O que é o Conciliador Bancário? 

O Conciliador Bancário verifica e concilia os dados financeiros da empresa com o extrato bancário, garantindo saldos consistentes e melhor controle financeiro, facilitando o gerenciamento de contas com informações mais precisas para decisões estratégicas.

Acesse Adm./Financeiro > Tesouraria e, em seguida, selecione "Conciliador Bancário" para ter acesso a várias funcionalidades, como:

  • Importação de extratos (OFX)
  • Conciliação automática com o ERP
  • Conciliação de faturas abertas e pagas, e de transferências entre contas
  • Sugestão de lançamentos do ERP semelhantes ao extratoe status da fatura. 
  • Baixa automática de faturas
  • Lançamento rápido de faturas e transferências
  • Configuração de regras para lançamentos recorrentes
  • Relatório de extrato no ERP

▶️ Aperte o play e confira!


Permissões de Acesso

Para acessar a rotina do Conciliador Bancário, é necessário habilitar previamente as permissões de acesso. Primeiro, acesse: Empresa > Segurança > Configurar usuários > Grupo Tesouraria > ative o parâmetro "Conciliação Bancária".

No mesmo caminho citado acima, localize o grupo "Conciliador" > em "Permissões Gerais do Grupo Conciliador > ative o parâmetro "Acesso ao Conciliador".


Parâmetro de permissão de acesso ao Conciliador Bancário



Parâmetro de permissão de acesso ao Conciliador Bancário


(informação) Para dúvidas de como acessar e configurar as permissões de usuário, clique aqui.

Configurações 

Antes de iniciar a conciliação bancária, é necessário realizar algumas configurações no sistema, como o Cadastro de Regras e a Configuração/Vinculação da Conta Contábil.

Seguindo essas etapas, o sistema estará configurado para otimizar a conciliação bancária e a contabilidade da empresa.

Cadastro de Regras 

É importante destacar que o sistema possui diferentes tipos de regras:

  1. Regras padrões: São regras padrões do sistema, aplicadas automaticamente a todos os usuários do Conciliador Bancário.
  2. Regras específicas para a conciliação de pagamentos com cartões: Para mais informações, confira o tópico "Conciliação de Faturas de Cartão" neste mesmo manual.
  3. Regras personalizadas: Permitem cadastrar regras de acordo com suas necessidades. Essas regras podem ser configuradas para filtrar transações ou executar ações específicas dentro do sistema, por exemplo.

Portanto, o Cadastro de Regras é uma ferramenta que automatiza o processo de conciliação bancária, permitindo a personalização das validações para garantir a correspondência entre o extrato bancário e o Microvix.

(informação) O cadastro de regras personalizadas está disponível somente no conciliador bancário.

Dessa forma, no primeiro acesso, será necessário cadastrar uma nova regra personalizada.

O Cadastro de Regras pode ser feito através da tela do conciliador bancário, clicando no ícone de configurações, como na imagem a seguir: 


Após, na aba lateral "Conciliador Bancário", selecione a opção "Cadastro de Regras", conforme a imagem abaixo: 


Na aba "Nova Regra", será possível inserir as informações referente a aplicação da regra, ou seja, o que será necessário para que o lançamento se encaixe naquela regra e as informações necessárias para realizar a contabilização da fatura gerada. 

A página apresentará os seguintes campos:

  • Nome da Regra: Identificação da regra, facilitando sua organização e busca.
  • Tipo de Regra: Refere-se à categoria ou finalidade da regra dentro do sistema. Ele define o propósito da regra e como ela será aplicada no processo de conciliação, por exemplo, se a regra irá se aplicar apenas para lançamento de faturas a pagar ou será uma conciliação de vendas a cartão.
  • Empresa(s): Este campo define para quais empresas cadastradas a regra será aplicada.
  • Conta(s): Especifica quais contas serão vinculadas à regra.
    • No campo "Conta(s)", serão listadas todas as contas exibidas na tela inicial da conciliação bancária, abrangendo as empresas selecionadas no campo anterior. É possível selecionar uma ou mais contas para vincular à regra. Abaixo desse campo, um grupo de campos será exibido conforme o Tipo de Regra escolhido, mas apenas para os tipos "1 - Lançamento de Faturas a Pagar" e "1 - Lançamento de Faturas a Receber". Esse grupo inclui:

      • Se no extrato conter: Campo obrigatório que identifica a descrição no extrato bancário. Não podem existir regras com a mesma descrição.

      • Valor Mínimo: Define o valor mínimo do lançamento para aplicação da regra.
      • Valor Máximo: Define o valor máximo do lançamento para aplicação da regra.

(aviso) Se os campos de valor mínimo ou máximo não forem preenchidos, esses critérios não serão considerados no filtro.



(informação) A cada importação de arquivo bancário, o sistema valida o extrato e busca no Microvix faturas que atendam às regras cadastradas. Se não houver correspondência, uma nova fatura será criada com os dados configurados no grupo "Gerar fatura com os seguintes dados", incluindo data e valor do extrato. Após isso, o lançamento será conciliado e baixado. Os lançamentos contábeis seguirão o histórico contábil cadastrado.

Na aba "Regras Cadastradas", será exibida uma listagem apresentando todas as regras cadastradas, com as opções de: Editar ou Excluir uma Regra.


