INTEGRAÇÃO: LINX DMS – XENTRY PORTAL PRO


Assunto


Este manual destina-se ao auxílio na parametrização da integração do Linx DMS com o XENTRY PORTAL PRO.

Requisitos técnicos


  • DMS SISDIA versão v07.30 ou superior
  • Monitor de Integração versão v1.0.23d
  • Windows Server com Informix Client instalado
  • Processo XENT0000.42r instalado no CRONTAB do Linux através dos shells Run_XENT0000.sh e Run_XENT0000_restart.sh. (Clique aqui para baixar os arquivos)


Configuração do ambiente

MONITOR

O MONITOR DE INTEGRAÇÃO deverá ser instalado e configurado em um Servidor Windows com o Client Informix instalado. Este executável encontra-se no pacote XENTRY.zip na página de aplicativos. A imagem abaixo mostra a tela inicial do Monitor.

Para configurar os parâmetros de integração, acesse o menu superior:
Arquivo  Propriedades.


O quadro "Banco de Dados" deve receber os dados de conexão com o banco SISDIA do LinxDMS. Deve ser informado o tipo "Informix". O Host deve ser o nome configurado no Client Informix (tela abaixo). O nome do Banco, Usuário e Senha já devem estar configurados em um ambiente onde o LinxDMS já está rodando normalmente. Estes dados são fornecidos pelo TI da empresa.


No quadro "XENTRY" devem ser informados os dados de conexão com o XENTRY Portal Pro. Todos os dados relativos à conexão com Web Service, Linha Persistente e Usuário de acesso ao portal são fornecidos pela Mercedes.
Neste quadro também deve ser informado para qual Filial o monitor irá trabalhar. Para operar com múltiplas filiais, deverão ser instalados monitores em diferentes "Pastas" no servidor, refletindo a estrutura das filiais. Todos os Monitores deverão estar em funcionamento e cada um deles, configurado para uma filial distinta.

URL Persistente  = link  Persistent line 

URL Webservice = link da interface Externa 

PROD  Ambiente de Produção 

 


INT1 Ambinete de homologação

 

 

INT2 Ambinete de homologação

 

 







O Client Informix deve ser instalado e configurado para executar o MONITOR. Esta instalação poderá ser feita pelo setor de serviços da LINX.

CRONTAB


O programa XENT0000 deve ficar no diretório de programas que rodam via CRONTAB no servidor LINUX. São 2 arquivos de Shell para disparo:
Run_XENT0000.sh é o shell para instalação e execução do programa, que encontra-se no pacote XENTRY.zip na página de aplicativos.
Run_XENT0000_restart.sh é o shell de restart da aplicação, que também encontra-se no pacote XENTRY.zip na página de aplicativos.
Exemplo de configuração do CRONTAB:

  • 6-23 * * * /root/bin/Run_XENT0000_restart.sh >>/tmp/Run_XENT0000_restart.1.log 2>>/tmp/Run_XENT0000_restart.2.log
    Observação: Somente o shell Run_XENT0000_restart.sh é configurado no CRONTAB.

PARÂMETROS DE INTEGRAÇÃO:

CADA0900

Deve existir o registro "Código Integração = XENTRY" para as filiais que possuem os processos de oficina integrado com o XENTRY. A integração deve estar "On Line".

XENT1000

Este programa fornece uma série de parâmetros úteis para a execução do XENTRY.
Os parâmetros são configurados por filial, e estão subordinados ao parâmetro de integração no CADA0900, ou seja, cada filial que utiliza o XENTRY deverá ter sua própria configuração no XENT1000. A imagem abaixo mostra a tela de parâmetros:

Tipo de Ordem Default (Invoice Code) para ITENS: parâmetro utilizado quando o consultor cria um novo item (reclamação) no PORTAL. Ao ser importado para o DMS, esta reclamação será um novo item na Ordem de Serviço. Se o item for criado vazio (sem peças e serviços), então o Tipo de Ordem utilizado para classifica-lo será o deste parâmetro.
Tipo de Ordem Default para SERVICE MEASURE: parâmetro utilizado para criar na Ordem de Serviço itens que serão abertos para tratar os "Service Measures" (Medidas de Serviço) abertas automaticamente para o modelo do chassi especificado na O.S.
Envia preços ao Portal XENTRY? Informa se o concessionário quer que os preços de peças e serviços sejam enviados ao PORTAL.
Envia dados de cliente ao Portal XENTRY? Informa se o concessionário quer que os dados cadastrais do cliente sejam enviados ao PORTAL.
Classificação Padrão dos itens de Ordem de Serviço: As ordens de serviços enviadas ao PORTAL devem ter uma das seguintes classificações:

