O que é o Conciliador Bancário?
O Conciliador Bancário verifica e concilia os dados financeiros da empresa com o extrato bancário, garantindo saldos consistentes e melhor controle financeiro, facilitando o gerenciamento de contas com informações mais precisas para decisões estratégicas.
Acesse Adm./Financeiro > Tesouraria e, em seguida, selecione "Conciliador Bancário" para ter acesso a várias funcionalidades, como:
- Importação de extratos (OFX)
- Conciliação automática com o ERP
- Conciliação de faturas abertas e pagas, e de transferências entre contas
- Sugestão de lançamentos do ERP semelhantes ao extratoe status da fatura.
- Baixa automática de faturas
- Lançamento rápido de faturas e transferências
- Configuração de regras para lançamentos recorrentes
- Relatório de extrato no ERP
▶️ Aperte o play e confira!
Permissões de Acesso
Para acessar a rotina do Conciliador Bancário, é necessário habilitar previamente as permissões de acesso. Primeiro, acesse: Empresa > Segurança > Configurar usuários > Grupo Tesouraria > ative o parâmetro "Conciliação Bancária".
No mesmo caminho citado acima, localize o grupo "Conciliador" > em "Permissões Gerais do Grupo Conciliador > ative o parâmetro "Acesso ao Conciliador".
Parâmetro de permissão de acesso ao Conciliador Bancário
Parâmetro de permissão de acesso ao Conciliador Bancário
Para dúvidas de como acessar e configurar as permissões de usuário, clique aqui.
Configurações
Antes de iniciar a conciliação bancária, é necessário realizar algumas configurações no sistema, como o Cadastro de Regras e a Configuração/Vinculação da Conta Contábil.
Seguindo essas etapas, o sistema estará configurado para otimizar a conciliação bancária e a contabilidade da empresa.
Cadastro de Regras
É importante destacar que o sistema possui diferentes tipos de regras:
- Regras padrões: São regras padrões do sistema, aplicadas automaticamente a todos os usuários do Conciliador Bancário.
- Regras específicas para a conciliação de pagamentos com cartões: Para mais informações, confira o tópico "Conciliação de Faturas de Cartão" neste mesmo manual.
- Regras personalizadas: Permitem cadastrar regras de acordo com suas necessidades. Essas regras podem ser configuradas para filtrar transações ou executar ações específicas dentro do sistema, por exemplo.
Portanto, o Cadastro de Regras é uma ferramenta que automatiza o processo de conciliação bancária, permitindo a personalização das validações para garantir a correspondência entre o extrato bancário e o Microvix.
O cadastro de regras personalizadas está disponível somente no conciliador bancário.
Dessa forma, no primeiro acesso, será necessário cadastrar uma nova regra personalizada.
Configuração/Vinculação da Conta Contábil
Além disso, para a conciliação automática é indispensável que a conta bancária esteja previamente cadastrada no Plano de Contas. Ou seja, quando a configuração do Plano de Contas está ativada, o sistema faz a conciliação automaticamente, vinculando os valores de contas a receber e contas a pagar de forma automática, sem necessidade de intervenção manual.
A criação da conta bancária no plano de contas pode ser feita através da configurações do Conciliador Bancário acessando Menu > Adm./Financeiro > Gestão Financeira > aba "Configurações" > sub-aba "Conciliador Bancário".
O acesso ao Plano de Contas também está disponível em Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Plano de Contas.
Caso não tenha uma conta contábil cadastrada para a conta bancária em questão, realize o cadastro da mesma e depois disso basta acessá-la na tela inicial do conciliador através da identificação cadastrada.
A conta bancária deverá ter a mesma identificação do extrato bancário que for importado no conciliador, a fim de facilitar a identificação.
Configurar e Vincular Conta Contábil
Com uma conta cadastrada no sistema, o próximo passo é realizar a configuração e vinculação de uma Conta Contábil.
Acessando a Rotina
Ao acessar Menu > Adm./Financeiro > Gestão Financeira > Conciliador Bancário, a tela inicial da rotina exibirá as contas bancárias cadastradas, sendo possível filtrar por empresa ou pela conta bancária desejada.
Selecione a conta bancária desejada no campo "EMPRESA".
Este campo permite selecionar uma empresa específica. Com base nessa escolha, o sistema exibirá as contas bancárias cadastradas no plano de contas dessa empresa. Portando, ao selecionar uma empresa, o sistema filtra e exibe apenas as contas bancárias vinculadas a ela.
O próximo passo é importar o extrato bancário.
Importação do Extrato Bancário
Primeiro, para baixar o extrato bancário, basta acessar sua conta corrente no Internet Banking e fazer o download no formato OFX.
Dica
Importação Automática - Conta Digital
Com a Conta Digital Integrada, não é preciso importar o extrato manualmente, pois o sistema realiza essa tarefa automaticamente por meio da integração com o banco.
Após importar o arquivo OFX, o sistema realizará o processamento das informações e em seguida apresentará a tela de conciliação:
O sistema, por padrão, já listará automaticamente os lançamentos de todas as empresas vinculadas ao banco selecionado. Dessa forma, será possível visualizar todas as movimentações relacionadas ao banco escolhido, independentemente da empresa.
E para visualizar rapidamente a evolução da conciliação bancária, tanto no contexto geral quanto em períodos específicos, a tela exibe as seguintes informações:
Percentual da conta (% da conciliação geral): Exibe a porcentagem total de conciliações realizadas para a conta bancária em relação a todas as conciliações registradas no sistema.
Percentual do período: Exibe a porcentagem das conciliações realizadas apenas no período selecionado. Ou seja, esse valor reflete a performance da conciliação dentro do intervalo de tempo escolhido.