Listagem de Regras Cadastradas


Configuração/Vinculação da Conta Contábil

Além disso, para a conciliação automática é indispensável que a conta bancária esteja previamente cadastrada no Plano de Contas. Ou seja, quando a configuração do Plano de Contas está ativada, o sistema faz a conciliação automaticamente, vinculando os valores de contas a receber e contas a pagar de forma automática, sem necessidade de intervenção manual.

A criação da conta bancária no plano de contas pode ser feita através da configurações do Conciliador Bancário acessando Menu > Adm./Financeiro > Gestão Financeira > aba "Configurações" > sub-aba "Conciliador Bancário".

O acesso ao Plano de Contas também está disponível em Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Plano de Contas.


Caso não tenha uma conta contábil cadastrada para a conta bancária em questão, realize o cadastro da mesma e depois disso basta acessá-la na tela inicial do conciliador através da identificação cadastrada. 

(informação) A conta bancária deverá ter a mesma identificação do extrato bancário que for importado no conciliador, a fim de facilitar a identificação.


Configurar e Vincular Conta Contábil 

Com uma conta cadastrada no sistema, o próximo passo é realizar a configuração e vinculação de uma Conta Contábil

Primeiro, na aba do Conciliador Bancário, clique no ícone de configurações localizado no canto superior direito da tela. Na tela seguinte de configurações, na aba lateral "Conciliador Bancário", clique em "Acessar Plano de Contas":



Em seguida, na coluna "Ativo" ou "Passivo", clique no ícone de + para abrir a tela de Cadastro de Plano de Contas. Informe todos os dados necessários em todas as abas (dados iniciais, dados financeiros, saldo inicial e conciliação bancária) e clique em "salvar".


Na aba de "Dados Financeiros" selecione "SIM" para Conta Fluxo Caixa e "SIM" para Conta Bancária. Somente após configurar a conta como conta bancária, é que a mesma será apresentada no conciliador bancário.


 Na aba Conciliação Bancária, poderá definir para sobrescrever a data baixa da fatura e também definir a conciliação automática do contas a receber a pagar.

  • Sobrescrever Data de Baixa da Fatura:

    • Ativada: Altera a data de baixa das faturas já baixadas para a data do extrato bancário.
    • Desativada: Mantém a data de baixa original. Para faturas em aberto, sempre será usada a data do extrato.
  • Conciliação Automática do Contas a Receber:

    • Desativada: A conciliação automática do contas a receber será interrompida.
  • Conciliação Automática do Contas a Pagar:

    • Desativada: A conciliação automática do contas a pagar será interrompida.
  • Sincronizar Automaticamente com o Conciliador de Cartões:

    • Ativada: Faturas baixadas pelo conciliador de cartões serão conciliadas automaticamente.
    • Desativada: Não haverá sincronização entre o conciliador de cartões e o conciliador bancário.
  • Desvincular Conta Corrente da Conta Contábil: Ao desvincular, as importações de extrato bancário não estarão mais ligadas à conta contábil, portanto será necessário realizar um novo vínculo.


Acessando a Rotina

Ao acessar Menu > Adm./Financeiro > Gestão Financeira > Conciliador Bancário, a tela inicial da rotina exibirá as contas bancárias cadastradas, sendo possível filtrar por empresa ou pela conta bancária desejada.



Selecione a conta bancária desejada no campo "EMPRESA".

Este campo permite selecionar uma empresa específica. Com base nessa escolha, o sistema exibirá as contas bancárias cadastradas no plano de contas dessa empresa. Portando, ao selecionar uma empresa, o sistema filtra e exibe apenas as contas bancárias vinculadas a ela.

O próximo passo é importar o extrato bancário.

Importação do Extrato Bancário

Primeiro, para baixar o extrato bancário, basta acessar sua conta corrente no Internet Banking e fazer o download no formato OFX.

Para incluir o extrato bancário no Conciliador Bancário, selecione a conta bancária desejada e clique em "Importar Extrato" na coluna de extrato bancário, conforme ilustrado abaixo.


Detalhe do botão para importar o extrato


Arraste o arquivo diretamente para a área de importação ou selecione o arquivo desejado, e clique em "Importar". 

Após, o extrato será apresentado na tela do Conciliador Bancário.




Dica

Importação Automática - Conta Digital

Com a Conta Digital Integrada, não é preciso importar o extrato manualmente, pois o sistema realiza essa tarefa automaticamente por meio da integração com o banco.

Para realizar a sincronização da Conta Digital com o Conciliador Bancário, é necessário clicar no botão "Sincronizar Conta Digital", disponível para clientes com Stone Banking contratado.

Ao clicar no botão, como indica a imagem abaixo, o sistema fará a sincronização e importação automática do extrato, sem a necessidade de upload manual. Ou seja, a sincronização ocorre imediatamente.

Após importar o arquivo OFX, o sistema realizará o processamento das informações e em seguida apresentará a tela de conciliação:


O sistema, por padrão, já listará automaticamente os lançamentos de todas as empresas vinculadas ao banco selecionado. Dessa forma, será possível visualizar todas as movimentações relacionadas ao banco escolhido, independentemente da empresa.

E para visualizar rapidamente a evolução da conciliação bancária, tanto no contexto geral quanto em períodos específicos, a tela exibe as seguintes informações:

  • Percentual da conta (% da conciliação geral): Exibe a porcentagem total de conciliações realizadas para a conta bancária em relação a todas as conciliações registradas no sistema.

  • Percentual do período: Exibe a porcentagem das conciliações realizadas apenas no período selecionado. Ou seja, esse valor reflete a performance da conciliação dentro do intervalo de tempo escolhido.