  • MAINTENANCE (Manutenção)
  • COMPLAINT (Reclamação)
  • CUSTOMER_REQUEST (Solicitação do Cliente)

Este parâmetro torna a classificação selecionada o padrão para todos os itens de O.S. abertos.
Exporta Tipos de OS das bandeiras: Este parâmetro controla quais tipos de Ordem de Serviço serão exportados para o Invoice Code do XENTRY Portal. Serão aceitas as seguintes opções:

  • MBB
  • MBA
  • DIV
  • Outras

O usuário poderá marcar uma ou mais opções para exportação. Esta importação é ativada pelo XENTRY Portal, através do botão "Import invoice markers", localizado em:
Functions  Administration  Operation settings  Order system administration.
Tempo de Sleep entre uma consulta e outra: Este parâmetro controla o "robô" de integração do XENTRY. Ele informa em quanto tempo o sistema irá ler as requisições do PORTAL. O valor default é 1 segundo para cada intervalo de leitura.
Hora de finalização automática do processo CRON:
URL do Portal XENTRY Pro: É a URL informada pela Mercedes para abrir automaticamente o XENTRY Portal Pro após o envio de uma ordem de serviço.

CORRELAÇÃO LINX-DMS ↔ XENTRY

PROP1000

Todo produto original cadastrado deve estar relacionado com o XENTRY (PartNumber) através do campo Lista Fábrica, ou seja, este campo deve conter a identificação da peça no portal XENTRY.

CADP0130

Todo serviço original deve estar cadastrado no campo Código serviço. Este código identificará o "WorkItem" no Portal.

DIAG0200

Os pacotes de serviço originais devem estar relacionados ao Código de Defeito informado pela montadora.
Além disso, os pacotes de serviço originais devem ser cadastrados com o código do pacote informado pela fábrica no campo Sigla do Pacote.

FLUXO DO PROCESSO


  • ORDEM DE SERVIÇO
  1. OFIC1000: agente abre O.S. e envia ao Portal XENTRY através do serviço InitJob.
  2. XENTRY: O.S. é manipulada pelo agente, podendo incluir pacotes, peças e serviços.
  3. XENTRY: agente dispara requisição de consulta aos preços através do serviço GetPrice.
  4. XENT0000/MONITOR: DMS responde à requisição.
  5. XENTRY: envia a O.S. de volta ao DMS através do serviço TransferJobToDMS.
  6. OFIC1400: DMS requisita ou estorna peças, e reenvia ao Portal através do serviço TransferJobToASM.
  7. OFIC1570: DMS inclui novos serviços na O.S. e reenvia ao Portal através do serviço TransferJobToASM.
  8. XENTRY: envia a O.S. ao DMS para ser faturada através do serviço TransferJobToASM.
  9. OFIC3500: DMS fatura a O.S. e envia o status para o Portal via serviço FinishJob.


  • PRÉ-O.S.
  1. OFIC0375: agente abre agendamento e Pré-O.S. e envia ao Portal XENTRY através do serviço InitJob.
  2. XENTRY: Pré-O.S. é manipulada pelo agente, podendo incluir peças e serviços.
  3. XENTRY: envia a Pré-O.S. ao DMS  TransferJobToASM.
  4. OFIC1000: nova OS é aberta para o chassi da Pré-O.S. Esta Pré-O.S. é importada na OS  InitJob ou TransferJobToASM para a nova O.S.

OBSERVAÇÂO: O Job da Pré-O.S. deverá ser removido manualmente no PORTAL.

  • ORÇAMENTO
  1. BALC2000: agente abre orçamento para o setor de Oficina (CADA0305 -> Produtivo = "SIM") e envia ao Portal XENTRY através do serviço InitJob.
  2. XENTRY: Orçamento é manipulado pelo agente, podendo incluir peças e serviços.
  3. XENTRY: envia a Orçamento ao DMS  TransferJobToASM.
  4. OFIC2005: Orçamento é importado em O.S.InitJob ou TransferJobToASM para a nova O.S.

