integração Smart POS, clique aqui
- Manual para o Time de Implantação: Clique Aqui
O Smart POS vinculado a um PDV possui funcionalidades, campos e configurações diferentes do Smart POS em Nuvem.
Ele é indicado para os estabelecimento Postos que querem utilizar o Smart POS para venderem combustíveis na pista.
Em breve criaremos um manual deste assunto.
2. Premissas
2.1 Integração Seller Web com Smart POS
Para que a Integração da retaguarda com o Smart POS sem PDV funcione corretamente, será necessário possuir um dos Smart POS homologado de acordo com a sua retaguarda.
Verifique no manual: Integração Smart POS
Está disponível apenas para os Empórios: Bandeira Branca, CBE, PIT STOP e Zé Express. Não funciona em pista pois não é possível se comunicar com concentrador.
Antes de realizar os cadastros a abaixo é necessário configurar os módulos e parâmetros na Intranet.
3. Cadastro de Periférico
Após as configurações de parâmetros e módulos, para que a integração entre retaguarda e Smart POS, é necessário efetuar o cadastro de periférico. Para isso, acessar no retaguarda o menu CADASTRO -> ESTABELECIMENTO -> PERIFÉRICOS:
- Para incluir um novo Periférico:
- Clique na na aba Periférico ();
- Clique em Incluir no menu lateral direito (), para preenchimento das informações necessárias;
- Descrição: Nome do equipamento (descrição livre);
- Tipo de Equipamento: Selecionar “SMART POS”;
- Equipamento: Selecionar “SMART POS”;
- Porta de Comunicação: Número da porta para comunicação com a estação PDV local (alinhar com Time do PDV a sequência), se tiver mais de um SMART deve-se aplicar a próxima numeração em sequência (9000, 9001, 9002..);
- Número de Série: Informar o número de série contido na etiqueta do Equipamento; SMART;
- Código de Ativação: Este campo se refere a ativação do "Stonecode do Cliente" para que o SMART seja integrado com a Plataforma Stone. O Estabelecimento deve obter este código via plataforma da Stone - http://partnerhub.stone.com.br;
- Clique em Salvar no menu lateral direito ().
4. Cadastro de Máquina
Para concluir o processo de integração também se faz necessário realizar o cadastro de maquina na retaguarda para que seja recebido pelo PDV e depois enviadas ao Smart POS, é necessário efetuar o cadastro de maquina. Para isso, acessar no retaguarda Seller o menu CADASTRO -> ESTABELECIMENTO -> MÁQUINA:
- Para incluir um nova Máquina:
- Clique em Incluir no menu lateral direito (), para preenchimento das informações necessárias;
- 1) Nome e descrição:
- Nome = número de série do Smart POS.
- Descrição = campo livre. Serve apenas para identificação do dispositivo.
- 2) ABA - DETALHES ()
- Itens: Selecione "Integração Smart POS" e "É PDV", caso seja necessário pode selecionar os demais itens;
- Almoxarifado: Selecione o tipo de almoxarifado conforme a utilização do Estabelecimento;
- 3) ABA - PERIFÉRICOS ()
- Insira uma impressora SAT/NFC-e. O campo Número de série da impressora será a utilizada nos cupons deste Smart pos sem pdv.
- Insira um Tipo equipamento = SMART POS.
- Equipamento Smart = selecione o smart pos cadastrado em periféricos e que o número de série seja igual ao configurado no campo Nome desta máquina.
- Equipamento Smart = selecione o smart pos cadastrado em periféricos e que o número de série seja igual ao configurado no campo Nome desta máquina.
- 4) ABA - SMART POS ()
Primeiro é necessário selecionar o Perfil de Uso:
É necessário liberação de módulo na Intranet LZT chamado = Smart POS. Este módulo servirá para liberar os dois Perfis de Uso.
Cada perfil muda consideravelmente o leiaute do Smart POS e desta forma é indicado para propósitos diferentes e possuem requisitos diferentes para a sua utilização.
Os dois perfis possuem alguns campos, parâmetros e funcionalizes iguais, contudo há campos e funcionalidades que só existem em um perfil e não existem no outro.
- Smart POS: Orientado para estabelecimentos que possuem funcionários no local e querem um PDV Móvel, pois necessita que o operador realize as operações ou ações no app.
- Opções: Os campos de configuração para este perfil são:
Habilitar Abrir/Fechar Turno Automaticamente + Seleção do Responsável (indicado na aba Configuração PDV);
Habilitar a validação de estoque ao lançar o item no carrinho;
Habilitar o lançamento de produtos;
Os campos: Habilita forma de pagamento, não são para o Smart POS em Nuvem, são para O Smart POS vinculado ao PDV.
(NOTA: Caso não seja selecionado nenhuma forma de pagamento, os pagamentos serão feitos somente com Cartão de Débito e Crédito, nativos do próprios do Smart POS.):
Dinheiro
QR Linx
Voucher
- Nota a prazo
Para configurar as formas de pagamento que aparecem no Smart POS em Nuvem: acesso o menu: Cadastro > Financeiro > Formas de Pagamento.
QRLinx ainda não é operacional em Perfil do Smart POS em nuvem.
- Opções: Os campos de configuração para este perfil são:
- Smart POS SelfChekout: Como o a descrição já indica, este perfil é direcionado para lojas autônomas, onde o aplicativo irá mudar o seu leiaute para ser o mais simples possível e ir orientando o usuário a realizar a sua compra de forma autônoma.
- Opções: Os campos de configuração para este perfil são:
Habilitar Abrir/Fechar Turno Automaticamente + Seleção do Responsável (indicado na aba Configuração PDV);
Habilitar o lançamento de produtos;
Os campos: Habilita forma de pagamento, não são para o Smart POS em Nuvem, são para O Smart POS vinculado ao PDV.
(NOTA: Caso não seja selecionado nenhuma forma de pagamento, os pagamentos serão feitos somente com Cartão de Débito e Crédito, nativos do próprios do Smart POS.):
Dinheiro
QR Linx
Voucher
- Nota a prazo
Para configurar as formas de pagamento que aparecem no Smart POS em Nuvem: acesso o menu: Cadastro > Financeiro > Formas de Pagamento.
QRLinx ainda não é operacional em Perfil do Smart POS em nuvem.
- Imagens:
- Seleção de Imagens: É possível adicionar algumas imagens que o Smart POS irá mostrar no app em determinados momentos em formato carrosel, por exemplo, quando ele estiver em modo de descanso entre outros. A ideia dessa funcionalidade é que estabelecimento possa fazer marketing, mostrar o logo da empresa, mostrar promoções da semana entre outros. É possível colocar imagens nos formatos: PNG, JPG, GIF de no máximo 1mb de tamanho
- Tempo de Exibição (segundo): tempo que cada imagem ficará aparecendo no app até puldar para próxima.
- Opções: Os campos de configuração para este perfil são:
- Smart POS: Orientado para estabelecimentos que possuem funcionários no local e querem um PDV Móvel, pois necessita que o operador realize as operações ou ações no app.
- 1) Nome e descrição:
- Clique em Incluir no menu lateral direito (), para preenchimento das informações necessárias;
4. Permissões de Perfil de acesso
Para os usuários do estabelecimento desenvolvemos uma nova permissão: "Essa permissão é a: Permite Cancelar venda". Ele fica no menu: Cadastros > Sistema > Perfil de Acesso > aba Smart POS. Essa permissão é a: Permite Cancelar venda.
Só funciona para o perfil de uso do Smart POS = SelfChekout.