  • Data da última importação.


Status "Em Processamento"

Em alguns casos, ao acessar o Conciliador Bancário e importar um extrato, o sistema exibirá o status "Em Processamento". Ou seja, enquanto o processamento está em andamento não será possível realizar nenhuma ação nas transações.

Nesta situação, é necessário aguardar a conclusão do processamento para prosseguir.



Exemplo do Processamento de Transações

Tela de Conciliação: grupo "Extrato Bancário"

No grupo Extrato Bancário, é possível importar extratos, gerar relatórios, definir o período de visualização e filtrar lançamentos por situação. A página exibe o saldo inicial, entradas e saídas de valores, e calcula o saldo final, assim como o número de lançamentos no período e a situação (conciliado ou não).

Essas funcionalidades facilitam a gestão e conciliação financeira.

Tela de Conciliação: grupo "Lançamentos do Sistema"

O grupo "Lançamentos do Sistema" exibe registros financeiros criados no ERP Microvix, como faturas, pagamentos e transferências, usados para conciliação com o extrato bancário. Eles representam transações realizadas pela empresa e são usados para conciliação com o extrato bancário.
É possível filtrar lançamentos por vários critérios e visualizar informações: 

  • Empresa(s)
  • Cliente/Fornecedor;
  • Período;
  • Filtrar por data (A Opção de seleção de data é visível somente após informar se a data considerada será de Vencimento, Emissão ou Baixa);
  • Valor Mínimo e Máximo;
  • Documento ( Se houver mais de um, podem ser separados por vírgula);
  • Situação;
  • Forma de Pagamento;
  • Tipo de Cartão (Para que seja possível selecionar a opção entre Débito e Crédito é necessário aplicar a Forma de Pagamento a opção de cartão);
  • NSU  ( Se houver mais de um, podem ser separados por vírgula);
  • Código(s) Autorização ( Se houver mais de um, podem ser separados por vírgula);
  • Tipo;
  • Tipo de lançamento da fatura 
  • Fatura(s); 
  • Status;
  • Bandeira;
  • Lançamentos;

Os campos Documento (NF), Fatura e Lançamento permitem mais que um valor, então separe por vírgula. Ao filtrar por esses campos os demais são desconsiderados.

Consulte aqui a explicação completa sobre os campos e funcionalidades da página de Conciliação:

  • Conta Bancária: Neste campo, será possível selecionar a conta bancária desejada, sendo permitido selecionar apenas uma conta bancária por vez (somente serão exibidas as contas bancárias configuradas como "Sim" em Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Plano de Contas > clique em editar > clique na aba Financeiro > selecione a Conta Fluxo e a Conta Bancária como "Sim").
  • Empresa: Neste campo, por padrão, estarão selecionadas todas as empresas vinculadas ao banco escolhido e que estão com acesso permitido para o usuário logado (informado em Empresa > Segurança > Permissão de Usuário).
    • Caso queira visualizar os lançamentos de apenas algumas empresas, poderá remover manualmente as seleções conforme necessário.
  • Campos informativos:
    • Conciliado: Será exibido o percentual de dados do extrato bancário que estão com a situação "Conciliado".
    • Último Lanç. Importado: Este campo informa a data do último extrato bancário importado.
  • Ícone ocultar: No canto superior esquerdo da tela, clicando no ícone de olho  poderá ocultar os seguintes dados: Saldo Inicial, Entrada, Saída, Saldo Final e Número da Conta. Os valores das colunas (valor, desconto, multa, juros, tarifa de cartão, e total) permanecem visíveis nas tabelas de extrato e lançamentos.
  • Excluir: Na tabela "Extrato" e na tabela "Lançamentos", é possível selecionar e excluir apenas itens que não estiverem conciliados.
  • Alterar: Ao clicar neste botão, poderá alterar uma conciliação.
  • Desconciliar: Na página de conciliação, basta selecionar um lançamento com o status "Conciliado" e clicar em "Desconciliar" disponível no rodapé da página.
    • Confira mais detalhes no tópico abaixo "Desconciliação". 
  • Conciliar: Esta opção estará disponível apenas quando forem listadas sugestões de conciliação.
  • Exportar: Para exportar as informações do Extrato Bancário e Lançamento Sistema conforme exibidas na tela, clique neste botão e escolha a opção desejada. Após, clique novamente em "Exportar".
  • Novo(a): Clicando neste botão poderá realizar o lançamento manual de faturas a receber ou a pagar, lançamento contábil ou transferências.

Existe ainda a opção "Replicar", que permite sincronizar automaticamente os filtros de data entre os grupos de Extrato e Lançamentos, facilitando a aplicação rápida de filtros, evitando a necessidade de ajustar manualmente os períodos em cada um dos grupos. Assim, ambos os grupos exibem as informações referentes ao mesmo período.

Essa ação poderá ser feita para replicar o período do:

  • Grupo Extrato para o grupo Lançamentos;
  • Grupo Lançamentos para o grupo Extrato.

Dica

Ao clicar em um lançamento que já foi conciliado, na tabela de Lançamentos, o sistema localiza automaticamente o item correspondente na tabela de Extrato, mesmo que ele esteja fora do período atualmente filtrado. Isso permite visualizar rapidamente as duas partes da conciliação, facilitando a conferência de dados, especialmente quando os lançamentos e os extratos possuem datas diferentes. 

