A entrada em vigência da obrigatoriedade de envio dos arquivos do Bloco X está prevista para somente para os clientes de Santa Catarina.
Existem algumas situações que podem ocorrer ao se processar um arquivo. Uma delas é a de Erro de processamento.
No painel do Bloco X, essa situação é representada pelas opções Arquivos com erro de processamento.
Ao acessá-la serão exibidos todos os arquivos que apresentaram erros ao serem processados pelo fisco. Além da relação dos arquivos com erros, também podem ser apresentadas instruções para auxiliar na identificação e correção desses problemas.
Ao acessar uma das opções de Arquivos com erro de processamento, seja através do menu lateral ou do indicador (card), a seguinte tela será apresentada:
Figura 01 - Exemplo de Erro de Processamento
Essa tela possui várias seções e opções como:
- Aqui são apresentados todos os arquivos que tiveram erro de processamento;
- Legenda com as teclas de atalho de seleção padrão do sistema;
- Nessa seção são exibidos os detalhes do erro como: Data e Hora, Usuário, Detalhe do erro e, eventualmente, as possíveis ações que podem ser tomadas para lidar o erro;
- Aqui são apresentadas as tentativas de solicitação de reprocessamento;
- Opção para gerar um novo arquivo para envio ao fisco depois que o erro for corrigido;
- Através dessa opção é possível solicitar o reprocessamento do arquivo;
- Copia para área de transferência os números de recibos associados ao arquivo (o número do recibo é gerado e retornado pelo fisco ao receber um arquivo enviado pela farmácia).
Os detalhes dos erros encontrados pelo fisco podem ser visualizados na seção Histórico de erros. No exemplo acima,a SEFAZ rejeitou o arquivo porque identificou um produto com GTIN (código de barras) inválido.
Uma ação de correção deve ser realizada para cada arquivo nessa condição.
Concluída a correção, um novo arquivo deve ser gerado e enviado para o fisco.