OBSERVAÇÂO: O Job do orçamento deverá ser removido manualmente no PORTAL.

DETALHAMENTO DO PROCESSO

ORDEM DE SERVIÇO

OFIC1000
Ao incluir uma nova Ordem de Serviço o sistema a envia a Ordem para o XENTRY através do serviço InitJob. Neste momento o "domínio" da O.S. será transferido para o Portal XENTRY, e como consequência o DMS não poderá fazer nenhuma modificação na mesma, como inclusão de peças, pacotes e serviços.
A transferência ocorre através do Integrador XENTRY. Após a conclusão do processo de inclusão da Ordem de Serviço no sistema, se a filial estiver integrada com o XENTRY (CADA0900), então o processo de integração será ativado automaticamente. A próxima imagem mostra o DMS enviando a ordem de serviço ao Portal:

A mensagem "SEM RETORNO DO XENTRY" quer dizer que a comunicação ainda não ocorreu. O sistema irá fazer 3 tentativas, o que se mostra suficiente para o Web Service enviar a Ordem de Serviço.
Caso ocorra algum problema de comunicação, como por exemplo: Integrador, ou o Portal XENTRY fora do ar, após as 3 tentativas, o sistema irá solicitar confirmação de outras 3 tentativas (imagem abaixo).

Se o usuário responder "Não", o DMS seguirá o fluxo normal do sistema, mantendo a Ordem de Serviço no domínio do DMS e deixando a comunicação pendente para o Integrador XENTRY.
Após a integração, a tela de monitoramento da operação apresentará a mensagem "ORDEM DE SERVIÇO INTEGRADA COM SUCESSO", conforme imagem abaixo. Neste momento o domínio da O.S. passa para o XENTRY.

OFIC1400
Quando uma Ordem de Serviço está no domínio do DMS, devido à uma operação TransferJobToDMS, o usuário poderá incluir ou excluir peças na O.S.
Ao requisitar ou estornar a requisição de peças, o sistema irá solicitar ao usuário:
"Deseja enviar esta Ordem de Serviços ao Portal XETRY?"
Caso afirmativo, a Ordem de Serviço será enviada para o XENTRY através da operação TransferJobToASM. Neste momento o "domínio" da O.S. será transferido para o Portal XENTRY, e como consequência o DMS não poderá fazer nenhuma modificação na mesma, até recebe-la novamente através do TransferJobToDMS.
OFIC1570
Quando uma Ordem de Serviço está no domínio do DMS, o usuário poderá incluir ou excluir serviços na O.S.
Após terminar de incluir os serviços necessários na O.S., o sistema irá solicitar ao usuário:
"Deseja enviar esta Ordem de Serviços ao Portal XETRY?"
Caso afirmativo, a Ordem de Serviço será enviada para o XENTRY através da operação TransferJobToASM. Neste momento o "domínio" da O.S. será transferido para o Portal XENTRY, e como consequência o DMS não poderá fazer nenhuma modificação na mesma, até recebe-la novamente através do TransferJobToDMS.
OFIC3500
Para faturar a O.S. o DMS deverá recebe-la do Portal através da operação TransferJobToDMS. Após a transferência, a nota fiscal de venda desta O.S. poderá ser emitida, e após isso será enviado o serviço FinishJob, indicando ao Portal que os trabalhos relacionados à esta Ordem de Serviço foram finalizados.

CONSULTAS

ORDEM DE SERVIÇO

OFIC1200
Se a filial estiver integrada com o XENTRY (CADA0900), este programa disponibilizará uma opção de menu chamada "Portal XENTRY"

Esta opção abrirá uma tela simples para mostrar os dados da OS que são relevantes para o consultor saber a situação atual da OS:


Código Portal XENTRY: é o número mundial único que a MBB atribui à um "Job" de Ordem de Serviço enviada ao Portal XENTRY.
Localização Atual: é onde está o domínio da OS após cada operação, sendo:
InitJob, GetPrices, TransferJobToAsm e FinishOrder  a O.S. está no domínio do Portal. Neste estado será habilitado na tela o botão "Portal", que irá abrir o XENTRY através do browser, acessando automaticamente a Ordem de Serviço.
TransferJobToDms  a O.S. está no domínio do DMS. Neste estado o botão "Portal" não aparece.
Última Operação: informa qual foi a última operação de comunicação (Web Service) feita com sucesso para essa OS.