Desconciliação

A desconciliação bancária é o processo de desfazer a conciliação de uma transação para corrigir erros ou inconsistências, como valores errados ou lançamentos duplicados, por exemplo.

Na página de conciliação, basta selecionar um lançamento com o status "Conciliado" e clicar em "Desconciliar" disponível no canto inferior direito da tela.

(informação) Antes de realizar uma desconciliação, certifique-se de avaliar os impactos descritos abaixo.

  1. As conciliações gerarão um lançamento contábil e só poderão ser desfeitas se não estiverem no período de proteção contábil (configurável em: Empresa > Parâmetros Globais > Contabilidade, item "Proteção de lançamentos contábeis").
  2. Faturas baixadas pelo ERP e conciliadas no Conciliador Bancário não terão seu status alterado caso sejam desconciliadas. No entanto, se uma fatura for baixada diretamente no Conciliador Bancário, conciliada e depois desconciliada, ela retornará ao status "em aberto" e será gerado um lançamento de estorno. Além disso, faturas conciliadas com modificações de data ou valor retornarão ao status inicial quando desconciliadas.
  3. Para transferências criadas no Conciliador Bancário, a desconciliação excluirá o lançamento contábil associado. Se a transferência faz parte de uma transação entre duas contas no Conciliador e ambas estão conciliadas, ao desconciliar uma delas, o sistema exibirá um alerta para confirmar a ação.



Alerta exibido na tela


Ao selecionar a opção "Sim," a desconciliação será aplicada em ambas as contas, e os lançamentos serão excluídos.


Regras exclusivas para estorno de faturas 

As faturas que foram conciliadas e baixadas pelo conciliador só podem ser estornadas por usuários com a permissão "Conciliação Bancária". Após o estorno, o lançamento do extrato ficará com o status "Não conciliado", e o lançamento contábil também será desfeito.

Para que uma fatura estornada volte ao status "Conciliada", é necessário acessar novamente a rotina e realizar o vínculo com o lançamento correspondente. No caso de faturas lançadas diretamente no Conciliador, ao desconcilia-las, elas serão excluídas.

Para faturas conciliadas em lote, o estorno não será permitido. Para realizar o estorno, primeiro deverá desconciliar as faturas em questão.

Regras exclusivas para exclusão de transferência

As transferências podem ser excluídas livremente. Ao fazer isso, o lançamento correspondente será desconciliado e os lançamentos contábeis também serão removidos. Para realizar essa ação, a permissão "Conciliação Bancária" deve estar ativada.


Conciliação Automática

A Conciliação Automática é o processo em que o sistema compara automaticamente as transações do extrato bancário com os registros no ERP, ajustando e registrando as baixas e transferências sem intervenção manual.

Requisitos e Configurações Iniciais para a Conciliação Automática

Na conciliação bancária, o sistema busca faturas/lançamentos no Microvix e os compara com o extrato bancário, seguindo estas regras:

  • Deve haver apenas um lançamento correspondente ao extrato. Se houver mais de um, a conciliação não será feita automaticamente.
  • Não pode haver fatura e transferência com o mesmo valor para a conciliação automática.
  • Faturas em aberto: valor e data de vencimento iguais ao do extrato.
  • Faturas baixadas: valor pago e data de pagamento iguais ao do extrato.
  • Transferências: data de emissão e valor iguais ao do extrato.

Se não encontrar correspondência, o sistema tentará aplicar as regras do usuário. Se não houver regras ou não houver correspondência, ele sugerirá faturas/transferências para conciliação manual.

Período de Proteção Contábil

Se o extrato importar lançamentos dentro do período de Proteção Contábil, a conciliação será bloqueada, e um alerta será exibido. 

Neste caso, será necessário criar uma nova fatura ou ajustar a data de proteção.


Alerta de proteção de lançamento contábil

Conciliação de Faturas de Cartão

Além disso, para facilitar a conciliação das faturas de cartão, o sistema permite a ativação da sincronização com o módulo Conciliador de Cartões. Quando essa funcionalidade está ativa, o sistema realiza a conciliação automaticamente, ou seja, ele compara os valores registrados no extrato bancário com as faturas geradas no sistema para identificar correspondências e associá-las corretamente.

Com o módulo Conciliador de Cartões, o sistema realiza a soma o valor de todas as faturas que atendem aos critérios de correspondência. Portanto, se a soma das faturas for igual ao valor registrado no extrato, e as demais regras forem compatíveis, a conciliação automática é realizada. Isso significa que uma única entrada no extrato pode ser conciliada com múltiplas faturas, desde que juntas representem exatamente o mesmo valor.

(aviso) Este recurso é válido apenas para clientes que possuem o módulo de Conciliador de Cartões contratado.

