Sumário

1. Conceito

A Conciliação de cartões permite a integração entre a Retaguarda e o Equals Lite (Não é o Raio-x), que permite realizar a conciliação dos recebimentos das vendas de cartão de crédito e débito e outras formas realizadas no PDV pelas maquinas de cartões (POS e TEF), possibilitando ao usuário uma visualização completa dos valores transacionados pelas adquirentes, bem como taxas praticadas e datas de recebimento.


1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas


Para utilizar esta funcionalidade na retaguarda é necessário ativar um parâmetro.  

É necessário ativar o menu via parâmetro. Caso tenha dúvidas entre em contato com o suporte.


Para utilizar o recurso de conciliação de cartões o cliente deve estar com o seu estabelecimento ativo e configurado no portal  EQUALS e realizadas a configurações de módulos, usuários e senha no sistema (ação realizada pelo time de implantação) o usuário deve possuir o perfil de acesso configurado para tal funcionalidade.

3. Funcionalidades 

Acessar o menu em Financeiro > Conciliação > Cartões.



Após acessar o menu serão apresentados os filtros para pesquisa. Para verificar as movimentações disponíveis para conciliação selecionar no campo Tipo de Data:

  • Data de Venda para consultar as transações pela data de sua emissão;
  • Data de pagamento para consultar as transações com a data de sua aprovação pela rede autorizadora.





Informar o período de pesquisa através dos campos Data Inicial e Data Final clicando no botão <>.
O período informado não poderá ultrapassar 31 dias.




No filtro Empresa, deve-se selecionar a empresa que se deseja fazer a verificação. Pode-se filtrar buscando pelo nome da empresa ou selecionando a botão <Marcar todos>. O botão <Desmarcar todos>, remove a empresa selecionada. Em <Limpar Pesquisa>, remove o que foi preenchido na caixa de texto. 



Em Rede, são exibidas as redes disponíveis para consulta. Pode-se filtrar buscando pelo nome da rede ou selecionando a botão <Marcar todos>. O botão <Desmarcar todos>, remove a rede selecionada. Em <Limpar Pesquisa>, remove o que foi preenchido na caixa de texto. Também é possível fazer uma seleção manual, clicando nas redes às quais deseja incluir na pesquisa, conforme imagem a seguir.



Caso não seja preenchido o campo Rede, automaticamente serão selecionadas todas as Redes disponíveis.


Em Bandeira, são exibidas as bandeiras disponíveis para consulta. Pode-se filtrar buscando pelo nome da bandeira ou selecionando a botão <Marcar todos>. O botão <Desmarcar todos>, remove a bandeira selecionada. Em <Limpar Pesquisa>, remove o que foi preenchido na caixa de texto. Também é possível fazer uma seleção manual, clicando nas bandeiras às quais deseja incluir na pesquisa, conforme imagem a seguir.



Caso não seja preenchido o campo Bandeira, automaticamente serão selecionadas todas as Bandeiras disponíveis.


Após selecionar os filtros desejados, clicar no botão <Aplicar> para prosseguir com a pesquisa. Em caso de desistência da pesquisa, o botão <Limpar>, removerá todas os filtros aplicados.


Na aba Resultado, serão apresentadas as seções: Dados da Conciliação, Transações a serem realizadas e Transações Realizadas.


Na seção Dados da Conciliação serão apresentadas as informações: Legenda, Pesquisa e Filtros.

Em Legenda serão exibidas as classificações dos Status de Conciliação;

Em Pesquisa serão apresentadas as opções selecionadas nos campos Tipos de Data, Data Inicial e Data Final;

Em Filtros serão informados os filtros aplicados nos campos de Empresa, Rede e Bandeira.



CA = Conciliados Automaticamente: Títulos de transações que foram encontradas com os mesmos dados no TEF e no Sistema.
BA = Baixados Automaticamente: Títulos de transações que receberam baixa no TEF.
BM = Titulos que tiveram a sua baixa realizada manualmente via sistema.
NB = Não Baixados: Títulos de transações pendentes de baixa.
NC = Não Conciliados: Títulos de transações que não foram encontradas com os mesmos dados do TEF no Sistema.
CM = Conciliados Manualmente: Títulos de transações que não foram encontradas no Sistema e foram conciliadas manualmente.

A conciliação funciona apenas para as formas de pagamento transacionadas pelas maquinas de cartões POS e TEF, por exemplo: Cartões Crédito e Débito, Voucher e outros.

PIX ou QRLinx são formas de pagamento que não são conciliados.



Na seção Transações a serem realizadas,
 serão apresentadas as transações que estão aprovadas pela rede autorizadora e aguardando a efetivação.
As transações podem ser filtradas por Itens por página, Status Conciliação, Rede e Bandeiraclicando em <>, conforme imagem a seguir.



Também é possível utilizar o filtro Marcar/Desmarcar para marcar ou desmarcar todas as transações.


Para realizar a conciliação das transações marcadas, clicar no botão <Efetivar selecionados>, o sistema informará o número total de transações que estão sendo efetivadas. Clicar em <Sim> para efetivar ou <Não> para voltar a tela anterior.
Caso tenha sido realizada a confirmação da operação, será exibida uma mensagem de sucesso.


Uma mensagem de confirmação irá aparecer no canto inferior direito da tela.




Na coluna Ação, em Transações a serem realizadasé possível realizar a conciliação manual de um título quando a NSU não é encontrada no Seller WEB.  



Ao clicar no ícone de conciliação manual , abrirá a tela Conciliação Manual. Comparar os dados do título em destaque com a lista em Títulos Encontrados. Selecionar o título correto marcando a caixa na coluna Selecionar e clique em <OK>Uma mensagem de confirmação irá aparecer, para confirmar clicar em <Sim>ou clique <Não> para abortar a operação.





Na seção Transações Realizadas serão exibidas todas transações que foram conciliadas no momento.


Para verificar outras efetivações, selecionar novamente os filtros referente ao período necessário e clicar em <Aplicar>.



Na coluna Observação, em Transações realizadaspode-se verificar o status do título.



  • Sem rótulos