ALTERAÇÃO DE LOCAL DO DOCUMENTO

ORDEM DE SERVIÇO / PRÉ-OS / ORÇAMENTO

XENT1000
Poderão ocorrer situações em que será necessário "forçar" a mudança de status de um documento (O.S., PRÉ- O.S. ou Orçamento), mudando-o do Portal para o DMS SEM utilizar o "Transfer Job to DMS".
O Portal XENTRY já possui um recurso para mudar o status de uma O.S. que está no portal, para que a mesma fique sob o domínio do DMS. Para executar a mesma operação no DMS, utilize a função "Local" do XENT1000, conforme figura abaixo:

Após informar a filial, o tipo e o número do documento, o sistema irá mostrar onde ele está.

Ao clicar em altera, o sistema exibirá a mensagem de confirmação:

Ao confirmar a transferência, o controle do documento passará para o DMS. O usuário poderá trabalhar normalmente com ela, efetuando as modificações necessárias para depois transferi-la novamente para o Portal XENTRY.

Aplicação

O Portal Xentry Pro trata-se de um novo processo de integração entre as concessionárias e a montadora MBB. Tal integração permite a transferência para o portal dos Atendimentos, Orçamentos e Ordem de serviços iniciadas no DMS Sisdia, possibilitando ao usuário utilizar os recursos fornecidos pelo portal para catálogo de peças e serviços, acrescentado tais informações ao atendimento, orçamento ou ordem de serviço, retornando ao DMS Sisdia para continuidade do processo.

A integração dos atendimentos efetuados na oficina (Atendimento, Orçamento e Ordem de Serviço), gerados através do Linx DMS, é realizada pelo Serviço de Integração LINX DMS x XENTRY e pelo MonitorXentry, utilizando 6 processos de comunicação, que são:


  • INIT_JOB - Envio inicial ao Portal XENTRY: O Linx DMS envia o atendimento ao Portal XENTRY, levando os dados do cliente, do veículo, das solicitações, das peças e dos serviços.

    com o sistema parametrizado corretamente CADA900 , XENT1000, 




  • TRANSFERJOB_TODMS - Enviar ao Linx DMS: O usuário com acesso ao Portal XENTRY pode alterar informações do atendimento, como as solicitações do cliente, as peças, os serviços, e enviar o atendimento de volta ao Linx DMS.


  • TRANSFERJOB_TOASM - Enviar ao Portal XENTRY: O usuário pode enviar o atendimento novamente ao Portal XENTRY.

  • FINISH_ORDER – Finalização da Ordem de Serviço: Esta comunicação é disparada no momento em que a Nota Fiscal referente a Ordem de Serviço é emitida. 


  •  GET_DMSSETTINGS – Importação do Identificador de Fatura: Esta comunicação é disparada no momento em que a Importação do Identificador de Fatura é realizada, tratado no tópico “Importação do identificador de fatura”.


  • GET_PRICES – Busca de preços no Linx DMS: Ao incluir peças ou serviços no Portal XENTRY, este irá efetuar uma comunicação para buscar os preços.


O Serviço de Integração LINX DMS x XENTRY é responsável por atualizar os Atendimentos, Ordens de Serviço e Orçamentos com os dados enviados do portal através do MonitorXentry, ou seja, efetua todo o processamento referente ao DMS. É ele também que extrai as informações do DMS e envia ao MonitorXentry, que posteriormente envia ao portal. Por sua vez, o MonitorXentry é responsável pela comunicação entre o Portal XENTRY e o Serviço de Integração Linx DMS x XENTRY, ou seja, ele recebe informações do portal e envia para o serviço, assim como o contrário, do serviço ao portal.