Entenda melhor sobre as regras do Conciliador de Cartões:

O sistema considera as seguintes regras para a conciliação automática: 

  • Bandeira de Cartão: Faturas de contas a receber com a mesma bandeira de cartão. 
    • No extrato bancário, caso exista alguma abreviação ou variação de nomenclatura da bandeira do cartão, as transações somente serão identificadas pelo sistema seguindo a regra:
      • "MAST", "MASTER" ou "MC" como "Mastercard";
      • "EL" como "ELO";
      • "HC" como "Hiper Card";
      • "VS" como "Visa";
      • "AMEX" como "American Express"

Listagem de bandeiras disponíveis para Conciliação de Cartões:

  • BandeiraIndisponivel,
  • Visa,
  • Mastercard,
  • AmericanExpress,
  • VisaVale,
  • Hipercard,
  • Diners,
  • Fininvest,
  • JCB,
  • Aura,
  • Sodexo,
  • Goodcard,
  • Sorocred,
  • Cardban,
  • Policard,
  • Cabal,
  • Ticket,
  • Dacasa,
  • TIPCard,
  • Banescard,
  • OneCard,
  • Banrisul,
  • Banese,
  • Elo,
  • Refeisul,
  • Sicredi,
  • Coopercred,
  • BrasilConvênios,
  • FanCard,
  • Senff,
  • Graalcard,
  • PortalCard,
  • ValeCard,
  • SMC,
  • CredSystemMais,
  • Verocheque,
  • BonusCBA,
  • Sapore,
  • BancredCard,
  • EloVoucher,
  • Planvale,
  • Banquet,
  • Planinvesti,
  • Praticard,
  • Unik,
  • VerdeCard,
  • BRCard,
  • PLENOCard,
  • Redeclass,
  • Basecard,
  • Calcard,
  • Minascred,
  • FlashCard,
  • Simcred,
  • Credipar,
  • Agiplan,
  • AutoExpresso,
  • Zaffari,
  • Gax,
  • Avenida,
  • Qualidade,
  • PersonalCard,
  • CentralCard,
  • GreenCard,
  • Nutricash,
  • GlobalCard,
  • Simers,
  • DMCard,
  • UseCred,
  • BorbaCard,
  • NelyCard,
  • CrediShop,
  • Comprocard,
  • Cobal,
  • Esplanada,
  • Credz,
  • AzulCard,
  • Globocard,
  • Banpara,
  • ForthBrasil,
  • Softway,
  • Tricard,
  • ECXCard,
  • BrasilCard,
  • Credialimentação,
  • Redemed,
  • Nutricard,
  • Discover,
  • Nalin,
  • MoveisCard,
  • GynCard,
  • Giracard,
  • Aceito,
  • Avista,
  • Ciclum,
  • Libercard,
  • Aesp,
  • SuperBeal,
  • BNBClub,
  • Rodobens,
  • Mettacard,
  • CondorCard,
  • ValeMais,
  • VR,
  • QueirozPremium,
  • CPF,
  • NovoCard,
  • SinTram,
  • BigCard,
  • Ascard,
  • Kalicard,
  • Hiper,
  • Private,
  • Sysdata,
  • GoiasCard,
  • Sollus,
  • GrandCard,
  • ControlLife,
  • GoldX,
  • SuedCard,
  • SjCard,
  • ABCCartões,
  • Biq,
  • OboéCard,
  • Redecompras,
  • SodexoHP,
  • Regicred,
  • Credshirmer,
  • GFCard,
  • PagCard,
  • RedeUze,
  • StepCard,
  • KalicardConvenios,
  • Ecopag,
  • Accredito,
  • Biz,
  • LagoaCred,
  • Expansiva,
  • Abrapetite,
  • Credpar,
  • CTFBR,
  • Redecon,
  • FitCard,
  • MaisAceito,
  • TicketLog,
  • Credinova,
  • MaxisCard,
  • VegasCard,
  • UtilCard,
  • PGCard,
  • MGCard,
  • Bracov,
  • LECARD,
  • ParacatuCard,
  • FOX,
  • Vecell,
  • AleloFlexCard,
  • Neus,
  • Starkcard,
  • FacilCard,
  • SafeCard,
  • SouthAmerica,
  • RotaCard,
  • PagSimples,
  • FlexFrota,
  • FleetCard,
  • EpayGift,
  • TecBiz,
  • CooperativaGlobal,
  • WalletItau,
  • AddmealConvenio,
  • AudaxConvenio,
  • AutemcardConvenio,
  • CredtodosPrivate,
  • CroscardConvenio,
  • Drogabella,
  • Flexocard,
  • Kredilig,
  • LivreConvenio,
  • LivrePrivate,
  • ProcardConvenio,
  • ProcardPrivate,
  • RomCard,
  • Simec,
  • Eucard,
  • NGV,
  • Maxxvan,
  • BEN,
  • CabalVoucher,
  • TruckPag,
  • MercadoPago,
  • GoldiCard,
  • CTF,
  • RealCard,
  • BraxCard,
  • ServirCard,
  • AmeDigital,
  • Samsung,
  • Valeshop,
  • TodoCartoes,
  • Amplacard,
  • PicPay,
  • ContaLinx,
  • ConveniosCard,
  • SymacCard,
  • Multimais,
  • RedeFarmes,
  • BANQI,
  • Ifood,
  • Ipiranga,
  • Magalu,
  • Merci,
  • Pagbank,
  • Rappi,
  • SafraPay,
  • SystemFarma,
  • EloBeneficio,
  • PlusFrota,
  • TrioCard,
  • EuroKartensysteme,
  • Supcard,
  • Pix,
  • Festcard,
  • VisaOutros,
  • AleloAlimentação,
  • AleloRefeição,
  • AleloCultura,
  • AleloAuto,
  • VRAlimentação,
  • VRCultura,
  • VRAuto,
  • SodexoPremium,
  • SodexoRefeição,
  • SodexoSaúde,
  • SodexoAlimentação,
  • SodexoCombustível,
  • SodexoGiftPass,
  • TicketAlimentação,
  • TicketCar,
  • TicketConvênio,
  • TicketRestaurante,
  • TicketCultura,
  • TicketPlus,
  • TicketParceiro,
  • BanriCardAlimentação,
  • BanriCardCombustível,
  • BanriCardPresente,
  • GreencardAlimentação,
  • GreencardRefeição,
  • GreencardFrota,
  • BrasilCardConvênio,
  • BrasilCardAlimentação,
  • BrasilCardRefeição,
  • BrasilCardFrota,
  • BoletoLinxPay,
  • CUP,
  • UpPlanvale,
  • BônusCBA,
  • CooperCred,
  • BanparaCard,
  • Bradesco,
  • Banestes,
  • Itaú,
  • Ibicred,
  • Conductor,
  • Santander,
  • BradescoCorresponde,
  • Própria,
  • Caixa,
  • MaxxCard,
  • PagSeguro,
  • Argencard,
  • TicketNación,
  • Lider,
  • Cencosud,
  • CMR,
  • IbiCap,
  • Losango,
  • Suppercard,
  • Paypal,
  • Stelo,
  • Melicard,
  • Magna,
  • BancodoBrasil,
  • Casasbahia,
  • Extra,
  • Pontofrio,
  • Lojaabril,
  • Yalo,
  • Americanascom,
  • Shoptime,
  • Submarino,
  • Ourocard,
  • Leadercard,
  • Iti,
  • Clinique,
  • JoMalone,
  • Lamer,
  • MAC,
  • MagaluPagamentos,
  • MeuVale,
  • CarrefourPL,
  • TodoCartões,
  • SafetyPay,
  • UnionPay,
  • AmericanasEmpresas,
  • SemParar,
  • Boleto,
  • Qiwi,
  • Venmo,
  • Wynk,
  • CUPCartoes,
  • Sysprocard,
  • Safra,
  • R2X,
  • Midway,
  • Maestro,
  • CarrefourMktpc,
  • KabumMktpc,
  • PernambucanasPL,
  • IfoodOffice,
  • MovilePay,
  • Payly,
  • ShipFromStore,
  • PagTodos,
  • khipu,
  • Webpay,
  • redcompra,
  • servipag,
  • Verocard,
  • SouBarato,
  • Algorix,
  • Bancred,
  • NaturaPagamentos,
  • Paymee,
  • Ltm,
  • Maxifrota,
  • Redesplan,
  • TooFaced,
  • EsteeLauder,
  • Caedu,
  • Nugo,
  • Alelo
  • Tipo de Transação: Faturas de contas a receber com o mesmo tipo de transação (Débito/Crédito);
  • Valor Correspondente: Faturas de contas a receber com o mesmo valor;
  • Data de Conciliação: Faturas de contas a receber com a mesma data de pagamento.