- Data da última importação.
Status "Em Processamento"
Em alguns casos, ao acessar o Conciliador Bancário e importar um extrato, o sistema exibirá o status "Em Processamento". Ou seja, enquanto o processamento está em andamento não será possível realizar nenhuma ação nas transações.
Nesta situação, é necessário aguardar a conclusão do processamento para prosseguir.
Tela de Conciliação: grupo "Extrato Bancário"
No grupo Extrato Bancário, é possível importar extratos, gerar relatórios, definir o período de visualização e filtrar lançamentos por situação. A página exibe o saldo inicial, entradas e saídas de valores, e calcula o saldo final, assim como o número de lançamentos no período e a situação (conciliado ou não).
Essas funcionalidades facilitam a gestão e conciliação financeira.
Tela de Conciliação: grupo "Lançamentos do Sistema"
O grupo "Lançamentos do Sistema" exibe registros financeiros criados no ERP Microvix, como faturas, pagamentos e transferências, usados para conciliação com o extrato bancário. Eles representam transações realizadas pela empresa e são usados para conciliação com o extrato bancário.
É possível filtrar lançamentos por vários critérios e visualizar informações:
- Empresa(s)
- Cliente/Fornecedor;
- Período;
- Filtrar por data (A Opção de seleção de data é visível somente após informar se a data considerada será de Vencimento, Emissão ou Baixa);
- Valor Mínimo e Máximo;
- Documento ( Se houver mais de um, podem ser separados por vírgula);
- Situação;
- Forma de Pagamento;
- Tipo de Cartão (Para que seja possível selecionar a opção entre Débito e Crédito é necessário aplicar a Forma de Pagamento a opção de cartão);
- NSU ( Se houver mais de um, podem ser separados por vírgula);
- Código(s) Autorização ( Se houver mais de um, podem ser separados por vírgula);
- Tipo;
- Tipo de lançamento da fatura
- Fatura(s);
- Status;
- Bandeira;
- Lançamentos;
Os campos Documento (NF), Fatura e Lançamento permitem mais que um valor, então separe por vírgula. Ao filtrar por esses campos os demais são desconsiderados.
Consulte aqui a explicação completa sobre os campos e funcionalidades da página de Conciliação:
- Conta Bancária: Neste campo, será possível selecionar a conta bancária desejada, sendo permitido selecionar apenas uma conta bancária por vez (somente serão exibidas as contas bancárias configuradas como "Sim" em Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Plano de Contas > clique em editar > clique na aba Financeiro > selecione a Conta Fluxo e a Conta Bancária como "Sim").
- Empresa: Neste campo, por padrão, estarão selecionadas todas as empresas vinculadas ao banco escolhido e que estão com acesso permitido para o usuário logado (informado em Empresa > Segurança > Permissão de Usuário).
- Caso queira visualizar os lançamentos de apenas algumas empresas, poderá remover manualmente as seleções conforme necessário.
- Campos informativos:
- Conciliado: Será exibido o percentual de dados do extrato bancário que estão com a situação "Conciliado".
- Último Lanç. Importado: Este campo informa a data do último extrato bancário importado.
- Ícone ocultar: No canto superior esquerdo da tela, clicando no ícone de olho poderá ocultar os seguintes dados: Saldo Inicial, Entrada, Saída, Saldo Final e Número da Conta. Os valores das colunas (valor, desconto, multa, juros, tarifa de cartão, e total) permanecem visíveis nas tabelas de extrato e lançamentos.
- Excluir: Na tabela "Extrato" e na tabela "Lançamentos", é possível selecionar e excluir apenas itens que não estiverem conciliados.
- Alterar: Ao clicar neste botão, poderá alterar uma conciliação.
- Desconciliar: Na página de conciliação, basta selecionar um lançamento com o status "Conciliado" e clicar em "Desconciliar" disponível no rodapé da página.
- Confira mais detalhes no tópico abaixo "Desconciliação".
- Conciliar: Esta opção estará disponível apenas quando forem listadas sugestões de conciliação.
- Exportar: Para exportar as informações do Extrato Bancário e Lançamento Sistema conforme exibidas na tela, clique neste botão e escolha a opção desejada. Após, clique novamente em "Exportar".
- Novo(a): Clicando neste botão poderá realizar o lançamento manual de faturas a receber ou a pagar, lançamento contábil ou transferências.
Existe ainda a opção "Replicar", que permite sincronizar automaticamente os filtros de data entre os grupos de Extrato e Lançamentos, facilitando a aplicação rápida de filtros, evitando a necessidade de ajustar manualmente os períodos em cada um dos grupos. Assim, ambos os grupos exibem as informações referentes ao mesmo período.
Essa ação poderá ser feita para replicar o período do:
- Grupo Extrato para o grupo Lançamentos;
- Grupo Lançamentos para o grupo Extrato.
Dica
Ao clicar em um lançamento que já foi conciliado, na tabela de Lançamentos, o sistema localiza automaticamente o item correspondente na tabela de Extrato, mesmo que ele esteja fora do período atualmente filtrado. Isso permite visualizar rapidamente as duas partes da conciliação, facilitando a conferência de dados, especialmente quando os lançamentos e os extratos possuem datas diferentes.
Desconciliação
A desconciliação bancária é o processo de desfazer a conciliação de uma transação para corrigir erros ou inconsistências, como valores errados ou lançamentos duplicados, por exemplo.
Na página de conciliação, basta selecionar um lançamento com o status "Conciliado" e clicar em "Desconciliar" disponível no canto inferior direito da tela.
Antes de realizar uma desconciliação, certifique-se de avaliar os impactos descritos abaixo.