Portal 


Technical Job

Recurso de Segurança 

Apartir do MonitorXentry 1.6 foi incluído Recurso de Segurança para comunicação da linha Persistente e alteração no Link para comunicação  

Código de erros


Table 4-22 Response Codes of the Operations -5.2_SRS_DataServer_Specification_v1.10.0.5.pdf
Response Code Mensagem
STARCDS000400Modo de teste não ativado.
STARCDS000500Ocorreu um erro ao enviar dados para um sistema externo por meio da interface externa sincrônica
STARCDS000501O sistema externo não está conectado através da interface síncrona externa
STARCDS000502O sistema de destino de uma solicitação síncrona não respondeu dentro do tempo limite definido
STARCDS000503Ocorreu um erro desconhecido ao enviar dados para um sistema externo conectado.
STARCDS000504Ocorreu um erro desconhecido ao chamar o serviço da Web Intercom de outro membro do cluster.
STARCDS000510Ocorreu um erro ao enviar de volta uma resposta de uma solicitação síncrona - por exemplo, a resposta não pôde ser correlacionada com uma solicitação em execução
STARCDS000600Dados não enviados. Nenhum sistema de back-end encontrado, que poderia recebê-lo.
STARCDS000700Ocorreu um erro interno desconhecido
STARCDS000701Ocorreu um erro no banco de dados interno
STARCDS000702Erro interno no envio de mensagens
STARCDS000703Campo não presente ou vazio
STARCDS000704VBET: Problema de mapeamento interno do VBET
STARCDS000705VBET: não foi possível encontrar um resultado no LDAP para determinado ID
STARCDS000706VBET: Resultado da pesquisa LDAP não exclusivo.
STARCDS000707Enviar dados falhados: sistema de back-end inacessível
STARCDS000708A montagem do segmento falhou. Geralmente isso acontece quando vários segmentos contêm um elemento structuredData
STARCDS000709Campo não permitido para o sistema autorizado
STARCDS000710Restrição de tamanho excedida
STARCDS000711Destinatário inválido. por exemplo, dado CoFiCo não se encaixa GSSN ou não presente
STARCDS000712Operação não suportada no contexto
STARCDS000713Protocolo incorreto encontrado
STARCDS000714A execução do cmd do RFTSx falhou
STARCDS000715Não foi possível ler o arquivo RFTSx recebido
STARCDS000800Privilégios insuficientes para conduzir a operação
STARCDS000801Falha na autorização. Nenhum ID GSSN encontrado para o usuário autenticado.
STARCDS000802Fonte de erro de consistência / sistema de destino inválido. (E. g. COFICO ID não corresponde ao ID de GSSN ID / VBET fornecido)
STARCDS000803Falha de autenticação: GSSN dado no destinatário não é compatilbe com gssn de au-thentication
STARCDS000804Nenhum CoFiCo fornecido, mas esperado, desde que o sistema esteja configurado como Sistema CoFiCo
STARCDS000805 Nome de usuário e / ou senha incorretos (somente linha persistente)
STARCDS000900O objeto referenciado não pode ser encontrado (por exemplo, para operações de leitura ou exclusão)
STARCDS000901A versão da interface solicitada não pode ser fornecida
STARCDS000902A operação não pode ser realizada para vários destinatários
STARCDS000903Os dados não puderam ser identificados exclusivamente
STARCDS000904A interface de back-end interna não implementa a operação ReceiveNotification ou Receive-SyncData
STARCDS000905O tipo de dados não definido.
STARCDS000906Resultado ambíguo durante getDataByXXXXX. Provavelmente, um ID COFICO deve ser fornecido usando um elemento ADDRESSEE.
STARCDS000907Dados não atualizados. Registro com maior versão comercial foi encontrado
STARCDS001000A operação foi concluída com sucesso
STARCDS001001Os dados foram enviados com sucesso
STARCDS001002Os dados foram sobrescritos com sucesso
STARCDS001003Os dados foram comutados para um novo destinatário e os dados existentes foram marcados como cancelados com sucesso
STARCDS001004Os dados foram excluídos ou sinalizados como excluídos com sucesso
STARCDS001005Solicitação síncrona concluída com êxito
STARCDS001006Os dados foram entregues com sucesso, mas o anexo binário foi descartado. (não suportado pelo sistema de destino).
STARCDS001007Os dados foram parcialmente atualizados com sucesso
STARCDS001100Sistema externo com sucesso de-registrado em outro nó
STARCDS001101Sistema externo não registrado no outro nó
STARCDS001105 A segurança foi ativada com sucesso (somente Linha Persistente)
STARCDS001106 A segurança foi desativada com sucesso (somente linha persistente)
  • Sem rótulos