Ao contratar o módulo, para utilizá-lo, p
rimeiro é necessário realizar a configuração inicial.

Na listagem das contas do Conciliador Bancário clique no ícone de ferramenta da conta em questão > na aba "Conciliação Bancária" marque a opção "Sincronização automática com o conciliador de cartões" e depois clique em "Salvar".



(informação) Se a opção de "Sincronizar automaticamente com conciliador de cartões" estiver DESATIVADA, a sincronização não ocorrerá automaticamente. Ou seja, ao acessar o Conciliador Bancário, bastando selecionar o lançamento desejado na coluna Extrato Bancário e na coluna Lançamento do Sistema, e clicar no botão "Conciliar".

Saiba mais sobre o Conciliador de Cartões clicando aqui.

Conciliação Manual

A Conciliação Manual é o processo de comparar, de forma manual, os registros financeiros internos da empresa com os extratos bancários. O objetivo é identificar diferenças, como transações pendentes, erros ou taxas não registradas, e corrigir as informações para garantir que ambos os saldos estejam alinhados.

Caso não hajam lançamentos disponíveis para conciliação automática, através do botão "Novo(a)" localizado no canto inferior direito da tela, será possível cadastrar uma nova fatura ou uma nova transferência para conciliação.



É possível realizar a conciliação de mais de um lançamento da mesma data ou de datas diferentes, basta selecionar os lançamentos desejados na aba "Extrato Bancário". Após a seleção, ao lado direito da tela em "Lançamentos do Sistema" serão exibidos os lançamentos para conciliação (caso haja) e as ações disponíveis.

(informação) No entanto só é possível selecionar e somar itens com a mesma situação (exemplo: todos "Conciliados" ou todos "Não Conciliados").

Lançar Nova Fatura a Pagar/Receber

Para lançar uma nova fatura através do Conciliador Bancário, primeiro deverá selecionar um lançamento na coluna Extrato Bancário, e clicar no botão Novo(a) > Fatura localizado no canto inferior direito da tela. 

  • O lançamento deve estar marcado como "Não Conciliado" na coluna situação.
  • Para lançar uma nova fatura de um item já conciliado, é necessário desconciliá-lo primeiro.

Botão de lançamento de fatura


Ao realizar os passos acima, será possível efetuar o lançamento de uma fatura tanto a receber quanto a pagar, em casos onde não existe uma fatura para conciliar com o valor recebido ou pago no extrato bancário. 

Confira aqui os detalhes:

A definição de fatura a receber ou fatura a pagar será habilitada conforme o item que foi selecionado na coluna Extrato Bancário:

(mais) Movimento definido com a cor verde (valor positivo): será aberta a opção de incluir uma nova fatura a receber.
(menos) Movimento definido com a cor vermelho (valor negativo): será aberta a opção de incluir uma nova fatura a pagar.


Tela de inclusão de Fatura a Pagar


Tela de inclusão de Fatura a Receber


Para lançar uma Fatura a Receber ou Fatura a Pagar, deverá preencher os seguintes campos:

  • Cliente/Fornecedor;
  • Data Emissão;
  • Data Lançamento;
  • Documento;
  • Série;
  • Empresa;
  • Observação;
  • Categoria Financeira;
  • Histórico;
  • Conta Bancária;
  • Conta Débito;
  • Conta Crédito;
  • Centro de Custo.

Para finalizar, clique em "Incluir". O valor da fatura será preenchido automaticamente de acordo com o lançamento selecionado. Ao lançar uma nova fatura, automaticamente o status do lançamento será "conciliado".

Após realizar a conciliação, será possível visualizar os lançamentos conforme a legenda.


Ao selecionar dois ou mais lançamentos do Extrato Bancário e conciliá-los em conjunto, a coluna "Histórico" na aba Lançamentos do Sistema exibirá a descrição "Conciliação de Múltiplos Lançamentos".

Além disso, no campo "ID Extrato", serão listados os IDs de todos os lançamentos que fazem parte dessa mesma conciliação.



Dados da Conciliação Múltipla


E ao conciliar vários lançamentos com datas diferentes, é preciso informar a data em que deseja efetuar a baixa na fatura no momento da pesquisa de lançamentos para conciliação.

Nota

  • Em caso de desconciliação, estas faturas serão excluídas;
  • Faturas lançadas pelo conciliador bancário utilizarão a forma de pagamento "Dinheiro".

Dica

Uma facilidade da rotina, é a possibilidade de selecionar uma transação da tabela "Lançamentos do Sistema" e arrastá-la até a tabela "Extrato Bancário" para realizar a conciliação, desde que o item no Extrato e o Lançamento selecionado correspondam à mesma transação.

Lançar Nova Transferência

A transferência é um processo em que a empresa envia dinheiro de sua conta bancária para a conta de outra pessoa ou instituição. Por exemplo, realizar uma transferência do banco da empresa 1 para o banco da empresa 2.

Para realizar uma transferência pelo Conciliador Bancário no Microvix, primeiro selecione um lançamento do Extrato Bancário e em seguida clique no botão Novo(a) > Transferência, como mostra a imagem abaixo.

  • O lançamento deve estar marcado como "Não Conciliado" na coluna situação.
  • Para realizar uma transferência de um item já conciliado, primeiro é necessário desconcilia-lo.



Botão de lançamento de Transferência


Confira aqui os detalhes de como efetuar uma Nova Transferência:

Ao clicar em Novo(a) > Transferência, preencha os seguintes dados:

  • Data: o campo exibe automaticamente a data do dia.
  • Histórico: selecione o histórico entre as opções cadastradas em Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Histórico. 
  • Conta de Saída: escolha a conta contábil desejada entre aquelas marcadas como "Conta Bancária: SIM" no Plano de Contas.
  • Conta de Entrada: este campo será preenchido automaticamente com a conta bancária de destino, conforme selecionado no Extrato Bancário.
  • Centro de Custo: selecione o centro de custo.
  • Observações: insira neste campo observações sobre a transferência, se necessário.

(informação) O valor da transferência aparecerá na cor verde, no topo da tela.

Após o preenchimento dos campos, clique em "Salvar".


Tela de Nova Transferência Bancária


Registro Contábil de Transferências entre Contas

Quando ocorre uma transferência entre duas contas, o sistema automaticamente cria um registro contábil, indicando o valor que saiu de uma conta e entrou na outra. Esse registro é feito nas contas definidas nos campos "Conta de Entrada" (para a conta que recebe o dinheiro) e "Conta de Saída" (para a conta de onde o dinheiro saiu).

(ideia) Exemplo: imagine uma transferência de R$ 500,00 da sua conta no banco Itaú para uma conta no banco Stone. 

Portanto, o lançamento contábil dessa operação será da seguinte forma:

  • Saída (conta crédito): Itaú - R$ 500,00
    • O valor de R$ 500,00 é creditado (ou retirado) da conta Itaú.
  • Entrada (conta débito): Stone - R$ 500,00
    • Esse valor de R$ 500,00 é recebido (ou adicionado) na conta Stone.

Ou seja, o lançamento contábil representa o dinheiro saindo (negativo) de uma conta e entrando (positivo) em outra, registrando o valor em ambas as contas para fins contábeis.

Além disso, quando a transferência é concluída, o lançamento automaticamente ficará com o status "Conciliado".


Informações

Se necessário editar uma transferência, o status do lançamento selecionado deve ser "desconciliado". Selecione então a transferência em questão, e clique no botão "Alterar" localizado no rodapé da tela. Após a edição dos dados, clique em "Salvar".

Lançamento Contábil

O Conciliador Bancário também possibilita realizar o lançamento contábil das transações. Um lançamento contábil é o registro de uma transação financeira nas contas de uma empresa, incluindo informações como data, valor da transação, descrição e quais as contas envolvidas (débito e crédito).

É um registro essencial para manter o controle financeiro e elaborar relatórios contábeis, como o balanço patrimonial e a demonstração de resultados.

Para efetuar um novo lançamento contábil através do Conciliador Bancário, primeiro selecione um lançamento que esteja com o status "Não Conciliado", e em seguida clique no botão Novo(a) > Lançamento, como mostra a imagem abaixo.

E para realizar o lançamento contábil de um item já conciliado, primeiro é necessário desconcilia-lo


Botão de novo Lançamento Contábil

Na tela seguinte, em Lançamento Contábil, preencha os dados necessários:

  • Data: o campo exibe automaticamente a data do dia, podendo ser alterado;
  • Valor: o campo exibe automaticamente o valor do lançamento selecionado;
  • Documento/Cheque: preencha com o número do documento em questão;
  • Data de Compensação: o campo exibe automaticamente a data do dia, podendo ser alterado;
  • Histórico: selecione o histórico entre as opções cadastradas em Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Histórico;
  • Complemento: preencha o campo com observações, se houver;
  • Conta Débito: o campo exibe automaticamente a conta débito em questão, podendo ser alterado;
  • Conta Crédito: o campo exibe automaticamente a conta crédito em questão, podendo ser alterado;
  • Centro de Custo: o campo exibe automaticamente o centro de custo, podendo ser alterado;

Após, clique em "Confirmar".

Tela de Lançamento Contábil


(informação) Para mais informações, acesse o Manual de Lançamentos, clicando aqui.

É possível ainda alterar lançamentos contábeis individuais (um débito e um crédito) ou em lote (vários lançamentos no mesmo lote). Para isso, na aba do Conciliador Bancário, ao acessar a coluna "Lançamentos do Sistema", selecione o lançamento desejado e clique na opção de "Alterar". 

Antes de realizar a alteração de lançamentos contábeis, observe as seguintes regras:

  • Nas colunas "Origem" e "Tipo", o item deve estar classificado como "Lançamento";
  • Apenas lançamentos com status de "Não Conciliado" podem ser editados;
  • Para editar um item já conciliado, primeiro é necessário desconciliar o movimento.

Tela de edição de lançamento


(aviso) Os lançamentos contábeis das faturas registradas no conciliador ou das transferências não podem ser alterados. Se você tentar modificar ou excluir esses lançamentos ao acessar as rotinas abaixo, uma mensagem de alerta será exibida.

Sugestões para a Conciliação Bancária

O Conciliador oferece ainda as Sugestões para a Conciliação Bancária. Essas sugestões são indicações que ajudam a combinar transações registradas internamente com as do extrato bancário. Elas apontam correspondências (baseadas em data, valor ou descrição) e destacam diferenças, como transações pendentes ou ajustes necessários.

Ou seja, caso o conciliador não encontre correspondência automática, ele sugerirá faturas/transferências semelhantes ao lançamento bancário, permitindo a conciliação manual.

Regras para sugestões:

  • Faturas em aberto: O valor do extrato deve estar entre o valor da fatura, com uma diferença de até R$ 0,10, e a data do extrato deve ser até 10 dias antes ou depois da data de vencimento.
  • Faturas baixadas: O valor do extrato deve estar entre o valor pago (+R$ 0,10) e o valor da fatura (-R$ 0,10), e a data do extrato deve estar entre a data da baixa, com uma diferença de até 10 dias.
  • Transferências: O valor e a data do extrato devem ser iguais aos da fatura.
  • Serão sugeridas faturas com diferenças de até R$10 a mais ou a menos no saldo selecionado.
  • O sistema realiza a busca de itens dentro de um intervalo de 15 dias antes ou depois da data do extrato.
  • É possível realizar a conciliação em massa (vários itens de uma vez).

(informação) Caso selecione uma sugestão de fatura que já esteja baixada, mas com divergências na data de baixa ou no valor pago, o sistema realizará o estorno da baixa anterior e, em seguida, registrará a baixa novamente com a data e o valor correto conforme o extrato.

Em casos em que um lançamento possuir uma sugestão para conciliação, na coluna "Situação" será exibida a seguinte descrição: "Não Conciliado com Sugestão".

Ao selecionar o lançamento em questão, será possível clicar nesta descrição ou ainda ativar o botão "Sugestão", localizado ao lado direito da tela, como mostra a imagem abaixo:


Será exibido um alerta relacionado aos filtros da tela, e para continuar, clique em "Mostrar sugestões": 


Ao clicar em "Mostrar sugestões", na coluna "Lançamentos do Sistema" serão exibidos as sugestões de lançamento para conciliação:

FAQ sobre Conciliação (Automática/Manual)

Quando a conciliação automática não ocorre, sugerimos realizar estes passos:

  1. Verifique as sugestões: O sistema pode apresentar faturas ou transferências semelhantes como sugestões. Selecione a opção mais adequada para realizar a conciliação manual.

  2. Revise as regras: Se houver regras criadas pelo usuário, o sistema tentará aplicá-las. Portanto, verifique se as regras estão configuradas corretamente.

  3. Verifique divergências: Caso haja divergência nos valores ou datas, corrija manualmente os lançamentos.

  4. Lançamentos duplicados: Se existirem múltiplos lançamentos (como duas faturas ou transferências), a conciliação automática não será realizada. Em situações como essa, ajuste os lançamentos para permitir a conciliação.

  5. Período de proteção contábil: Se o extrato contém lançamentos dentro do período de proteção contábil, a conciliação não ocorrerá. Nesse caso, gere uma nova fatura ou altere a data de proteção.

O relatório Faturas Recebidas é exibido em Adm./Financeiro > Contas a Receber > Relatórios e nele será apresentado um filtro que condiciona o relatório a listar apenas faturas baixadas pelo conciliador bancário.

Relatório de faturas recebidas


  • Sem rótulos